Análise de Caso: Retorno de fone de ouvido

WAGNER LOBATO

New Member
Boa tarde,

Estamos enfrentando na igreja o problema de volume alto. Temos uma mesa Allen e Heath ZED 22 FX e dois retornos de chão lá na frente para os músicos. Desta forma não consigo individualizar os retornos para o violão, teclado, baixo; a bateria não é microfonada. Assim, ninguem acaba se escutando direito e fica pedindo aumento de retorno do seu instrumento. Dai o som fica muito alto a ponto de atenuar os volumes das PAs pois os retornos já estão "dando conta". Mas o som fica meio embolado e soa pouco definido.

Li algumas coisas aqui sobre monitoração por fones de ouvido. E gostaria de saber da opiniao dos entendidos para essa situação exposta.

Pensei em usar 3 Power Click DB 05, daí poderia jogar uma saida MAIN da mesa para cada power click e usar um instrumento por power click. Certo?
Neste caso, cada musico poderá regular o som geral (que vem do main da mesa) e do seu instrumento, certo?

Tenho 2 Direct Box Ultra DI da Behringher de dois canais cada.

Ou seria melhor utilizar Power Player HA 4700? Mas neste caso, o som que chega na mesa não consigo controlar em cada fone. Certo? Seria o mesmo volume geral para todos os fones... controlaria apenas o som do instrumento...mas o que vem da mesa seria um só volume para todos canais de fones, certo?

Em ambos os casos, deixaria um retorno de chão para os vocais, privilegiando as vozes e deixando o volume dos instrumentos mais no fundo para os vocais terem a referencia...

Funcionaria bem? O que vocês me indicariam?

Abçs.
 
O HA 4700 possui 4 entradas individuais, você pode sim controlar até 4 instrumentos separadamente, desde que a mesa tenha auxiliares suficientes. Ele também tem uma entrada main, onde pode jogar o som geral, de todo mundo junto, daí o músico pode controlar o quanto do som geral e do individual quer ouvir, e sim, esse sistema vai funcionar bem.

Uma dica, até instalar os fones, tente regular o som só pelos retornos, durante ensaios. Fiz isso na minha igreja, conseguindo mais definição no som, e assim pude baixar o volume pela metade. O pessoal gostou muito, mas lógico que o retorno por fones é a melhor coisa, e esse também é meu projeto para a igreja.
 
Wagner, bom dia.

A opção de um amplificador de fones sugerida pelo Ronaldo é a melhor opção. O Power Click usa bateria, ou então fontes individuais e não te dá muitas opções de mixagem como o HA ou qualquer outro amplificador de fones. Em misturar o LR com o instrumento, etc.

Em ambos os casos, utilizando um ou o outro, a sua mesa precisa de uma via de auxiliar pré fader para cada fone que irá utilizar, para que cada músico tenha o som do seu fone personalizado, ou seja, se são 4 fones para 4 músicos, precisará de uma mesa com 4 vias auxiliares pré fader. Outra dica, instale o amplificador de fones perto dos músicos, para que eles mesmos controlem o volume de cada via, isso te trará paz durante o culto...

Tem uma porção de tópicos sobre isso aqui no SaV, dê uma busca, há muitas soluções interessantes.

Detalhe: irá precisar de cabos extensores para os fones e cabos para as vias auxiliares, além de canais livres na medusa, observe a impedância de saída do amplificador e a impedância de cada fone a ser utilizado para não faltar potência nos fones.

Abs,
 
Obrigado pela ajuda Ronaldo1... Continuando com uma duvida...

Não possuo 4 AUX, só 2, pre-fader.
Neste caso o que conseguiria fazer com um HA 4700?

Veja se o que pensei funciona...
Como o vocal continuará escutando via retorno de chão mesmo, neste caso, tenho que dar volume dos instrumentos (o minimo possivel) para servir de referencia para as vozes. Sendo assim, posso enviar o line out dessa caixa de retorno para entrada MAIN do HA 4700? Ou mesmo enviar cópia desse AUX direto da mesa para o HA.
Foi o que pensei para que o instrumentista que estiver ligado seu violão no canal 1 do HA possa ouvir tambem o restante. E assim sucessivamente com o baixo, teclado.

Mais alguem com contribuições?
 
WAGNER LOBATO disse:
Obrigado pela ajuda Ronaldo1... Continuando com uma duvida...

Não possuo 4 AUX, só 2, pre-fader.
Neste caso o que conseguiria fazer com um HA 4700?

Veja se o que pensei funciona...
Como o vocal continuará escutando via retorno de chão mesmo, neste caso, tenho que dar volume dos instrumentos (o minimo possivel) para servir de referencia para as vozes. Sendo assim, posso enviar o line out dessa caixa de retorno para entrada MAIN do HA 4700? Ou mesmo enviar cópia desse AUX direto da mesa para o HA.
Foi o que pensei para que o instrumentista que estiver ligado seu violão no canal 1 do HA possa ouvir tambem o restante. E assim sucessivamente com o baixo, teclado.

