Amplificador caseiro

Ola amigos, não tinha nada para fazer, fui até o forum audiolist e fiz o amplificador famoso com os transistores 2N3773

Segue as fotos

<!-- m --><a class="postlink" href="http://img401.imageshack.us/img401/7024/img7510s.jpg">http://img401.imageshack.us/img401/7024/img7510s.jpg</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img708.imageshack.us/img708/9720/img7509j.jpg">http://img708.imageshack.us/img708/9720/img7509j.jpg</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img716.imageshack.us/img716/9648/img7511y.jpg">http://img716.imageshack.us/img716/9648/img7511y.jpg</a><!-- m -->

Usei a fonte de um receiver velho que tinha qui.

Usei um falante de 15 street bass para testa-lo, o projeto diz fornecer 130rms. E confeço que foi os 130rms mais potentes que já vi. Muita qualidade, e graves muito forte.

Ainda tenho que ageitar certinho, e faze um gabinete

Abraço a todos
 
Meu pai tbém ja chegou a montar um amplificador que trabalhasse em 2 ohm's com incriveis 5.600 watts RMS.
Na ocasião ele mandou enrolar um transformador e tal....o resultado final ficou muito bom..ele mandou fazer uma carcaça bem bacana....o unico problema é que o amp não era balanceado..mas ficou terrivelmente forte.

Porém eu nunca tive coragem de usar em nenhum show kkkkkkkkkkkkkkkkkk, mesmo sabendo q ele obedeceu todo o projeto...mas sei lá né kkk.
 
Eu não vejo o porque, se foi bem montado, e o projeto é bom, não tem diferença de um profissional para o caseiro, a não ser estética.

O próximo passo meu é montar um com 2x1000rms hehe
 
Olá Lucas,

bonito serviço, bom trabalho. Sobre isto aqui:

Ola amigos, não tinha nada para fazer,

Quando você ou qualquer outra pessoa que ler esta mensagem "não tiver nada para fazer", entre em contato comigo. Tenho toneladas de coisas a fazer no SomAoVivo, e não consigo...

Fernando
 
Obrigado bersan, não ficou muito bonito na estética, até porque não tenho uma experiencia com soldas hehe.

O importante é que funciona mesmo, e tem uma qualidade muito boa de audio, e bem forte. Recomendo,

Se eu poder ajudar no forum pode contar comigo, sabe que estou sempre por aqui.

Abraço
 
lucasoliveira disse:
O próximo passo meu é montar um com 2x1000rms hehe

parabéns lucas... show de bola o amp.. estética é a parte mais fácil.. rsrsrsrs.. o problema é fazer funcionar.. rsrsrs

Quando montar o de 2X1000rms poste ai para vermos.

abraço.
 
è mesmo alin, deu alguns probleminhas hehe, mas foi por desatensão minha mesmo.

Mas ficou muito bom mesmo, o som é cristalino, e ta judiando do meu falante hehe, isso sim é potência real. Hoje em dia parece que mudaram a nomeclatura de potência rms.

Pois antigamente, na decada de 70,80, um amplificador de 300 ou 400rms era um ABSURDO de potência. Meu pai tocava numa danceteria na epoca, eles usavam um PA1800 para o salão, e não botava na potência maxima, se não destruia os timpanos.

HOje o cara vê um amplificador de 1000rms não é muita coisa.

Realmente não entendo.

Abraço
 
Eu não entendo, antigamente potencia rms era muita coisa, no próprio manual desse amplificador que monte diz

"Amplificador profissional, com incriveis 130rms de potencia real"

Hehe
 
Deluna disse:
Um ampl de 1000w não fala nem 6dB a mais que um de 300w.

Nem um de 10.000wrms "fala" mais que um de 300wrms, o que vai "fala" é o falante :lol: :lol: :lol: , brincadeira....

........................

Show de bola lucas, continue assim, te adimiro nessa parte, eu tambem sou curioso mas nunca cheguei a faze nada assim, nem com caixa eu me meto muito, se presisar de qualquer ajuda conta comigo, ja fiz um curso de eletrica, no que der estou disposto a ajudar.
 
Obrigado benedito, sei que posso contar com você, ou com qualquer membro do forum. Isso ai foi apenas uma brincadeira. E acabou me surpreendendo bastante.

Abraço
 
Olá gente,

que boa pergunta fizeram..

ANTIGAMENTE... um amp de algumas centenas de Watts "arrebentava a boca do balão". Hoje, alguns milheres de Watts para fazer o mesmo, e olhe lá...

O QUE MUDOU?

Realmente, em 30 anos, tivemos a seguinte situação:

- o custo por Watt baixou, então hoje é comum vermos um amp de milhares de Watts
- os falantes melhoraram de sensibilidade/eficiência. Não vou nem muito longe: falantes para PA de 15 anos atrás tinham sensibilidade entre 90 e 95dB/1W/1m. Hoje, temos sensibilidades na faixa dos 98 a 103dB, um excelente incremento.
- o ouvido humano continuou o mesmo, ou seja, continua 120dB como limiar da dor.

