Ajuda na escolha de microfone para grupo

Olá Pessoal,

Primeiramente parabéns pelo site com excelentes dicas, artigos e discussões - tem ajudado muito a tirar algumas dúvidas!!!
Bem, vamos lá ao que interessa. Na igreja a qual faço parte nós estamos querendo adquirir um microfone para o grupo de louvor (em torno de 40 pessoas com as 4 vozes principais, dispostas em 5 bancos). Estou pensando em adquirir o behringer B2 pro, comprando 2 de forma a colocar um em cada lado do grupo. Os microfones estarão dispostos a frente do grupo a 1,80m, inclinado em direção ao grupo.
As dúvidas que passam pela minha mente são duas:

1 - Eu li em alguns sites (Audiolist) que o B2 pro tem uma resposta não muito boa para graves.

2 - Na minha igreja tem uma caixa (da Work) da nave principal da igreja disposta em frente ao grupo (mexer na posição dela ´não é uma opção). Tenho medo de isso ser uma dor de cabeça para mim no futuro.

Peço a opnião dos senhores, vale a pena ou estarei dado um tiro no pé? Sugestões são bem vindas.

Thiago Vasconcelos
ICM - Mar Azul
 
Re: Ajuderessa na escolha de microfone para grupo

Olá Thiago, seja bem vindo ao SomAoVivo.

o B2, em si, não é uma boa opção. Em um teste publicado na Áudio Música e Tecnologia, o mic ficou bem aquém na captação de graves, entretanto foi o melhor mic que o dono do estúdio (que acabou comprando o mic) já usou para microfonar caixa de guitarra. E olha que o sujeito tinha um AKG C414.

Agora vamos ver os detalhes:

1) não gosto de microfones do tipo de "estúdio" (qualquer que seja a marca, estou falando do formato) para uso em PA.

B-2-PRO_P0190_Montage_XL.jpg


Eles são pesados, grandes e - principalmente - DELICADOS. Qualquer queda no chão e você vai jogar o dinheiro no lixo. Quebram fácil fácil. Exigem tripés do tipo com base de chumbo, pesadões, e imagine quem é que vai carregar.

Nada contra os mics em si, só acho que não servem para esse tipo de utilização. Agora, em um estúdio, ambiente controlado... é outro nível.

Um problema desse B-2. Ele pode ser usado cardióide ou ominidirecional. Omini = microfonia na hora. Tenho certeza que você terá sempre todo o cuidado de manter essa chave na posição cardióide, mas imagine 40 pessoas esbarrando nele...

2) Tenho usado (e muitos amigos também) mics condensadores do tipo "caneta" para coral, com ótimos resultados. Exemplos:

- Samson C02
- Superlux CMH-8K
- LeSon MP-68
- TSI C-3 (ainda não testei)
- Behringer C2

Também são condensadores, mas são pequenos, leves, bem mais práticos de carregar/usar. Dê uma olhada aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=30" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=30</a><!-- m -->

Na minha igreja tem uma caixa (da Work) da nave principal da igreja disposta em frente ao grupo

Já é dor-de-cabeça, você que não sabe, hehehe. Para evitar microfonia, mantenha o mic de costas para a caixa.

Um abraço,

Fernando
 
Re: Ajuderessa na escolha de microfone para grupo

Ah, esqueci.

Sua mesa tem Phantom Power? Todos esses mics exigem Phantom para funcionar.

Fernando
 
Re: Ajuderessa na escolha de microfone para grupo

Acabei de adquirir um B2 para gravação de violão e voz. Ainda estou me acostumando com ele, então não tenho como opinar em relação à sonoridade.

Mas concordo com o Bersan, o mic é pesado e muito frágil. Não é para uso em PA.

bersan disse:
Um problema desse B-2. Ele pode ser usado cardióide ou ominidirecional. Omini = microfonia na hora. Tenho certeza que você terá sempre todo o cuidado de manter essa chave na posição cardióide, mas imagine 40 pessoas esbarrando nele...
Também tem a figura 8. A chave não muda facilmente, e é pequena. É preciso mais do que um esbarrão para mudar a posição da chave.
 
Re: Ajuderessa na escolha de microfone para grupo

Lá temos uma Behringer EURODESK SX2442FX o que pelo estilo dessa mesa me fará perder alguns canais se ativar o phanton power para este mic. :cry:

Mas nada que não seja válido por um som decente!


Thiago
 
Lá temos uma Behringer EURODESK SX2442FX o que pelo estilo dessa mesa me fará perder alguns canais se ativar o phanton power para este mic.

Não entendi, ligando o phantom não há perca alguma.

Thiago, pode ligar o phantom sem problemas ele é ativado em TODOS os canais da mesa. Sem problemas desde que todos os cabos XLR estejam em perfeitas condições (Sem indício de curto-circuito) e balanceados (3 condutores, sem nenhum jumper).
 
Olha eu uso os Beringher C2 na minha igreja pra microfonar, coral de crianças, de adultos e a bateria e dá tudo certo, só que a minha mesa tem um pequeno ruído quando eu alimento com phantom, acho que pq é uma ciclotron 24 AC, bem antigona. os amp. OP´s já não são os mesmos.

Mas tendo um phanton de qualidade, os c2 daram conta do recado tranquilo.


David Guimarães
Metrologista - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.walmlab.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.walmlab.com.br</a><!-- m -->
Estudante Eng. Elétrica
 
OK. Antes de mais nada, eu discordo com o artigo...a maioria dos grandes turnês do mundo utilizam condensadores de diafragmas grandes / microfones de estúdio no seu PA...é claro que são mais sensíveis, mas, vc apenas precisa tomar um certo cuidado com os mics (que, para falar a verdade, vc deveria tomar com todos os seus mics, independente do tipo de microfone).

Isto dito, não recomendo usar microfones de estúdio para um coral...seria muito mais interessante usar...um microfone para corais! Todas as marcas top tem microfones para corais. Este tipo de microfone possui uma captação larga permitindo a captação dos harmônicos do coral. De vez em quando no Brasil, são chamados de microfones de pendurar ou microfones suspensos.

QQ dúvida, pf, entre em contato.

Abs
 
Olá Raphael,

Temos diversos microfones para corais. Realmente, depende mais do orçamento. Atualmente, o que mais vende nos EUA é o PRO45 que um excelente microfone.

Abs
 
Pessoal,

Depois de uma procura incesante pelo Samson C02 (que dificuldade achar o mic - achei numa lojinha bem escondida lá na Sta Efigênia), comprei e valeu a pena! Um som muito bom! Valeu pessoal pela ajuda na escolha.

PS: Quem quiser o microfone sugiro paciência ou que procure um similar - este mic tá dificílimo de achar!




Thiago Vasconcelos
 
Rodei tudo por lá e não achei nada... Eu não sei o que está acontecendo mas com muitos vendedores que eu conversei parece que estão com um problema com relação ao representante da Samson. Uma pena...


Thiago
 
Back
Topo