Mais alguem com contribuições?

Olha, eu posso até estar errado, mas pelo menos se tiver errado alguém ja grita ai kkk


Você pode usar o HA4700 que o pessoal comentou acima, porque é um dos melhores aparelhos pra fazer essa função que você precisa...

Como sua mesa só tem 2 aux pré, o primeiro você manda para os retornos no chão (back), o segundo você manda para o main do HA4700. Com isso você manda no fone para os músicos, 
Mas eu ainda aconselho você usar um direct box (Ultra DI Pro DI4000) ai você manda o instrumento pra ele, do DI4000 você faz um link pros fones (HA4700) e também manda pra mesa...

Acho que deu pra entender né...

Abraços!
 
Obrigado MarceloCavic... pena que a mesa Allens e Heath que temos só possui 2 aux pré... No meu caso, Se eu ligar direto cada instrumento em cada canal do HA a partir de um DI eu consigo individualizar, certo? No entanto o som do fone nao será o som processado da mesa. Se eu tivesse 4 aux pre, poderia ligar cada aux (processado da mesa) em cada canal HA, certo?

Sendo assim, a sugestão do Amorimgui funciona? Acho que dá para o que temos. Temos Ultra DI I20 (2 Ch ou Link)... aí podeira ligar o instrumento primeiro no DI e enviar o link para o HA... e enviar o AUX 2 da mesa para o main do HA...

Alguem já usou asism?
Preciso de opinioes para investir a grana certo... hehehe

Obrigado galera.
 
Wagner,

Tudo é uma questão de tentativa e erro, a receita que te dei é a ideal, ou seja o melhor dos mundos, que nem sempre é possível. Na minha Igreja estamos com apenas uma mandada de auxiliar no amp de fones... só ficou bom pro batera. Os outros não coseguem encontrar um som ideal...

Vou te dar uma outra idéia, bem próxima dessa. Utilize para os retornos dois Subgrupos separados, vai estar todo mundo junto, mas você pode escolher o que vai colocar em cada retornos, se forem dois.

Isso vai te liberar 2 vias de auxiliar, coloque no HA e priorize o músico que tem mais necessidade, eu coloquei pro batera, por que é ele que segura o "bit", se ele se perder, todo mundo se perde e como ele está atrás de um acrílico fica difícil ouvir os retornos convencionais, me falta vias na medusa.

O baixo tem cubo, as guitas também, os teclados tem uma caixa de retorno próximo, o outro fica para os Pastores que estão no Púlpito e o vocal. O violão padece e vocal sofre um pouco...

Algumas mesas possuem chave para selecionar os auxiliares entre Pré e Pós, seria esse o seu caso?

Abs,
 
Cavic, no caso a mesa dele (ZED22FX) não possui sub-grupos, apenas 3 auxiliares sendo 2 pré e 1 pós.

http://www.allen-heath.com/media/ZED_22FX_Front_EDIT_2800.jpg
 
Vixi, olhei a foto anteriormente de relance e vi aqueles faders azuis... são os canais estéreo..kkk

Foi mal... e a saída mono, já vem com corte?

Sds,
 
Me deu preguiça de ler tudo.
Já viu se tem como usar as mandadas de efeito como auxiliar?
o "power clik" manda consegue mandar para os fones por um canal um geral vindo da mesa e um direct do instrumento (que você pode extrair do DI), ficando os dois sinais a critério do músico, a vantagem do sistema assim para quem tem som analógico é exatamente a economia de canais além do fato que terá "OBRIGATORIAMENTE" que ligar um compressor na saída que vai para os fones na mesa digtal normalmente tem-se compressores a vontade para insertar nos canais de saída mas na analógica acaba ficando caro se tiver muitas mandadas de sinal.
 
WAGNER LOBATO disse:
Obrigado MarceloCavic... pena que a mesa Allens e Heath que temos só possui 2 aux pré...  No meu caso, Se eu ligar direto cada  instrumento em cada canal do HA a partir de um DI eu consigo individualizar, certo? No entanto o som do fone nao será o som processado da mesa.  Se eu tivesse 4 aux pre, poderia ligar cada aux (processado da mesa) em cada canal HA, certo?...


Olá, Boa Tarde Wagner!!!

Seguinte:
 Estou um pouco ocupado agora, mas vou te dar uma dica de ligação e aí você continuar pesquisando no fórum (os "experts" vão completando e dando outros pitacos)...

Você tem o mesmo problema de quase todos os operadores de áudio em Igrejas (inclusive eu): mesa pequena, com poucos auxiliares X músicos exigêntes (ávidos por retorno...) e meio surdos (ninguém admite que o caminho é abaixar o que está alto para que todos se escutem, mas sim aumentar "o-seu-instrumento-voz-maravilhoso-imprescindível)! Mas isso é conversa pra outro papo...

