ajuste de ganho..

Heriberto escreveu:

Fernando, Como é sabido não tenho mesa, tenho um fusca até DEUS me mandar uma melhor, mas vamos a pergunta, com a tua receita de bolo pensei em adaptar para minha que não tem "gain" então pensei em ir subindo o fader do canal e quando clipar o master eu irei baixar até parar de clipar, estou certo?

1) Coloque os amps no mínimo ou próximo disso (apenas o suficiente para você ter algum som nas caixas)
2) Coloca o fader do master no máximo
3) Coloca um CD Player com ruído rosa tocando.
4) Vai abrindo o fader do canal devagar, até fazer as luzinhas de clip cliparem.*
5) Feito isto, volta um pouco o fader do canal, em posição onde as luzes não acendam mais.
6) Agora, vai subindo os volumes do amp até os mesmos acenderem a luz de clip, então volta um pouco.

Dependendo do ambiente e dos amps, o volume obtido poderá ficar ensurdecedor até que o clip seja atingido. É assim mesmo.

Outra coisa: ninguém em sã consciência trabalha com os faders masters no máximo, geralmente é lá pelos 70% do curso, 0dB (seu Fusca não tem marcação de dB). Mas você deve regular no máximo mesmo, pois sempre tem um na igreja que acha que tem que colocar tudo no máximo, e aí.... Ou seja, você regula pela pior hipótese que pode acontecer.

*Uma mesa MXS não tem luzes de led´s, mas pelo menos tem indicadores de CLIP nos masters.

Pronto. O que você fez foi o seguinte: quando o sinal clipar na mesa, vai clipar no amp também. Não deixando clipar na mesa, também não nunca o amp vai clipar.

Detalhe: para fazer esse teste, o bom seria um CD de Alinhamento, como os vendidos em <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br">www.musitec.com.br</a><!-- w --> ou <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.editorahsheldon.com.br">www.editorahsheldon.com.br</a><!-- w -->. Pode até queimar um CD, mas a origem do som tem que ser WAVE; MP3 tira os sons acima de 15KHz na compressão.

-------------------
WTC escreveu:

Antes quando eu tinha mais volume nas caixas

embora eu tive que abaixar drásticamente o volume da P.A para ficar equilibrada com os sub's

A "receita de bolo" não serve do jeito que está para você. Você tem dois amps e caixas diferentes, e isto dificulta tudo. Potências e sensiblidades diferentes.

Neste caso, eu entendo que o primeiro passo seria igualar as diferenças entre as caixas top e os subs, procedimento a ser feito com um RTA.

o bumbo não clipava. Agora nas caixas penduradas, estão clipando. Mas nos sub's não.

embora eu tive que abaixar drásticamente o volume da P.A para ficar equilibrada com os sub's.

É exatamente isto que eu escrevi acima. Você regulou a estrutura de ganho em relação ao bumbo, mas as caixas top exigem outra regulagem. Como você mesmo falou, para equilibrar, teve que reduzir o volume, mostrando a diferença de potência/sensibilidade entre as caixas.

E depois... o que que o bumbo está fazendo nas caixas top??? Cadê o crossover?

Solução proposta...

use o a "receita de bolo" acima para regular as caixas top. São as principais caixas da igreja. Os subs são complemento as caixas top, não o contrário. Depois de regulado, em vez de abaixar as caixas top para equilibrar com os subs, são os subs que são aumentados para equilibrar com as caixas top.

Se voltar a clipar (lembram-se? No início do tópico o WTC reclamou que o sub estava clipando, não as caixas top), então é o sub que é insuficiente para o seu volume aí. Ou troca de sub ou se contenta com menos graves.

Ufa. Não li tudo (deveria), talvez haja alguma incorreção.

Um abraço,

Fernando
 
Ah, ouvi esse sub da Antera (600A).
Responde muito bem pela potência e tamanho do falante...
 
A PAZ

Valeu Fernando, irei fazer o teste, lembrando que tenho ainda aquele crossover da cygnus o "CR". Eu sempre digo, ainda serei um tecnico de som, chego lá, não sei se já estarei usando a bengala. rs.rs.rs.rs.


Heriberto
 
isinho disse:
Olá

Achei uma coisa muito, muito estranha.
Sua equalização está atenuando - E MUITO - a maior parte das frequências!
Porque isso?
Se sobra em tudo, é função do equalizador atenuar...
Melhor analizar isso melhor!

Abraços

isinho

isinho..

o primeiro EQ é o do monitor.. ele sim está cortando muito das frequências..o do P.A estou até 'dando um grau' a mais pois estavam precisando..
 
W. Christian disse:
Como você tem um compressor, você pode controlar esse picos e ao mesmo tempo aumentar o ganho do bumbo no compressor.

já comprimi.. o meu medo é de comprimir demais e ficar ruim o som dele.. mas irei testar no próximo culto.

bersan disse:
o que que o bumbo está fazendo nas caixas top??? Cadê o crossover?

bersan, não temos um periférico de crossover, utilizamos os filtros do prórpio Sub. O som sai do EQ, vai para o sub e dele sai para o Fly com corte em 125hz pra baixo.

bersan disse:
use o a "receita de bolo" acima para regular as caixas top. São as principais caixas da igreja. Os subs são complemento as caixas top, não o contrário. Depois de regulado, em vez de abaixar as caixas top para equilibrar com os subs, são os subs que são aumentados para equilibrar com as caixas top.

estavam assim.. só que eu realmente fiquei com pouco grave na igreja, por isso inverti. Pensei que poderia obter um som satisfatório. NAverdade até obtive, porém quando eu chego a fornecer um som perto do limite (feito com a receita de bolo) as caixas de cima começam a clipar, com menos dB's tudo fica bom, só que sem a "pressão" do bumbo!

