amplificador de potencia PA

rodrigoRR

New Member
ola amigos, tenho uma duvida pois entendo pouco de amplificadores, estou começando agora e gostaria do apoio dos amigos.
tenho duas caixas W horn, e agora estou comprando 2 falantes (18sw3p woofer 18
800w rms / 8 Ω). Estou na duvida de qual potencia ideal para elas, desde ja agradeço o apoio dos amigos.
 
Meu amigo esta duvida é muito comum por aqui,então vamos lá antes de mais nada quero te informa que irão te orientar a utilizar um LIMITER,isso vai depender de como vc irá regular o volume do seu som,no seu caso é para via de grave são duas caixas WHorns com alto falante de 18 800w rms / 8ohmns,a potencia ideal indicada será de duas vezes a potencia de seu alto falante então sendo dois alto falante calcule sempre a soma total de cada sistema de alto falantes,.então são : 800w rms / 8ohmns + 800w rms / 8ohmns ,total =1600w rms / 4ohmns ligados em paralelo!! logo a potencia deverá ser de : 3200w rms 4ohmn,ou seja o dobro em relação a potencia total dos seus alto falantes,,entendeu!!!!!
 
Outro detalhe em relação a impedancia fique sempre atento !!!! quando se lifga alto falantes em paralelo a impedancia é dividida,e quando se liga em série a impedancia é somada então 8 ohmns + 8 ohmns em paralelo = 4 ohmns,e 8 ohmns + 8 ohmns em série = 16 ohmns,entendeu!!!!!
 
teste sempre a polaridade do alto falantes com uma bateria de 9 volts e deve sempre o cone se mover pra frente,pois isso evitará que suas caixas tenha cancelamentos ou fique fora de fase por polaridade invertida!!!! blzz.
 
Meu amigo esta duvida é muito comum por aqui,então vamos lá antes de mais nada quero te informa que irão te orientar a utilizar um LIMITER,isso vai depender de como vc irá regular o volume do seu som,no seu caso é para via de grave são duas caixas WHorns com alto falante de 18 800w rms / 8ohmns,a potencia ideal indicada será de duas vezes a potencia de seu alto falante então sendo dois alto falante calcule sempre a soma total de cada sistema de alto falantes,.então são : 800w rms / 8ohmns + 800w rms / 8ohmns ,total =1600w rms / 4ohmns ligados em paralelo!! logo a potencia deverá ser de : 3200w rms 4ohmn,ou seja o dobro em relação a potencia total dos seus alto falantes,,entendeu!!!!!
Meu amigo esta duvida é muito comum por aqui,então vamos lá antes de mais nada quero te informa que irão te orientar a utilizar um LIMITER,isso vai depender de como vc irá regular o volume do seu som,no seu caso é para via de grave são duas caixas WHorns com alto falante de 18 800w rms / 8ohmns,a potencia ideal indicada será de duas vezes a potencia de seu alto falante então sendo dois alto falante calcule sempre a soma total de cada sistema de alto falantes,.então são : 800w rms / 8ohmns + 800w rms / 8ohmns ,total =1600w rms / 4ohmns ligados em paralelo!! logo a potencia deverá ser de : 3200w rms 4ohmn,ou seja o dobro em relação a potencia total dos seus alto falantes,,entendeu!!!!!


muito obrigado amigo Well Araujo, entendi, no caso tenho que comprar uma potencia de 3,200. Eu esta muito enganado entao kkk, pensei que eu poderia comprar uma potencia de 2,000w ai pensei que ela jogava 1,000w por canal e ainda sobrava 200w

nao querendo alugar voce, mas qual a função desse limiter?
 
Sempre o ideal será o amplificador fornecer o dobro de potencia exigida pelo sistema de caixa eu disse ideal mais nem todos seguem esta regra,na pratica isto significa que vc terá sempre uma boa margem de sobra de potencia que se faz necessário para o caso de picos musicais para evitar do amplificador clipar!!!,,quanto ao LIMITER!!! o nome já indica ele limita o sinal vindo por exemplo do mixer do DJ!!, então bem ajustado irá proteger seu sistema de som sem deixar o volume absurdamente alto!!! mais pra isso precisa está bem ajustado nada tão complicado ok.
 
