Analizador de espectro

Os valores que vc mencionou não são nada incomuns e podem ser ainda maiores para mais ou para menos.
Mas muitas vezes tem que se tomar um certo cuidado, pois a posição do microfone (localização) no ambiente pode estar num ponto onde existe um ponto de maxim ou um de minimi de alguma frequencia modal (ressonancia ambiente). De forma que é sempre bom fazer varias leituras em varios pontos e depois tentar uma media.

ESte é outro motivo para evitar-se usar os equalizadores e/ou alinhamentos automaticos.
 
Olá Mestre Ullmann,
Aproveitando o tópico quais os parâmetros que você usa normalmente para medir rta no smaart 6 ? (Spectrum : Scale ; Avg; Weight; Freq. Resp. :Smooth; Avg; Weight)
Fora estes parâmetros precisa configurar mais alguma coisa para se usar o rta do smaart ?
Desde já agradeço.
Abraço.

 
Marcio,
Antes de mais nada não é medir RTA, e sism usar o RTA para medir, pequena mas sensivel diferença.
Depende muito do que se esta medindo. Mas digamos que vamos usar o analisador em uma situação de show ou cerimonia, ok ?
Evite usar a placa interna do seu note ou pc. Caso vc não tenha e não queira investir em uma, existem alguns microfones USB especificos para medições, mas não são exatamente baratos. EStão na faixa de US$ 150 a US$ 500 lá fora, sem incluir impostos e tudo o mais.
E usando um unico canal no SMAART vc perde muitas das coisas que realmente interessam no Smaart, tipo FUNÇÃO DE TRANSFERENCIA e aferição de DELAY, que dependem da leitura de dois canais, um de referencia e outro de medição, ou seja, dois canais FULL DUPLEX.

A primeriar coisa a ser ajustada é frequencia de amostragem da placa -
Options -> Input -> SR

costumo deixar em 44.1k kHz ou 48.00 kHz conforme a placa que eu estiver usando. neste caso usar frequencias muito altas de amostragem não tras muito beneficios, ocorre que o com o aumento da amostragem a quantidade de fatias aumenta demais e consome muita memoria (independe do processador - basicamente) Com esse uso intenso de memoria, a tendencia para um travamento do RUINDOWS aumenta demais. E pelo lado pratico, usando 48 k sua maior frequencia de medição vai ser 24 khz, o que é mais que o suficiente para uma medição de campo. Se vc conseguir registrar sons naturais ou provenientes do sistema de som com frequencias muito acima de 15 k vai ser um verdadeiro milagre !

Na mesma aba, vc deve acertar os parametros de FFT pode deixar em 32 ou 64 K o que vai dar um espaçamento entre as amostras (resolução) de 1.3 ou 0.67 Hz respectivamente para 44.1 kHz.
Na aba OPTIONS -> IMPULSE / LOCATOR , acerto os valores de FFT como o acima, e ainda as unidades de medidas para METROS / CELSIUS e a TEMPERATURA base, esta não precisa ser EXATA, mas deve ser muito proxima da temperatura media usual do local.

Com o basico feito, vc pode passar aos dados que pediu, em egeral, uso o seguinte :

Scale (ESCALA / RESOLUÇÃO) : 1/3 para equalizar e 1/12 para achar defeitos
Avg (MEDIA *1) : um valor de 16 é aceitavel , mas deve-se ficar atento para o valor INSTANTANEO (inst)
Weight (PONDERAÇÃO): FLAT, caso não haja necessidade de medições relativas à niveis de ruido (vizinhança)
Smooth (SUAVIZAÇÃO): 6 pontos

(*1) Num analisador FFT a media torna-se uma coisa meio diferente, pois lida com quantidades de amostras a serem lidas - processadas - descartadas.
Qto maior a media que vc usar mais vc elimina fatores aleatorios das medições, tipo o avião que passa, palmas, gritos e assim vai, mas se estiver monitorando musica ou fala é preciso um certo cuidado, ja que vc pode eliminar o proprio sinal das medições.

(*2) Essa suavização serve para limar picos e vales muito estranhos, mas deve ser usada com moderação tambem, sob pena de mostrar uma situação irreal.

Bem, creio que estas são as diretrizes basicas, o resto é com vc ...

Boa diversão !


Em tempo, talvez devesse ter postado fotos da tela do smaart, mas não tive tempo / paciencia para tal, pois teria que editar as telas, usar um local para colocar, depois inserir aqui ... Ou seja, mó trabalho para um tempo muito curto !
 
Meu caro, sem saber ao que se refere a figura é bastante complicado falar qualquer coisa sobre ela.
O grafico de fase esta uma bagunça e a resposta de frequencia (transfer) esta bonita demais (em termos).
Se isso for a curva de uma caixa acustica analisada muito de perto, a curva de fase indica uma quantidade de elementos de correção no divisor/processador enorme !
A resposta em vermelho seria a FUNÇÃO COERENCIA DE FASE ???????

