Amplificador "Garcia"

peligo

Active Member
Tenho um mixer dessa "marca" (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.cgarcia.com.br/index.htm">http://www.cgarcia.com.br/index.htm</a><!-- m -->) lá na igreja. Deve ter chego lá antes de mim (mais de 10 anos, sem dúvida) e ainda funciona... Só que está atrapalhando nosso sistema, compramos uma Xenyx 2222FX, que estamos ligando ao "mixer".

Na foto abaixo, está a ligação das caixas, o que me deixou completamente perdido. Minha intenção é substituir este mixer por uma potência, tipo as DBL´s da Ciclotron, mas tenho alguns problemas:

- Não sei como meço a impedância deste sistema (devem ter umas 30 colunas, como essas da outra foto). Eu fiquei perdido mesmo pelo fato de terem 3 fios ligados a ele, no "interno" (+), externo(?) e o negativo(-).

- Assim como não sei a impedância, nem imagino a potência, mais um problema pra escolher um amplificador adequado para a substituição.

- E por último, se for usar uma DBL720 ou DBL2000, preciso soldar os conectores P10 pra ligar as caixas, como fazer?

As fotos:



 
Peligo,

quem fez o serviço o fez da seguinte forma: ele deve ter interligado as diversas caixas (conte-as e devem existir 32 ou 36) fazendo as associações em série/paralelo, até no final sobrar um par de fios para o lado esquerdo e um par de fios para o lado direito.

No seu aparelho (conhecido não por mixer, mas como "amplificador integrado") que amplifica o som, note que há dois fios ligados aos polos positivos (digo isso por serem vermelhos, pois o que é INT e EXT, não faço a menor idéia) e dois fios juntos, ligados no pólo negativo.

Você deve soltar esses fios e medir as impedâncias de cada par com o multímetro. Use a escala de 200 Ohms (200 "ferradura") e cite aqui os valores citados.

Quanto à potência, tente descobrir junto ao fabricante qual a potência desse amplificador já existente, e compre um com mesmo valor ou mais, nunca menos.

O trabalho de solda do P10 é simples, aliás simples demais. Se você não souber fazer, procure alguém com habilidade de solda. O esquema de ligação no plug pode ser encontrado aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/cabos_conexoes.zip">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/c ... nexoes.zip</a><!-- m -->

Você deverá ter boa melhora no som substituindo esse seu aparelho por um sistema de mesa de som e amplificador.

Um abraço,

Fernando
 
Peligo..
abra o amplificador e veja as ligações dos fios.. assim saberá o que é INT e EXT ... e negativo.. pode ser que seu aplificador tenha saidas independentes..
 
Vou tentar abri-lo... o problema é que ele está "em produção" e não temos backup, ou seja: terei que pegá-lo numa 6a feira a noite, brincar com ele até sábado de manhã... e no sábado a tarde tem que estar de volta.

Apesar que, escrevendo, pensei no seguinte: tenho um outro amplificador parecido, que segue a mesma idéia e tem aqueles mesmos "INT", "EXT" e "NEGATIVO"... vou abri-lo, tirar fotos etc...
 
Não precisa ter o trabalho.

Eu fiquei curioso, e acabei ligando para a empresa. Falei com Joeber. Segundo ele, esse deve ser um GS200X, GS230X ou GS250X, aparelhos não mais produzidos (ele falou na faixa de 20 anos), fabricados pensando em igrejas. As saídas traseiras são:

- INT - para área Interna da igreja
- Ext - Para área Externa da igreja
- Rádio - para enviar o sinal para transmitir por rádio (!!!).

Impedância mínima de 8 Ohms.

Segundo ele, há uma chave no painel frontal para selecionar para onde será enviado o sinal: INT, EXT ou Rad.

Também segundo ele, o amp é mono, então a pessoa podia ligar um conjunto de caixas para atender dentro da igreja e outro conjunto quando tivesse "uma quermesse" (palavras dele), qualquer coisa assim.

Assim, pensando bem, 20 anos atrás, em alguma igreja de interiorzão, realmente fazia sentido. Hoje... acho que um upgrade do sistema todo vai fazer um bem danado para a igreja.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando... ajudou demais!

Me fez lembrar que, próximo da saída da igreja (externo), há um jack P10. Ao ligar uma caixa de 8 ohms lá, tinha-se o mesmo som que saía das colunas, só que num volume muuuuuito maior, afinal é uma caixa só. Imagino então que seja 8 ohms pra INT e 8 ohms pra EXT, o que dá os 4 Ohms...

Vou fazer as medições hoje. Ah, estou namorando essas potências, que tal?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=295451">http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=295451</a><!-- m -->

ou

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=295468">http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=295468</a><!-- m -->
 
Pode namorar que essa potência é de boa família, bem educada.

Mas note: DBL 2000 da Ciclotron tem 2U de altura e 11Kg, contra esses 3U e 14Kg do AB 2000 da Staner.

Mas o da Staner deve ter mais proteções, não olhei, mas pelo menos deve ter proteção contra curto, o que o da Ciclotron não tem.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo