Amplificador x Retorno

gege

New Member
Alguem sabe me dizer, se eu ligar as duas saidas de um dos canais do amplificador nas duas entradas que tem no retorno, vai dar certo? (foi um rapaz la da igreja que viu isso numa outra igreja e pediu pra eu fazer isso na nossa, diz ele que o som ficou muito bom...eu imagino que o som tenha ficado mais potente!!!)
 
NÃO FAÇA, VAI QUEIMAR TUDO!!!!

Cada saída do amplificador é exatamente isso, uma SAÍDA. Sai por elas tensão (+ ou - 25Volts) e potência (ampéres). Imagine agora se você simplesmente "emende" uma saída na outra, ligando um cabo P10-P10 de uma saída de potência de um canal na saída de potência do outro canal. Teríamos a seguinte situação:

A SAÍDA de tensão e potência de um canal seria enviado para a SAÍDA de tensão e potência do outro canal. Ora, uma SAÍDA só pode ser direcionada para uma ENTRADA de outro dispositivo, e uma conexão errada SAÍDA-SAÍDA causaria a queima dos CIs de amplificação, pois deles só SAI energia, não aceitam RECEBER energia.

Mas você não vai emendar as saídas de potências das caixas. Você vai conectá-los à mesma caixa, que possuem duas entradas. Tudo certo? Não, TUDO ERRADO. As caixas costumam ter 2 ou mais jacks P10 ou outro qualquer para permitir fazer uma emenda em paralelo, ou seja, você liga uma única caixa (8 Ohms) e "emenda" outra (também de 8 Ohms) de forma que o amplificador "enxergue" 4 Ohms.

Ora, se é uma emenda, vai acontecer exatamente a situação descrita acima: um estágio de potência vai estar ligado diretamente ao outro. Resultado: queima do amplificador.

Logo, NÃO FAÇA!
 
E aproveita e vai na outra igreja e PEDE PARA O OPERADOR DO SOM DE LÁ, SE CADASTRA NO FORUM.

É bom divulgar o forum pode ajudar muita gente.
 
Engraçado lembrei desse topico ontem levei o cabos PP dos amplificadores pra casa pra solta pois um dos plug´s tinha quebrado depois q soldei fui montar a mesa para testar liguei os dois cabos q soldei na saida do amplificador (LADO A e B) e pedi para o adolecente conectar a outra ponta na entrada q fica na parede, sem kere ele encostou as duas pontas dos cabos e saiu faisca ele tomou um grande susto... eu não tinha percebido q ele tinha ja tinha ligado os amplificadores.
 
A faísca é por causa da voltagem existente, por volta de 25Volts. Insuficiente para alguém sentir choque, mas suficiente para queimar o aparelho.

Quem faz uma "chupeta" em bateria de carro (12Volts) pela primeira vez também se assusta com as faíscas produzidas, mas mesmo assim é inofensiva para o ser humano.

Entretanto, inofensivo para nós não é inofensivo para o equipamento. Se o volume estiver baixinho, não vai queimar, mas instrumentista gosta mesmo é de retorno alto, então.... puff!
 
Back
Topo