Sempre o ideal será o amplificador fornecer o dobro de potencia exigida pelo sistema de caixa eu disse ideal mais nem todos seguem esta regra,na pratica isto significa que vc terá sempre uma boa margem de sobra de potencia que se faz necessário para o caso de picos musicais para evitar do amplificador clipar!!!,,quanto ao LIMITER!!! o nome já indica ele limita o sinal vindo por exemplo do mixer do DJ!!, então bem ajustado irá proteger seu sistema de som sem deixar o volume absurdamente alto!!! mais pra isso precisa está bem ajustado nada tão complicado ok.

valeu mesmo irmao, agora sim, deu pra mim compreender sobre qual potencia aplicar nas minhas caixas, valeu mesmo muito obrigado pela atenção ai.

so pra finalizar a nossa conversa, eu to meio por fora de qual marca comprar o meu amplificador, será que vc poderia me da uma forcinha ai, de algumas marcas boas de amplificador. desde ja te agradeço irmao.
 
Bem na questão de marcas existe varias e com preços variados,,vai depender do seu orçamento de quanto vc poderá investir !!!! mais na minha opinião sem dúvidas alguma com certeza a linha de amplificadores MACHINE, são ótimos amplificadores e neste caso o modelo que vai te atender será o PSL 4400 Lembrando que específicamente no seu caso que necessita de 3200 watta rms / 4ohmns pra tocar suas duas WHorn vias de graves!!!!!, Este amplificador vai te entregar 2800 watts RMS em carga de 4 ohmns na pratica tem potencia de sobras pra tocar seus graves,é melhor porque pode tanto usá-lo em graves ou em caixas de altas pois é um classe AB/H leia o manual anexo,,isso é apenas minha opinião cada pessoa tem um gosto,mais machine são ótimos amplificadores basta saber usar!!!!
 

Attachments

  • af_manual-psl-web.pdf
    1 MB · Visitas: 9
@well araujo
Suas contas acima para indicar o amp estão considerando 4 ohms.
Whorn é 1 falante só. são somente duas caixas com selenium 8ohms.
provelmente a ligação será um canal para cada caixa, amp dedicado somente para graves.
então as contas e escolha do amp deve ser refeita considerando potencia 8ohms por canal.

Quando se precisa de muita potencia e vai ligar poucos falantes acho um desperdicio comprar um amp 2ohms
Uma solução interessante são amps de 40hms como impedancia final.
A Audio Leader tem os modelos 4ohms mais forte do mercado, preço atrativo e bivolt.
Dá uma olhada...
 
@well araujo
Suas contas acima para indicar o amp estão considerando 4 ohms.
Whorn é 1 falante só. são somente duas caixas com selenium 8ohms.
provelmente a ligação será um canal para cada caixa, amp dedicado somente para graves.
então as contas e escolha do amp deve ser refeita considerando potencia 8ohms por canal.

Quando se precisa de muita potencia e vai ligar poucos falantes acho um desperdicio comprar um amp 2ohms
Uma solução interessante são amps de 40hms como impedancia final.
A Audio Leader tem os modelos 4ohms mais forte do mercado, preço atrativo e bivolt.
Dá uma olhada...


interessante, realmente é so um falante por caixa e eles sao de 8ohms, vou da uma olhada nesse amp. da Audio Leader tambem. obrigado tambem amigo
 
interessante, realmente é so um falante por caixa e eles sao de 8ohms, vou da uma olhada nesse amp. da Audio Leader tambem. obrigado tambem amigo


amigo sera que esse amp
Amplificador Áudio Leader Al1500 1500 W Rms 4 Ohms
consegue tocar minhas duas caixas, eu pretendo trabalhar com festas de 15 anos aniversario de crianças, estou começando agora entendi, no momento eu nao tenho condição de investir muito mas de vagar agente chega la, pretendo trabalhar com um publico de ate 250 pessoas no maximo. valeu
 
