Alinhamento de falantes

Calebe Lobo

New Member
Olá, estava lendo um tópico do fórum quando me deparei com o procedimento chamado "alinhamento de bobinas", ler foi suficiente para que surgissem algumas dúvidas(eu sei que para muitos são perguntas tolas, mas eu preciso aprender).

-Mesmo que as caixas sejam ativas é necessário o alinhamento?
-Uso as JBL EON 15, elas são cheias de recursos, mas, precisam ser alinhadas?
280419.jpg

-Como faço para alinhar corretamente os falantes?

Toda a ajuda é bem vinda, muito obrigado!
 
Calebe.

O alinhamento é necessário quando há empilhamento de caixas ou num line array. O alinhamento pode ser físico ou eletrônico.

O alinhamento físico é feito colocando-se os centros acústicos dos falantes numa mesma linha.

O alinhamento eletrônico é baseado em delay e, por isso, mais complicado. Há necessidade de sabermos qual é a distância entre os centros acústicos das caixas e programar estas distâncias no processador para que ele possa calcular o delay, de forma a colocar os sinais de todas as caixas em fase.

Observe as figuras abaixo... vc vai entender melhor.

CentrosAcsticosDesalinhados.jpg


Neste caso, os centros acústicos estão desalinhados e os tempos de projeção do sinal são diferentes, o que causa cancelamentos de fase. Vc pode alinhá-los por meio de delay ou fisicamente, como na figura abaixo:

CentrosAcsticosAlinhados.jpg


Agora, os centros acústicos estão alinhados e o som estará em fase.

Se vc usa suas caixas cada uma de um lado do salão, não há como alinhá-las e, neste caso, sempre haverá cancelamentos. O que precisa ser feito é identificar se eles são aceitáveis ou não.

[]'s
 
calebe

só acrecentando o q o David disse, a sua provavelmente já esta alinhado eletronicamente pois ela não é de nenhuma fabrica digamos (fundo de quintal) mais sim JBL e essas caixas tem como diferencial um processamento eletronico já com correção de phase(fase) . no seu caso realmente nao sera preciso faze-lo só se for coloca-las em distancias diferentes. abs!
 
A Paz a todos

David, caso façamos em fly, teria que deixalos em linha reta lado a lado
ou poderia fazer um semicirculo?
 
Heriberto.

Se as caixas são trapezoidais, qd vc as coloca lado a lado, os centros acústicos ficam alinhados. Vc pode fazer o semicírculo, mas cuidado com os cancelamentos.

[]'s
 
Back
Topo