AJUSTE DE DELAY ENTRE AS TOPS E SUBS. COMO AJUSTAR???

Adriano Fumaça

New Member
BOM DIA PESSOAL
EXISTE UM LOCAL ONDE EU TRABALHO AS VEZES QUE EU PRECISO MONTAS AS CXS TOPS NO BOX DE TRELIÇA A 3 MTS DE ALTURA E OS SUBS NO CHAO..MAS A DISTANCIA DAS TOPS EM RELAÇAO AOS SUBS E DE APROXIMADAMENTE 3 METROS A FRENTE DOS SUBS.COM ESSA DSTANCIA O QUE ACONTECE E QUE OS SUBS NAO CHEGA JUNTO COM AS TOPS DE JEITO NENHUM.O LOCAL TEM 12 METROS DE LARGURA POR 20 DE COMPRIMENTO COM O PE DIREITO DE 4 MTS... A PERGUNTA E?
COMO FAZER PRA OS SUBS E AS TOPS FUNCIONAREM SEM CANCELAMENTO NESTA SITUAÇAO? SE EU PRECISO DO SOM PERFEITO EM TODO O AMBIENTE?
 
Este atraso acontece somente no FINAL do salão? Ou em toda sua extensão?
Você usa algum periférico de Delay?
Sua mesa tem algum recurso de Delay que por algum acaso possa estar ligado?
Não seria problema de acústica :oops:? O que é bem provável...

Bem se tiver algum recurso de Delay desative...
Se não tiver é acústica ruim, ai chame um consultor para lhe ajudar com um projeto satisfatório.



abraços!
 
Olá,

será necessário fazer uma correção das vias mesmo. Um gerenciador de PA tipo Behringer DCX ou dbx DriveRack serão necessários.

Neles, em cada via há uma opção para delay. Não sei bem, mas acho que você tem opção de colocar por metragem, o que torma mais fácil.

Um abraço,

Fernando
 
EU USO UM DCX E FIZ AS CORREÇOES DA MANEIRA QUE APRENDI...LIGANDO O DELAY NAS VIAS DAS TOPS E AJUSTANDO A DISTANCIA MAS MESMO ASSIM N FUNCIONOU...O QUE ACONTECE E Q ONDE OS SUBS PRECISAM ATUAR ELE SIMPLESMENTE, N EXISTE AI VC ANDA MAIS UNS DEZ METROS E ALI ESTA O SUB COM TODA PRESSAO ...RESUMINDO:ONDE EU N PRECISO DO SUB COM TANTA PRESSAO E ONDE ELE MAIS ATUA.ALGUMA OPINIAO A MAIS SOBRE O QUE POSSO FAZER;..
...
 
O QUE ACONTECE E Q ONDE OS SUBS PRECISAM ATUAR ELE SIMPLESMENTE, N EXISTE AI VC ANDA MAIS UNS DEZ METROS E ALI ESTA O SUB COM TODA PRESSAO

Não seria somente impressão?
Porque digo isto? o que ocorre é o seguinte, as ondas de grave são ominidirecionais como todos sabem, logo se propagam para todas as direções, e como todos também sabem são dificilmente absorvidas e facilmente refletidas por superfícies lisas tias como paredes, vidros, cadeiras, etc...
Logo o som é mais perceptível a distância porque você ouve o som que é mandando pelo SUB propriamente dito e ouve também as reflexões, presumo que a explicação para este efeito não seja somente esta, mais é uma das mais racionais.

Na minha igreja também acontece assim... Para receber uma “pancada” legal do bumbo nas primeiras fileiras é um volume, mais se você for no final da igreja e na galeria ele sempre está alto demais, então regulo o SUB pelo final da igreja e no final das contas nem faz TANTA falta assim nas primeiras fileiras.

Então presumo que o que ocorre com você não é problemas para serem corrigidas com gerenciador, acho que é a física está pregando uma peça em você.

Ps: ACHO não estou afirmando ta? Hahahahahahaha, até porque para dar certeza só ao vivo.
 
Adriano Fumaça,

Pense comigo:

Você tem caixas, e tem subwoofers, Ok.
Você tem um DCX, e fez o alinhamento correto do sistema.
Em alguns pontos, o sub "fala muito bem", em outros o sub "não fala nada".

Isso é típico de cancelamentos causados por acústica ruim. Ondas sonoras se encontram e se cancelam, dando a impressão de "falta de som".

Experimente fazer tudo igual, mas em campo aberto, para ver como fica. Seria um interessante teste.

Um abraço,

Fernando
 
MEUS SUBS SAO DSW 2K. E QUASE UMA COPIA DA SB 850 , SO QUE NAO E COPIA PORQUE LEVA A ASSINATURA DA STANER., MAS ESSE CASO QUE EU CITEI NO INICIO ELE SO ACONTECE NESSE DETERMINADO LOCAL QUE EU TRABALHO QUANDO AS TOPS SAO MONTADAS A 2,5 METROS A FRENTE DOS SUBS...COMO EU TRABALHO EM UM SETOR QUE A GENTE TEM A NECESSIDADE DE SE ADAPTAR A SITUAÇAO DE ESPAÇO , GOSTO DO CLIENTE,DECORADORES E ETC, FICA COMPLICADO FICAR FAZENDO MUDANÇAS NA HORA POR CAUSA DE ESTETICA , FALTA DE TEMPO E AS VEZES ACONTECE AQUELE COMENTARIO,(aquela cx preta vai ficar ali? ela n pode sair dali e ficar la atras nao ou tirar ela?)ISSO ACONTECE SEMPRE PORQUE O TIPO DE CLIENTE Q AS VEZES EU TRABALHO QUER SOM DE BOA QUALIDADE MAS NAO QUER VER CXS DE SOM E A PIOR COISA E VC N TER ESPAÇO SUFICIENTE PRA FAZER O TRABALHO DA MANEIRA CERTA. ENQUANTO EXISTIR ISSO SEMPRE VAI ACONTECER ESSAS COISAS E SEMPRE VAI TER UM COM MESMO PROBLEMA QUE EU EM CERTAS SITUAÇOES...
FIQUEM COM DEUS.
 
Adriano,

é, pelo que você descreveu, é problema de cancelamento mesmo, por causa da acústica do local. Se você tem um DCX, tente então trabalhar com o recurso de "angulação" dele, para ver se há melhoria.

E quanto a estética... isso será sempre um problema, não tem jeito. Pelos decoradores, caixa de som só se for invisível. Mas nada que conversando não se resolva...

Um abraço,

Fernando
 
É difícil ler textos em maiúsculas. A gente acaba "passando batido" (não lê) quando vê um texto assim.

Fernando
 
Pelo processador DCX tem uma função chamada shor e long Delay e polaridade, que calcula o delay e corrige a polaridade através de um microfone ligado na entrada C com o ruido que próprio processador produz,gostaria de saber se isso é o correto ,se for,faço isso antes (em FLAT) ou depois da equalização do sistema ?

Abraço
 
Back
Topo