aquario bateria, acrilico ou vidro?

anderde

New Member
bom dia, queremos fazer um aquário para a bateria na nossa igreja, dai pergunto fazer com acrílico (o preço é meio salgado) ou de vidro? há muita diferença entre os dois material na questão vazamento de som?
 
Wagner, porque a placa de acrilico é bem melhor que o vidro?
Seria por causa da vibração do mesmo, coisa que o vidro não proporciona?
 
Acrilico deve refletir um pouco menos que o vidro, e é muito mais seguro que o vidro, principalmente para ser usar indoor num templo.
Sem falar que ele é desmontável, alguns são anti-reflexo e foi desenvolvido para este fim!

Entre os dois, eu iria de acrílico.
 
Vamos lá,

Vidro - Mais Barato, tira alguns dbs que passam pro palco e plateia, reflete a luz(tira a visibilidade do baterista), reverbera bastante, prejudicando a microfonação da bateria.

Acrílico(que se for pra bateria mesmo é um acrílico especial, nao o comum) - Mais caro, isola mais que o vidro no nivel de 4/1, Reflete menos a luz no nivel de 2/1, tira bastante a reverberação dentro do aquário, porque absorve o som, não prejudica a microfonação.

(Não tenho nenhuma ligação com a empresa) A IsoAcoustic, faz aquarios pra bateria muito bons, mais é claro o preço sobe com a qualidade, vale a pena...
 
Bom dia Galera,

Compramos para a igreja o acrílico da IsoAcoustic, muito bom o produto e atendimento da empresa. Resolveu 70% dos nossos problemas de palco.

Abraços
 
olaeusouobob disse:
Acrílico(que se for pra bateria mesmo é um acrílico especial, nao o comum) - Mais caro, isola mais que o vidro no nivel de 4/1, Reflete menos a luz no nivel de 2/1, tira bastante a reverberação dentro do aquário, porque absorve o som, não prejudica a microfonação.
Perdão a pergunta, mas de onde vem estes dados?
Por ser flexível o acrílico realmente deve absorver mais vibrações mecânicas, mas ela não absorve o som da bateria nem tira a reverberação, ela reflete assim como o vidro!
Também descordo que ela isole tanto mais assim que o vidro.
 
Quando eu digo que ''tira bastante a reverberação dentro do aquário, porque absorve o som'' nao significa que isola e absorve completamente o som, e realmente o acrilico absorve a reverberação muito mais que o vidro ( até porque como eu disse, nao é bem um acrílico é um material diferente, feito exatamente pra isso) todo e qualquer material absorve som! claro que a espuma absorve o som em proporções muito maiores que uma parede de concreto por exemplo!
 
''Acrílico com alteração em sua composição objetivando uma maior absorção do som.''' isso é o que diz na descrição do produto IsoAcustic.
 
Galera para finalizar, o esquema seria qual? montar um aquario fechado ou somente colocar o acrilico na frente? ou isso depende do local? e como saber quando aplicar um ou outro? e qual marca de isolamento seria melhor?
 
olaeusouobob disse:
Acrílico (.......) , tira bastante a reverberação dentro do aquário, porque absorve o som, não prejudica a microfonação.

Só gostaria de complementar o comentário do colega, para não gerar entendimento errado pelos menos experientes.
TODO aquário prejudica a microfonação, principalmente os que costumamos ver nas igrejas, que são apertados, completamente fechados e projetados sem nenhum conhecimento acústico.
O ambiente fechado e pequeno, somado ao instrumento com muitas peças e com forte pressão sonora, geram inúmeras inversões de fase, ondas estacionárias e vazamentos exagerados na captação.

É óbvio que, quanto menos profissional a instalação for, mais prejudiciais serão os problemas...
Mas é importante dizer que só o fato de colocar um acrílico mais caro não resolve o problema. O acrílico próprio para esse uso é só uma das etapas para ter um aquário decente.

Aproveito para comentar que nunca vi um aquário bem feito.

wills2ka disse:
montar um aquario fechado ou somente colocar o acrilico na frente?
São 2 instalações diferentes, para usos diferentes.
O aquário todo fechado tem o objetivo de atenuar o som do instrumento no ambiente, podendo assim fazer a captação por microfones e projetar o som pelos PAs, no volume que julgar adequado.
(Como dito acima, nem tudo são rosas... É algo muito difícil de se fazer bem-feito. Uma bateria eletrônica boa é muito mais barato.)