Então, o que mudou?

Eu penso que duas coisas mudaram. O estilo musical foi uma delas, com crescimento principalmente de sons graves, que requerem enorme potência.

20 anos atrás, por exemplo, ninguém falava em subwoofer. Até se falava em graves, gravões, mas aquele negócio de soco no estômago, fazer balançar a barra da calça e de levantar poeira do chão... isso eu acredito que é invenção nova.

Eu tenho em casa um livro do Luiz Fernando Cysne, "Áudio, Engenharia e Sistemas", onde ele cita que um sistema de PA que responda de 50Hz até 15KHz pode ser considerado de alta qualidade. Hoje, um sistema desses seria rejeitado pela maioria dos baixistas e bateristas, porque não faz nada tremer...

A segunda coisa que mudou foi a quantidade de público, fruto também da enorme migração do campo para as cidades a partir da década de 1960. Nesta época, 30% da população do Brasil era urbana, e 70% era rural. Hoje, 50 anos depois, é o contrário.

Isso traz o seguinte impacto: 20 anos atrás (quando comecei), um evento normal tinha centenas de pessoas, e um evento GRANDE tinha milhares de pessoas. Hoje, um evento para ser considerado GRANDE precisa de DEZENAS DE MILHARES DE PESSOAS.

Obviamente, sonorização de centenas, milhares e dezenas de milhares são coisas muito diferentes.

É o meu pensamento.

Um abraço,

Fernando
 
Menos eficientes? Acho que não né? Se a sensibilidade dos falantes melhorou, e os projetos de caixas "evoluíram", as caixas são MAIS eficientes que antigamente... Acho que o problema está no referencial mesmo...
 
Mas as caixas que se usavam antes, como as famosas W-horn da vida, não eram mais eficientes que as que se usam hoje em dia? Pois essa era a impressão que eu tinha, que hoje em dia com os altofalantes e amplificadores mais potentes, tem se usado caixas menos eficientes, mas mais compactas.
 
Peço permissão aos colegar para usar o tópico.

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre um projeto que usa o mesmos transistores
<!-- m --><a class="postlink" href="http://sites.google.com/site/quasisdiyaudiosite/nbip-series/nbip300">http://sites.google.com/site/quasisdiya ... es/nbip300</a><!-- m -->

Como é feita a isolação destes transistores metálicos? pergunto porque estou tentando a mais de 2 meses terminar um amp com estes transistores e não consigo,
estou usando uma lâmpada série na bancada e mostra sempre em curto, resolvi tirar a lâmpada série toca um pouquinho e queima o fusível do -V, isolei os transistores com mica e os parafusos com os devidos isoladores, nada de contato com o dissipador agora ele não liga a lâmpada série mas esquenta o transistor T8 e queima o resistor de 100R ligado a base do T9 se eu deixar ligado uns 8 segundos. Testei todas os componentes e não vi nenhum problema.

Contudo tenho uma dúvida que pode ser boba mas como estou aprendendo eletrônica vou fazer, se os transistores 2N3773 são interligados os coletores que é a base metálica qual sentido de isolá-los do dissipador, lembrando que coloquei um L de alumínio separado para cada 4 transistores. Então como soldo o coletor na placa se eles devem ser isolados em cima com isolador no parafuso :? ?

Enfim preciso de um help dos colegas para não jogar tudo na parece e dar uma bicuda quando cair :lol:
 
Enão Wseley,

Entre os transistores e o dissipador, usa-se MICA, é uma proteção que se aplica, antes de ligar o amplificador, meça com um multimetro o transistor e o dissipador, e se o mesmo apitar, é por que está pegando, o que não pode.

O passo que fiz foi o seguinte, pega um lado da mica, passa pasta térmica, encaixa o lado da pasta no transistor, o outro lado passa pasta térmica e encaixa no dissipador, que deve ser encaixado na placa, entendes.

Ou seja, entra transistore, dissipador, e a placa fica por baixo. E ai só soldar.

Abraço
 
lucasoliveira

Já testei e como informei acima não tem contato entre os transistores e o dissipador e nem contato entre o transistor e o parafuso que o prende, minha dúvida continua sendo na ligação do coletor que é a base do transistor na placa, como faço? deixo o parafuso sem isolante e soldo bem em cima do cobreado? lembrando que já fiz este teste e também acontece os problemas relatados acima, tá bem complicado já não sei o que fazer mais.
Preciso que estas dicas sejam baseadas no projeto do link porque o seu pode ser diferente.
Obrigado pela atenção! muito rápido a resposta.
 
Back
Topo