Artigo Aproveitando melhor o PAN, Master L e o Master R da mesa de

bersan

Administrator
Moderador
O controle de PAN é um completo desconhecido para a maioria dos operados de som nas igrejas. Ainda que presente em qualquer mesa de som, o pessoal simplesmente não sabe e/ou não usa. Esse comando pode ser um tremendo aliado para quem tem aquelas mesas de som mais simples, sem Auxiliares ou mesmo com poucos deles. O que vamos falar serve para qualquer mesa simples, qualquer marca e modelo.

O controle PAN tem marcado L na extrema esquerda, e marcado R na extrema direita. Isso quer dizer que, nas posições extremas, o som daquele canal será enviado somente para o Master L ou somente para o Master R. Nas posições intermediárias, o som será enviado em maior quantidade para um Master que para o outro. Na posição 12h (o controle no meio), o som é enviado igualmente para os dois canais.

Essa explicação só tem uso prático se utilizarmos em conjunto com os Masters. Veja um exemplo prático:

Uma igreja bem simples, com 4 caixas de som para o público (PA) e uma ou duas caixas de retorno para os músicos.
  • Master L alimenta o canal A do amplificador e este alimenta as 4 caixas do PA
  • Master R alimenta o canal B do amplificador e este alimenta as caixas de retorno
Se usarmos o PAN no meio, como é o mais comum de encontrarmos, teremos o mesmo som tanto para o público quanto para os músicos. Apesar de isso parecer ser bom, os músicos tem necessidades diferentes da do público. Enquanto o público quer ouvir o som do conjunto, os músicos querem se ouvir, o que são coisas bem diferentes.

Assim, se usarmos o controle de PAN, podemos fazer mixagens diferentes, uma destinada ao público e outra aos músicos. Veja:
  • A voz do dirigente do culto deve ser sempre voltada para o PA (PAN todo em L). Os músicos, que muitas vezes estão localizados próximos dos dirigentes, podem ouvir a voz diretamente. Isso inclusive evita microfonias que possam acontecer no mic do dirigente.
  • Instrumentos acústicos (que produzem som por si só) podem ter mais volume no PA que no retorno dos músicos. Flautas, violinos, violões, todos eles podem estar com o PAN mais para à esquerda (mais para o PA) que para o meio.
  • Instrumentos elétricos (teclado, baixo, guitarra), que não tem som próprios, esses podem estar com o PAN no meio ou até mesmo mais para a direita (mais para o retorno).
Imagine aquele músico que ficam pedindo mais volume, mais volume e mais volume no seu retorno! Para satisfazê-los, aumentamos o fader de volume do canal. Se o PAN estiver no meio, estaremos aumentando tanto para o PA quanto para o retorno. Só que isso pode trazer um desequilíbrio da mixagem para a igreja (o instrumento sobressaindo mais que os outros). Se então usarmos o PAN mais para a direita (mais em direção dos retornos), poderemos aumentar o volume e, para compensar, jogar o controle mais em direção à posição R, de forma a compensar o aumento e manter o equilíbrio do PA.

A idéia é simples, o uso é simples e fácil, mas muita gente não conhece e "passa aperto" com as reclamações dos músicos de que "não estão se ouvindo".

O ideal mesmo é ter uma mesa de som com recurso Monitor (Auxiliar Pré-Fader) e um amplificador dedicado apenas para os retornos dos músicos. É muito melhor para trabalhar, mas isso fica para um próximo artigo. Para quem conta apenas com equipamento simples, as idéias desse artigo são bem úteis.

Observação importante: o controle de PAN só é mais sentido próximo dos seus limites, ou seja, perto dos extremos. Isso é normal em todas as mesas, nacionais ou importadas.
 
Editado por um moderador:
Não saber nem como funciona o L e R de uma mesa é o cúmulo.
Melhor, preguiça de pegar o manual e ler.
"Ah! MAs ela veio parar aqui sem manual." > Peça ajuda.
Aprenda mechendo(não da hora do culto, lógicamente).Se for a única saída,mas raramente é.

