ajuste de ganho..

Amigo, você não entendeu, o ganho que falei se refere ao sinal de saída do master; aquelas luzinhas que se acendem conforme o sinal...

De onde você está tirando o sinal da mesa para ligar no sub??

Outra coisa, repare que seu sub tem bem pouca potência (210 watts), por isso cuidado para não querer nada além do que ele pode te oferecer...

O ganho individual do canal se soma ao dos outros canais para resultar no sinal do master; não é possível fazer no "olhômetro" ou apenas por proporção essa relação, são os seus ouvidos...
 
David Fernandes disse:
Vc pode colocar uma foto com boa resolução da seção de amplificação da caixa?

posso por a foto aqui sim, mas como eu só vi o post agora de manhã, só poderei postar a foto ou hoje à noite ou amanhã. Mas, me permitam tentar explicar outra vez.

Se todos aqui viram o vídeo que postei anteriormente, vocês irão entender.

----------------------------------------------------------------------------------

do início,..

fiz todo o alinhamento e equalização de minha p.a nestes dias. Depois, com calma e em cada canal da mesa, eu realizei o nivelamento dos ganhos de cada um para que eu pudesse obter o máximo de som de cada instrumento na mesa, para poder trabalhar com 'folga' e tranquilidade no som.

o nivelamento.... conforme o vídeo, fiz exatamente igual ao que está lá.
em cada canal da mesa, eu botei o fader em 0 a +5dB e os masters em 0dB.
Pedi para meus instrumentistas tocarem seus intrumentos da forma mais forte (com mais dinâmica possível, ou a qual eles normalmente tocam depois de estarem "empolgados" com a música). Enquanto eles tocavam, de canal a canal eu ia aumentando o ganho até que a luz de pico no canal, aparecesse. Quando esta luz aparecia, eu retornava o ganho até que o sinal de pico desaparecesse por completo, não interessava o quanto o instrumentista 'socasse' o seu instrumento que a luz de pico (do canal) não dava snal de vida.
Fiz este procedimento em todos os canais, verifiquei nos pfl de cada um e realmente nenhum entrava em 'pico' pelos VU's bargraph da mesa.

A minha mesa entra em clip em +28db, ... no artigo (ajuste de ganho )tem uma mesa da staner com peak um pouco acima dos +5db a minha, da behringer, vai até +28db.

bem, com isto feito, todas as mandadas auxiliares foram feitas, monitores montados, retornos criados, etc.

nenhm equipamento clipando, nada dando de errado...

liguei as caixas e os sub's.. botei o ganho em cada uma cerca de 90% de sua capacidade.

Fiz o som durante o culto, tudo direitinho, tudo muito bonito... até que derepente o som "desarma"... corri no sub e vi que ele tinha desligado... desliguei e diminuí o ganho ... liguei novamente e coloquei o ganho dele até a metade, pois depois disto o limitador do sub começava a atuar.


e com isto este tópico foi criado.. rsrs

se quiserem saber mais sobre meus equipamentos neste tópico tem a listagem de quase todos.
como alinhar uma p.a??


[ ]'s
 
Olá

Então, como comentei lá em cima, é o seguinte:
Você deixou (exemplo) 10 canais com muito ganho, muito mesmo, quase clipando... Aí, some:
Canal 1 (quase clipando) + Canal 2 (quase clipando) + Canal 3 (quase clipando)... E assim sucessivamente.
O que acontece é que ao final você estará mandando muito ganho para seu master, e por consequência, para suas caixas...
Se suas caixas já estão no máximo, chego a dizer que elas são muito pouco potentes para suia igreja....

Abraços

isinho
 
eu entendi isso, embora não seja claro ainda.. mas só era enviado pelos masters um sinal em torno de -2 a 0 dB e mesmo assim o som desarmou.

a minhas dúvidas são... se na verdade temos que trabalhar em 0dB ou perto disto... porque uma mesa contém +5dB .. +28dB nos Vu's bargraph.. porque sinal de pico em mais de 0dB?? .... e outra dúvida é... o que este homem do vídeo está explicando???


[ ]'s
 
só era enviado pelos masters um sinal em torno de -2 a 0 dB

Desculpe duvidar, mas não sei não...

porque sinal de pico em mais de 0dB??