EDIÇÃO EM 21/09/2013

Pedro, olhando novamente a curva ai em cima, me ocorreu uma coisa, qdo fizeram essa medida, usando a função de transferencia, vcs ajustaram o deley entre o micorofone e acaixa e com a referencia ????

Abs
 
Ullmann disse:
Meu caro, sem saber ao que se refere a figura é bastante complicado falar qualquer coisa sobre ela.
O grafico de fase esta uma bagunça e a resposta de frequencia (transfer) esta bonita demais (em termos).
Se isso for a curva de uma caixa acustica analisada muito de perto, a curva de fase indica uma quantidade de elementos de correção no divisor/processador enorme !
A resposta em vermelho seria a FUNÇÃO COERENCIA DE FASE ???????



ola
essa resposta foi de um PA 3 vias caseiro de um amigo, ate que obteve uma boa resposta, nossa queria tirar uma duvida, durante o alinhamento a fase ficava sumindo tinha de medir o delay pra voltar, ai descobri que desligava o pink noise voltava a medir alguma ajuda ?
 
Caro Ullmann, em pesquisa sobre uma interface USB para comprar, encontrei um "lançamento" da Behringer, digo entre aspas, pois não tinha visto até iniciar minha procura.
Trata-se de um mixer com interface USB embutida. Lendo suas especificações encontrei a função PHANTON POWERED, uma alimentação de 15V para microfones, sabemos que para alimentar corretamente o microfone para medição (ECM8000) deve-se utilizar 48V, mas tanto a interface M-Audio, os processadores DEQ2496, DCX2496, DBX PA+ e o DBX PA fornecem somente 15V para alimentação do mic de medição, sera que este mixer/mesa com interface USB não conseguiremos utilizar para medições com Smaart???

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/EN/Products/302USB.aspx">http://www.behringer.com/EN/Products/302USB.aspx</a><!-- m -->
 
Pedro,

Uma forma de contornar esse problema de fase "_piscando_" é aumentar a taxa de media, não sei queal é a base ai do graf (SLOW) mas em geral valores de 100 ou mais.
Embora eu ache que a leitura esta BONITA DEMAIS ! Especialmente pelas variações de +/- 3 dB !

Samuka

Eu não conhecia esse brinquedo, parece bem interessante.
O ECM funcina na faixa de tensão de 15 a 52 volts - 48 V tipico phantom -
Pelas especificações. creio que esse mixer possa ser usado confortavelmente com o Smaart ou outros do tipo.
 
Ullmann,

quanto custa uma Licença do Smaart?

Um amigo conseguiu na internet baixar o Smaart, essas versões são confiáveis?
 
Ullmann disse:
Samuka

Eu não conhecia esse brinquedo, parece bem interessante.
O ECM funciona na faixa de tensão de 15 a 52 volts - 48 V típico phantom -
Pelas especificações. creio que esse mixer possa ser usado confortavelmente com o Smaart ou outros do tipo.

Então vamos fazer como Jack "o Estripador" por partes.
Com o mic(ECM8000) espetado no mixer e do mixer conectado no notebook pela porta USB, rodo o Smaart, ImPulse ou outro software de analize, como o Smaart precisa de uma referencia, então o mixer devera ser espetado na mesa ou não seria necessário??

Acho que podemos encontrar uma ferramenta de ótima relação custo/beneficio para montar nosso setup de analize RTA.

Mixer Behringer Q302USB Xenyx = R$220,00 + frete
Microfone Behringer ECM8000 = R$290,00 + frete
Software Smaart = ??? -

Lembrando que estes valores são pelo MercadoLivre, portanto podem ocorrer variações.

Agora só falta um tutorial do Smaart, que tal a idéia Ullmann?? :roll: :wink:
 
Olá Ullmann,
Fiz os ajustes conforme suas orientações, mais como parece que algumas opções do smaart 6 é diferente da forma que vc colocou postei as fotos das 6 abas de opções que o smaart tem e por último a interface dele como ficou após os ajustes. Os ajustes ficaram corretos ?
A intenção é usar para verificar a resposta de um PA e fazer as correções em um processador. Tenho um mic ecm 8000 e uso como interface a própria mesa de som
(01V 96 yamaha) ligo o mic em um canal todo flat e endereço este canal apenas para um subgrupo não envio o sinal dele para o L/R, do subgrupo envio para entrada mic do not configurada para sinal de linha. Como teste injetei o ruído rosa do smaart no canal da mesa da mesma forma que fiz com o mic e retornei para o not e verifiquei que desta forma a placa do not não interferiu na resposta ela veio plana. Você vê algum empecilho de se usar dessa forma ?
Obrigado.
Ainda em tempo a opção smooth não tem 6 pontos as opções são : None, 3, 5, 7 e 9. Qual delas usar ?
Desculpe o tamanho do post.
Abraço.


 
Marcio

Esse é o Saart 7, não ?
Confesso que não uso (ainda) essa versão, pode dar risda mas a minha ainda é a Versão 4.5 ou algo assim, e em paralelo uso o Acoustic Tools do Smaart. Motivo basico, não achei que valesse a pena o upgrade ( $$$$ ) pois isso implica em outros custos. Mas issso é historia e vamos ao que interessa.

O parametro SMOOTH, que suaviza as curvas mostradas, pode ser deixado em 5 pontos, mas seria legal que vc durante o uso, alterasse o dito observando os efeitos do mesmo. Depois de um tempo, vc vai saber qdo usar um valor ou outro, especialmente na caça de "_defeitos_".

MUITO IMPORTANTE : Na tela DELAY , vc deve alterar a temperatura de Fahrenheit para CELSIUS, e colocar um valor no box que reperesente a media de temperatura da sua região, digamos 22 ou 25 graus C e o mais importante esta deve ser a mesma temperatura aplicada nos presets do processador.

Na tela FREQUENCY RESPONSE, os parametros realmente importantes são os abaixo :

Sampling Rate : 441000
Window : Hanning
FFT Size : 32 ou 64

Esse parametro WINDOW é um processo matematico que indica ao software como iniciar e terminar a analise do impulso, meuio que dizendo ao software quais são os pontos a serem considerados validos para a analise. Para analise de audio em geral, deixe no default (HANNING). Os demais dizem mais respeito a forma como se apresentam os graficos e vc pode brincar a vontade !

A tela ou BOX com a referencia a IR Analysis é relativa a Analise de Resposta Impulsiva e é algo meio complicado de se falar por aqui, e que nas minha versão existe apenas no Acoustic Tools. Pessoalmente, uso outros programas mnais parrudos para esse tipo de analise.

Em tempo, usar o SMAART apenas como RTA é quase que uma perda de tempo, pois existe coisas bem mais interessantes nele, como a tal FUNÇÃO DE TRANSFERENCIA !

Acho que era isso !

Boa diversão !
 
Emerson

Vc pode comprar o Smaart 7 em :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rationalacoustics.com/store/smaartdi.html">http://www.rationalacoustics.com/store/smaartdi.html</a><!-- m -->

ou

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rationalacoustics.com/store/smaart.html">http://www.rationalacoustics.com/store/smaart.html</a><!-- m -->

Outras versões não faço ideia ...
 
Olá Ullmann,
Essa é versão 6 do smaart.
Muito obrigado por responder prontamente nossas dúvidas.
E quanto a maneira que uso a mesa como interface ?
Você poderia falar um pouco sobre a função de transferência e quando utiliza-la?
Abraço.
 
Ullmann disse:
Meu caro, sem saber ao que se refere a figura é bastante complicado falar qualquer coisa sobre ela.
O grafico de fase esta uma bagunça e a resposta de frequencia (transfer) esta bonita demais (em termos).
Se isso for a curva de uma caixa acustica analisada muito de perto, a curva de fase indica uma quantidade de elementos de correção no divisor/processador enorme !
A resposta em vermelho seria a FUNÇÃO COERENCIA DE FASE ???????

EDIÇÃO EM 21/09/2013

Pedro, olhando novamente a curva ai em cima, me ocorreu uma coisa, qdo fizeram essa medida, usando a função de transferencia, vcs ajustaram o deley entre o micorofone e acaixa e com a referencia ????

Abs
nao apenas fiz ajuste de de equalizaçao,filtros
 
Oedro,

Ao usar a função de transferencia é IMPORTANTISSIMO fazer o ajuste do delay entre o soft e o sistema medido - na verdade ajustar a diferença de tempo entre ambos, caso isso não aconteça, o grafico da resultados erroneos e particamente força o surgimento de COMB FILTERING exatamente como esta no seu grafico.
Caso vc não faça esse ajuste, é melhor vc usar apenas como RTA !

Para quem pediu o TUTORIAL, recomendo fazer o meu WORKSHOP qdo acontecer, ou procurar no YOUTUBE
 
Fazer parte de seu workshop não é o problema, mas sim quando ele acontecera em São Paulo. O proximo em Novembro é no Sul. Sera que minha "lombrigas" resistem até la??
 
Samuka,

Estou tentando fechar um workshop para o mes de Dezembro, ou de 03 a 05, ou de 10 a 12 , o horario sera das 10 as 19 horas, proximo à praça da Republica.
infelizmente, não consigo fazer com duração menor, as vezes que tentamos ficou pesado demais para o pessoal. E a escolha dos dias se da por serem dias mais folgados para o pessoal que trtabalha.

Marcio
Não cheguei a analisar a configuração da mesa que vc menciona, mas no site da JBL, vc pode achar muitas dicas de como configurar o setup

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.jblpro.com/catalog/support/search.aspx?Searchstr=smaart">http://www.jblpro.com/catalog/support/s ... str=smaart</a><!-- m -->

Nesse link existem varias dicas fundamentais para entender o Smaart, embora não se refira à mesma versão a essencia de funcionamento dele permanece a mesma ! Dê particular atenção aos PDFs !

Boa diversão !
 
Back
Topo