Abçs
 
Re: Aproveitando melhor o PAN, Master L e o Master R da mesa

esse é fórum é muito legal mesmo... Estava eu quase abrindo um tópico : Pra que serve o Pan?....rsrs. Compramos uma Mackie Profx 12, não veio com manual... estamos mexendo, testando para aprendermos a usá-la. Se aparecer alguma dúvida, com certeza já sei onde procurar. Muito obrigado meus manos! :wink:
 
Re: Aproveitando melhor o PAN, Master L e o Master R da mesa

Nossa da pra fazer tantas coisas, quando voce tem um PA estereo as possibilidades são muitas, tom 1 de um lado tom 2 de outro, violão de um lado guitarra de outro....
 
Re: Aproveitando melhor o PAN, Master L e o Master R da mesa

bersan disse:
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:



Aproveitando melhor o PAN, Master L e o Master R da mesa de som

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=42



Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"<p>O controle de PAN é um completo desconhecido para a maioria dos operados de som nas igrejas. Ainda que presente em qualquer mesa de som, o pessoal simplesmente não sabe e/ou não usa. Esse comando pode ser um tremendo aliado para quem tem aquelas mesas de som mais simples, sem controle de auxiliar (um bom exemplo é são as Ciclotron .<br /><br />PAN te..."



Comentários são bem-vindos.



Atenciosamente,

Equipe Som ao Vivo

http://www.somaovivo.mus.br

eu sei pouco sobre sonorização, mas nos últimos meses tenho aprendido muito com o SAV.

esse artigo é exatamente a realidade da nossa igreja.

parecia que você estava escrevendo o artigo dentro da nossa igreja.

vou tentar fazer algumas adaptações para usar o PAN na igreja



abração

Deus abençoe a você e a todos do SAV
 
Pessoal, ressuscitando o tópico para por favor pedir uma ajuda sem ter de criar um tópico novo!

A mesa tem saída L e R, mas eu tenho que usar as duas? Supondo que vá ligar uma caixa ativa e uma passiva. Se eu utilizar só o lado L da saida da mesa (que vai para a entrada L da ativa e do Speaker out dessa para a passiva escrava) o que acontece? Significa que o Pan não vai funcionar, a ligação vai ser mono, como que é isso? Me ajudem, por favor, sou muito iniciante!

E ainda mais: e se entre as caixas e a mesa eu ligar um equalizador que tenha dois canais ( in/out do canal 1 e in/out do canal 2). Eu sou obrigado a usar os dois canais? E se eu usar um só? Queima alguma coisa? E a atuação dele funcionará como nas duas caixas?

Fico extremamente agradecido se alguém puder me ajudar! Abraços!
 
Não precisa usar as duas saídas. Usando apenas L você terá um sistema mono que é muito comum, eu mesmo utilizo tudo mono. No EQ será a mesma coisa, utilizará apenas 1 canal.

A caixa ativa e a passiva irão reproduzir exatamente a mesma coisa, qualquer alteração no EQ ou na mesa afetará as duas caixas da mesma forma.

Pode usar sem medo.
 
realmente sempre nos surpreendemos com aquilo que achava-mos saber o seu funcionamento até nos deparar com esses tópicos . tenho aprendido muito aqui.
 
O controle de PAN é um completo desconhecido para a maioria dos operados de som nas igrejas. Ainda que presente em qualquer mesa de som, o pessoal simplesmente não sabe e/ou não usa. Esse comando pode ser um tremendo aliado para quem tem aquelas mesas de som mais simples, sem Auxiliares ou mesmo com poucos deles. O que vamos falar serve para qualquer mesa simples, qualquer marca e modelo.

O controle PAN tem marcado L na extrema esquerda, e marcado R na extrema direita. Isso quer dizer que, nas posições extremas, o som daquele canal será enviado somente para o Master L ou somente para o Master R. Nas posições intermediárias, o som será enviado em maior quantidade para um Master que para o outro. Na posição 12h (o controle no meio), o som é enviado igualmente para os dois canais.

Essa explicação só tem uso prático se utilizarmos em conjunto com os Masters. Veja um exemplo prático:

Uma igreja bem simples, com 4 caixas de som para o público (PA) e uma ou duas caixas de retorno para os músicos.
  • Master L alimenta o canal A do amplificador e este alimenta as 4 caixas do PA
  • Master R alimenta o canal B do amplificador e este alimenta as caixas de retorno
Se usarmos o PAN no meio, como é o mais comum de encontrarmos, teremos o mesmo som tanto para o público quanto para os músicos. Apesar de isso parecer ser bom, os músicos tem necessidades diferentes da do público. Enquanto o público quer ouvir o som do conjunto, os músicos querem se ouvir, o que são coisas bem diferentes.

Assim, se usarmos o controle de PAN, podemos fazer mixagens diferentes, uma destinada ao público e outra aos músicos. Veja:
  • A voz do dirigente do culto deve ser sempre voltada para o PA (PAN todo em L). Os músicos, que muitas vezes estão localizados próximos dos dirigentes, podem ouvir a voz diretamente. Isso inclusive evita microfonias que possam acontecer no mic do dirigente.
  • Instrumentos acústicos (que produzem som por si só) podem ter mais volume no PA que no retorno dos músicos. Flautas, violinos, violões, todos eles podem estar com o PAN mais para à esquerda (mais para o PA) que para o meio.
  • Instrumentos elétricos (teclado, baixo, guitarra), que não tem som próprios, esses podem estar com o PAN no meio ou até mesmo mais para a direita (mais para o retorno).
Imagine aquele músico que ficam pedindo mais volume, mais volume e mais volume no seu retorno! Para satisfazê-los, aumentamos o fader de volume do canal. Se o PAN estiver no meio, estaremos aumentando tanto para o PA quanto para o retorno. Só que isso pode trazer um desequilíbrio da mixagem para a igreja (o instrumento sobressaindo mais que os outros). Se então usarmos o PAN mais para a direita (mais em direção dos retornos), poderemos aumentar o volume e, para compensar, jogar o controle mais em direção à posição R, de forma a compensar o aumento e manter o equilíbrio do PA.

A idéia é simples, o uso é simples e fácil, mas muita gente não conhece e "passa aperto" com as reclamações dos músicos de que "não estão se ouvindo".

O ideal mesmo é ter uma mesa de som com recurso Monitor (Auxiliar Pré-Fader) e um amplificador dedicado apenas para os retornos dos músicos. É muito melhor para trabalhar, mas isso fica para um próximo artigo. Para quem conta apenas com equipamento simples, as idéias desse artigo são bem úteis.

Observação importante: o controle de PAN só é mais sentido próximo dos seus limites, ou seja, perto dos extremos. Isso é normal em todas as mesas, nacionais ou importadas.


Na mesa que uso tem esse recurso pré-fader muito bom pois o retorno de chão precisa de um fader diferente da PA.
 
Outra possibilidade de uso que poderia estar no artigo, funciona bem em pequenas instalações com poucos recursos, onde um som realmente estéreo não fará grande diferença, é ligar os subs ativos ou um canal de um equalizador ajustado para graves no L, e as caixas ativas (ou equalizador ajustado para corte de graves) no R.
Dessa forma você consegue controlar exatamente a quantidade de grave de cada canal, principalmente em mesas com equalização deficiente (duas bandas ou três mal distribuídas). Inclusive, eu como tecladista e sonoplasta, usava isso num teclado mais antigo para equalizar os instrumentos do teclado apenas ajustando o pan de cada um deles no teclado.
O problema é que se perde o estéreo, porém em muitos ambientes o som é ligado utilizando apenas uma saída da mesa (mono).
 
Utilizo apenas uma caixa, um cana da mesa Behringer e esses dias, como de costume, ajustei o GAIN, e fui equalizando o som conforme a música ( utilizo um notebook, uma placa de audio externa, mesa e caixa), tudo normal, só que o led da mesa que correspondente ao PAN fica piscando..

Qual pode ter sido o motivo ?

Anteriormente, em outras oportunidades, com o mesmo reajuste, ele não piscava.