Porque pra você mandar sinal a ponto de uma caixa desligar por excesso de ganho, tem de ser bem mais de 0 db... Que tal entrar em contato com a Antera e perguntar?

Abraços

isinho
 
Olá,

em cada canal da mesa, eu botei o fader em 0 a +5dB e os masters em 0dB.

Se meu inglês não estiver muito ruim, o vídeo ensina 0 a -5dB, e não +5dB. Esse -5 é exatamente aquela sobra de headroom de "empolgação" que eu falei.

Pedi para meus instrumentistas tocarem seus intrumentos da forma mais forte (com mais dinâmica possível, ou a qual eles normalmente tocam depois de estarem "empolgados" com a música). Enquanto eles tocavam, de canal a canal eu ia aumentando o ganho até que a luz de pico no canal, aparecesse. Quando esta luz aparecia, eu retornava o ganho até que o sinal de pico desaparecesse por completo, não interessava o quanto o instrumentista 'socasse' o seu instrumento que a luz de pico (do canal) não dava snal de vida.

Procedimento correto para ajuste de ganho de cada canal. Mas a saída Master é outra história, é a soma de todos os sinais.

A minha mesa entra em clip em +28db, ... no artigo (ajuste de ganho )tem uma mesa da staner com peak um pouco acima dos +5db a minha, da behringer, vai até +28db.

Cada mesa tem um limite mesmo, tudo depende da implementação do fabricante. Tem mesa com saída máxima a +22dBu, +31dBu, etc. Só o manual para precisar o valor.

Até aqui tudo correto, mas você errou no próximo passo:

liguei as caixas e os sub's.. botei o ganho em cada uma cerca de 90% de sua capacidade.

Está errado. No vídeo, depois que você fez toda a estrutura de ganho da mesa, a pessoa manda você ir subindo o volume aos poucos, até sentir que está bom.

No vídeo, reparou que o "volume" do QSC (a marca do amplificador) era de -30 a 0dB? Em 0dB, o amp fornece a sua potência máxima. Se você ajustar o volume para 0dB, quando a mesa de som mandar 0dB, o amp vai fornecer sua potência máxima. Mias que 0dB, amp entra em clipping.

Só que tem um detalhe... não é que o amp fornece a potência máxima quando o volume está no máximo (0dB). Ele fornece a potência máxima sempre que recebe um sinal equivalente a 0dB, não importa a posição do volume.

Quanto a mesa de som está enviando de sinal para o amplificador? 0dB?Segundo você, está enviando muito mais que isto, o sinal está próximo do limite da mesa, +28dB. Se o amp receber +28dB, ele vai tentar amplificador isto tudo. Imagine um equipamento feito para potência máxima com 0dB recebendo um sinal de +28dB. Agradeça a Antera pela caixa só ter desligado, graças aos circuitos de proteção. Em muitos, teria QUEIMADO.

Ora, o ajuste do "volume" do amp é basicamente uma compensação em relação ao ajuste do sinal de saída da mesa de som, para que o sinal de entrada não exceda o máximo permitido pelo equipamento (0dB).

Repare:

Mesa = 0dB => Amp recebe 0dB = potência máxima.

Mesa = +10dB => Amp recebe +10dB, logo volume deve estar em -10dB.
Resultado = 0dB = potência máxima

Mesa = +20dB => Amp recebe +20dB, logo volume deve estar em -20dB.
Resultado = 0dB = potência máxima.

Isto SE (e somente SE, o que é raro) o 0dB da mesa e o 0dB do amp forem na mesma medida. Em geral, 0dB de mesa = 1,23V (+4dBu) e 0dB em amp = 0,7775V = 0dBu. Ou seja, na prática tem que atenuar um pouco mais que o tanto da mesa (se na mesa +10dB em relação a 1,23V, no amp precisamos não de -10dB (em relação a 0,775V), mas sim algo como -14dB em relação ao 0,775V.

O "volume" do amplificador (e caixas ativas, etc), não é um volume, mas sim um atenuador de sensibilidade de entrada. Serve para "casar" o sinal que vem dos equipamentos com a sensibilidade do amplificador.

