Amplificador queimando fusível

alan_lima

Member
Olá pessoal,

Estou com um problema em um amplificador lá da igreja que acredito que com a ajuda dos amigos que entendem um pouco de eletrônica ficaria fácil de concertar, a potência é um DBL 1500, na quarta-feira ele cheirou a queimado, ontem fui dar uma olhada estava com o fusível aberto, troquei e liguei novamente, ele acendeu o LED e queimou novamente o fusível em seguida, desconectei todos os cabos, troquei novamente o fusível e ao ligar a mesma coisa. Acredito que seja algo na fonte por onde eu começo a testar, agradeço desde já a ajuda de todos.
 
A paz.
Faça assim,abra o amplificador e retire os fusíveis internos ou desconecte os fios que ligam a fonte às placas amplificadoras.
Substitua o fusível da rede e ligue o amplificador.
Se o fusível se queimar novamente verifique os diodos,os capacitores da fonte e o transformador.
É possível que haja um curto circuito em algum desses componentes.
Caso funcione normalmente,desligue o amplificador darede e conecte uma das saídas na fonte.
Refaça o teste e verifique o resultado.
Faça esse procedimento nas duas saídas.
Pode ser que o defeito esteja em uma delas.
Particularmente eu aposto na fonte mas tudo é possível.
Detalhe,faça uma limpeza geral no amplificador antes,etire toda a poeira.
Boa sorte.
William de Araújo
 
William, agradeço desde já a pronta resposta, vou fazer o que você indicou no final se semana e depois posto o resultado aqui, se você e os outros amigos puderem acompanhar este tópico eu agradeceria pois posso precisar de mais ajuda dependendo da situação.
 
Boa Tarde

nilrosewilliam A paz.
Faça assim,abra o amplificador e retire os fusíveis internos ou desconecte os fios que ligam a fonte às placas amplificadoras.
Substitua o fusível da rede e ligue o amplificador.
Se o fusível se queimar novamente verifique os diodos,os capacitores da fonte e o transformador.
É possível que haja um curto circuito em algum desses componentes.
Caso funcione normalmente,desligue o amplificador darede e conecte uma das saídas na fonte.
Refaça o teste e verifique o resultado.
Faça esse procedimento nas duas saídas.

Só uma observação não esqueça de colocar uma lâmpada em serie para ligar a rede.
 
Bom fiz os testes que o Wilian indicou, pelo visto é a placa de amplificação do canal B, dessoldei os cabos das placas de amplificação coloquei outro fusível e liguei e não ouve queima do fusível, soldei de novo a placa A e liguei não ouve queima do fusível, soldei novamente a placa B e liguei, ai o fusível queimou. Vou desmontá-la e tentar achar os componentes queimados.
 
Confira em primeiro lugar os transistores de saída.
Depois meça os transistoes de driver.
Às vezes acontece de os transistores de saída entrarem em curto e não acontecer nada com os demais.
Recomendo que,em caso de um só transistor estar em curto,você faça a troca de todos.
Verifique tambem capacitores,principalmente os eletrolíticos de baixo valor e os de cerâmica.

William
 
Boa Tarde

alan_lima disse:
Bom fiz os testes que o Wilian indicou, pelo visto é a placa de amplificação do canal B, dessoldei os cabos das placas de amplificação coloquei outro fusível e liguei e não ouve queima do fusível, soldei de novo a placa A e liguei não ouve queima do fusível, soldei novamente a placa B e liguei, ai o fusível queimou. Vou desmontá-la e tentar achar os componentes queimados.

Desse jeito haja fusíveis para fazer os testes :evil: :twisted: :lol: :lol: :lol: .

Por esse motivo colocamos uma lâmpada em sereie ao ligar o ampli na energia para evitar a queima do fusível não havera curto pela resitencia da lâmpada ai sim com um multimetro você testa os componentes para ver onde esta o curto ou componentes abertos, provavelmente os próprios transistores de saida como o amigo citou em cima devem estar em curto.

Guilherme Vaini
 
Boa tarde

Como ando desligado das coisas falei falei da porcaria da lâmpada e falei e esqueci de falar qual usar :oops: :oops: :oops:
A Lâmpada pode ser uma incandescente de 60W com a tensão de acordo com a rede local. Agora sim :lol: :lol: :lol: .

Espero ter ajudado mais...

Guilherme Vaini
 
Bom amigos, voltei para deixar o resultado da minha aventura consertando esse amplificador. Terminei o reparo no domingo passado e coloquei no lugar, não postei antes pois queria deixar ele funcionando um tempo de verdade para testar, e como até hoje ele está funcionando perfeitamente acho que ficou bom mesmo.

