RSRSRS. Não vi que estava sendo questionado nesse tópico. Cheguei aqui depois de uma convocação no tópico da X32 e receber uma mensagem no meu celular mandada pelo Timóteo. Vou falar um monte de coisas e se ficar alguma coisa para trás perguntem. Nosso setup é mesa Samson L3200, 2 caixas Turbosound M15 e um sub Atack ativo de 18 (da lina Versa eu acho). Volto a afirmar que para mim a bateria soa maravilhosamente. Ligamos ela em 4 canais (tons e pratos juntos em L e R (estéreo), canal para bumbo, canal para caixa). Os baterista me decepcionaram, pois nenhum se interessou em aprender a usar o equipamento, eles simplesmente ligam e usam o setup que preparei. Isso é muito ruim, pois tive nenhum feedback real, o que ouço é que bateria acústica é melhor, mas aí vai ouvir a bateria que usam: uma Pearl Export, Ok, boa. Mas o problema é que a última vez quem comprou peles novas fui eu, a última afinação foi sei lá quando, e acrescentam um monte daqueles pratos com som de tampa de panela, mas.... é acústico então é melhor...fala sério. Tenho certeza que qualquer um que faça um julgamento imparcial, sentado no banco, vai votar que a eletrônica soa muito melhor no caso. O problema maior que vejo, deve ser a questão da pressão sonora que você tem ao tocar a acústica, o cara quer sentir PRESSÂO quando toca, isso realmente ele não vai ter na digital. Quando digo pressão, não quero dizer só que ele quer ouvir a bateria alto, isso ele regula no fone dele, mas saber que ele vai baixar o braço e todo mundo vai... digamos, se submeter a sua dinâmica (ou falta dela).
Estive afastado do som por cerca de um mês com alguns compromissos, quando voltei, a bateria estava desmontada. Um dos motivos foi que precisaram usar a mesa que é usada como retorno para o baterista em um evento e ninguém montou mais. Também falaram que há uma falha no bumbo e chimbal, esse problema eu não sei dizer se há realmente ou o que aconteceu, mas deixa eu dar algumas palavras: se nem da "amada" bateria acústica se interessavam em cuidar (pratos horrorosamente sujos, poeira nos tambores, aros com sinais de ferrugem sem nunca serem polidos, peles velhas e sem afinar), imagina da odiada eletrônica. Ela era puxada de um lado para o outro sem cuidado, teve um parafuso de regulagem da tensão da pele que folgou, e só fui ver quando ele caiu no chão e ninguém se interessou em colocar no lugar, continuaram batendo na coitada e isso com certeza pode comprometer os triggers. Domingo vou ver se consigo colocar a DM10 no lugar e faço um diagnóstico, mas penso que uma grande probabilidade é de terem estragado alum cabo. Mas fica a observação, em termo de sonoridade garanto que não perde nada para as Roland, mas a estrutura (racks, metais) dessa última realmente é mais robusta (porém com o preço de uma TD12, que seria mais ou menos uma com mesmos recurso de uma DM10, compro quase 3 dessa última).
Infelizmente ainda há uma grande distância entre os que usam o som e os que operam o som em nossa igreja. Esse domingo teremos uma reunião com os usuário e esperamos começar a diminuir grandemente essa distância. Mas para isso, espero poder ouvi-los e que eles também tenham humildade para poder entender nosso ponto de vista e as limitações do equipamento e os objetivos que esperamos alcançar.
Em resumo, continua a recomendar a bateria, vamos aguardar para ver qual é o defeito dela (se é que há algum), é preciso maior conscientização e interesse dos músicos.
Tem uma pergunta aí sobre o setup do Kit Studio. São quatro tambores, caixa, bumbo, Um prato ride com três zonas (borda, corpo e cúpula) e abafamento com a mão, um com duas zonas e abafamento e um simples com apenas uma zona, o chimbal que vem não é para ser usado em máquina tradicional, porém o pedal que vem simula a máquina com toda a variação entre os pratos totalmente aberto e totalmente fechado. São quatro canais de saída de áudio. Cada instrumento tem dois layers, assim você consegue misturar dois sons em um mesmo instrumento (por exemplo, um bumbo mais grave e um com mais Kick, aí você pode programar por exemplo para o kick ser menos sensível então quando bate mais fraco vc tem o som mais seco e com mais força, aparece mais o kick, assim você simula bem precisamente a dinâmica da bateria).
É isso aí
Podem perguntar mais que vou estar observando dessa vez, rsrsrs