Aperfeiçoamento do som na igreja

A paz do senhor!

Gostaria de sugestões para melhorar o som da igreja, como:

- Posicionamento da caixas de saída - Li vários tópicos aqui do fórum, gostaria que vocês opinassem na melhor forma para posicionar. A acústica é horrível, e difícil de agradar jovens e idosos, ainda mais com a bateria (pelo menos ele toca baixinho).
- Aquário ou Bateria eletrônica?
- Revestir as paredes com carpete ajudaria?

se puderem me ajudar com esses esclarecimentos, e outros pontos que julgarem importante, agradeço.

Obrigado!

Dimensões:
- Altura: 5,10
- Comprimento: 11,8
- Largura: 7,9
- Altura atual das caixas: 2,30m, com uma distância de 80cm do primeiro banco

Segue algumas fotos

IMG_0699_zps3ce092ca.jpg


IMG_0701_zpsfc6c9406.jpg


IMG_0696_zpsfdedb382.jpg


IMG_0692_zps175c7118.jpg
 
MatheusRFernandes disse:
A acústica é horrível, e difícil de agradar jovens e idosos, ainda mais com a bateria (pelo menos ele toca baixinho).

A sua dúvida é pertinente, mas igual às muitas recorrentes aqui neste espaço. Já vi locais com acústica muito pior que a sua. Ninguém será capaz de lhe fornecer uma opinião baseada somente em fotos e medidas. É preciso que você identifique claramente o que está faltando ou sobrando em seu som e que tipo de experiência você já fez para tentar resolver o problema e quais as conclusões. Cada caso é um caso.
 
Mateus, vou passar aqui um pouco do meu conhecimento. Não tenho o conhecimento técnico específico mas vou te relatar o que vivo na prática.
MInha igreja tem quase o mesmo tamanho e tbm o mesmo layout da sua.
Pelo que vi vocês tem poucas fontes de absorção do som (sem cortinas e utilizam bancos de madeira)
Na minha igreja temos cadeiras estofadas e cortinas em todas as janelas e tbm no palco, atrás das cortinas temos algumas placas de espuma que ajuda a absorver um pouco do som.
Quanto à bateria, logicamente o mais viável é a eletrônica pois consegue segurar um pouco no volume quando necessário, porém tem que investir em uma boa senão é dinheiro jogado fora.
Revestir as paredes ajuda, mas não será a solução para seus problemas.

Abraços!
 
Parece-me que seu problema é semelhante a maioria das igrejas que se utilizam de ritmos acelerados, tal programa musical não combina com a maioria das igrejas com arquitetura e forma mais tradicionais. Você pode investir aos poucos para dar uma amenizada entretanto sugiro um projeto ou pelo menos o cálculo RT60 ótimo levando em conta o tipo de programa musical desejado. Provavelmente não terá uma solução 100% em pelo fato de ser uma adaptação e não um projeto do zero, mas se conseguir chegar a uns 80% já vai melhorar muito.

Abraços.
 
Amigos, como o assunto do tópico é o aperfeiçoamento do som da Igreja, deixo aqui minha situação:
- O som da Igreja é um Line Array DB Technologia Acústica de 1000w com sub de 900w, tudo em RMS, mesa SoundCraft Si Expression 3, processador DBSeries, Amplificador Quartetto 4k, monitor DB de 10", ou seja, tudo de excelente qualidade.
Estou tendo problemas na regulagem em geral; não sei se é falta de conhecimento meu ou alguma outra coisa. O som tem ficado embolado e não consigo resolver. Uso DI-100 para os violões e teclado, no baixo uso DI-600, na guitarra um Shure SM57 captando um cubo Fender Frontman 212R, na bateria um kit de mics VOKAL, percussão um Shure SM57, nos vocais mics Shure PG48 e Mic Principal s/f AKG "não lembro o modelo".
Alguém pode me auxiliar, preciso de mais clareza no som. Por favor me contem suas experiencias, pode ser de grande ajuda.
 
Matheus,

Eu não sou expert mas passei por uma situação parecida. Se estivesse no seu lugar iria alterando as coisas aos poucos e vendo o que funciona. Pelas informações acredito que o maior problema seja excesso de reverb principalmente dos graves.

1 - Tirar as caixas do suporte da parede e coloca-las fly. (penduradas no teto), e inclina-las conforme o angulo de dispersão das mesmas.

2 - Colocar um tapete nos corredores, se a igreja constuma a ficar cheia durante os cultos não me preocuparia com os bancos neste momento.

