Alinhamento do PA

Alinhamento de PA é um nome meio genérico...

Eu uso essa expressão como sinônimo de regular o equalizador gráfico dos PAs... Tem gente que usa isso para falar de mixagem e outras coisas...
 
Equalizar o ambiente? Acho que não...

A gente não equaliza o ambiente... A gente equaliza as caixas, pra elas se adaptarem melhor ao ambiente.
 
Alinhamento de PA resume-se a uma análise completa de desempenho do sistema e os ajustes necessários à sua otimização.

Mas o termo alinhamento vem do ajuste físico da posição dos centros acústicos dos falantes das caixas acústicas que compõem um PA, colocando-os em linha... isso visa a evitar problemas de fase. Veja as imagens abaixo:

CentrosAcsticosDesalinhados.jpg


Neste caso, como os falantes estão desalinhados, o som do falante de baixo chegará ao ouvinte antes do som do segundo, causando cancelamentos. A solução é o alinhamento... veja:

CentrosAcsticosAlinhados.jpg


Em alguns casos, este alinhamento físico não é possível... nestes casos usa-se delay, atrasando o som da caixa de baixo em relação à de cima de forma que o som das duas caixas saiam dos falantes ao mesmo tempo... isso é chamado alinhamento eletrônico.

Muitas pessoas falam de alinhamento referindo-se à equalização. A equalização faz parte do alinhamento, mas alinhamento não é só equalização... muito pelo contrário... equalização exagerada pode gerar enormes problemas de fase, desalinhando completamente o sistema.

Prá resumir: alinhamento é um processo de correção/otimização de um sistema de som, que emprega diversas técnicas, dentre elas o posicionamento correto das caixas, equalização, correção de fase, configuração da estrutura de ganhos etc.

[]'s
 
Back
Topo