A MELHOR FORMA de você ajustar o "volume" do amplificador é a seguinte:

- vá aumentando aos poucos o ajuste de sensibilidade do amp, até:

1) você sentir que o volume de som no local está suficiente
2) até a luz de clip acender. Se isto acontecer, reduza o volume do amp até o mesmo não acender mais.

Faça assim até o que acontecer primeiro. Se o volume de som no local está bom e a luz de clip não deu sinal de vida, isto significa que você tem reserva de potência (o amp é mais potente que o necessário). Se a luz de clip acendeu e ainda assim o som não está em volume suficiente, então é hora de comprar um amp mais potente.

Pronto, o segundo artigo da série "estrutura de ganho" está praticamente todo escrito aqui.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Se meu inglês não estiver muito ruim, o vídeo ensina 0 a -5dB, e não +5dB. Esse -5 é exatamente aquela sobra de headroom de "empolgação" que eu falei.

ai, eu tenho uma dúvida. Se eu puz o meu pico em +5dB do fader eu deveria ter um som mais brando em 0dB ou em -5dB do que se eu tivesse feito o pico em 0 ou -5dB. estou certo ou errado??

...


com relação ao ajuste do ganho do sub, eu não sabia disto. Então teóricamente eu teria que ajustar meu ganho ao no máximo aos -28dB's ? para se ter uma real resposta ao controle da mesa???
 
WTC,

ai, eu tenho uma dúvida. Se eu puz o meu pico em +5dB do fader eu deveria ter um som mais brando em 0dB ou em -5dB do que se eu tivesse feito o pico em 0 ou -5dB. estou certo ou errado??

Para simplificar, vamos esquecer os valores. Se você ajusta o pico em uma posição qualquer do fader e depois, na hora de operar, você abaixa o fader, obviamente terá um som mais "brando" (entendi como volume menor).

Na prática, todo mundo ajusta em referência ao 0dB do fader. Leva o controle de ganho até o pico, depois volta um pouco (olha o headroom de novo aí). Na hora de mixar, o fader não fica em 0dB, mas na posição que permita fazer uma boa mixagem. Às vezes será abaixo de 0dB, às vezes será igual, às vezes até acima.

com relação ao ajuste do ganho do sub, eu não sabia disto. Então teóricamente eu teria que ajustar meu ganho ao no máximo aos -28dB's ? para se ter uma real resposta ao controle da mesa???

Sim, não, mais ou menos.

Sim, se você a saída da mesa está batendo nos +28dB, então o ajuste da sensibilidade do amp será em -28dB, de forma que +28-28 = 0dB

Não, porque quase sempre os leds da mesa se referem a +28dB em relação ao 0dB da mesa, que equivale a +4dBu, enquanto o 0dB do amp geralmente é 0,775Volts, 0dBu. Logo, você precisaria de algo como -28-4 = -32dBu.

Mais ou menos porque você não precisa ficar preso a valores. Deus nos deu dois ótimos equipamentos, e são tudo o que você precisa. De novo:

Vá aumentando aos poucos o ajuste de sensibilidade do amp, até:

1) você sentir que o volume de som no local está suficiente (use os seus ouvidos)
2) até a luz de clip acender. Se isto acontecer, reduza o volume do amp até a luz não acender mais (use os seus olhos).

Pronto, resolvido. Não se preocupe onde parar o ajuste (na marcação), preocupe-se apenas quanto aos pontos acima.

Só um detalhe... vamos dizer que seja um evento ao ar livre e que você precise do máximo volume possível. Neste caso, você só usa a regra 2. Fazendo o ajuste dessa forma, indo até o clip e depois reduzindo um pouco, uma coisa muito interessante é que você terá a mesa e o amp clipando juntos. Quando você VER o clip na mesa, saberá que o amp também está clipando. Ao reduzir o volume na mesa, evitará o clip nos dois componentes do sistema.

Esta é a vantagem da estrutura de ganho. Você traz todo o controle para uma única superfície.

Um abraço,

Fernando
 
entendi... creio que agora entendi.

pow.. muito obrigado mesmo ai galera!!! foi muito esclarecedor. Agradeço ai pessoalmente ao isinho, bersan e ao david.

