Amplificador Pearson

bustillos

Active Member
Ola Pessoal

Alguem conhece os ampli Pearson 200RT e 400RT?
Estou ajudando uma igreja a melhorarem o som, e eles tem esses dois modelos, mas nao indicam potencia nem se sao 4 ou 8ohms

Nao posso deduzir pelas caixas porque sao dois modelos feitos a canivete (facão seria muito luxo) com falantes de carro, sem marca nenhuma neles nem indicação de potencia.

To pensando em trocar as caixas por modelos da NCA ou LEACS, porque eles nao podem gastar quase nada. Queria saber se os ampli vao suportar.

[]´s
Andre
 
Achei isto aqui:

"Pearson 200RT

100 WRMS / canal em 4 ohms

Segundo o colaborador Elias Novaes: Mesmo circuito das Randher, está no mesmo patamar das Ciclotron DBS720, Machine 1.5, etc. Um amplificador bem construido, usa transiístores Toshiba em suas saidas. Tem um circuito de proteção que desarma as saidas quando em curto."

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/amplificadores.htm">http://paginas.terra.com.br/educacao/au ... adores.htm</a><!-- m -->

O 400RT deve ter o dobro de potência.

Para confirmar se é esta potência ou não, faça o cálculo com base no fusível.

Consumo elétrico = Fusível (A) x Voltagem (110V ou 220V)

Potência útil = aproximadamente 65% do consumo elétrico.

Um abraço.

Fernando
 
Temos um 200RT lá na igreja para os retornos.

A potência realmente é alta, se jogar bastante sinal para oretorno lá da igreja dá para todos ouvirem muito bem!

Claro que regulamos o retorno para não ficar mais alto que o PA.

Quando ele era o amplificador do PA, há muito tempo atrás, não era muito difícil ver uma situação que a proteção dele atuava devido a sobrecarga, hehehe.

Com o Dk360 deu uma aliviada, e hoje ele só tá para retorno.
 
Leandro,

tem alguma coisa errada nessa sua história, ou eu não entendi direito.

O Pearson tem 200W, 100W por canal/4 Ohms.

O DBK 360 tem apenas 90W, 45W por canal/4 Ohms.

Você tá usando o com pouca potência no PA, e o de maior potência no retorno, pelo que entendi. Deveria ser o contrário. Retorno sempre exige menos potência* que o PA.

*por mais que o músico seja surdo, a caixa está ali na cara dele, em geral 1 ou 2 metros de distância.

Um abraço,

Fernando
 
Quando utilzávamos o pearson, ele seria para tudo, para o PA e para o retorno...

Aí compraram esse DBK 360, que fica com o PA, e o 200RT, com o retorno.

Quando eu fui um dos responsáveis pelo som, já peguei a coisa assim.

Só que não sabia que o 200RT tem 100WRMS por canal, tem certeza? O tamanho dele não mostra isso não. Na verdade nunca soube quanto de potencia ele tem. Até porque o DBK 360 é maior que o 200RT.

Não temos manual, nem nada dele. Mas é assim que tá ligado, o 200RT no retorno, e o DBK 360 no PA.
 
Rapaz,

melhor fazer a conta baseado no fusível, isso se tiver a marcação lá atrás, se não tiver, deixe como está (está funcionando mesmo).

Se realmente confirmar isso de 200W (vi isso também no MercadoLivre, pesquise lá por "Pearson"), é bem melhor trocar um pelo outro. Te dará mais folga onde é mais exigido (o PA).

E não ligue para o maior tamanho do DBK. Por dentro, é pequeno, pequeno.

Um abraço,

Fernando
 
Isso que eu sempre estranhei... o 200RT tem ventilação forçada, e dá pra deixar o retorno muito alto com ele! Só que ele só tem duas saídas atrás, e não 4.

Já o DBK360, é maior e tem 4 saídas, mas não tem ventilação forçada.

Vou ver isso sim, e se possível, invertê-los, mas to preocupado com a qualidade do Pearson no PA, vou testar...!
 
Faz os testes lá e conta.

O ventilador é exatamente para diminuir o tamanho e o peso. Troca-se dissipação passiva (em geral feito por alumínio - exige tamanho e peso) por um pouco só de dissipador + ventilador.

Funciona muito bem, mas ventilador não pode parar. Mas em geral não há problema, eles duram muitos anos e são baratos para trocar, qualquer eletrônica tem.

Um abraço,

Fernando
 
Tava reparando, o pearson tem o mesmo tamanho do ciclotron em questão da altura, o comprimento do ciclotron é maior.

MAs tem alguma coisa errada que não está certa...

Quando liguei as caixas do PA no pearson, uma ficou bem mais alta que a outra.... cheguei inverter os canais, mais a caixa que tava falando mais baixa continuou na mesma.

Mas isos não acontecia com o outro amplificador.

Como foi na correria, faltando 30min do culto (eu fui antes...só que meu carro deu problema na rua e acabei me atrasando.

Vou tirar um dia para fazer os testes e ver o que tá acontecendo, voltar para a configuração normal e analisar.

Uma coisa eu tive que fazer... foi baixar o ganho dos microfones!
 
Um canal falando mais que outro em geral singnifica problema nos transistores dos canais.

Ou um transistor está ruim, ou ele já sofreu manutenção e a pessoa, por falta de esquema ou peças originais, usou peças "genéricas", que nunca tem desempenho semelhante com o original.

Você terá que perguntar aos mais antigos na igreja sobre a história do equipamento. Se ninguém souber de nada, observe os parafusos do gabinete, veja se estão "comidos" (sinal que o equipamento já foi aberto).

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo