ajuste de ganho..

G

Guest

Guest
Salve, Salve.. galera!!!

Mais uma dúvida minha..

montei todo o som de minha igreja novamente, alinhei, equalizei, fiz tudão. Realizei o nivelamento de ganho da forma que me ensinaram e li por ai, mas descobri um problema. Descobri que o meu subgrave não aguenta a carga imposta nele e ele acaba desarmando. Seu limitador fica quase sempre atuando cortando o som que chega nele.

minha mesa tem pico em 28dB. Realizei o nivelamento de ganho dos instrumentos e vocais botando o fader do canal em +5dB o do master em 0dB e aumentava o ganho até o sinal de pico aparecer, quando aparecia eu voltava alguns dB's até o sinal apagar por completo.

Mas quando o louvor está quente.. depois de 30-40 minutos de som socando os sub's eu vejo que ele pede arrego. Foi o que aconteceu domingo. Tive que religar os sub's e ajustar o ganho dele até parar de atuar o limitador que existe na caixa.

alguém aqui que me entender... poderia me ajudar???
 
Você fez isso com todos os canais separados?
Se fez, está aí. Seu sistema está com uma estrutura de ganhos incorreta.
Funciona tipo assim, se você regula um pouco abaixo da clipagem cada canal, logo terá pelo menos uns 10 canais com ganho alto, até aí normal, mas se for dando volume, vai acabar saturando tudo.

No meu caso, que também é especifico, mas faço assim:
Uso 12 microfones, mais playback. Primeiro, deixo todos os canais em 0 db nos faders, assim como os masters dos subgrupos e do master. Depois, abro o playback.
Quando todos estão cantando, e o playback no nível usual, vou regulando o volume de cada um pelo ganho, afim de que todos os faders fiquem em 0 Db (que fica mais fácil pra mim, quando for montar novamente o som); faço isso até o som ficar equalizado de forma homogênea respeitando a dinâmica de cada um e o volume do playback, e de forma que o bargraph do MASTER fique em torno de -3 Db.
Assim, tenho volume para trabalhar com folga. Geralmente deixo o fader de todos os canais em -5 db, para ter recurso de mais volume, e qualquer ganho maior que se faça necessário, dou nos subgrupos (se precisar de volume geral). Ah, e como na minha mesa o master só vai até 0 Db (não tem ganho acima disso) deixo sempre em -3 db -- Mas já regulo com -3.

Aliás, se alguém puder me esclarecer uma dúvida, agradeço. Quanto tenho de ter de sinal saturando para as caixas entrarem em clip?
Sei que é mais de 0 Db. Seria uns + 5 db?

Outra coisa, "resolva" sua estrutura o mais rápido possível, senão, pode acabar danificando suas caixas ou sua mesa por estresse dos componentes de tanta saturação...

Bem, é isso.

Abraços

isinho

-- Se alguém quiser me corrigir ou me dar sugestões, agradeço, já que esse é um assunto bem complicadinho...
 
WTC disse:
Descobri que o meu subgrave não aguenta a carga imposta nele e ele acaba desarmando. Seu limitador fica quase sempre atuando cortando o som que chega nele.

Será que você não errou nos plugs Mic e Line? Colocar um sinal com nível de Line na entrada Mic vai clipar mesmo...



isinho disse:
Quanto tenho de ter de sinal saturando para as caixas entrarem em clip?

Eu diria que o manual das tuas caixas são bem-vindos nessa hora. Imagino que não há regra pra isso. Sem contar que depende de equalizador, compressor, bla bla bla, nem sempre é a caixa ativa que distorce o sinal, numa estrutura de ganhos mal regulada.
 
plugs Mic e Line

Acho que se enganou, subs não entrada MIC, só caixas de alta...


o manual das tuas caixas são bem-vindos nessa hora

Já procurei tanto no manual das RCF quanto da JBL, e nenhum dos dois informa, outra coisa, quando disse de saturar, não me referi a caixa alterando o sinal original, e sim a quanto de sinal teria de mandar para a mesma clipar.
 
isinho disse:
Acho que se enganou, subs não entrada MIC, só caixas de alta...

Os subs ativos que tem crossover tem entrada MIC sim. Por exemplo, os EV.

Entra XLRs L&R no sub, direto da mesa ou equalizador, e sai dele XLRs L&R para as altas.