abraços!!
 
só um sugestão, gosto muito de usar os sub em um axuliar separado do master da mesa...assim pego o auxiliar 24 da mesa e endreço para os subs, madando somente oq tem grave nele...kK,Bass, um pouco dos surdos....assim o som fica bem mais limpo..as vozes sã bem mais definidas, mas p fazer isso tem que ter um crossover externo...ou no proprio sub...........experimentem e vão sentir a diferença....abraços
 
guilhermeiav disse:
só um sugestão, gosto muito de usar os sub em um axuliar separado do master da mesa...assim pego o auxiliar 24 da mesa e endreço para os subs, madando somente oq tem grave nele...kK,Bass, um pouco dos surdos....assim o som fica bem mais limpo..as vozes sã bem mais definidas, mas p fazer isso tem que ter um crossover externo...ou no proprio sub...........experimentem e vão sentir a diferença....abraços

Esse assunto ja foi discutido por aqui, boa alternativa essa, se bem usada pode surtir bons efeitos.
 
experimentem e vão sentir a diferença


Eu também uso assim, e essa alternativa é muito usada na estrada. Como o Guilherme adiantou, a mix fica mais limpa. Quem já usou, sabe.


Aliás, para mim nem é alternativa. Acredito que é o mais correto a se fazer.


Grande abraço.
 
Sua equalização está atenuando - E MUITO - a maior parte das frequências!

Não me expressei bem, quis dizer na mesa de som. Todos os seus canais estão com a equalização sempre atenuando bastante... Porque?


experimentem e vão sentir a diferença

Na verdade, senti a diferença quando usei ao contrário. Para o meu uso ficou melhor.
Uso o low cut de 100 hz da mesa nos canais que não terão entrada de grave, como sopranos, algumas contraltos, tenores, etc.
Para mim, usar o sub falando tudo abaixo de 125 hz (se não me engano esse é o corte do sub) caiu bem melhor... Antes, tirava pela saída mono, e enviava para ela só o necessário, porém, do jeito que está tenho mais controle, de forma geral...
 
isinho disse:
[Antes, tirava pela saída mono, e enviava para ela só o necessário, porém, do jeito que está tenho mais controle, de forma geral...

Que você tirava pelo mono da mesa..ai fica sendo o mesmo volume do fader...tirando por um dos AUX, vc consegue tem o controle de grave individual para cada canal, ai depende de vc usar pos ou pré.
Quando montamos sistema assim...ainda mais qndo tem disponivél caixas p graves e caixas p sub.
Ai to no céu :D
 
E para quem tem poucos auxiliares fica legal também usar um subgrupo, endereçando para ele somente aqueles canais que atingim este faixa de frequência.

Sds,

Eduardo
 
Guilherme, esqueci de comentar, também já usei tirando pelo auxiliar e no meu caso foi a situação menos satisfatória...
Pode ser por causa do tipo de som que fazemos, mas do jeito que está me atende bem.
Mas lembrando que faço som em igrejas grandes (900 pessoas), médias (350-400 pessoas) e pequenas (150 ou menos). Pode ser isso...
 
Olá.


A questão é sobre o controle separado de uma determinada região de frequências, no caso, os subgraves.



Uso o low cut de 100 hz da mesa nos canais que não terão entrada de grave, como sopranos, algumas contraltos, tenores, etc.


Mesmo com o low cut da mesa acionado, há alguns vazamentos nos microfones abertos, proveniente das baixas frequências (ruído de fundo), que vão ser reproduzidos pelos subs, inutilmente. Isso sem falar nos sons de "p" e "b" (pb noise).


Por mais que seu sistema seja pequeno, o uso do sub pelo auxiliar deixa a mix mais limpa, lembrando que você tem boas caixas para reproduzir os graves (não estou falando de subgraves), que são as RCF.


Grande abraço.
 
Isso é...
Realmente, sobram graves "desnecessários", porém o que ajuda é que quando não estão usando 12 microfones e playback, eles estão mutados e geralmente só é usado um microfone.
Outra coisa a se ressaltar é que não faço o som da igreja (salvo raras exceções) só do grupo, que canta e quando há falas é usando somente um microfone...
Realmente, pra uso em igreja mesmo, acredito que tirando por auxiliares é bem melhor...

Abraços

Israel
 
isinho disse:
Não me expressei bem, quis dizer na mesa de som. Todos os seus canais estão com a equalização sempre atenuando bastante... Porque?

infelizmente isso é ao fato da acústica da igreja refletir muito nas freqüências medianas, por isso sempre retiramos nos prés.
 
WTC disse:
isinho disse:
Não me expressei bem, quis dizer na mesa de som. Todos os seus canais estão com a equalização sempre atenuando bastante... Porque?

infelizmente isso é ao fato da acústica da igreja refletir muito nas freqüências medianas, por isso sempre retiramos nos prés.



Acho que essa história foi confundidade. Na imagem da mesa, os knobs na cor verde são os auxiliares, não a seção de equalização. Parece que está sendo tudo atenuado, mas na verdade é a quantidade de volume aberto nos auxiliares.


Grande abraço.
 
W. Christian disse:
WTC disse:
isinho disse:
Não me expressei bem, quis dizer na mesa de som. Todos os seus canais estão com a equalização sempre atenuando bastante... Porque?

infelizmente isso é ao fato da acústica da igreja refletir muito nas freqüências medianas, por isso sempre retiramos nos prés.



Acho que essa história foi confundidade. Na imagem da mesa, os knobs na cor verde são os auxiliares, não a seção de equalização. Parece que está sendo tudo atenuado, mas na verdade é a quantidade de volume aberto nos auxiliares.


Grande abraço.

É verdade, notei isso nas imagens mesmo.
 
Back
Topo