AMPLIFICADORES

G

Guest

Guest
AMIGO BERSAM


E UM PRAZER PARA MIM DISCUTIR ESTE ASSUNTO COM VOCE ,VEJA BEM TRABALHO HA MUITO TEMPO COM SOM DE P.A E JA TIVE OPOTUNIDADE DE SONORIZAR ALGUMAS IGREJAS E AUDITORIOS,CADA SITUAÇAO E TOTALMENTE DIFERENTE DA OUTRA,VEJA BEM SE NOS OLHARMOS PELA VISAO DOS FABRICANTES DE CAIXAS ACUSTICAS E ALTO FALANTE E AMPLIFICADORES ELES EMPREGAM A MESMA REGRA, SE VOCE TEM UMA CAIXA DE 200 WATTS RMS SERA NECESSARIO UM AMPLIFICADOR DE 400 WATTS PARA MESMA CAIXA COM A MESMA IMPEDANCIA NOMINAL,MAIS NA PRATICA ISTO E MUITO DIFICIL , FICA MUITO CARO ESTE INVESTIMENTO,AGORA COM RELACAO A DISTRIBUIÇAO DE WATTS POR METRO QUADRADO POR CADA PESSOA ISTO E MUITO RELATIVO, DENPENDENDE DAS CONDICOES ACUSTICAS DE CADA LOCAL AS ONDAS ESTACIONARIAS DE CADA AMBIENTE REVERBERAÇOES E ALGO MAIS , SEM FALAR EM ANGULOS DE COBERTURA, SO PARA VC TER UM IDEIA, AGORA ESTAMOS PARTINDO PARA O SISTEMA DE LINE ARRAY OU SEJA SISTEMAS COM UMA COBERTURA DE 120 GRAUS VAMOS VER A ONDE ISTO VAI PARAR...............

UM ABRAÇO
 
Blz Valdo. Concordo, já vi muitos caras escrevendo que é necessário o dobro da potência de amplificador em relação às potências das caixas. Isso porque os parâmetros de teste das normas são diferentes, os amplificadores são testados com ondas senoidais simples e as caixas são testadas com ruído rosa, que é muito mais "trabalhoso" que a onda senoidal simples.

Acho ótimo ter superamplificadores, desde que você tenha muito $$$ para gastar. São caríssimos.

Queria lhe pedir um favor. Quando quiser responder a uma mensagem, clique em POST REPLY, que é responder, dando seguimento no assunto. Quando quiser iniciar uma nova mensagem (um novo assunto), só clicar em NEW TOPIC. Estamos tentando acertar isso, trocando o texto para português.

Um abraço.
 
Amplificadores.

Olá , apdsj : Em nossass igrejas o que temos é equipamento basico de som, ou seja, mesa e amplificador.Mesa de seis canais e amplificador dbk 720 stereo. Esse tipo de equipamento é muito simples e de pouca potencia. O ideal seria sistemas de maior potencia.Em minha igreja montamos um sistema de 300 rms, ou seja, caixas de 200rms e amplificador de 300 rms,equalizador e efeito de voz,microfone auricular e de mão . Ficou muito bom.Necessariamente recomenda-se uma faixa de segurança quanto a potencia dos amplificadores ,para não clipar. Grato.
 
Clério,

potência RMS é algo muito difícil. É bom ter sobrando, mas nem sempre isso é possível ($$$) nem necessário.

Já fiz um evento para 5.000 pessoas em um ginásio de acústica excelente (Álvares Cabral), com 2 x DBK 3000 (750W RMS) cada mais um DBK 4000 (1.000 W RMS). Potência total disponível: 2.500W RMS.

Se você fizer a conta 5.000 pessoas / 2.500W RMS, encontra 0,5W por pessoa. Só que me mandaram abaixar o volume 6 vezes, pois "estava tudo muito alto". Acredito que usei 1.200W RMS, ou 0,25W por pessoa.

Também fiz um casamento em um salão grande, 400 pessoas e o amplificador DBK 1500, 360W RMS. Nesse salão, senti falta de volume, e tinha quase 1W por pessoa. Não que não estivesse bom, mas meus volumes estavam no máximo e, se precisasse, não tinha mais para conseguir.

Taí uma coisa complicadíssima: potência. Estimar a potência é um exercício complicado, que afeta diretamente o bolso.

De qualquer jeito, acredito que o som da sua igreja ficou bom (boa qualidade) por causa das caixas melhores, equalizador, efeitos e microfones, e não por causa do amplificador mais potente. Um som "de qualidade" independe se o volume está baixo ou alto!
 
Bersan,

Algo q tenho notado é q as caixas muitas vezes em nossas igrejas são com divisores de 1a ordem, ou seja so um capacitor entre os drivers e esquecem de colocarem resistores ou em série ou em L-PAD.
A falta desses resistores faz q o som fique muito agudo e alto, mas sem peso, fazendo assim depois de algum tempo fica a assistencia cansada.
 
