Alguém tem uma tabela de frequencia tipo assim!!!

oi rapaziada entáo..
aguém poderia me passar uma tabela de frequencia visando
diferentes estilos de musicas...e para cada um a
frequancia que melhor toca!
tipo assim: ((( exemplo )))

pagode/ grave: 55 hz /medium 900 hz /agudo 6khz

hip hop /grave:46 hz /medium 700 hz/ agudo 5 khz

funk /grave: 77 hz /medium 700 hz /agudo 4 hkz

Pois cada estilo de musica muda os cortes..
principalmente falando de grave!!!


valeu rapa!!!!
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

Baixo: Corpo e profundidade em 60 Hz, áspero em 600 Hz, presença em 2.5 kHz.

· Violão: Corpo em 80 Hz, presença em 5 kHz.

· Guitarra elétrica: Pegada em 60 Hz, corpo em 100 Hz, estridente em 600 Hz, presença em 2-3 kHz.

· Bateria: Corpo em 100 Hz, apagada em 250-600 Hz, trash de 1 a 3 kHz, ataque em 5 kHz, seca e enérgica em 10 kHz.

· Bumbo: Corpo e potência abaixo de 60 Hz, acartonado 300-800 Hz (cortamos de 400 a 600 para conseguir uma melhor tonalidade), e o kick ou ataque em 2-6 kHz.

· Percussão: Brilho e presença em 10 kHz.

· Sax: Quente em 500 Hz, duro em 3 kHz, som das chaves acima de 10 kHz.

· Voz: Corpo em 100-150 Hz (homem), corpo em 200-250 (mulher), som nasal em 500-1000 Hz, presença em 5 kHz, e som de 's' acima de 6 kHz.

Depende muito do instrumento e da voz, e concordo claramente me calibrar o ouvido.
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

washington silva disse:
Pois cada estilo de musica muda os cortes..
Se tiver falando de xover é uma frequência só, não mude senão pode queimar os falantes.
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

Washington

Quem determina os corte são as seguintes associações :

* Falante + Caixa
* Falante + Corneta
* Driver + Corneta
* Tipo do Tweeter

O ambiente, o posicionamento das ciaxas e o tipo de musica IMPLICA ou não de equalizações distintas,.
Se cada vez que vc mudar o estilo de mucia precisar de um corte diferente no sistema, num show não se faria outra coisa alem de brincar-se no divisor ou processador !

EW realmente calibra OS OUVIDOS fica realmente engraçado, mas convenhamos la dentro do CEREBRO acabamos fazendo uma curva de calibragem dele, no melhor estilo Spectra LAB. E ela é chamada a atuar a cada vez que ouvimos algo e pensamos "... PUXA esse som não é assim ... "
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

David Fernandes disse:
Só para esclarecer: não é possível calibrar o ouvido... treinar sim! :D

[]'s

Puxa David, eu já estava indo num otorrino pra mandar calibrar os meus ... vc é muito mau. kkkkkkk

Brincadeiras a parte, mas procurar um otorrino relugarmente para dar uma geral é importante, já estou na hora de marcar o meu.
O restante é isso mesmo ... treinar .. aperfeiçoar, dedicar, tem umas amostras de frequencias no site .. eu ja passei varias horas ouvindo ...
Usar as frequencias no seu equipamento, vc tem uma noção da resposta, assim vc acostuma o seu ouvido e treina eles pra identificar.

Abraços.
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

Usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf, usar o stf.
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

Ullmann disse:
EW realmente calibra OS OUVIDOS fica realmente engraçado, mas convenhamos la dentro do CEREBRO
Engraçado mesmo, com o tempo que fiquei fora do som parece que estou sentindo mais graves que eu sentia antes, estranho, fone demais? EQ do pc grave demais?

Mas pera ai isso é uma base a atenuação e acentuação no EQ depende muito do sistema geralmente usamos.

Falante de 15 + fenolico + tweeter (esse ultimo queima demais,cortes em 800hz e em 5,8khz corte pro sub em 100hz)

Falante de 8 a 15 polegadas + drive titanium (corte em 1,8khz corte pro sub em falantes de 8 a 12 em 120hz ou 150hz falantes de 15 em 100hz)

Depende muito da resposta, no estudio eles usam tweeter de seda, o mais leve que tem com falante de kevlar de 8 polegadas (se usa sub em 5.1 ou musica eletronica), as marcas mais famosas são KRK (estudios meio sem grana :mrgreen: ) ,mackie (esses já estudios profissionais), e genelec (so estudio do roberto carlos) tem a yamaha também usada em profissionais, tem gente que tem um monitor ruim produzido nos anos 80 se chama hs 10 eu acho.
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

Não é legal fornecer a frequência de corte de um falante sem mesmo saber o modelo dele.