Olha aqui, por exemplo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://electrovoice.com/documents/ev/SbA_760_User_Manual.pdf">http://electrovoice.com/documents/ev/Sb ... Manual.pdf</a><!-- m -->
 
Acho que novamente se confundiu, esse sub é bem parecido com o meu, mas atente em uma coisa, nem toda entrada XLR tem nível de entrada de MIC!
São entradas de nível de line. No manual desse EV não tem o nível de entrada, nem em Db tão pouco de forma escrita (MIC ou LINE).
Olha o que diz no JBL:

Conexões de entrada: XLR/M (x2) (nível de linha, balanceado): ¼" TS - P10 (x1) (nível de falante)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.royalmusic.com.br/produtos/popups/popup_dados_tecnicos.aspx?cda_produto=495">http://www.royalmusic.com.br/produtos/p ... roduto=495</a><!-- m -->


Ps.: Um adendo:

INPUT A & INPUT B CONNECTORS - These electronically balanced, XLR / 1/4" phone "combi" connectors accept input signal
from line-level sources. a.) INPUT A and INPUT B are combined before being routed to the JRX118SP Low Pass Filter (LPF) and
internal amplifier. b.) INPUT A and INPUT B are also routed to the OUTPUT A and OUTPUT B connectors (see OUTPUTS A & B
SWITCH below).
 
Embora não diga explicitamente se é MIC ou LINE, o manual diz:
Electronically balanced inputs for the connection of high-
level signal sources such as mixers, signal
processors, etc.
Lê-se: "Entradas balanceadas eletronicamente para a conexão de fontes de alto nível de sinal, como misturadores, processadores de sinal, etc",
O que claramente nos permite entender que se trata de uma entrada LINE. E quanto ao nível de entrada, ele diz sim:
This control sets the output volume of the SbA760 in a
range between -∞dB and +10dB. The internal power
amplifier provides a nominal input sensitivity of +6dBu.
"Este controle ajusta o volume de saída do SbA760 em uma faixa entre -∞dB e +10dB. O amplificador de potência interno tem uma sensibilidade nominal de +6dBu."
Realmente, acho que essa informação deveria ser repetida lá embaixo na tabela da especificações, mas faz sentido trazer esta especificação na parte onde está, já que no final a sensibilidade do sistema é variada justamente pelo controle de volume.

Isinho,

Quanto à sua pergunta, eu não tenho certezano geral, mas eu entendo que o alto-falante irá gerar uma onda quadrada quando atingir o seu limite de excursão (normalmente chamado Xmax nos parâmetros T&S, se não me engano), ou seja, quando o cone não puder se mover mais para a frente e bater na setrutura que o segura. Não sei como calcular qual o nível necessário para isso, mas imagino que tendo-se os parâmetros T&S não deva ser difícil.
No entanto, eu acho (e isso é um acho mesmo) que a distorção harmônica do falante já será extrememente alta bem antes disso, então devemos manter o sinal mais baixo do que é necessário para levar o cone ao seu limite de excursão. Mas esperemos os engenheiros do fórum manifestarem-se!
 
Valeu Rafael, meu inglês não é lá essas coisas (aliás, nem chega perto :D )

Ah, e estou perguntando isso só por curiosidade mesmo, nunca deixo nada clipar... Seria só por cultura geral

Abraços

isinho
 
Olá WTC,

ok, estou demorando demais no segundo artigo da série, onde a sua pergunta estará respondida.

Você mesmo já descobriu o problema e respondeu ao que causa isto.

Seu limitador fica quase sempre atuando cortando o som que chega nele.

Você deveria ter ajustado de forma que o limitador atuasse muito pouco, ou quase nunca. Tem que diminuir o ganho do sub. E se assim faltar graves, só partindo para um sub mais potente.

Mas quando o louvor está quente.. depois de 30-40 minutos de som socando os sub's eu vejo que ele pede arrego.

Devemos sempre fazer o ajuste da estrutura de ganho em relação a música mais alta que será cantada/tocada. Ela que exigirá o máximo do sistema. Mas muitas vezes fazemos isto nos ensaios ou passagem de som, quando o pessoal ainda está "frio", o ambiente vazio, sem aquela "emoção toda" que dá quando o louvor sobe para Deus. Assim, é muito importante dar de 3 a 6dB de folga, exatamente para quando "ficar quente".

Se vocês notarem, louvor em qualquer igreja é assim. Os primeiros hinos são frios e, à medida que o Espírito Santo age, fogo cai do céu e o pessoal seu empolga, e se você não tiver headroom...

Um abraço,

Fernando
 
Mas tem outra pessoal se o volume da caixa estiver baixo e tiver muito sinal saindo da mesa elas tambem vão clipar. Certo?!
 
Ah... não.

O volume das caixas ativas (e o dos amplificadores) não é volume, mas sim um ajuste de sensibilidade. O amp só vai clipar quando o sinal atingir um valor maior que o da sua sensibilidade padrão (em geral, 0dB, 0,775V)

Tá quase pronto o artigo, só esperar um pouquinho e tudo se esclarecerá.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Ah... não.