3 - Se o teto não tem tratamento acustico eu começaria por ele, talvez um jateamento ou mesmo um forro, mas procure um com o NCR no minimo 0,8.

4 - Tratar a parede atras do palco, existem algumas empresas que trabalham com espumas que ajudam no tratamento acustico, novamente fique de olho no NCR do material.

Acredito que com isso a diferença já será sensivel.

Fica em paz. Abraço
 
isacjansen disse:
Amigos, como o assunto do tópico é o aperfeiçoamento do som da Igreja, deixo aqui minha situação:
- O som da Igreja é um Line Array DB Technologia Acústica de 1000w com sub de 900w, tudo em RMS, mesa SoundCraft Si Expression 3, processador DBSeries, Amplificador Quartetto 4k, monitor DB de 10", ou seja, tudo de excelente qualidade.
Estou tendo problemas na regulagem em geral; não sei se é falta de conhecimento meu ou alguma outra coisa. O som tem ficado embolado e não consigo resolver. Uso DI-100 para os violões e teclado, no baixo uso DI-600, na guitarra um Shure SM57 captando um cubo Fender Frontman 212R, na bateria um kit de mics VOKAL, percussão um Shure SM57, nos vocais mics Shure PG48 e Mic Principal s/f AKG "não lembro o modelo".
Alguém pode me auxiliar, preciso de mais clareza no som. Por favor me contem suas experiencias, pode ser de grande ajuda.

Favor informar:
- como está posicionado o Line DB ?
- Dimensões do templo.
- como vocês estão trabalhando no palco ? Fones de ouvido ? caixas muito altas para compensar o volume da bateria ?
- A bateria está dentro de algum aquário ?
- O que você considera um som embolado ? se possivel faça uma gravação do PA e coloque para avaliação.

Quanto mais informações melhor. Se tiver condições coloque fotos.

Um abraço.
 
Fabio_Portella disse:
isacjansen disse:
Amigos, como o assunto do tópico é o aperfeiçoamento do som da Igreja, deixo aqui minha situação:
- O som da Igreja é um Line Array DB Technologia Acústica de 1000w com sub de 900w, tudo em RMS, mesa SoundCraft Si Expression 3, processador DBSeries, Amplificador Quartetto 4k, monitor DB de 10", ou seja, tudo de excelente qualidade.
Estou tendo problemas na regulagem em geral; não sei se é falta de conhecimento meu ou alguma outra coisa. O som tem ficado embolado e não consigo resolver. Uso DI-100 para os violões e teclado, no baixo uso DI-600, na guitarra um Shure SM57 captando um cubo Fender Frontman 212R, na bateria um kit de mics VOKAL, percussão um Shure SM57, nos vocais mics Shure PG48 e Mic Principal s/f AKG "não lembro o modelo".
Alguém pode me auxiliar, preciso de mais clareza no som. Por favor me contem suas experiencias, pode ser de grande ajuda.

Favor informar:
- como está posicionado o Line DB ?
- Dimensões do templo.
- como vocês estão trabalhando no palco ? Fones de ouvido ? caixas muito altas para compensar o volume da bateria ?
- A bateria está dentro de algum aquário ?
- O que você considera um som embolado ? se possivel faça uma gravação do PA e coloque para avaliação.

Quanto mais informações melhor. Se tiver condições coloque fotos.

Um abraço.

Fábio,

O Line esta posicionado no centro do templo a 1,5 metros do forro. Line Piccolo6 (http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/index.php?menu=detalhes&id=150)
O prédio tem 25comp. x 7,8larg. x 6alt. interno, forro de pvc. No palco, os músicos usam fones, exceto os backs e o ministro, e temos um único cubo, Fender Frontman 212R microfonado, para a guitarra. A bateria está no aquário 100% fechado.

Considero som embolado quando não defino com clareza vozes e intrumentos. Quando todos tocam individualmente o som é excelente, mas quando estão juntos o som fica misturado, sem definição.
 
Isac,

não dá para dar um diagnostico preciso com as informações que passou, mas vou te informar alguns casos que normalmente deixam o som embolado.

- posicionamento inadequado das caixas, o que parece não ser o caso ai, pois já está posicionada no centro o que diminui e muito a interação com o ambiente, causando menos reverberação. O que pode estar ocorrendo é a inclinação inadequada do Line que reflete o som no fundo da igreja causando reverberação, o que acredito não ser o caso, mas verifique isto.

