Alinhamento do Line Array

Samuel Dias

New Member
Bom, na minha igreja quem fica na frente reclama de som alto, só que chegando no fundo fica um som muito baixo, som muito fraco .. Como compenso esse som pra chegar mais la tras sem prejudicar quem esta mais a frente ?? Por ser line, o alinhamento tem alguma coisa a ver ?? Valeu !
 
O line é uma torre central com 4 caixas, Machine LA 110, e 2 sub FDR 318S da machine tbm .. A dimensão da igreja é 11m de largura x 30 de comprimento, sendo que aos 22 metros tem uma caída de uns 50 centímetros..
 
Inicialmente, 4 caixas empilhadas só funcionam como um LINE ARRAY até uns poucos metros à frente da pilha, e mesmo assim vai depedender da frequencia.
Assim sendo podemos dizer que temos 4 caixas iguais penduradas juntas, posto isso vamos ao que interessa !

Um alinhamento não vai resolver seus problemas, o que pode e deve ser feito é uma REANGULAÇÃO das caixas de forma a cobrir ADEQUADAMENTE O MAXIMO POSSIVEL DA AUDIENCIA.

A empresa que vendeu e/ou instalou o sistema deveria ter feito isso, supostamente as planilhas que são fornecidas com os equipamentos deveria ser utilizadas para tal fim.

Depois de re-arranjadas as angulações e coberturas, ai sim vc pode pensar em fazer o alinhamento do sistema.

Na boa, simplesmente PEÇA a quem instalou que refaça o serviço ADEQUADAMENTE !
 
Pois é Samuel como o nosso mestre Walter falou, primeiramente você precisa reajustar as suas caixas de modo que a audiência fique dentro da cobertura do line, isso é possível através de planilhas ou softwares para este fim, disponíveis nos sites dos fabricantes.
Por exemplo no Ease Focus 2, você entra com as dimensões do local a ser sonorizado, determina a área do público, determina a posição do line, e pede para o software calcular os ângulos, ele entrega os ângulos, e mostra também o nível de spl e outras informações, lembrando que o Ease Focus 2 não é um software de simulação acústica, logo não considera o reforço por reflexões e outras situações que ocorrem na prática, o seu uso ideal é para locais abertos, mas é o melhor que você tem.

Isso é mais para informação, mas eu acredito que você deveria comunicar quem fez a instalação.
 
Back
Topo