Comigo nunca aconteceu de queimar o tweeter direto.
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

Não to oferecendo cortes, to falando o que mais vi o pessoal fazendo,tanto na net como na vida real mesmo.
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

V. do FLY PA disse:
tem gente que tem um monitor ruim produzido nos anos 80 se chama hs 10 eu acho.
Imagino que vc deve estar falando da lenda Yamaha NS-10 né?

4bd95842a9d714aa7e66a1f9cf1890e6.jpg


565b6b6620571946b9797c3db1d41d12.jpg


Bom realmente esse não é o melhor monitor do planeta, tem alguns defeitos na resposta de frequencia dele, se não me engano algo em torno de 1kHz e um excesso de 'brilho'. Tem alguns técnicos que resolvem isso colocando um durex e um papelzinho na frente do tweeter. Solução bem interessante.

d16ae6b91432c9cb2289302a7523fa8f.jpg


Esse monitor fez sua fama nos anos 80 mesmo não sendo bom pq os técnicos utilizavam ela como referência do que as pessoas iriam ouvir jas suas casas, já que a resposta da caixinha era muto parecida com a resposta das caixas dos sistemas domésticos da época. Na verdade os técnicos faziam assim, mixavam ou fazaim o master em monitores bons, e para ter uma referência de como seu CD iria ser ouvido em casa usavam as NS-10. Por causa de seus defeitos virou aliada dos estúdios. Aliás isso é uma prática muito comum em estúdios, ouvir o mesmo material gravado em várias caixas - no som do carro, no fone da china, no cd player da cozinha... só para saber como seu mix vai soar em cada lugar.

* Curiosidades:
  • 1 - o falante da NS10 pode ser utilizado para captar o bumbo da bateria, com um transformador adequado.
    2 - Digite 'estúdio' no google, aparecem um monte de fotos de estúdios, lógico, um monte deles tem as tais NS10, famosíssimas nos estúdios.[/list:u]

    Inconfundível, impossível de não notar em qqr estúdio seu falante branco né?!

    c0dea60c7781fd895748e42ffc95134e.jpg


    3c830e0698632500869bd6c66bef1f0a.jpg


    7b1d515ad719ef5c633ee695722914bc.jpg


    e8a76b7bc677f665bb23a684bade9abb.jpg


    Para saber mais sobre as NS10: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/113-yamaha-ns-10-um-caso-de-amor-e-odio">http://www.audicaocritica.com.br/opinia ... mor-e-odio</a><!-- m -->
 
Re: Alguém tem uma tabela de frequancia tipo assim!!!

A yamaha hs-10 ela tem um saturação de resposta em medios (800khz a 3khz) e um excesso em 10k, ela não é totalmente plana mas o povo adora usar para fazer exatamente isso, porem nos anos 80 alguns estudios (ditos baixo custo) utilizava como monitoração (não tinha tanta tecnologia para produzir uma caixa fletado).

Hoje em dia é só como referencia, acho até que essa saturação possa vir do amplificador.

Só avisando tem muita gente que ainda usa caixas da raiwa (opa) Aiwa nos seus estudios domesticos, diriamos que ela serve como uma boa resposta para ver como a mixagem vai ficar em casa, ela responde muito bem,a unica implicancia que eu tenho é que meu mini system não roda CD ( :mrgreen: ).

Para quem não conhece uma:
1227651591358_bigPhoto_0.jpg
 
Veja se essa serve :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://4.bp.blogspot.com/-286mIT2YoTc/Te4TT4wxCYI/AAAAAAAAEug/NPRgl0fwUlA/s1600/Tabela+de+Frequencias.jpg">http://4.bp.blogspot.com/-286mIT2YoTc/T ... encias.jpg</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://roberto-mixagem.blogspot.com/">http://roberto-mixagem.blogspot.com/</a><!-- m -->

Espero ter ajudado

Roberto Felix
 
Back
Topo