Ajuda na escolha do divisor de frequência ideal

estevao90

New Member
Olá, Pessoal...

Temos duas caixas de 3 vias, sem divisor de frequência, que queremos acertar. A ideia é usar um divisor passivo, pois estamos com pouca verba.

Cada caixa é composta por:
- 2 Falantes de 15", 300W (em paralelo)
- 1 Driver Selenium D250-x - Responde de 400 a 9000Hz, Corte: 500Hz, Ideal: 1KHz
- 1 Super Tweeter Selenium ST200 - Responde de 2000 a 20000Hz, Corte: 5KHz, Ideal: 8KHz

Analisando os divisores da nemis, os modelos que mais se aproximam da nossa necessidade, acredito ser um dos modelos de 3 vias, com cortes em 1800Hz e 5,6KHz:
- DF973H - 950W
- DF753H - 750W
- DF1153H - 1150W

No entanto, as dúvidas são:
- Qual a potência ideal nesse caso? Devo considerar apenas os falantes e adicionar folga de 3dB?
- Seria necessário algum mecanismo para aumentar o corte na via do super tweeter? (5,6KHz é aceitável, mas o recomendado é 8KHz)
- Esses modelos permitem ajustar a via de grave em 4ohms. Dessa forma, o amplificador enxergaria 4 ohms? Ou qual seria a impedância final?

A ideia é usar o amplificador Nashville NA6600, que tem 800W por canal em 4 ohms, para tocar as caixas. Mas gostaria de sanar essas dúvidas antes.

Muito obrigado!
 
A PAZ

Sinceridade? estou achando os cortes nos falantes, tanto faz se de 12 quanto nos 15 muito alto. Acredito que o ideal seria um corte máximo em 1200Hz e 5000 ou 5,6Khz
Agora a pergunta crucial, quem tem pronto? não sei, apenas sei que a EAM faz de acordo com o que for definido;
 
Obrigado, Heriberto

Dei uma olhada e reallmente a partir dos 5KHz, a resposta do D250-x cai muito. Mandei email para EAM pra ver.
Agora e quanto a potência do divisor?

Dei uma olhada no site da EAM e tem o 3W12 / 820 / 5000. Porém não tem nada sobre potência e ele é de 8 ohms nos graves, o que inviabiliza o uso.
 
Por esse motivo falei em entrar em contato com a EAM, pois a impedancia é realmente de 8 ohms, mas nada impede que eles façam um para 4 ohms, embora que ira mudar talvez a bitola do fio.
Mas já alerto que os preços da EAM são compativeis com a qualidade. Caso tenham mais de um amplificador seria bom usar um crossover ativo, a Behringer tem um que fica próximo desse divisor.
 
Entendi. O problema é que não temos amplicadores sobrando. Iremos comprar 1 novo, porque todos estão com problemas e são muito velhos. Muito mesmo rs.

Minha dúvida é a seguinte: Qual será a impedância enxergada pelo amp? 4 ohms (Com a modificação na via dos graves)
 
quando se coloca dois falantes de 8 ohms em um mesmo canal o amplificador enxerga 4 ohms. Caso voce use apenas 1 amplificador para as caixas pode sim ser usado com crossover, coloque um canal com os graves o outro canal coloca nas cornetas e das cornetas use apenas um divisor passivo para os Tweeter's. Compre o mais barato da Behringer, acredito que seja o cx2310,
 
Sobre os divisores se forem passivos e a EAM não conseguir atender, há um artigo na Audiolist com todas as instruções de como se fezer um divisor, inclusive a formula adaptada para esse fim. Mesmo que não vá construir, o artigo é muito bom para entender melhor o funcionamento dos mesmos.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=17">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=17</a><!-- m -->

Abraços
 
Para construir um divisor passivo existe duas coisas que são chatinhas, um é confeccionar as bobinas dos indutores e outro é fazer as placas no qual fica as bobinas, os capacitores e os resistores.
Quanto a fazer as bobinas a própria EAM vende nas medidas que se calcula os cortes, os capacitores e os indutores eles tambem tem, agora venho o calop a placa.
Recomendo se for fazer, faça um segunda ordem LR. Mas aviso que é mais fácil comprar do que fabricar. rs.rs.rs.rs.
 
Obrigado pela ajuda, pessoal...
Na verdade, é mais fácil comprar mesmo rsrs... ainda não tenho muito experiência.

Algumas dúvidas ainda persiste:
- O divisor de frequência deve ser de qual potência? Devo considerar apenas os falantes e adicionar folga de 3dB?
- Ao ligar o divisor, com a via de graves em 4 ohms, a impedância que o amp irá enxergar será de 4 ohms? Essa é minha maior dúvida!

Desculpem minha ignorância rs
 
Bom dia amigo!

Se vai trabalhar com 800w rms em 4 ohms, o df 753h esta ótimo pra você.

Note que não há aplicação de 3dbs aos alto falantes, tornando o uso de divisor mais potente desnecessario.

Acho que as demais perguntas já foram respondidas.
 
Obrigado, Pessoal...

E quanto a esse amplificador (Nashvile NA 6600)? Apesar de não estar com o Headroom de 3dB (Ele tem 800W por canal), acham que ele vai dar conta sem problemas?
 
Vai dar conta sim. Principalmente se seus falantes forem de boa sensibilidade. Fique atento ao clip ou distorção de ouvido mesmo.

O ideal é que houvesse +3dbs como já sabes, mas esse amp que não mente em sua potencia, vai trabalhar bem.
 
Back
Topo