- o efeito de "mascaramento" do som. Quando alguns instrumentos trabalham na mesma frequência e um acaba cobrindo o outro. Isto você vai ter que resolver equalizando os instrumentos. Normalmente através de uma equalização de corte de frequência. Procure fazer um corte nos graves dos instrumentos como piano (teclado), violão e guitarra, normalmente um corte tirando tudo abaixo de 100Hz, resolve, o que deixa mais espaço para o bumbo e contra baixo. (isto também é recomendado para as vozes). Tente atenuar na região próxima de 3 KHz nos instrumentos de base para dar uma abertura maior para as vozes. Esta é a região de maior "presença" e de maior sensibilidade do ouvido humano e onde todo instrumentista quer que "aumente" um pouco seu instrumento. Nesta frequência a caixa costuma "brigar" com as vozes, verifique o tipo de caixa que vocês estão usando e se necessário atenue nesta região.
Acredito que tenha algum profissional em sua igreja com conhecimento para fazer isso, pois a aparelhagem que vocês tem está bem acima da média que vejo nas igrejas.

- Agora existe um outro caso que costumo ver em igrejas e bandas novas, que é todo muto tocando "muito" o tempo todo. Falta de conjunto. Cada um toca muito individualmente, mas quando estão juntos o bicho pega. Baixista tocando "muito" mas não "batendo" junto com o bumbo. Muitos solos de guitarra no meio da musica e por ai vai. Isso é difícil de corrigir e exige bastante disciplina dos músicos. Já passei por isso no grupo de louvor da minha igreja. Baixista fazendo arranjo que não casava com bumbo. Baterista fazendo "virada" a todo momento e bumbo "dobrado". Violão tem que fazer "batida" no mesmo ritmo da batera (o mesmo vale para o teclado e guitarra). a mão direita do guitarrista e violão tem que estar sincronizadas e por ai vai. Em um conjunto é sempre melhor cada um tocar nenos e mais "quadradinho" (dentro do ritmo). Em musica mais é sempre menos e menos é sempre mais.

Não sei qual é seu caso, mas avalie todos os pontos e se tiver alguma duvida é só postar, estamos a disposição para ajudar.

Se o caso foi mais relacionado a equalização, recomento ler os livros "Guia de Mixagem" do Fábio Henriques, que podem ser encontrados na loja virtual do site www.musitec.com.br .
de preferencia o guia 2 - http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?catID=1&subCatID=1&cod=1107.
 
isacjansen disse:
Considero som embolado quando não defino com clareza vozes e intrumentos. Quando todos tocam individualmente o som é excelente, mas quando estão juntos o som fica misturado, sem definição.

Isto me parece mais um problema de arranjo musical do que de sonorização.
 
Amigos,
obrigado pelo empenho em me ajudar.

Fabio_Portella,
quanto a termos um profissional mais capacitado na Igreja, isso não acontece. No momento sou eu o mais "profissional".
Investimos pesado pq queríamos qualidade, agora o próximo investimento será na capacitação dos operadores.
Aceitei sua indicação e já comprei o livro Guia de Mixagem 2, deve chegar em alguns dias.
Um fato importante que também descobri em minhas pesquisas é quanto aos vazamentos, terei que investigar.
Segue uma foto interna do templo:
CAM00632_zps6fbab73d.jpg

Conforme disse, o Line no meio, o Sub na esquerda da foto (aqui ele está em cima do altar, mas hoje usamos ele na frente), o cubo da guitarra atrás dele, monitor(retorno) usamos apenas um de 10" na esquerda também.
A mesa fica no mezanino de onde a imagen foi capturada.
Quanto a inclinação do Line, o técnico que instalou, quando o fez, bateu fotos, ligou para o fabricante e disseram que estava ok.
 
Isac, pela foto, não acredito que o problema seja o Line. A aparelhagem de vocês é muito boa e parece estar bem dimensionada para o local, e da forma que foi instalada esta minimizando bem a reverberação, mas sempre existe a reverberação do ambiente.

As caixas não estando nas paredes, não estando direcionadas para o fundo da igreja e estando direcionadas para o publico, já ajuda e muito. No entanto a reverberação do próprio ambiente pode influenciar negativamente no som, pois algumas frequências se destacam mais que outras, devido a própria estrutura do templo.

Para verificar isto utilizamos o calculo do RT60, onde são feitas cálculos de acordo com o tamanho do ambiente, pessoas no local e material utilizado nas paredes, teto e piso. Com estes dados você terá informações sobre as frequências que estão sobrando e poderá utilizar materiais para atenua-las. sobre este assunto verifique o tópico a seguir http://www.somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=7110&page=2.

Caso esteja suspeitando que o problema seja este, pense na contratação de um profissional.
 
Back
Topo