Ajuda ligação mesa de som no retorno

jonatasunb

New Member
Bom dia pessoal do Som ao vivo, gostaria de uma ajuda por gentileza: comprei uma soundcraft efx 12 ontem e estou com dificuldades para ligar os retornos no canal auxíliar Aux1. Depois de muitas tentativas, consegui ligar ontem os retornos tanto no botão "Monitor Out" (L ou R), como no botão "Mono Out". Não tentei ligar o master da mesa R no equalizador, mas acredito que se eu ligasse tb o R, os retornos funcionariam. Já o aux1 nada. Dei ganho no canal, e nada. Será que ele pode estar com defeito? No manual de instruções a ligação do retorno está igual a que estou fazendo( partindo do aux1(mesa) , para o equalizador, e do eq. para a 2ª potência). Como eu consigo testar para ver se meu Aux1 está com defeito ou queimado já de fábrica? O que eu faço? Obrigado desde já pela ajuda.
 
voce tentou dar volume normal no canal + volume no aux1?
se for pós fader só vai funcionar se tiver o fader de volume aberto...
 
Olá Jonatas, olhe a imagem abaixo:

c94b0a823c50e3eeda87a4e753049b98.jpg


Ao conectar os retornos na saída AUX1, digamos que está usando um microfone no canal 1 da mesa, vc aumentou o Knob AUX1 deste canal?
 
Aumentei tudo, coloquei tudo na posição meio dia, inclusive ganho, apertei o botão pré fader, mas não sai som para o equalizador. Ele permanece sem funcionar, como se a mesa não estive passando o sinal pra ele. Qdo eu coloco na entrada Monitor Out" (L ou R), ou "Mono Out", o retorno funciona normalmente.
 
Comprei ontem na contato de taguatinga. Tenho nota sim. Será que eu não estou operando errado a mesa? Ou pelo que eu falei, é isso mesmo: a mesa está com problemas?
 
fala wellington a Paz, só pra aproveitar o gancho tú ta me devendo um pedal de sustaine heim!!! aquele Roland era emprestado rsrssr
Mas voltando ao tópico, tente ligar fora do Eq. e abra também o fader do canal para ver se não está tendo problema no pré e pós fader, para ficar mais prático estpete um fone de ouvidos na saída aux1 e aux2, coloque um cd para tocar em um dos canais suba o fader abra todo o auxiliar e teste, não se esquecendo de aumntar o geral do auxiliar 1 e do aux2
 
na EPM 12 não se tem Knob master dos auxiliares, o único controle "master" que se tem é apenas o seletor de Pre-Pós...
 
Boa noite jonatasunb

Eu tenho uma efx12, que é um pouco diferente da que esta na foto que o Wellington mandou que é a epm12, mas acho que as duas são bem parecidas se não fosse o efeito e mais 1 aux.

Dei uma olhada no diagrama de blocos da efx12 e a saída que vai para o monitor e pre mute e a que vai para o aux1 e pos mute, então libere o mute e verifique deve resolver.

Ah ela so tem um aux (a epm12 tem 2) então vc devera usar um cabo para dividir para os dois canais do equalizador
ou se não for usar efeito pode usar a saída fx bus para ligar o outro canal do equalizador. o fx tambem é pos mute

Um outro detalhe quando usado o aux1 pos fader vc tem um ganho de 10dB que é mesma intensidade que vai ao master, se usar pre fader vai ter um sinal de menor intensidade, mas tem que funcionar

Espero ter ajudado
 
Jônatas, tudo isso que foi dito acima nós já havíamos conversado por telefone.
Se o canal tem ganho, mute liberado, aumentado no Aux1, e o mesmo configurado como Pré-Fader, não tem porque não funcionar.
Muito provavelmente é um defeito do equipamento.

Como já havia dito, volte à loja e peça para o vendedor testar junto contigo.
 
Galera, problema resolvido. Eu que não consegui operar a mesa com maestria. Foi vacilo meu. As ligações estavam corretas, igual o gabriel havia me dito. O detalhe é que o retorno funciona separadamente para cada canal. Ou seja, eu pensava que era um botão só que ligava o retorno inteiro, e na verdade eu tinha que mexer em cada botão aux1 de cada canal que estivesse sendo utilizado para funcionar. Foi mal mesmo. Desculpa aí pessoal pela inexperiência e obrigado a todos pela atenção.
 
Tem um tal de botão de Standby na Bheringer que a maldita deixa o som do cd rolar então a gente acha que a mesa esta funcionando mas descopla todas as outras saídas...

Mas no caso do nosso amigo faltou uma coisa muito importante e não posso deixar de puxar a orelha, LER O MANUAL!!!!
 
Boa Noite,

Temos uma Mesa de Som Behringer 1832x USB, e temos um retorno em que sua saída é P10.
O retorno fica lá na frente, e junto fica uma medusa santo angelo (em que ligamos alguns microfones, coordenados na mesa)

Gostaria de saber se tenho que ligar o retorno direto na mesa? e onde?
Ou se posso colocar na medusa e fazer igual os microfones.

Ou algum método certo de se colocar o retorno... por favor precisamos de ajuda
 
IASDiac.

Se a caixa de retorno for amplificada, vc pode ligar direto na saída AUX SEND da mesa. Se a caixa não for amplificada, vc terá de conectar a saída AUX SEND a um amplificador e este à caixa de retorno. Opcionalmente (mas quase sempre necessário) vc pode conectar um equalizador entre a mesa e o amplificador/caixa.

A saída da mesa que vc vai utilizar é a AUX SEND, como eu disse acima. Dê preferência a usar o AUX SEND 1. Vc tb pode usar a conexão chamada MON OUT.

[]'s
 
Back
Topo