Alternativas ao Shure

Anderjor

New Member
Olá a todos. Antes de tudo, agradeço a todos pelas informações postadas e que pude ter acesso. Sou novo no fórum e tenho lido e aprendido muito aqui sobre microfones, objeto atual de estudo sobre sonorização ou por que não dizer uma busca na melhor qualidade da fonte sonora. Não sou técnico de som.
Canto na minha banda pop rock como voz principal. Minha voz é classificada como baixo e estou pesquisando sobre microfones com objetivo de uma boa aquisição. Embora aclamado Shure, infelizmente no nosso pais, nem mesmo o alto valor daqueles vendidos garantem autenticidade da marca e para não correr o risco de uma escolha equivocada e acompanhando as discussões deste fórum levantei algumas possibilidades para saber a opinião dos participantes. Assim sendo, dentre os seguintes, com finalidade de palco onde há 2 guitarras, baixo e bateria, gostaria que discorressem sobre:
-AKG D5
- Superlux Top 248
-TSI TA 58
-Audio Technica MB3k
-Behringer XM8500
Essas opções foram levantadas pela teórica menor possibilidade de falsificação.Claro que o melhor seria fazer testes. Mas a falta de opções infelizmente restringe e não tenho disponibilidade para viajar no momento. Por isso, me reporto ao fórum para dirimir duvidas finais antes de realizar aquisição. Na busca, percebi a dificuldade ou ausência destes com chave(liga desliga). Os supercardioides não dispõe por alguma razão especifica deste recurso ou não é disponibilizado pelos importadores para nosso pais?
Existem outras opções de supercardioides com esta chave que possa ser sugerido?
Muito obrigado pela atenção.
 
Amigo, primeiramente seja bem vindo!!

E não poderia ser um Lewitt MTP250dm!? é uma marca que vc não terá chances de encontrar falsificados! (e bem melhor que os modelos mencionados!rs)

Quanto ao botão de on/off, cara, evite mic's com eles, é melhor!
 
Reforçando a recomendação do mestre @tonreb, te pergunto @Anderjor, quantos cantores profissionais vc já viu usando mics com chave liga desliga? Isso deve querer dizer alguma coisa, não é!?
Dos mics que já pude testar, inclusive o Top 248/258 da Superlux ( que por sinal gosto para vozes femininas ) e o Shure SM58 ( original ), os melhores são os Audix e os Lewitt, e tb gostei dos JTS. Te recomendaria o Audix OM5 ( se a grana não der pega um OM3 ), o Lewitt MTP250dm ou o JTS NX 8 ou o JTS NX 8.8 ( que é um condensador, acho que de eletreto ).
Este NX8.8, não testei, mas testei o NX 9 e posso dizer, parece mic de estúdio. Na igreja o povo cantava muito próximo e pedindo muito ganho, com o SM 58 ( usando fone ) dava pra ouvir os cantores adjascentes, com o NX 9 parecia que a pessoa estava sozinha, incrível. Mas o NX 9 é mais usado para instrumentos, já o NX8,8 foi desenvolvido para vocal e com um inacreditável reforço para graves. Como vc é baixo prevejo toda uma nova experiência no canto, com conforto e nitidez que vc não conseguiria em mics dinâmicos.
 
@tonreb , muito obrigado pelas observações e atenção. desde que você informou sobre o Lewitt MTP250 odm, tenho procurado nas lojas brasileiras via web mas não tenho encontrado. Só se compra por importação? Tem ideia de valores?

@AltVan13, muito obrigado também pelas observações e atenção, meu querido. De fato, mas fico preocupado em caso de interferência ou conversas ou mesmo de feedback inusitado que possam surgir, mesmo por que a nossa banda não possui um componente que para meu ponto de vista é fundamente, o técnico de som integrado ao nosso elenco. Sempre são técnicos distintos que não conhecem o nosso som. Quando falas que o JTS NX 8.8 possui em reforço nos graves, e eu sendo baixo, não promoveria um excesso de graves sendo que ,desculpe até por não ter mencionado antes, busco atenuar um pouco os graves enfatizando também os agudos que consigo alcançar ou meu pensamento está equivocado(humildemente peço explicação pois estou começando na área de combinação voz e microfone/sonorização)? Outra duvida, o JTS NX 8.8 que é um condensador supercardioide, como seria um condensador para voz em palco?