Utilizo a "Behringela HA 4700 " e te afirmo: ela é excelente (tanto em preço como em qualidade...) ao que se propõe. No seu caso ligaria assim:

Aux 1 (Pré): faça uma mixagem equilibrada dos instrumentos e vozes (estas com um pouco menos de volume...) e com um 'gás extra' na bateria (especialmente no bumbo) e no baixo. Esta mix você vai mandar (através de um cabo splitter - 1 in x 2 out) para os aux in 1 e 2 do 4700 e assim resolver a parte mais complicada da monitoração - a cozinha (baixo e bateria);

Aux 2 (Pré):
 faça uma mixagem com equilíbrio dos instrumentos e um pouco menos de voz (já que vai mandar para os demais instrumentistas - violão, teclados...) e "plugue" no Master L e R (traseira do 4700 - tem que fazer um cabo splitter em 'y') ou no "Direct in - master section" (primeira entrada à esquerda - frente do 4700). Esse vai ser o seu "Geral" ou "Main" do 4700 (você poderá utilizar mais de um 4700, caso deseje colocar as vozes nos fones também). Daí você tem que insertar no aux in de cada canal do 4700 cada instrumento que quer controlar individualmente (tipo: 1- baixo; 2- bateria; 3- teclado; 4- violão). Você pode fazer isso de várias formas, existem várias 'alternativas' , como por exemplo:

- tirar o sinal dos directs na saída 'link' e insertar no aux in do 4700 (infelizmente esse seu direct é bem ruizinho e não faz isso!); *Altamente recomendável!

- capturar o sinal do 'P10 insert' no canal da mesa em que está ligado o instrumento (tentativa e erro, pois muitas mesas ficam com o canal mudo se não houver retorno do sinal - o que dá pra contornar com umas "soldinhas específicas no cabo especial confeccionado para tal finalidade"). *Não muito recomendável! (visto que não haverá isolamento do sinal entre os dois equipamentos);

- confeccionar um cabo tipo Y que funcionará com 'splitter', onde liga-se  o instrumento ou microfone em uma das pontas (in) e as outras duas pontas (out), uma vai para a mesa e a outra pro 4700, tipo um 'Splitter passivo' (sem os devidos isolamentos, evidentemente!). *Não muito recomendável, mas também funciona.  :angel:

Aux 3 (pós): retorno de palco (caixas) com uma mixagem geral e bem equilibrada dos instrumentos (um pouco mais baixos...) e uma valorizada nas vozes (se elas não forem para os fones, evidentemente...). Lembre-se que na sua mesa só há opção Pós Fader, o que até serve como uma referência de como está saindo tudo junto na mix do PA (claro que depende das caixas que você utiliza, pois podem te dar uma impressão errada da mixagem aos cantores...). Obs: tem gente que não usa pos-fader nunca (pelas implicações que isso acarreta...), só se Jesus voltar!!! Eu uso e me dou bem.

Finalizando a Epopéia...:


Agora você e o músico viverão aquele romance de início de casamento :heart:  : Cada um vai ouvir tudo o que os outros tem a dizer (geral nos fones), mas vai descobrir que o outro não é tão perfeito (pois não dá pra aumentar um músico ou voz especificamente falando, pois sua mesa continua só com 3 auxiliares :s ). Nesse esquema, a pessoa ouve a mixagem geral do auxiliar e o seu canal de voz ou instrumento. O acerto é feito no fader rotativo balance de cada canal do 4700: totalmente à esquerda - somente o auxiliar que você espetou no canal do power play; totalmente à direita - somente o man (master L e R geral ou direct in). O Equilíbrio vai depender do gosto ou reclamações do seu cliente... Os outros controles controles são intuitivos: bass (graves), treble (agudos) e output level (volume de saída). Os outros "botoezinhos" desta linda-árvore-de-natal-da-Behringer servem para 'mutar' o canal esquerdo (mute L) e/ou direito (mute R) - muito úteis se você está tocando com aquele "bendito Click" em um dos canais e não é baterista ou cantor e quer desligá-lo, ou para economizar micro-watts se o músico já tiver perdido a audição de um dos ouvidoss, por exemplo. Se não, "prima" o botão laranja ST/2CH (note que você pode mutar um dos canais L ou R e mandar o restante aos dois lados do fone, o que dá mais umas possibilidades legais se você mandar uma fonte verdadeiramente stéreo no master do equipamento, tipo uma base, playback ou sei-lá-o-quê).