Olá!
esse al1500 não vai tocar legal! minimo para te atender ainda faltando potencia seria o al3000. o que poderia fazer para melhorar muito seu equipamento se não for comprar mais caixas era comprar os falantes em 4ohms....
ou se for usar falantes de 8 ohms ligar os 2 graves em 1 canal e as altas no outro canal para aproveitar melhor o amp....
 
e seu eu comprar o falantes da mesma proporção so que em 4 ohms, poderia comprar uma potencia menor, ou nao influenciaria em nada. obrigado
 
melhoraria bastante, comprando 2 falantes de 800 rms 4 ohms os amplificadores que te atendem são os modelos que tem apartir de 2000 rms 4 ohms...
mas amp de 2000 rms não é o ideal, mas se vc comprar o al3000 vai ser pancada no peito pq suas caixas o que tem de pesadas tem de boas!!!

se de todo jeito não puder gastar muito tente pegar o machine wvox a8000 ou o al 2000. lembrando que não é o recomdado mas eu uso um amp com mesma potencia do falante 800 rms 4 ohms e me atende bem!!! modelo da caixa é t18 que na teoria toca menos que a sua....
 
Geralmente o pessoal gosta de generalizar falantes 8ohms profissional e falantes 4ohms automotivo.
Se vc considerar os nacionais mais usados são Oversound sub 800, Snake HPX2180 e Selenium 18sw3p... tudo 8ohms 18 polegadas. Nas caixas clones que temos por aí: SB850, T18, Whorn, meia SB,
com rendimento bem aceitavel quando bem amplificado.

Agora o dificil é vc achar um falante 4ohms tem especificações semelhante e rendimento legal nessas caixas.
Acho que é minoria o pessoal que arrisca outros subs 4 ohms nessas caixas e para finalidade de som profissional, bandas. etc...
 
Mais o que recomendei foi que usar falante proficional mas na versão 4 ohms... os modelos citados pelo amigo tem a versão de 4 ohms para facilitar o casamento de impedancia...
ta aí o @DJ GARAM que tem um par de sub snake 4 ohms!
 
ate que os alto falantes tao traquilo vou ver se compro os de 4ohms ou os de 8ohms,
o que ta pegando é so a potencia, eu achei no mercado ai de R$2,800 a R$3,500, uma potencia de 3,000w, eu to com medo de comprar uma usada pois nao entendo e tenho medo de alguem me sacanear, acho que vou juntar um dinheiro e comprar uma nova mesmo
 
Mais o que recomendei foi que usar falante proficional mas na versão 4 ohms... os modelos citados pelo amigo tem a versão de 4 ohms para facilitar o casamento de impedancia...
ta aí o @DJ GARAM que tem um par de sub snake 4 ohms!

Marcos o que eu quero dizer é que o falante no anuncio tem aparentemente o mesmo nome XXX, mesma potencia watts e muda somente a impedancia da bobina (geralmente o pessoal só olha isso). Mas se vc olhar as outras especificações mais avançadas pode perceber diferenças. Leia sempre o pdf completo. Esse assunto é meio "estranho", tem tópico aqui onde já perguntaram para a Snake se os falantes eram exatamente iguais mudando somente 8 para 4. A reposta do tecnico foi "Sim", mas as diferenças aparecem nas entrelinhas no manual.

http://snakepro.com.br/site/profiss...nha_hpx/INFORMATIVOS SNAKE HPX6180 8 ohms.pdf

http://snakepro.com.br/site/profiss...ha_hpx/INFORMATIVOS SNAKE HPX6180 4 ohms.pdf

Será que o 2150 4ohms do Garam é igualzinho ao 8ohms? parametros thiele small iguais?
É nesse ponto que quero chegar. Mudar somente a impedancia da bobina e manter todo o resto das especificações igualzinho
Não estou dizendo que um é melhor que o outro, mas se mudar as especificações são falantes diferentes.