Peço desculpas ai com a falta de termos técnicos e de conhecimento :? , tenho aprendido muito por aqui e pelos artigos. Enquanto não posso realizar meus cursos de áudio, este site está sendo muito útil para mim. Deus tem me abençoado tremendamente através de vocês.

Espero que outros aqui também tenham aprendido algo deste post..

mais uma vez.. muito obrigado!!!!

valeu galera..

[ ]'s
 
E se a gente medisse a voltagem de saida da mesa com um multimetro True RMS daria certo? Assim voce saberia se realmente ta saindo a voltagem maxima da mesa e pode casar com a entrada do amp, esse é um procedimento muito usado para regular ganho de amps automotivos.
 
Raphael,

primeiro, um multímetro True RMS não é barato aqui no Brasil.

Segundo, o resultado é influenciado pela frequência de teste. Teria que injetar ruído rosa para termos todo o espectro de áudio.

Por último, se você já tem os leds na mesa, então... não precisa do multímetro, usa os led´s.

Mas o seu método, com ruído rosa, está correto. Para você deve ser muito útil, pois os equipamentos automotivos raramente tem led´s calibrados, quando tem led´s é para fazer do carro uma boate, só enfeite.

Vamos lá... receita de bolo:

Para ajustar a saída máxima da mesa em relação ao amplificador.

- ponha o Master da mesa no máximo
- entre com sinal de ruído rosa (headroom de 3dB) em algum canal da mesa.
- aumente o ganho e fader do canal com o ruído rosa até que a luz de clip dos Masters acender...
- reduza um pouco o ganho, apenas o suficiente para a luz de clip não acender mais.

No amplificador, vá abrindo o atenuador (o "volume") até o mesmo clipar. Retorne um pouco, de forma que a luz de clip não acenda.

Pronto, master da mesa e amplificador ajustados juntos. Quando um clipar, o outro clipará também.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ


Fernando, Como é sabido não tenho mesa, tenho um fusca até DEUS me mandar uma melhor, mas vamos a pergunta, com a tua receita de bolo pensei em adaptar para minha que não tem "gain" então pensei em ir subindo o fader do canal e quando clipar o master eu irei baixar até parar de clipar, estou certo?

Heriberto
 
e ai pessoal..

estive realizando tudo o que vocês falaram aqui... ficou tudo muito bom ... embora eu tive que abaixar drásticamente o volume da P.A para ficar equilibrada com os sub's. Mas uma coisa não ficou legal... mesmo agora com as caixas reguladas, equalizadas.. ganhos reduzidos... tudo certo, o bumbo da bateria está clipando. Antes quando eu tinha mais volume nas caixas.. o bumbo não clipava. Agora nas caixas penduradas, estão clipando. Mas nos sub's não.

Conforme me foi solicitado.. tirei algumas fotos pra mostrar o como ficou.. desculpem-me pela má qualidade das fotos, mas só tinha o celular em mãos.

Nas caixas ... os volumes ficaram mais ou menos assim: Sub's com marcação em 4 (não sei dizer quantos db's são).. mas não clipava. E na P.A ficou algo em torno da marcação 2, pois foi o que ficou legal e agradável de se ouvir.


















estamos contratando um projetista em interiores para fazer uma reforma na acústica, estética, no som e na climatização. Isso mudará e muito a qualidade do ambiente de culto. Mas por enquanto... por favor.. me ajudem ai!!!! rsrsrsrs

um abraço ai galera...
 
ah.. na foto do gate.. não reparem onde está 'BB' .. de bumbo.. o bumbo está na verdade último canal do gate.
 
Olá

Achei uma coisa muito, muito estranha.
Sua equalização está atenuando - E MUITO - a maior parte das frequências!
Porque isso?
Se sobra em tudo, é função do equalizador atenuar...
Melhor analizar isso melhor!

Abraços

isinho
 
Antes quando eu tinha mais volume nas caixas.. o bumbo não clipava.


Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O bumbo é um instrumento de alto SPL, devendo-se ter cuidado com o ganho do canal em que ele é usado. Como você tem um compressor, você pode controlar esse picos e ao mesmo tempo aumentar o ganho do bumbo no compressor.


Grande abraço.
 
Back
Topo