Alguem que trabalha com Vs ao vivo ??

daniel_teclas

New Member
Boa tarde galera do s.a.v...

Vendo alguns shows comecei a perceber q pelo numero de musicos no palco a sonoridade estava demais, inclusive, ja vi back vocal sem ter e tal...

Foi aí q fui dar uma pesquisada e fiquei sabendo que a nova "onda" é um tal vs, um equipamento que " faz alguns instrumentos no shows" rsrs...

Enfim, queria saber como que funciona esse esquema, se vai um bit pro batera 1º e depois ele faz a contagem pra banda, precisava de explicações e sugestões de quem conhece essa nova tendencia que ta rolando...

Abç
 
Olá,

Temos três grupos em nossa igreja que usa algo semelhante.

No primeiro que me entrega os sinais é o batera. Ele me entrega dois canais, um com VS e outro com o clik. Dai eu distribuo o VS e o click no ouvido da galera via fones. Ele usa o cubase, no canal R manda o VS e no canal L manda o click. Em uma ponta eu montei pare ele um cabo P2 estéreo e na outra ponta dois P10 mono, ou seja fiz um cabo em Y. Funciona maravilhosamente bem.

O segundo grupo quem manda os sinais para mim é o tecladista. Neste caso ele usa uma placa de áudio, não me lembro qual, é uma da Focusrite, ele simplesmente me entrega três sinais: click, VS e sinal dos VSTs que ele usa.

E por fim, o terceiro é o mais simples, o cara usa um Ipod. O sinal de áudio é gravado em L e R, no R o Vs e no L o click, como no primeiro caso usamos um cabo em Y e fica fácil o resto.

Uma coisa é fato: click limpa musicos firulentos!! rsrs..

Abraços,
 
Bem Daniel eu vi uma dessa já, e ja brinquei um pouco com uma dessa, só que era aquela de flopy disk

Na verdade o modelo que eu vi é como se fosse uma "mesa de som",porém cada canal seria um instrumento ou um grupo de instrumentos ou cantores, por exemplo: canal 1 Backs, canal 2 guitarra, canal 3 violão, e assim por diante. Quem fosse tocar com este acompanhamento precisaria tocar com o mesmo "Bit" que está gravado.
Espero ter meio que lhe esclarecido sobre o assunto, qualquer cosia fala.
 
O VS é uma pré-gravação feita em estúdio. Quem usa muito são bandas muito grandes que não podem (ou não querem, sei lá) levar todo mundo para apresentações fora do estado, essas coisas.
Aí o VS dá conta dos Backs, metais, teclados, percussões, algum efeito sonoro especial, essas coisas.
Já vi muita gente fazer uma gravação estéreo com metrônomo no L, para monitoração via fone, e VS no R, para soltar nos PAs.

Quanto à ligação, pode ser milhares de jeitos... Pode ser notebook, teclados, IPod ou equipamentos próprios para isso (a Roland tem alguns).
Dependendo da banda, esse controle fica na mão dos tecladistas, bateristas ou operadores de áudio. Nunca vi na mão de outros músicos.
 
Katatau,

O VS que nosso amigo quis dizer não é a mesa da Roland, é os sinais de áudio gravados que muitos chamam de Samplers, loops e etc...

É meio ambíguo, mas VS é uma abreviação "pé de boi" para Virtual Instrument.

Gabriel, na banda do André Valadão quem solta os loops ou Vs como queiram é o baixista Emersom Tata, mas é como vc disse, é bem raro.

Abraços,
 
O Ipod é uma boa, mas qnd vc precisa apenas mono. Eu pecisei usar estereo e inventei isso com o nueno e a placa de som UCA222 da Behringer:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.brimg.info/uploads/1/8b74636cb1.jpg">http://www.brimg.info/uploads/1/8b74636cb1.jpg</a><!-- m -->

Uso a placa onboard do note como retorno. Esse tipo de recurso está se tornando cada vez mais comum, e alem de trazer mais instrumentos e recursos p o show tambem serve de metronomo para o baterista.
 