Havia 2 transistores queimados, acho que são de saída, 2 capacitores eletrolíticos ruins, 2 diodos zener, e também 4 resistores que apesar de eu não ter um multimetro bom, achei que eles estavam longe demais da especificação. Também troquei um outro transistor que apesar de estar bom estava com uma aparência física de queimado, tipo carvão no lado que fica encostado no dissipador.

troquei os seguintes componentes:

transistores
2SC5200..................... 2 x 6,00 (os dois estavam ruins)
2SA1943.....................2 x 8,00 (Estavam bons porém a eletrônica só vende o 5248 junto com 1943)
BD136........................1 x 1,00 (O que aparentava queimado)

Capacitor eletrolítico 47 uF 25V.......2 x 0,30
Diodo Zener 27 V 1 W..................2 x 0,60
Resistor de Fio 0,47 R / 5W .........4 x 1,00
Custo total...........................R$ 34,80

Gostei muito da experiência dessa manutenção, aprendi bastante. Quero agradecer aos colegas que me ajudaram pois sem vcs não teria conseguido.
 
alan_lima disse:
Bom amigos, voltei para deixar o resultado da minha aventura consertando esse amplificador. Terminei o reparo no domingo passado e coloquei no lugar, não postei antes pois queria deixar ele funcionando um tempo de verdade para testar, e como até hoje ele está funcionando perfeitamente acho que ficou bom mesmo.

Havia 2 transistores queimados, acho que são de saída, 2 capacitores eletrolíticos ruins, 2 diodos zener, e também 4 resistores que apesar de eu não ter um multimetro bom, achei que eles estavam longe demais da especificação. Também troquei um outro transistor que apesar de estar bom estava com uma aparência física de queimado, tipo carvão no lado que fica encostado no dissipador.

troquei os seguintes componentes:

transistores
2SC5200..................... 2 x 6,00 (os dois estavam ruins)
2SA1943.....................2 x 8,00 (Estavam bons porém a eletrônica só vende o 5248 junto com 1943)
BD136........................1 x 1,00 (O que aparentava queimado)

Capacitor eletrolítico 47 uF 25V.......2 x 0,30
Diodo Zener 27 V 1 W..................2 x 0,60
Resistor de Fio 0,47 R / 5W .........4 x 1,00
Custo total...........................R$ 34,80

Gostei muito da experiência dessa manutenção, aprendi bastante. Quero agradecer aos colegas que me ajudaram pois sem vcs não teria conseguido.

Se tivesse levado pra fazer uma manutenção em uma oficina, não sairia por menos de R$150,00. Por isso acho que vale apena aprender um pouco de eletronica.
 
Boa noite

D som disse:
Se tivesse levado pra fazer uma manutenção em uma oficina, não sairia por menos de R$150,00. Por isso acho que vale apena aprender um pouco de eletronica.

Sim concerteza :lol: :lol: .

Mas tambem é complicado esses dias fui consertar um power antigo meu que tava parado a mais ou menos uns 2 anos por falta de tempo para arrumalo, e esse é aquele mais simples aquele que da 130W com os 2N3773 só que o meu ainda era com 2N3055, mas rapaz que mão de obra danada esse power que foi mal feito todo com parafusos e porcas para desmontar e trocar os transistor de saida foi facil mas para montalo de volta hum que sofrimento chave de fenda e alicate segurando porcas sei que nada nada foi umas 3 horas de serviço :lol: :lol: .

Mas enfim as vezes temos de respeitar certos profissionais as vezes aparece cada rojão para se fazer, mas acho que não era o caso do nosso amigo Alan_lima e parabens pelo conserto bem sucedido. É gostoso fazer essas manutenção.

Guilherme Vaini
 
D som disse:
Se tivesse levado pra fazer uma manutenção em uma oficina, não sairia por menos de R$150,00. Por isso acho que vale apena aprender um pouco de eletronica.

É mais ai temos que levar em conta que em uma eletrônica, teria o custo da mão de obra, somando a isso que a loja tem custo de funcionários, energia elétrica, impostos e outras coisas. Mas concerteza vale a pena aprender um pouquinho sim.
 
Boa noite

alan_lima disse:
É mais ai temos que levar em conta que em uma eletrônica, teria o custo da mão de obra, somando a isso que a loja tem custo de funcionários, energia elétrica, impostos e outras coisas. Mas concerteza vale a pena aprender um pouquinho sim.

É isso mesmo :lol: :lol: :lol: , Alan corretisso em tudo e conserteza se aprende muita coisa na pratica.

Guilherme Vaini
 
Back
Topo