A Oversound, pelo que parece nesse novo site, diz ter um sub 800- 4 e 8 igualzinho, no site antigo não me lembro de nada assim...
 
@well araujo
Suas contas acima para indicar o amp estão considerando 4 ohms.
Whorn é 1 falante só. são somente duas caixas com selenium 8ohms.
provelmente a ligação será um canal para cada caixa, amp dedicado somente para graves.
então as contas e escolha do amp deve ser refeita considerando potencia 8ohms por canal.

Quando se precisa de muita potencia e vai ligar poucos falantes acho um desperdicio comprar um amp 2ohms
Uma solução interessante são amps de 40hms como impedancia final.
A Audio Leader tem os modelos 4ohms mais forte do mercado, preço atrativo e bivolt.
Dá uma olhada...
ola sandro, segundo nosso amigo rodrigo BR ele tem duas WHorn!!!! um par de WHorn!!!! com um altofalante de 18 800wrms / 8ohmns cada caixa WHorn logo: ligados em paralelo formará um conjunto de 1600wrms 4 ohmns!!!! e quanto a marca apenas dei minha opinião pois gosto é gosto ,eu acho os amplificadores da MACHINE muitos superiores as marcas citadas mais emfim cada um tem seu gosto!!!!1
 
Certíssimo Sandro, mudou a impedância muda muita coisa, não caiam nessa que muda apenas a impedância.
Sabemos que existem diversos parâmetros a serem calculados entre sí, para chegarmos a um denominador que diz para que o falante foi projetado, e somente estes cálculos podem dar a certeza e destinação do falante em si.
O que tenho notado na maioria das vezes "não é uma regra" é que os falantes de 4ohms, tendem a reproduzir com menos eficiência as frequências mais baixas em comparação ao mesmo de 8ohms.
Sendo assim em minha experiência e utilização própria, só consideraria falantes de 4ohms, se fossem trabalhar de 120hz para cima.
Mas como tudo no mundo do áudio é um fator de cobertor curto...
Não podemos esquecer que cada caso é um caso.
EX:
- Uma pessoa que quer economizar na compra de um amplificador - Falante recomendado 4ohms, lembrando que vai abrir mão de algumas frequências mais baixas, algo abaixo de 50hz " não é uma regra ".
- Uma pessoa que busca um sistema pequeno, poucas caixas, e na maioria das vezes vai trabalhar em local fechado - Falante recomendado 4ohms, Pois o local fechado vai ajudar na reprodução virtual das baixas frequências.
- Uma pessoa que pretende usar o mesmo amplificador dividindo os canais entre as caixas - Falante recomendado 4ohms, Pois uma pessoa que busca esta divisão não tende a sistemas grandes e consequentemente eventos grandes e consequentemente alta fidelidade, digamos que um sistema simples zinho. Que possa abrir mão das freq. abaixo de 50hz. " que não é uma regra, em alguns falantes de 40hms pode-se encontrar as freq. abaixo de 50hz tranquilamente.
- Só um exemplo de perfeição, existe uma empresa chamada Danley que, acho que em 2008 lançou um ótimo subwoofer que responde de 35hz a 140hz, incrivelmente plano, e sabe qual a impedância do falante original?
R: 4 ohms.
Logo após até lançaram uma versão de 8ohms, mas não apresentaram mudanças na resposta da caixa.
- Mas uma pessoa que busca um sistema maior, que pretende interligar até 4 falantes por canal - Falante indicado 8ohms
- Uma pessoa que busca alta fidelidade em baixas frequências - Falante indicado 8ohms

Como disse acima, cada caso é um caso, cada caixa é uma caixa, no mundo do áudio TUDO DEPENDE.
 
Back
Topo