Busquei na web o Audix que possui preço equiparável ao Shure, demasiadamente caros. Já microfone JTS NX 8.8 apenas por importação, restando NX 8.
 
Entre em contato com a CBorges de Manaus, eles vendem a maioria das marcas mencionadas, e a loja é 100% confiável!
 
Incrivel...ouvi dizer que microfone profissional não tem interruptor liga/desliga ...tenho um shure original com interruptor... um ótimo microfone que conheço é o Beta 58...supercardioide, não capta retornos, ou se bem regulado o ganho da mesa, dificil de captar....aqui em BH custa mais ou menos 690,00 produto original...
 
690? Original?...... ai....

Somente para constar, trata-se de um mic de 160 doletas.... dessa forma ou esse ai veio do PY ou não é original não.....

Quanto ao Botão on/off, os tops não tem realmente, somente da linha de entrada, veja como exemplo o KMS105...

supercardioide, não capta retornos,
Não fale isso.... pode levar o pessoal ao erro.... ele é suscetível sim a realimentação como qualquer outro....
 
Ta certo amigo, eu disse regulando direitinho ganho ...

No Paraguay vc encontra produto pirata,mas,também original...falo isso porque fiz uma pesquisa por la há quase dois anos...fui em busca do microfone Shure beta...encontrei o falsificado a 100.00...kkk...encontrei também original a 400.00...na época, aqui em BH era 600,00
 
Quanto ao interruptor, talvez nos dias de hoje os top não vem mais com...eu tenho um Shure com interruptor aço escovado,lindo...globo cromado....ecxelente captação
...pouco antigo
 
Minha voz é classificada como baixo e estou pesquisando sobre microfones com objetivo de uma boa aquisição

busco atenuar um pouco os graves enfatizando também os agudos que consigo alcançar

Agora vc me complicou! Explica melhor isso aí, por favor.
Um microfone, um decente, não vai conseguir colocar na sua voz aquilo que ela não tem. Não acho que seja comum tb microfones de resposta plana, a não ser para analise de RTA, logo,vc precisará escolher um mic que funcione melhor na região que quer destacar. Mas, na minha opinião, nunca soará natural, seja com qual microfone for, cantar fora da sua região. A menos que vc seja assim um Flávio Venturini...
No caso do NX8.8, ele vai destacar o grave que vc tem, não vai adicionar o que vc não tem. Acontece que pode haver frequências que vc alcança ( no grave ) e que são atenuadas por falta de enfase de determinados mics nesta região. Então esta característica dele vai funcionar na prática da seguinte maneira:
- Vc vai ficar com uma voz mais cheia e aveludada;
- Vai cantar com menos esforço;
- Vai poder usar menos ganho.
Se ele seguir a semelhança do NX9 ( mas este om enfase nos agudos ), será um mic, no meu entender, com bastante afinidade com estúdio de gravação, justamente porque pegam pouquíssimo vazamento apesar de serem condensadores. Imagino que isso seja devido a serem de eletreto e não de diafragma largo. Mas quem sabe o NX9 não atende então aquilo que vc está querendo?
 
Agora vc me complicou! Explica melhor isso aí, por favor.
É que possuo uma boa extensão vocal e muitas das musicas que tocamos possuem passagens a qual eu alcanço , então o foco é realmente dar ênfase nos agudos uma vez que os graves alcanço com muito boa qualidade. É na região dos agudos que embora alcance com qualidade também, entendo que posso melhorar.
 
Última edição:
Mas vc já pensou que desse jeito pode ser que seus graves não fiquem mais com eram antes e nem sejam atingidos com tanta facilidade assim?
 
Desse jeito acho que não tem como vc escolher um mic sem testar várias opções pra decidir qual se sairá melhor.
 
O que quis dizer não é que os mics originais não possuam versões com chave liga/desliga, mas que quem usa mic pra uso profissional dificilmente compra modelos assim pela frequência com que apresentam problemas.
Quanto ao Sennheiser, como é uma marca que não me atrai, não sei dizer pois estou por fora do preço deles.
 
Back
Topo