Amplicador Cygnus

Jaasielsouza

New Member
Fala galera,

tenho um tempo já no som da igreja, e substitui um rapaz que ja tinha uns anos lá, aprendi "Natoralmente", mas só agora estou começando a buscar saber as especificações de tudo. Roubaram os nossos equipamentos lá, compressor, equalizador, efeito, cd player, microfones e inclusive as potências... ( ô dor...) mas voltando... ele comprou essa potência aki

DSC01283.jpg


CYGNUS PP1202
PRO SERIES
Duas fontes independentes para os canais..
Potência: 1000W por canal (segundo meu amigo aqui) :?:

Minha duvida surgiu porque abri as caixas esses dias pra limpar e vi que tenho em cada uma delas

2 Falantes Snake ESX 155 ( 15", 600WRMS, 97dbSPL)
e um drive TI SD 375 (2", 150W, 110 dbSPL)

O que quero saber na verdade é se alguém conhece ou já viu o amplificador, ou tem, porque ja procurei na net e não achei. Quero saber se a potência por canal é essa mesma, e se estou utilizando certo.

obs.: Não tive problemas com ela ainda, mas entendo que preciso conhecer o que tenho em mãos.

Quem puder me ajudar, obrigado...
 
Jaaziel,

a Cygnus infelizmente faliu, e desta vez parece que ninguém vai ressucitá-la. Deixou um monte de órfãos, como você e eu.

Para saber a potência de um amplificador, use a fórmula de Ohm.

Veja a amperagem do fusível para 110V ou 220V. Depois, multiplique assim:

Potência = Voltagem x Amperagem.

Por exemplo, meu Cygnus PA-400 tem fusível de 4A. Então:

Potência = 110V x 4A = 440W

Só que essa "potência" na verdade é consumo elétrico, e não potência útil, que o amp transforma em som. Para saber a potência útil, é necessário saber a classe do mesmo.

A maioria dos amps é classe AB, que tem rendimento entre 60% e 70%. Então, faça a conta:

Consumo x rendimento = Potência útil

No meu caso:

440W x 0,65 (65%, média) = 286W

O manual indica 270W reais. Viu como o cálculo é bem aproximado?

90% dos amps são classe AB, logo o cálculo serve. E serve também para os classe H, mas como o rendimento deles é maior, na faixa de 80% a 90%, use o valor de 85%.

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado Fernando,

Orfãos neh!? fazer o q....
lembro que atras do amplificador tem as especifacações para 110 e 220.
Depois do culto hoje eu dou uma olhada, e quando chegar em casa eu faço os cálculos e posto aqui...

Vlw pela atenção!!

Abraço,
Jaasiel
 
Fernando, tenho umas fotos do amplificador aqui e da pra ver a amperagem...

220V - 8A
Então fica,

Potência = 220V x 8A x 0,65(rendimento) = 1056W

Eh isso neh!? entao o valor da proximo do que o rapaz me disse aki...

Mas entao, esse valor eh suficiente pra "empurrar" minhas caixas?


2 Falantes Snake ESX 155 ( 15", 600WRMS, 97dbSPL)
e um drive TI SD 375 (2", 150W, 110 dbSPL)

isso ai eh pra cada uma...

Obrigado

Abs, Jaasiel
 
Lembrando que são 1.000W totais, ou 500W canais, provavelmente em 4 Ohms, e não como seu amigo falou, por canal.

Mas entao, esse valor eh suficiente pra "empurrar" minhas caixas?

Complicado responder isso de forma fácil depois da série de artigos "Potência - uma coisa mais que complicada".

O primeiro passo seria conferir se os 1.000 Watts (500W/canal)são suficientes para sonorizar o ambiente proposto. Mas vamos imaginar que sim. Neste caso, então caixas com potência RMS de 250W cada (2x) lhe atenderiam.

No caso, essa potência todas das caixas está sub-utilizada.

Por outro lado, se você quisesse aproveitar totalmente suas caixas acústicas, levá-las ao máximo possível, você precisaria do dobro de potência de amplificador em relação à potência das caixas.

Leia os artigos, são complicados, mas interessantes.

Um abraço,

Fernando
 
Vlw Fernando, entendi...

Vou ler os artigos e tentar entender pelo menos o básico.
Só mais uma pergunta...
Você falou que no caso de 1000W totais, seriam 500W por canal. O fato do amplificador ter duas fontes independentes e dois fusíveis modifica alguma coisa nessa conta?

Ah tah, o templo é mais ou menos assim:

25 de comprimento x 15 de largura x 5, 5 de pé direito. Não sei se isso importa, mas temos cerca de 37 a 40 janelas de aluminio e vidro. A plataforma tem 1m de altura e as caixas ficam em cima dela a uma distancia de uns 11m uma da outra( a plataforma não encosta na parede). Estamos sem forro ainda, ta construindo. Depois tiro umas fotos e coloco aqui.

