Amplificador Oneal OP 8000 - Qualidade de som

G

Guest

Guest
Olá, saudações!
A nossa igreja possui em amplificador Oneal OP 8000, o fabricante fornece os seguintes dados:

potência em rms por canal:
1000 W rms em 4ohms
700 w rms em 8 ohms.

Atualmente estamos utilizando duas caixas acústicas ( contendo 01 falante 15" selenium 350W rms + Drive Titânio), cada caixa está ligada individualmente em cada canal.

Estamos prentendendo instalar caixas de retorno no palco. Por medida de econômia, para não adquirir outro amplicador, pretendemos ligar as duas caixas de 350W rms em um canal do amplificador e as outras duas caixas monitoras em outro canal do amplificador. Fazendo isto o som tornaria-se mono.

A pergunta é: Quais as implicações que ocorreria? quais seriam os benefícios e malefícios?
O qualidade de som atual é muito boa, fazendo isto eu perderia em qualidade de som?
 
Arlen,

Como é a ligação interna dos componentes das suas caixas? Possui divisor de frequências passivo de duas vias com atenuação? A impedância destes componentes é de 8 ohms?

Se tiver divisor e se a impedância equivalente não for menor que a impedância mínima do amplificador (4 ohms) não há problemas e nem perda de qualidade em fazer esta ligação em paralelo. Aliás, praticamente todo o PA já é mono mesmo, mesmo que você use os dois lados do amplificador para ele.

Sds,

Eduardo.
 
edlopessilva disse:
Arlen,

Como é a ligação interna dos componentes das suas caixas? Possui divisor de frequências passivo de duas vias com atenuação? A impedância destes componentes é de 8 ohms?

... Aliás, praticamente todo o PA já é mono mesmo, mesmo que você use os dois lados do amplificador para ele.....


Quanto a ligação interna, é exatamente como vc descreveu.
Só não entendi foi o que você quiz dizer com:"... Aliás, praticamente todo o PA já é mono mesmo, mesmo que você use os dois lados do amplificador para ele....."
 
Aliás, praticamente todo o PA já é mono mesmo, mesmo que você use os dois lados do amplificador para ele

Isso é porque dificilmente uma pessoa escuta os dois lados do PA na mesma distancia e com o mesmo volume. Geralmente só ouve assim quem senta a uma certa distância do PA e bem ao centro, senão, acaba ouvindo praticamente um lado só mesmo.

Abraços
Israel
 
Arlen,

Como o Eduardo já respondeu muito bem, você pode usar duas caixas de 8 Ohms em cada canal. Logo, você pode usar um canal (duas caixas) para o PA, e outro canal (duas caixas) para o retorno, sem problemas.

Você teria a vantagem de ter um volume para o PA e outro para o retorno.

Mas observe: as suas caixas (atuais e futuras) tem que ser de 8 Ohms, e você deve ligá-las em paralelo.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=189">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=189</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=190">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=190</a><!-- m -->

Quanto ao fato de ser estéreo ou mono, dê uma olhada aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=136">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=136</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
bom, pelo que entendi na leitura dos links postado, transformando o meu som em mono ( de 8ohm para 4ohm) terei melhor desempenho do amplificador e consequentemente dos alto-falantes, menor distorção e melhor qualidade. estou certo ou errado?
 
A PAZ

Arlen, Na maioria dos casos quando as pessoas falam que querem uma qualidade STEREO, na realidade elas estão pedindo mais médias altas e agudos. Se observarmos que a maioria das vezeS o "pan" está centralizado, portanto vc está mandando o mesmo sinal para ambos os canais (L/R), OK? Então, voce fazendo todo o seu mix em mono não terá prejuizo algum.
 
transformando o meu som em mono ( de 8ohm para 4ohm) terei melhor desempenho do amplificador e consequentemente dos alto-falantes, menor distorção e melhor qualidade. estou certo ou errado?

Não é bem nestes termos (por exemplo, o risco de distorção aumentará), mas é uma ótima solução para o seu problema, sem custo algum. Não há melhor relação custo/benefíco que esta!

Mas vigie seu amp. Ele nunca pode acender a luz de CLIP, no máximo piscar muito rapidamente nos picos musicais (e melhor ainda se nunca piscar)! Se acender essa luz, é sinal que você está precisando de mais potência, e precisa de um amp mais forte. Aí melhor voltar ao esquema anterior e comprar um amp exclusivo para retorno.

Leia os artigos "Potência, uma coisa mais que complicada" para entender sobre CLIP.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo