Analizador de espectro

G.Jr

Member
Adquiri recentemente um analisador de espectro, usei o RTA dele e o som ficou muito bom.
Minha duvida e sobre a Analise de Fase e Delay, pois tenho um DBX Drive Rack 260 e não sei como encontrar esses dados no analisador.
 
Ola amigo no DBX 260 o ajuste de Fase e so dar 2 clicks encima do botão I/0 ai aparece a pagina que pode regular fase. a respeito do delay tem que logo que iniciar o wizard do aparelho adicionar na pagina de saida delay e acessar via painel ate o delay.
 
Editar os parâmetros eu sei. O problema é encontrar os dados no Phonic PAA3. Ainda estou conhecendo o aparelho.
No caso do Delay, as Versa 206 estão à 4 metros do chão ( parte inferior do line ) e os subs no chão, em baixo das caixas. Nesse caso, preciso de um delay das caixas aéreas para os subs? No Drive rack 260 na parte de Delay tem a opção "meteres", essa opção e para delay considerando a distancia em metros?
 
La vem o Warti com o balde de agua fria ...

GêJunior

M'anual nem pensar, certo ? 8) :mrgreen:

Infelizmente, o PAA3 não faz analise de Fase e nem de DELAY. Existem uma serie de procedimentos adicionais necessarios para estas medidas que o Phonic não tem. E mesmo a versão mais nova dela (PAA6) ainda não permite todos os tipos de medição.

Em resumo, o ÀA3 mede resposta de frequencia em 1/3 de oitava, POLARIDADE, RT60.

A resposta de frequencia RTA, pode ser configurada para se utilizar de ponderação (FLAT / A / C), constante de integração (FAST/SLOW/MID e ultra rapida) e diversos niveis de atuação entre 30 e 130 dB, em termo de SPL, dBU / mV etc. Aqui vc pode usar o pink noise do proprio aparelho ou do cd que acompanha o dito.

Polaridade, ele apenas checa se vias ou falantes estão em fase ou não, a grosso modo, se vão todos na mesma direção ao mesmo tempo, ou seja POLARIDADE apenas (ZERO ou 180 graus). Para esta medida vc depende de um sinal gravado no cd que acompanha o PAA3.

O RT6o permite varias leituras do mesmo e depois pode-se fazer uma media dos valores. Lembrando que este RT60 é o medio e não permite separação por frequencias, a menos que a vitima saiba lidar com a geração dos sinais adequados para isso -> RT em função da frequencia. Aqui vc pode usar o pink noise do proprio aparelho ou do cd que acompanha o dito.

Delay e fase no PAA3 não há como medir.

No dBX, a fase e polaridade podem ser ajustados clicando-se no numero do canal de saida (ultimo bloco à direita no soft). O delay da via pode ser acessado clicando-se em D na tela do software. Lembrando quye vc deve habilitar o recurso na propria tela.

No DELAY vc tem as opções METERS / FEET / SECONDS, todas relativas ao mesmo evento, mas em unidade diferentes. Se vc estiver fazendo os ajuste de forma direta (sem equipo adequado) escolha a unidade metros, se estiver usando softs ou alguns dispositivo que permita ler os resultados em unidades de tempo, escolha SECONDS.

Em tempo, nunca sei qual seria a sequencia correta de ajuste dos parametros direto no processador, pois prefiro usar sempre que possivel o software do processador !
 
Esse balde de agua fria veio em momento oportuno. Eu já tinha imaginado um monte de coisas que não tinha nada a ver kkkkkkk.
Só pra ter uma ideia, eu pensei que a analise de fase seria feita da seguinte maneira:
Soltava o som do cd que veio junto com o aparelho e o aparelho diria que estava em fase ou não. Se a resposta fosse não, eu iria no DBX 260 e mudaria a fase para a seguinte, emitiria novamente o teste e olharia o resultado, sim ou não, caso desse positivo passaria para outra caixa, se negativo, faria novamente o processo citado e com outra fase.
 
G.Jr disse:
Esse balde de agua fria veio em momento oportuno. Eu já tinha imaginado um monte de coisas que não tinha nada a ver kkkkkkk.
Só pra ter uma ideia, eu pensei que a analise de fase seria feita da seguinte maneira:
Soltava o som do cd que veio junto com o aparelho e o aparelho diria que estava em fase ou não. Se a resposta fosse não, eu iria no DBX 260 e mudaria a fase para a seguinte, emitiria novamente o teste e olharia o resultado, sim ou não, caso desse positivo passaria para outra caixa, se negativo, faria novamente o processo citado e com outra fase.
E quantas "fases" Voce acha que pode mudar? :wink: E para qual frequencia?

Abrcs,
andry110
 
No 260 vai de 0º à 180º e se não me engano em passos de 5º em 5º. Se realmente isso der certo, vou passar uma semana pra terminar isso.kkkkkkkk
 
Ullmann, pode falar sobre as ponderações? Existe alguma particularidade para cada uma delas?

E normal o medidor SPL registrar em um ambiente ( templo ) vazio, no periodo da noite, 65 dB SPL. Mesmo não havendo nenhum "barulho" no local? Ou o aparelho precisa ser Calibrado?
Valeu.
OBS.: Leio todos os manuais. O problema é que existem alguns termos como: Poderação A, Ponderação C; que precisam ser melhor detalhados.
Valeu, aguardo resposta.
 
As curvas de pondetação (A/B/C) são "equalizações" que simulam a sensibilidade dos nossos ouvidos em função de um determinado nivel de SPL.
A curva A representa a sensibilidade até 85 dBSPL e a C para valores mais altos que 85 dBSPL. A curva B não é m,uito utilizada.
Asssim qdo vc faz uma medida em FLAT (sem ponderação) e ela mostrar um determinado nivel, vc ajusta a curva para esse nivel, ou seja A até 85 dB e C acima disso.

Sim é bastante normal, isso é chamdo ruido de fundo e é resulktado de inumeros fatores desde trafego de veiculos nas proximidades, maquinas ou reatores funcionando no local e proximo e por ai vai.

Se vc quer ter certeza sobre isso faça varias medições no local, usando as varias sensibilidades (range) do PAA3, esse valore deve ficar sempre em torno de um certo numero, eventualmente, 65 dB no seu caso.

Se vc colocar no modo RTA modo FAST / FLAT grande parte do ruido deve se concentar abaixo de 500 Hz.

Em tempo se for usar o PAA3 para equalizar não use nenhuma curva inicialmente, use modo FLAT e depois que fizer os ajustes passe para A ou C. Motivo basico, estas ponderações mascram os graves epodem provocar ajustes estranhos. Lembre-se sempre que aquilo que vc esta medindo não é exatamente aquilo que esta ouvido, assim um pouco de criterio se faz necessario !
 
Entendi o porque que quando usava ponderação A os graves sumiam dos grafico do Analisador. Quando usava ponderação C eles apareciam normalmente.

Realmente, as frequancias que mais se destacam nesse ruido de fundo são abaixo dos 500 Hz. Precisamente 160 Hz e 80 Hz.
 
Quando fiz a primeira analise via RTA o som ficou bom, tinha apenas umas sobras nos agudos. Quando fui tentar tirar essas sobras acabei cometendo um erro grave. Não tireir os agudos sobrando, completei os niveis das frequencias que faltavam.

Não sei quem falou isso: " em audio menos é mais". No momento eu havia esquecido desse detalhe. O som ficou fanho. A irmã que canta no louvor chegou pra mim no final do culto e perguntou se a voz dela era daquele jeito. Respondi, que não. Eu havia feito algumas alterações, que não ficaram boas. Ela comentou que no culto anterior estava bom o som. kkkkkkk

Ullmann, outro detalhe que notei. No culto do domingo, quando o templo está cheio percebe-se um equilibrio nas frequencias. Porem nas quarta-feira, quando há menos pessos nota-se uma alteração nas frequencias média-altas. Isso só pode ser resolvido com tratamento acustico?
 
Esse detalhe que vc notou esta diretamente vinculado ao tempo de reverberação do templo. Qdo esta cheio ele diminui, ou seja, as pessoas fazem o papel de absorvedores de sons.
A banda de frequencia absorvida depende de uma serie de fatores, tais como vestuario, disposição das pessoas, Mas em geral a absorção fica acima dos 500 Hz em maior parte. Ocorre alguma absorção em baixas frequencias, mas menos que para medias/altas.

E sim, isso so se resolve com tratamento acustico !
 
Ullmann, com relação ao tempo de reverberação, qual o tempo ideal? O PAA3 ao ter o RT60 acionado, espera um sinal com mais de 30db, esse sinal pode ser o Ruido Rosa?
No CD veio vários sinais de frequências variadas, medir o RT60 em cada frequência individualmente serve para alguma coisa?
 
JêJunior

O RT6p ideal depende de uma serie de fatores, sendo os principais uso do local (*) e volume.
Atualmente existe uma tendencia em se projeta igrejas mais ou menos como se fossem auditorios multiuso,musica / conferencia / gravação video.
Creio que em algum lugar por aqui, existe uam tabela que fornece esses valores em função do volume e do uso, Caso não existe, na pagina da Musica e Tecnologia, nas planilhas do Solon, acho que tem tambem e caso não tenha um GOOGLE SEARCH resolve - RT60 Valores Ideiais ...

No caso do PAA3 é sugerido mesmo o uso de RUIDO ROSA (manual nem pensar né ?) e o procedimento é bem simples.
Inicialmente vc deve determinar uma quantidade de pontos no ambiente onde fazer a medição, digamos uns 9 pontos (não lembro a capacidade de memoria do PAA3). Na sequencia vc se posiciona num desses pontos e solta o RUIDO em um volume (SPL) suficientemente alto, espera uns instantes e corta o som,. E espera o aparelho fazer a leitura e grava isso numa memoria, dai vai para o ponto seguinte e repete o processo até esgotar os pontos ou a memoria. Dai manda o aparelho fazer a media das çeituras.

Qual o nivel de ruido ? Idealmente uns 30 acima do ruido de fundo, ou seja, com o aparelho em FLAT e RANGE na faixa de 30 a 9 dBSPL, vc faz a leitura do ruido de fundo do local, imagine que vc consegui uns 60 dB, valor tipico para um local proximo a uma avenida movimentada. Dai vc acrescenta a esses 60 dB mais 30, logo temos 90, mais uns 10 de segurança temos 100 dB. Vc então regula o volume do suistema para dar um pouco mais de 90 dB, algo entre 93 e 100 dB. E a partir disso segue o que escrevi acima.

Teoricamente o usso de frequencias individuais é possivel, lmas temos que ficar de olhos em alguns aspectos :

1 - Em medições acusticas devemos respeitar os valores padrão, ou seja, as frequencias de 125 / 250 / 500 / 1 kHz / 2 kHz / 4 kHz, pois 90% dos dados e procedimentos de condicionamento acustico se atrelam a estas (Normas)

2 - Conforme o nivel de SPL necessario, vc pode torrar os falantes por reproduzir uma unica frequencia por um tempo muito longo a um volume muito alto.

Nunca fiz isso, por isso não sei da segurança do processo. Em geral uso outras ferramentas para medir o RT60.

Abs
 
Pergunto sobre reverberação porque no RTA que fiz algumas frequencias, como 160 Hz, precisaram de atenuação de -10dB. Achei um EXAGERO. 1.25 Kz ganho de 6,5 dB.

Estou ainda "fuçando" muito no aparelho. É verdade esqueci de observar no MANUAL esse detalhe kkkkkkkk, valeu.
O problema é que uma vizinha já está assustada com tanto barulho, rsrsrsrsr.
 
Back
Topo