O volume das caixas ativas (e o dos amplificadores) não é volume, mas sim um ajuste de sensibilidade.

É isso mesmo que eu queria dizer, isso é mania de ver qualquer potenciometro e chamar costumeiramente de volume.

Sabendo que não é.... eu tenho que parar com isso......
 
gabriel_renascer disse:
Será que você não errou nos plugs Mic e Line? Colocar um sinal com nível de Line na entrada Mic vai clipar mesmo...

não.. estão todas corretas.

bersan disse:
ok, estou demorando demais no segundo artigo da série, onde a sua pergunta estará respondida.

valeu!!! não vejo a hora de poder lê-lo..


bersan disse:
Você mesmo já descobriu o problema e respondeu ao que causa isto.

Citação:
Seu limitador fica quase sempre atuando cortando o som que chega nele.


Você deveria ter ajustado de forma que o limitador atuasse muito pouco, ou quase nunca. Tem que diminuir o ganho do sub. E se assim faltar graves, só partindo para um sub mais potente.

é.. este limtador é embutido no sub e ele realmente trabalha muito nas pancadas do bumbo.

bersan disse:
Devemos sempre fazer o ajuste da estrutura de ganho em relação a música mais alta que será cantada/tocada. Ela que exigirá o máximo do sistema. Mas muitas vezes fazemos isto nos ensaios ou passagem de som, quando o pessoal ainda está "frio", o ambiente vazio, sem aquela "emoção toda" que dá quando o louvor sobe para Deus. Assim, é muito importante dar de 3 a 6dB de folga, exatamente para quando "ficar quente".

eu realizei desta forma, mas pelo jeito eu tenho mesmo é que refazer o nivelamento dos ganhos para -3db ao invés de utilizar o headroom da mesa. não é isso??????

um abraço...
 
headroom da mesa

Da mesa???
É o sub que está clipando, algo está errado, ou na mesa ou no processador.
O que usa pra dividir o sinal???

é.. este limtador é embutido no sub e ele realmente trabalha muito nas pancadas do bumbo.

Por isso, tem de regular o sinal que vai até ele! Tentou fazer o que o Fernando (Bersan) falou?
 
isinho disse:
Da mesa???
É o sub que está clipando, algo está errado, ou na mesa ou no processador.
O que usa pra dividir o sinal???

são caixas ativas, e nelas já possuem crossover e limitadores embutidos.

o que está acontecendo de errado é o que eu quero saber; pois li em alguns artigos e vi em alguns vídeos que se ajusta o ganho de acordo com o valor de pico da mesa, e o valor de pico da minha mesa é +28dB. Ajustei os ganhos dos canais para 22..24dB(conforme tentei explicar no 1º post). Embora eu só jogue -2dB.. 0dB na P.A pelo master, o sub 'clipa' e desarma.


isinho disse:
Por isso, tem de regular o sinal que vai até ele! Tentou fazer o que o Fernando (Bersan) falou?

já abaixei o ganho no próprio sub durante o culto de domingo, mas gostaria de poder usá-lo mais perto dos seus 80-90% do ganho do que 40-50%, para poder controlar melhor meu som.

ah... me desculpe.. se não me engano vc me perguntou qual era sub.. segue ai a descrição dele.. é um ANTERA LF 600A, na verdade 2 destes e duas caixas TS700A no alto.

Sistema: Caixa tipo Band Pass de 6ª ordem

Amplificador: 300 W-rms (4ohms) e 210W-rms (8ohms), com indicadores de sinal, limiter (clip) e temp./Mute. Ventilação forçada inteligent system cooler com proteção térmica. Filtro Subsonic em 40Hz (Butterworth filter) 12 dB/Oitava. e IRF Filter e Controle de volume

Crossover: Fixo em 120 Hz (Passa baixo: -3dB @ 120 HZ, 4ª ordem) Chave inversora de fase 0 ou 180º

Resp. de Frequência: 40 Hz a 120 Hz

Sensibilidade: SPL (1w at 1m)= 100dB

Entradas/Saídas: 4 paralelas XLR (2 left/mono 2 XLR right)

Saída p/Cx. Superior: 2 XLR (left/right) 120Hz acima

Saída p/Falante Externo: 1 Speakon (pino1+ pino1-), para conexão de caixa passiva externa (8 Ohms)

Falantes: 1x12" Subwoofer c/bob.móvel de 3'' Kapton.
Cob.angular: 180°H e 180°V



[ ]'s
 
Cara!
Tá explicado!
Você não ajusta pelo pico, e sim pelo "último led verde", ou seja, o db!

Cara, desfaz isso antes que ferre (com o perdão da palavra) tudo!

Esses -3 db são em referência ao 0 db!!!
 
Back
Topo