AMPLIFICADOR CERTO PARA FALANTES

G

Guest

Guest
Ola Amigos preciso de ajuda estou com uma duvida qual a potência que devo usar para uma caixa de 1200 watts RMS inicialmente , pois tão logo teremos mais uma com a mesma potênica ...alguns "técnicos de som" daqui da minha cidade que eu ja consultei dizem que não existe amplificador para esse tipo de caixa ? mas eu creio que eles estão desinformado ? alguém poderia me dizer qual a marca e a potência que posso usar para suprir essa necessidade ?

outra essas caixas foram fabricadas artesanalmente e foi construida com dois falantes de 18" e duas twiter e uma super ttwiter , o camarada que construiu disse que para que os falantes não queimem eu teria que comprar um cross over para cada caixa ou então um para a mesa de som ....e mais um equalizador ....tirem essas duvidas ja li todos os artigos sobre potências e sinceramente tem algo que não bate e eu não sei o que é...detalhe o líder de louvor da minha igreja que colocar esse equipamento ...a mesa que estamos comprando é uma behering 2442 fx
 
Olá Mário,

tem coisas certas e erradas no que te falaram.

essas caixas foram fabricadas artesanalmente e foi construida com dois falantes de 18" e duas twiter e uma super ttwiter , o camarada que construiu disse que para que os falantes não queimem eu teria que comprar um crossover para cada caixa

Para evitar que os drivers não queimem, é necessário enviar para eles apenas o que eles podem responder (tem isso lá nos artigos sobre potências). Isso é feito através de crossovers passivos (chamados de divisores de frequências, que ficam dentro das caixas) ou ativos.

Você pode usar um divisor tipo o Nenis DF952TICC (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF952TICC">http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF952TICC</a><!-- m -->) ou mesmo encomendar para a Nenis ou para a EAM (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br">www.eam.com.br</a><!-- w -->) que façam um sob medida, de acordo com a potência especificada e os parâmetros dos falantes. Ou então usar um crossover ativo...

Um crossover ativo é um periférico que faz as separações dos sons adequados para cada falante ANTES do amplificador. Você separa os sons, acerta o volume (para que uma via - agudos ou graves - não sobressaia à outra) e manda para os amplificadores.

alguns "técnicos de som" daqui da minha cidade que eu ja consultei dizem que não existe amplificador para esse tipo de caixa ? mas eu creio que eles estão desinformado ? alguém poderia me dizer qual a marca e a potência que posso usar para suprir essa necessidade ?

Para um trabalho "profissional", os amps devem ter o dobro da potência dos falantes, como você viu nos artigos. Ou seja, você deveria comprar um amplificador de 2.400 Watts em 4 Ohms (os dois falantes de 18" ligados em paralelo devem dar 4 Ohms) por canal. No mercado nacional, você tem como opção o StudioR X8 (2.350W por canal em 4 Ohm) e o Hotsound Digilite 8.0, de 2.135W por canal em 4 Ohm.

Para os agudos o princípio é o mesmo, mas você verá que os drivers tem pouca potência, então um amplificador de 200W/canal (em 8 Ohms) costuma resolver. Mas é preciso ver a especificação dos drivers para dar o valor exato.

Evidente que é possível usar amplificadores de menor potência, desde que nunca entrem em regime de clipping (ou que tenham circuitos limitadores para evitar o clipping), para evitar a queima dos falantes. Tem isso lá no artigo sobre potências e falantes explicado também.

Com caixas assim e potências desse nível envolvidas, dá para sonorizar um evento BEM GRANDE MESMO, com uma boas milhares de pessoas. Será que precisa disso tudo mesmo?

Um abraço,

Fernando
 
e voce tem razão

fernando por enquanto não vou precisar de tudo isso , mas como foi doado ninguem pode recusar entende como é .....futuramente mais precisamente ano que que vem la pelos meados de março de 2008 ja estaremos no templo novo e ai podemos explorar um pouco mais esse som ...valeu a dica ....ate mais ...se algúem tiver mais alguma coisa tou aqui ....valeu
 
Fernando, não seria bom o mario Pinheiro postar uma foto desta caixa?, pois estou achando estranho 2 falantes de 18'' + 2 tw + 1 STW. Pois se for assim mesmo ele terá graves problemas com os divisores, pois os 2 tweters devem ser cortados acima de 2.000 Hz e acredito que o 18"não vai bem após 1.000Hz, estou certo?
 
Heriberto,

Segundo o post original, o projeto da caixa leva

dois falantes de 18" e duas twiter e uma super ttwiter

Acredito que "as duas twiter" na verdade são dois drivers com cornetas, e a caixa é de 3 vias, com 2 woofers, 2 cornetas e um super-tweeter. E porque não dois supertweeters logo?

Inclusive preciso acertar uma coisa que escrevi antes. Um divisor passivo de 2 vias como o DF952TICC que indiquei não serve, precisará ser um de 3 vias, não de duas.

