Amp em paralelo?

sobjak

Member
Boa noite!!


Tenho um Staner S600 e queria saber se eu posso ligar as 2 saídas ( Classe AB) em paralelo, formando uma saída BRIGDE, que somaria as saídas AB, formando uma só ( e somando impedâncias também).

Hoje utilizo esse amp para 2 retornos, mas por eventualidade queria somar suas potências para usar em no PA...



Outra coisa: eu acredito que esse amp funcione com impedância mínima de 4 omhs, alguem pode me confirmar isso??
No caso eu teria que ligar uma caixa com resultante de 8 omhs, caso seja possível utilizar as duas saídas em paralelo, certo?



Valew
Rodrigo
 
Sobjak,

fiquei curioso, nunca vi amplificador S600 da Staner. Conheço o 400S, o 800S, mas não esse. Tem foto dele aí?

Um amp só pode ser utilizado em modo bridge se foi projetado para isso. Se não for este o caso (em geral, está escrito atrás dele), nem tente: vai danificar o amp.

Fora isso, seu raciocínio está correto na ligação das caixas.

Um abraço,

Fernando
 
Pois então agora vai ver Bersan...
seuAHesua

não tenho foto dedicada dele... mas tenho uma foto em que estava sendo usado em uma acampamento, para tocar o PA... é guentou bem, clipando apenas nos altos picos.. estava tocando 2 caixas EuroSound 800w


DSC01923.jpg



esse ae


valew
Abraço
 
Legal, não conhecia. Pela idade, garanto que não aceita bridge e deve mesmo ser de 4 Ohms. Amps nacionais com bridge e 2 Ohms começaram a aparecer bem mais recentemente.

Fiquei preocupado com a sua frase:

guentou bem, clipando apenas nos altos picos

O clip só é aceito nestas condições mesmo, nos picos rápidos. Entretanto, melhor seria um amp com maior potência, de forma a não clipar nem nos picos. Ou então abaixar um pouco o volume.

Clipping é a maior causa de queima de falantes.

Um abraço,

Fernando
 
emtão.. ele clipava muito RARAMENTO, só quando dava aquele os picos altíssimos mesmo.. graças a Deus

e por falta de potência deveria ser essa mesmo pra tocar..
Tem um attack em baixo, da igreja do DIGOSOUL aqui do fórum, mas as vezes ela dava problema (me disseram que tinha que dar um bicudos nela pra funcionar) então para evitar problemas colocamos pra retorno..


Valew
Rodrigo
 
me disseram que tinha que dar um bicudos nela pra funcionar

Problema típico de Osmar (os "mar" contatos)

Abrir e ressoldar muito. O que dá de solda ruim por aí...

Esses dias, desmontei um aparelho para consertá-lo. As vezes tinha som, às vezes não. Quando desmontei tudo e virei de cabeça para baixo para ver as soldas, os conectores XLR das entradas caíram no chão. Estavam completamente soltos, soldas horríveis.

Mas imagino se tivesse levado na assistência técnica. Dava uns 200,00 o 'conserto' de 6 soldas.

Fernando
 
mazáaa o rack la da igreja ta famoso
asuhaushuahsuhasue

esse attack tava bemmm problematico, certa vez ele tava ligado ai um irmao da igreja acionou o disjuntor que liga os ventiladores e pronto, ele começou um ruido altíssimo (HUMM) as vezes começava do nada, ai depois desse acampamento ai ele ficou parado uns 5 meses e agora estamos usando ele para o som do salão social sem problemas,

vai uma pergunta alguem sabe a potencia desse amp?
nada no site da attack, nada na internet falando dele :/
 
E um exemplo (só exemplo mesmo): se eu ligar as saídas de duas mesas em uma entrada de um amp?? ou então duas saídas de um compressor em paralelo, para ligar na entrada do amp? algum problema nesas ligações??


logo eu faço um tópico explicando certinho o que eu quero fazer, e aproveito pedir uma ajuda, ou sugestão melhor do que eu to querendo fazer..


digão:
esse attack tava bemmm problematico

vc disse: TAVA..
arrumaram ele??



Ahh sim Bersan, no mínimo esse valor apenas pra soldar os conectores em uma assistencia,
O negócio é abrir e descobrir o que está acontecendo, as vezes o problema é fácil de ser resolvido, como este.. e assim está garantido que realmente foi SOLDADO corretamente..
ehASIUhESAUh


valew
Rodrigo
 
esse attack tava bemmm problematico, certa vez ele tava ligado ai um irmao da igreja acionou o disjuntor que liga os ventiladores e pronto, ele começou um ruido altíssimo (HUMM)

Isso acontece porque ventiladores (motores, cargas indutivas) estão ligados na mesma fase do amplificador (carga resistiva). Nesse caso, o hummm e consequência direta, vai acontecer mesmo, e não é culpa do amplificador.

Dá uma lida nos artigos de "Eletricidade e Sonorização" para entender melhor, e resolver o problema.

E um exemplo (só exemplo mesmo): se eu ligar as saídas de duas mesas em uma entrada de um amp?? ou então duas saídas de um compressor em paralelo, para ligar na entrada do amp? algum problema nesas ligações??

Já vi gente fazendo isso, a princípio sem problemas, mas eu não faria nem indico. O motivo é que é um pouco complicado de explicar.

Enviando dois sinais de mesa simultaneamente, os sinais são somados nas entradas. Por exemplo: você manda dois sinais que, nas mesas ambos atingem 0db cada. Ora, você estará jogando no amp +3dB (o dobro) em relação a uma mesa só. Só que muitos amplificadores tem sensibilidade de 0dB no sinal de entrada, ou seja, quando recebe um sinal de 0dB ele fornece sua potência máxima. Quando recebe +3dB, vai clipar, o que nunca é bom.

Por causa disso, eu prefiro ligar em o master de uma mesa em um canal da outra. Dessa forma, monitoro pelos leds a minha saída máxima e não deixo ela passar de 0dB.

Claro que alguém pode argumentar que basta reduzir o sinal em -3dB no atenuador (os controles de volume) do amplificador, também é possível ficar monitorando o amp, para ver se ele clipa, e tudo o mais. Duro é lembrar de fazer isso na hora do evento. Ao vivo é tudo complicado!

E tem outra vantagem em ligar na mesa: eu ganho um "subgrupo". Posso dividir os canais de forma a deixar somente bateria ou somente vozes na mesa 2, e o canal da mesa 1 (que recebe o sinal da mesa 2) funciona como um subgrupo: posso mutar, abaixar o volume, etc.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo