Alugando som para evento

MarceloCavic

Active Member
Caros Amigos:

Estarei alugando o som para um evento que realizaremos em breve num ginásio (quadro de esportes coberta) para mais ou menos 1500 a 2000 pessoas. Estive conversando com um "peazeiro" da região e ele me propôs o seguinte:

- 4000W em subgraves em baixo do palco em 4 caixas
- 3200W em subgraves em cima do palco 1600 + 1600
Eu prefiro todos os subs em baixo.
- 3000W em médios graves, médios e agudos em cima do palco como PA
- 1000W em duas caixas para a arquibancada nos fundos 550 pessoas
- 1600W em quatro caixas para retorno no palco.

Será que não sobrará graves? Não é muita coisa? O preço dele é bom, alugaremos por dois dias, os equipamentos são muito bons também. Estarei postando os dias do evento no tópico enventos.


Abraço e fiquem na Paz!


MarceloCavic
 
Marcelo,

a primeira coisa a definir é o tipo de evento. Será um show de heavy metal? Será uma festa "rave"? Será "funk"?

Todos esses exemplos acima usam e "abusam" dos graves e dos decibéis altíssimos. Então, se for para um tipo de uso assim, pode alugar. Serão 11.000 Watts de potência para o público! Duvido que alguém não goste.

Agora, se for para uma reunião de igreja, com público que varia de crianças até idosos, principalmente com pregação, então talvez esteja "um pouco" exagerado. Só um pouco, claro.

E já pensou na acústica do lugar? Em ginásios, a acústica nem sempre é boa (alguns são péssimos). Se for aberto pelas laterais, menos mal. Mas se houver muitas paredes, os graves vão reverberar, e vão sobrar muito, incomodando o público.

E já pensou nos tipos de instrumentos que você tem que usam abaixo de 100Hz? Bumbo e contrabaixo devem existir, e provavelmente só. 7.200 Watts de potência "só" para esses dois instrumentos?

Dê uma lida aqui, vai ajudar:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=89</a><!-- m -->

Só para constar, já fiz eventos parecidos com este seu com uns 2.000 Watts para o PA e uns 300W para o palco! No caso, um ginásio com acústica bem ruim e som que nunca ultrapassava 100dB.

Um abraço,

Fernando
 
Tipo de Envento

Caro Bersan,

Li o artigo, achei excelente, confesso que sou apaixonado por graves, toco contrabaixo e bateria, porém quando conversei o com pessoal que vai sonorizar fiquei assustado com a quantidade de sub's, são quase todos de 18". Vou eliminar uma parte, se eles quiserem levar e instalar tudo bem, mas vou limitar o uso.
Com relação ao evento, será um encontro pentecostal, estamos entitulanto como o "Primeiro Encontro Pentecostal em Itaquera", por este motivo estarão presentes muitas igrejas de denominações diferentes, serão dois cultos com um andamento meio que normal. Estaremos utilzando, bateria, teclado 5 oitavas, baixo de 5 cordas, violão e guitarra. O segmento é adoração e louvor, nada muito pesado ou avançado ao rock, funk, temos um grupo de vozes e alguns outros que seguem a mesma linha. O ginásio possui a lateral direita aberta e metade da esquerda também. Mas o pé direito é muito alto e em arco, coberto com telhas de fibrocimento. Estou preocupado pois o ginásio vai ser liberado poucas horas antes do evento, não teremos muito tempo para ajustar tudo. Vou tirar fotos e postar depois no fórum.


Um abraço


MarceloCavic
 
Prezado Irmão,

Essa será uma empreitada e tanto! Realizar evento em ginásio eu já acho horrível, sem tempo hábil para os ajustes então, nem se fala.

Sugiro que leve pronto um projeto, bastando apenas implementá-lo no local, já que me parece que você não terá muito tempo para a montagem.

Compareça ao local, faça um levantamento da área e calcule o correto posicionamento das caixas. Consulte o dono dos equipamentos e solicite os ângulos de cobertura das cornetas, etc.

Abraços,

Eduardo.
 
Ginásio

Realmente, teremos muito trabalho, já fechei com o pessoal do som, agora vamos marcar uma visita ao ginásio para verificar o posicionamento das caixas, pedi para acrescentar mais alguma coisa de médios e agudos, só por segurança.


Abraço

Marcelo
 
me perdõe a ousadia, mas repetindo um dos mestres, eu gosto sempre da máxima dita por ele, em audio: MENOS É MAIS.
Obrigado pela paciência.
 
Heriberto,

"menos é mais" é no sentido de não complicar as coisas, não querer "inventar moda" e depois não dar conta do recado. Quanto mais complicação, maior a chance de erro.

Agora, em potência, é melhor sobrar que faltar! Se sobrar, basta abaixar os faders de volume. Mas se faltar...

Marcelo,

Mesmo sendo melhor sobrar que faltar potência, ainda acho excessivo esse material todo. São 11KW de potência!

Converse com o rapaz da locadora sobre a montagem. Como vocês terão pouco tempo para montar tudo, tente diminuir o PA à metade. Metade dos subs, metade dos amps, metade das caixas de médios e agudos (e com isso metade da potência). Com isso, vocês ganharão tempo. E tempo é uma das coisas mais raras em um evento!

Lembre-se: será muito mais importante você ter tempo para a passagem de som e corrigir possíveis problemas do que ter 11KW de potência e o evento ser cheio de microfonias.

Ah, e acontecendo o evento, tire fotos e mostre como foi. Se quiser, podemos até fazer um artigo.

Falando nisso, veja também:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=108">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=108</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=109">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=109</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=38">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=38</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=168">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=168</a><!-- m -->

Há 2 artigos que vão te dar uma boa base sobre planejamento e organização e 2 artigos sobre eventos passados, para você ter idéias sobre montagem, colocação de caixas, etc.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, li os artigos indicados, ajudaram bastante. Estou marcando uma visita no local para verificar a eletricidade e fazer um mapa de palco.

Algo que facilita é que o pessoal do som já tocou lá outras vezes.


Muito obrigado.

Abraço

Marcelo
 
Fernando, Marcelo

Quando falei em Menos ser Mais, não foi quanto a amplificação, e sim a quantidade de subs. Mesmo assim é sempre um aprendizado participar.
 
Back
Topo