Bom, eu uso mais-ou-menos assim com minha Soundcraft FX 16ii que em breve estarei vendendo (minha paróquia está montando um som...). O HA 4700 é um dos bons acertos da Behringer em minha opinião (nunca tive problemas com a marca!), pois dá muitas possibilidades de uso (dá pra tirar leite de pedra com ele!) e custa pouco. Agora vamos ver umas outras idéias com os mais "experimentados" aqui do SAV.

Paz e Bem a todos!
 
Vlw Arley, Tonreb por postarem...

Paulo Giovani, esclarecimentos tops. Valew mesmo..
Como sou iniciante nesta área, acho que consegui captar suas dicas...
O DI que temos faz o link sim... ele pode ser usado como 2 canais ou link, dependendo da posição da chave seletora. Vou usa-lo para ligar os instr no 4700, como vc sugeriu.

Em relação ao Balance de cada canal... ele vai me dar um volume maior do instrumento ou do geral dependendo da posição, ou ele vai dividir para o lado L ou R do fone os sons?

A bateria não é microfonada e para o momento não temos a intenção de faze-lo. Pensei em deixar o mesmo retorno para as vozes para o baterista. Ou voce acha que vale a pena por um fone para o baterista (com os outros instrumentos) mesmo sem a batera saindo no fone?
 
Um dos motivos de eu ter escolhido a MG24\14fx, mesmo sem precisar de tantos canais, foi justamente a quantidade de auxilios e os 4 subgrupos. Uma A&H ZED 24 custa o mesmo que a Yamaha, tem som melhor mas só tem menos auxilios, não tem subgrupos nem efeitos. Minha intenção é por retornos por fones, mesmo os músicos sendo educados, a ponto de pedirem pra baixar seu instrumento, o retorno por fones não tem comparação.

Mas fone sem bateria pra mim não rola. Nossa bateria não é microfonada, e na verdade nunca será. Sai muito caro e acho que uma bateria eletrônica compensa mais. Aí eu teria o custo da bateria ou dos Mics + Aquário, que não é legal, ou então o custo de uma bateria nova, e mais o custo dos subs.

Então, implantar o sistema de retorno por fones é até barato, faze-lo satisfatoriamente são outros quinhentos, e no fim a coisa toda sai bem cara...
 
Ronaldo1 disse:
Um dos motivos de eu ter escolhido a MG24\14fx, mesmo sem precisar de tantos canais, foi justamente a quantidade de auxilios e os 4 subgrupos. Uma A&H ZED 24 custa o mesmo que a Yamaha, tem som melhor mas só tem menos auxilios, não tem subgrupos nem efeitos. Minha intenção é por retornos por fones, mesmo os músicos sendo educados, a ponto de pedirem pra baixar seu instrumento, o retorno por fones não tem comparação.

Mas fone sem bateria pra mim não rola. Nossa bateria não é microfonada, e na verdade nunca será. Sai muito caro e acho que uma bateria eletrônica compensa mais. Aí eu teria o custo da bateria ou dos Mics + Aquário, que não é legal, ou então o custo de uma bateria nova, e mais o custo dos subs.

Então, implantar o sistema de retorno por fones é até barato, faze-lo satisfatoriamente são outros quinhentos, e no fim a coisa toda sai bem cara...

Penso em utilizar o fone Koss Porta Pró, que é semi aberto e permite escutar o que vem de fora tambem. Por isso imaginei que nao seria imprescindivel microfonar a bateria...

Alguem já teve uma experiencia dessa... o que acham?
 
Bem, como disse, o Balance vai te dar uma "Imagem Acústica" (como diria Ferdinand Saussure...) da relação entre o que entra no Master Imput L e R (painel traseiro) e/ou Master Section (painel frontal) e o Auxiliar In de cada seção do 4700 (mais ou menos de cada um, ao gosto do freguês!).

Sobre dividir o L e R com o balance, acho que só vai funcionar se não estiver nada entrando no aux in de cada canal do Power Play. Tá aí um teste para eu refazer depois... Mas só outro dia, pois no momento estou revezando com minha esposa no "Balance da nossa bebê"... Hehehe...

Boa noite a todos os Savianos!!!
 
Paulo Giovani disse:
Bem, como disse, o Balance vai te dar uma "Imagem Acústica" (como diria Ferdinand Saussure...) da relação entre o que entra no Master Imput L e R (painel traseiro) e/ou Master Section (painel frontal) e o Auxiliar In de cada seção do 4700 (mais ou menos de cada um, ao gosto do freguês!).

Sobre dividir o L e R com o balance, acho que só vai funcionar se não estiver nada entrando no aux in de cada canal do Power Play. Tá aí um teste para eu refazer depois... Mas só outro dia, pois no momento estou revezando com minha esposa no "Balance da nossa bebê"... Hehehe...

Boa noite a todos os Savianos!!!

Conceito Captado, Paulo Giovani...

Vlw...

Alguem já usou fones (semi aberto ou aberto) com bateria sem ser microfonada? O que acharam?
 
Back
Topo