Rapaz , to trabalhando em cima disso pro meu ministério , mais ja adianto , se o músico for autoditato dificilmente ele vai conseguir...

não é o caso de ser autoditato , é por que é preciso tocar em cima do click , e no meu caso por exemplo , o baterista não consegue

ele toca relativamente bem , mais e autodidata e não estudou com metrônomo , bom não estudou até aqui... rsrs...

mais é interessante , estamos começando a gravar teclados , muitos teclados... como a fernanda brum faz.... alias eu vi no show dela nesse fim de semana
2 tecladitas com varios teclados , mais o emerson com um só e ainda sim tinha teclados no VS...

acho perfeita as harmonias da fernanda...

abraços.
 
Em algumas musicas nos usamos esse recurso.
Quem solta é o tecladista. Geralmente a musica tem dois compassos de contagem com click pra turma pegar o tempo. As vezes o click vai só pro baterista e a banda toca no tempo dele. É bem tranquilo.

O tecladista usa um notebook e uma placa de audio FastTrack de 4 canais de saida.

[]´s
Bustillos
 
Galera , eu tenho uma dúvida...

eu conseguiria extrair parte de um VS de um cd por exemplo?


tipo , suponhamos que eu vá tocar musica x do artista x , dai esse artistas tem varios teclados com arranjos bonitos , instrumentos de percução ,metais e tal , mais eu tenha só guitarras , bateria , baixo , e teclado pra fazer ao vivo , eu consigo extrair de alguma forma?


ou eu consigo esse material de alguma forma ?... ou só eu gravando mesmo?


abraços..
 
Li em algum lugar esses dias que desenvolveram um software que fazia a "desmixagem" de qualquer audio, separando todas as fontes sonoras juntadas em qualquer musica, porém não era algo que estivesse no mercado ou que fosse realmente comprovado...

Fora isso, é impossivel...
 
O dia que conseguirem separar os componentes de um bolo (leite, farinha de trigo, açúcar etc), talvez consigam fazer o mesmo com uma mixagem. Como acho que nunca vão conseguir fazer isso com o bolo, também acho que não será possível com uma mixagem. Resumindo: não dá. E não há nenhum software que faça isso. É balela.

[]'s
 
O Melodyne consegue fazer quase isso. Por exemplo...imagine que o tecladista tocou um acorde e uma das notas do acorde saiu errada. No Melodyne voce consegue abrir esse acorde e corrigir só a nota errada. Nao estou falando de midi...ele faz isso com o audio mesmo. Como faz isso eu nao sei.

Assistam tudo. É de babar. Eles conseguiram separar os ingredientes do bolo. :)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jFCjv4_jqAY[/youtube]

[]´s
Bustillos
 
BOm voltado ae achei legal a ideia do baterista ter o metornomo atraves do note como funciona??


Tipo e possivel que o note peguei o Retorno e mande pro L e o metrono tocando no R ??
 
deneripr disse:
Li em algum lugar esses dias que desenvolveram um software que fazia a "desmixagem" de qualquer audio, separando todas as fontes sonoras juntadas em qualquer musica, porém não era algo que estivesse no mercado ou que fosse realmente comprovado...

Fora isso, é impossivel...

Olá amigo, quando isso acontecer, pode dar adeus à todas as bandas, ninguém mais vai fazer alguma coisa, pois pderemos tirar a voz do cara e pronto,né? Abraço!
 
Olá amigo, quando isso acontecer, pode dar adeus à todas as bandas, ninguém mais vai fazer alguma coisa, pois pderemos tirar a voz do cara e pronto,né? Abraço!
 
Eu faço isso normalmente com partes orquestrais que não consigo fazer ao vivo.

- Gravo em casa os violinos, cellos, violas e baixos e mais alguma coisa que for necessário.
- Depois faço uma pré mixagem em casa e deixo tudo num subgrupo (ou pasta) do meu Sonar.
- Meus VSTs eu mando para as saidas 1-2 da minha placa de som. Os VS eu também mando para as saidas 1-2, a diferença entre os volumes de VS e dos meus timbres fica na minha responsabilidade.
- O canal do metrônomo do Sonar eu direciono para as saidas 3-4 que na mesa é direcionado ao baterista.

Normalmente eu deixo uns dois compassos de contagem, mas mesmo assim eu lembro o batera que o "nosso" primeiro compasso começa na contagem três.
 
Back
Topo