Como utilizo apenas um canal, deixo o PAN totalmente de um lado só.

Alguém tem uma opinião?

Obrigado

Abçs

MARCO
 
O controle de PAN é um completo desconhecido para a maioria dos operados de som nas igrejas. Ainda que presente em qualquer mesa de som, o pessoal simplesmente não sabe e/ou não usa. Esse comando pode ser um tremendo aliado para quem tem aquelas mesas de som mais simples, sem Auxiliares ou mesmo com poucos deles. O que vamos falar serve para qualquer mesa simples, qualquer marca e modelo.

O controle PAN tem marcado L na extrema esquerda, e marcado R na extrema direita. Isso quer dizer que, nas posições extremas, o som daquele canal será enviado somente para o Master L ou somente para o Master R. Nas posições intermediárias, o som será enviado em maior quantidade para um Master que para o outro. Na posição 12h (o controle no meio), o som é enviado igualmente para os dois canais.

Essa explicação só tem uso prático se utilizarmos em conjunto com os Masters. Veja um exemplo prático:

Uma igreja bem simples, com 4 caixas de som para o público (PA) e uma ou duas caixas de retorno para os músicos.
  • Master L alimenta o canal A do amplificador e este alimenta as 4 caixas do PA
  • Master R alimenta o canal B do amplificador e este alimenta as caixas de retorno
Se usarmos o PAN no meio, como é o mais comum de encontrarmos, teremos o mesmo som tanto para o público quanto para os músicos. Apesar de isso parecer ser bom, os músicos tem necessidades diferentes da do público. Enquanto o público quer ouvir o som do conjunto, os músicos querem se ouvir, o que são coisas bem diferentes.

Assim, se usarmos o controle de PAN, podemos fazer mixagens diferentes, uma destinada ao público e outra aos músicos. Veja:
  • A voz do dirigente do culto deve ser sempre voltada para o PA (PAN todo em L). Os músicos, que muitas vezes estão localizados próximos dos dirigentes, podem ouvir a voz diretamente. Isso inclusive evita microfonias que possam acontecer no mic do dirigente.
  • Instrumentos acústicos (que produzem som por si só) podem ter mais volume no PA que no retorno dos músicos. Flautas, violinos, violões, todos eles podem estar com o PAN mais para à esquerda (mais para o PA) que para o meio.
  • Instrumentos elétricos (teclado, baixo, guitarra), que não tem som próprios, esses podem estar com o PAN no meio ou até mesmo mais para a direita (mais para o retorno).
Imagine aquele músico que ficam pedindo mais volume, mais volume e mais volume no seu retorno! Para satisfazê-los, aumentamos o fader de volume do canal. Se o PAN estiver no meio, estaremos aumentando tanto para o PA quanto para o retorno. Só que isso pode trazer um desequilíbrio da mixagem para a igreja (o instrumento sobressaindo mais que os outros). Se então usarmos o PAN mais para a direita (mais em direção dos retornos), poderemos aumentar o volume e, para compensar, jogar o controle mais em direção à posição R, de forma a compensar o aumento e manter o equilíbrio do PA.

A idéia é simples, o uso é simples e fácil, mas muita gente não conhece e "passa aperto" com as reclamações dos músicos de que "não estão se ouvindo".

O ideal mesmo é ter uma mesa de som com recurso Monitor (Auxiliar Pré-Fader) e um amplificador dedicado apenas para os retornos dos músicos. É muito melhor para trabalhar, mas isso fica para um próximo artigo. Para quem conta apenas com equipamento simples, as idéias desse artigo são bem úteis.

Observação importante: o controle de PAN só é mais sentido próximo dos seus limites, ou seja, perto dos extremos. Isso é normal em todas as mesas, nacionais ou importadas.
Preciso instalar voxmam, na pmp 6000 me ajude
 
Ótimo artigo, eu uso o L pra parte de alta e o R somente para os subs, e o controle pan pra definir a quantidade de sub para determinados canais, exemplo o bumbo de bateria, coloco sempre 75% pra o R subs!
 
Back
Topo