Obrigado

Abs, Jaasiel
 
A Paz

verifiquei que a sensibilidade do WF é 97dB e do driver 110dB, uma senhora diferença entre o driver e o falante´( 13 dB). Já verificou se os resistores estão ok? Eu pergunto pois aprendi com o Fernando e na prática vi a diferença de divisores passivos para ativos,,,,e olha que o q estou usando é um muito antigo, mais vi a diferença, quando usava ele com os passivos, ficavam um volume alto, hoje usando os ativos vejo que era excesso de médios.
 
Heriberto,

quando abri as caixas, verifequei o divisor, e estava tudo ok, apesar dele aparentar ser um pouco antigo. Pra fazer esse mudança hj fica dificil pra mim ($$$$$)...
mas vlw a ajuda!!

Abs, Jaasiel
 
Jaaziel,

se você tem um raro amplificador com duas fontes independentes, cada uma 220V x 8A, então você realmente tem 1.000W/canal. Uma baita potência.

Heriberto,

sua conta tá quase certa. Você considerou a sensibilidade do woofer e do driver para achar 13dB, mas falta considerar que são 2 woofers tocando em conjunto. Neste caso, existe o tal do "acoplamento acústico", onde a a sensibilidade dos 2 trabalhando junto é +3dB do que um só. Logo, temos 100dB do conjunto de woofers e 110dB no driver.

Quanto sua consideração:

e na prática vi a diferença de divisores passivos para ativos (...)mais vi a diferença, quando usava ele com os passivos, ficavam um volume alto, hoje usando os ativos vejo que era excesso de médios.

Na verdade, o problema não é ser ativo ou passivo, mas sim bem equilibrado ou não. Veja:

div_freq.gif


Por causa do ajuste errado (tanto no divisor passivo quanto no ativo), podemos ter essas situações como na foto: excesso de algumas frequências, falta de outras.

Muitas caixas de primeiríssima contam com um divisor de frequência passivo e uma excelente e bem equilibrada resposta.

Um abraço,

Fernando
 
Vlw Bersan, tirou minha duvida

tem essa outra foto aki, mostra as duas fontes...
DSC01286.jpg


Quer dizer q eu tenho raridade nas maos e num sabia eh?
Grande benção ( e bota grande nisso, pesa pra caramba) rsrsrs
vlw!!

Abs, Jaasiel
 
A potência máxima de um amp sempre dependeu da fonte. Muito antigamente (década de 1970 e 1980, apesar desse seu amp parecer-me ser mais novo), altas potências eram raras, pois exigiam fontes enormes e pesadíssimas, de custo muito muito alto.

Quem não conseguiu desenvolver uma fonte única com toda a potência especificada teve por solução fazer amps com duas fontes independentes, na verdade dois amplificadores em um só gabinete. Alguns modelos chegavam a ter dois cabos de força independentes.

Trabalhei com alguns Staner 800S assim, dava para ligar apenas um "lado", trabalhando com o outro "lado" desligado.
Quanto à Cygnus, desconhecia esse modelo. Raridade mesmo.

Sabe que existe uma grande vantagem neles? Se um canal quebrar, a pessoa nem precisa de esquema para consertar. É só abrir e sair comparando o lado funcionando com o lado que não funciona, no multímetro.

Fora isso, com os transformadores toroidais modernos, esse tipo caiu em desuso, entre outras coisas devido ao alto peso e alto custo.

Aliás, até mesmo os toroidais estão caindo em desuso, com os fabricantes prefereindo utilizar fontes chaveadas em muitos casos, como forma de baratear (não usa tanto cobre, material caro) e diminuir o peso.

Um abraço,

Fernando
 
Trabalhei com alguns Staner 800S assim, dava para ligar apenas um "lado", trabalhando com o outro "lado" desligado.

Pois então, certa vez eu estava na direção de um culto, e deixei um garoto ao qual eu tinha ensinado umas coisas basicas lá na mesa. Só que não deu pra ficar tranquilo, até que eu percebi que não estava saindo som em uma das caixas. Fiquei aguniado pra caramba, e logo que pude fui ver o ocorrido, pq o menino tava totalmente "AÉREO" e nem percebeu. Quando cheguei lah, procurei, procurei, ate q vi o problema...
O abençoado tinha desligado uma das fontes com o pé, sem perceber...
é cada uma...

Sabe que existe uma grande vantagem neles? Se um canal quebrar, a pessoa nem precisa de esquema para consertar. É só abrir e sair comparando o lado funcionando com o lado que não funciona, no multímetro.

Espero não precisar fazer isso tão cedo. :D

Vlw pela atenção Fernando

Abs, Jaasiel
 
Back
Topo