De qualquer forma, temos o problema que o Heriberto levantou.

acredito que o 18"não vai bem após 1.000Hz

Em geral, falantes de 18" não vão bem sequer além de 500Hz. A maioria dos projetos envolvendo falantes de 18" são feitos até 200Hz, que é a faixa ótima de trabalho deles.

Você não passou a lista dos falantes, que seria necessária para saber as corretas respostas de frequências dos falantes. Por favor, poste aqui (foto também é legal, mas marca/modelo dos falantes é mais necessário).

Fiz algumas simulações com divisores passivos da Nenis (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br/Divisores.asp">http://www.nenis.com.br/Divisores.asp</a><!-- m -->) e nenhum deles deu certo com os falantes que costumeiramente encontramos no mercado (woofers de 18", driver fenólico e supertweeter). Sua caixa ficará com "buracos" na resposta de frequência.

Um crossover ativo ou um divisor especialmente fabricado pode ajudar a "encaixar" as frequências certas nos falantes existentes, mas ainda assim não será fácil com essa configuração de falantes.

Por favor, envie os dados disponíveis e peça para o irmão que está montando a segunda dar uma "parada" nos trabalhos. Sei que isso é difícil, ele deve estar fazendo na maior boa vontade, eu entendo e valorizo isso, mas é melhor pedir para ele parar agora que depois ter que reformar 2 caixas, e não uma (a que já está feita).

Um abraço,

Fernando
 
AMplificadores certo

Ok Pessoal estou verificando as informações e sugestões que voces me deram vou checar tudo isso e então voltarei com vocÊs ...coloquei outro artigo também sobre a potência europower ep2500 da behring ela me dar segundo as especificações técnicas ela me dar uma potência de saída em 4 OHMS de 2400 w so que isso é num modo MONO BRIDGED O que isso siginifica ? ela se encaixa em uma das sugestões...
 
potencia certa

bersan disse:
Olá Mário,

tem coisas certas e erradas no que te falaram.

essas caixas foram fabricadas artesanalmente e foi construida com dois falantes de 18" e duas twiter e uma super ttwiter , o camarada que construiu disse que para que os falantes não queimem eu teria que comprar um crossover para cada caixa

Para evitar que os drivers não queimem, é necessário enviar para eles apenas o que eles podem responder (tem isso lá nos artigos sobre potências). Isso é feito através de crossovers passivos (chamados de divisores de frequências, que ficam dentro das caixas) ou ativos.

Você pode usar um divisor tipo o Nenis DF952TICC (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF952TICC">http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF952TICC</a><!-- m -->) ou mesmo encomendar para a Nenis ou para a EAM (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br">www.eam.com.br</a><!-- w -->) que façam um sob medida, de acordo com a potência especificada e os parâmetros dos falantes. Ou então usar um crossover ativo...

Um crossover ativo é um periférico que faz as separações dos sons adequados para cada falante ANTES do amplificador. Você separa os sons, acerta o volume (para que uma via - agudos ou graves - não sobressaia à outra) e manda para os amplificadores.

alguns "técnicos de som" daqui da minha cidade que eu ja consultei dizem que não existe amplificador para esse tipo de caixa ? mas eu creio que eles estão desinformado ? alguém poderia me dizer qual a marca e a potência que posso usar para suprir essa necessidade ?

Para um trabalho "profissional", os amps devem ter o dobro da potência dos falantes, como você viu nos artigos. Ou seja, você deveria comprar um amplificador de 2.400 Watts em 4 Ohms (os dois falantes de 18" ligados em paralelo devem dar 4 Ohms) por canal. No mercado nacional, você tem como opção o StudioR X8 (2.350W por canal em 4 Ohm) e o Hotsound Digilite 8.0, de 2.135W por canal em 4 Ohm.

Para os agudos o princípio é o mesmo, mas você verá que os drivers tem pouca potência, então um amplificador de 200W/canal (em 8 Ohms) costuma resolver. Mas é preciso ver a especificação dos drivers para dar o valor exato.

Evidente que é possível usar amplificadores de menor potência, desde que nunca entrem em regime de clipping (ou que tenham circuitos limitadores para evitar o clipping), para evitar a queima dos falantes. Tem isso lá no artigo sobre potências e falantes explicado também.

Com caixas assim e potências desse nível envolvidas, dá para sonorizar um evento BEM GRANDE MESMO, com uma boas milhares de pessoas. Será que precisa disso tudo mesmo?

Um abraço,

Fernando
bom a configuração correta da caixa é 2 falantes de 15" de 450 w cada de 8 ohm + uma corneta de 100 w+ 2 tweeter....

o studio R 2400 pode atender a minha expectativa ;;; ja ouviram falar do O'NEIL pro (creio que é assim que se escreve)
 
Como o Fernando disse, o X8 da Studio R vai te atnder bem. Esqueça a Oneal, o Studio R tem proteções muito mais elaboradas.

Mande notícias, poste uma fotos aí par gente.

Abçs e boa sorte na empreitada.

Rafael
 
Back
Topo