Olá Heriberto.

concordo em gênero número e grau. Divisores de 1a. ordem, ou melhor - os capacitores - deveriam ser proibidos.

Um bom divisor de frequências não é só algo que vai melhorar o som da caixa de som - eles são absolutamente essenciais. Eu gosto de usar os da Nenis - <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.nenis.com.br">www.nenis.com.br</a><!-- w -->

Você comentou em resistores (ou atenuadores). Na maioria dos casos, também são essenciais. Caixas desequilibradas, com muito agudo/médio e pouco grave é um problema muito comum. Tem um texto sobre isso para download, veja:
http://www.somaovivo.mus.br/downloads/divisores_capacitores.zip
 
atenuadores

Ola Bersam

Tenho usado na igreja as almofadas(L-PADS) pois era uma troca de reparo nos ST302 constante, e com isso não precisei trocar mais. E melhorou muito a sonoridade. Mesmo assim nao me autorizaram a comprar ou fazer pois tenho um projeto com corte low 2000 e Hi 8.000hz 2 ordem LR, com atenuação de 11db na drive d250 (q rapazinho para gritar,sô). Mas voltando o assunto os nossos irmâos de igreja tem uma preferência por esse som simbilante e não notam que após 30 minutos exposto a ele estão dispersivo ou cansados. Então aproveitei o foco desse forum para dar um alerta aos nossos irmão que tomam conta da sonorizaçao para atentarem a esse detalhe e evitarem, assim pudermos criar um ambiente agradável para todos. Caso eu esteja errado aceito orientações.

Fiquem na Paz

Heriberto
 
Heriberto,

o uso de L-Pads (para quem não sabe, um controle de volume que fica na caixa de som, para poder diminuir ou aumentar o volume de um alto-falante independente dos outros) é algo que só vejo em caixas acústicas muito antigas, década de 70 e 80. Veja só:

polivox_vox100.jpg

Caixa Polivox Vox 100 de 1979, com L-Pads para médio e tweeter. São os pequenos botões de "volume" em baixo do tweeter.

É evidente que o uso de L-Pads vai encerrar a troca de reparos dos ST302. Simplesmente, você está diminuindo o volume dos agudos, e reduzindo com isso a chance deles queimarem. Mas modernamente, eles estão extintos, pois as caixas de som devem sair de fábrica com o som equilibrado - sem faltar mas também sem sobrar graves, médios e agudos. Uma boa caixa de som tem equilíbrio, o que é dado por um bom projeto de divisor e atenuadores.

Se você usa caixas de som montadas, e não fabricadas, então o uso de um bom divisor de frequência que respeite as frequências dos falantes e o uso de atenuadores é essencial para dar esse equilíbrio. Não é tarefa impossível! Envolve um pouco de cálculos, é verdade, mas não é tão difícil. Insisto: tá tudo no texto http://www.somaovivo.mus.br/downloads/divisores_capacitores.zip

O divisor é caro, variando de 50 a 100,00 reais, mas os atenuadores são simples resistores de 2,00 reais cada. Dê uma olhada no artigo. Tendo dúvidas, abra um post exclusivo sobre o assunto, preferencialmente no tópico de caixas de som.

Agora, se você usa crossovers ativos, em sistemas multiamplificados (vias independentes de graves, médios-graves, médio-agudos e agudos), a conversa é outra. Se possível, tire umas fotos e crie um novo post.

Por último, não é que o povo da igreja gosta mais do som sibilante. É porque esse som ajuda no entendimento do que está sendo falado (inteligibilidade). Veja: http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=90. Outro problema é que o pessoal mais velho também não escuta toda essa sibilância que você está reclamando. Veja: http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=61

Exemplo: uns amigos fizeram um casamento em que todo mundo acima de 30 anos achou ótimo, excelente (mereceram elogio do pastor) e todo mundo abaixo dos 20 anos reclamou que tinha agudo demais, tudo porque tinha um agudo sobrando que eles não conseguiram tirar.
 
Bersan

Cometi um êrro. Quando chamo de L-pad, na realidade é um atenuador com resistores de fio sendo o primeiro em série e o segundo em paralelo ao D-250 OU ST302. Quanto ao artigo do Prof. Homero, realmente é muito bom e já tinho lido e tenho arquivado nas apostilas de audio que tenho. Por sinal ao pessoal que estão nos acompanhando neste post recomendo ler tambem outros artigos que tem no site da Selenium inclusive um de Cluster central.
Quanto abri um novo tópico se der ainda hoje irei abrir um para receber orientações de voces.

A PAZ
 
Back
Topo