A colocação de um acrílico na frente e/ou laterais da bateria tem como objetivo diminuir a captação indesejada da bateria pelos outros microfones do palco. Justamente por isso é muito usado em gravação de DVDs.
Uma curiosidade legal é um DVD da Amy Winehouse (não sei qual, exatamente), onde os instrumentos de metal tem um pequeno acrílico em sua frente... Naquela situação é bem fácil imaginar que estavam tendo problemas de metais vazando nos microfones vocais; já que ficavam no fundo do palco, logo atrás dos vocais.
 
olaeusouobob disse:
''Acrílico com alteração em sua composição objetivando uma maior absorção do som.''' isso é o que diz na descrição do produto IsoAcustic.
Vendedor diz o que quer e o que for preciso para vender né... Mas peça a eles a tabela com os coeficientes de absorção! Porque eles não divulgam estes dados? Já procurei e nunca encontrei!
Devem ser menores que 0,1 nas altas, quem dirá nas baixas.

Veja bem, não estou dizendo que o acrílico seja ruim, apenas que não é tão milagroso quanto seu marketing diz!
Se eu hoje fosse comprar um, compraria de qualquer marca sem medo, não acredito que os resultados sejam tão diferentes de um polímero comum.

Há inclusive pessoas aqui no fórum mesmo que já trabalharam com ambos e não perceberam nenhuma diferença... Eu falo por achismo, eles por experiência.
 
wills2ka disse:
Galera para finalizar, o esquema seria qual? montar um aquario fechado ou somente colocar o acrilico na frente? ou isso depende do local
Como o Gabriel diz, tudo depende de uma realidade...
O ideal? Que ela se comportasse como uma eletrônica, sem emitir sons além do que o operador julgue necessário, mas é impossível e nem sempre é desejado!

O cerco (acrílico/vidro/madeira/aço/etc...) tem a função de diminuir em alguns db’s o volume no palco/sala e também de evitar vazamentos externos que interfiram nos microfones da bateria.
Já o biombo fechado tem uma função mais específica de isolar o som da bateria o máximo possível da sala, para que ela se comporte como uma eletrônica.

wills2ka disse:
Como saber quando aplicar um ou outro? e qual marca de isolamento seria melhor?
Você precisa avaliar para obter esta resposta, qual é o “nível de aporrinhação” que a bateria te da? Quanto maior for mais você precisará isolar!
Lembrando que o cerco não faz milagres, mas ajuda em várias situações.
Como também já foi dito, isto gera problemas e se feito sem o mínimo de conhecimento o resultado nem sempre será o esperado.

Em minha experiência, que se resume apenas A MINHA IGREJA, tivemos um bom resultado com ambos!
No estúdio temos um cerco de madeira, e ajudou bastante a diminuir o primeiro impacto do som dela as pessoas que sentam a frente da bateria.
No templo fizemos um biombo! Usamos microfones medianos, bateria mediana e temos um som legal e mediano!
A nossa primícia foi a decência e ordem do culto e em segundo lugar a “felicidade” dos músicos e neste ponto de visto o resultado não poderia ser melhor, para igreja foi indiferente (usamos uma eletrônica por anos) e para o músico uma grande felicidade ao voltar a usar uma bateria de verdade e par ao operador foi ótima, porque nossa bateria eletrônica era ridícula (staff drum).
Mas independente disto o SOM da batera no nosso PA nos agrada bastante, recebemos constantes elogios de bandas que nos visitam.

Porém também há contras, esta modalidade exige uma refrigeração, se for pequeno terá problemas de vazamento (eu tenho), o músico se isola do resto da banda e será preciso mais entrosamento, passa frieza para o músico não sentir o calor da igreja e nem sempre o resultado (SOM NO PA) é satisfatório.
 
Caramba Eliabe parabens, voce como sempre ajudando no forum e trazendo soluçoes...

Entendi tudo que voce quiz dizer...

Mas cara vi umas gravaçoes que voce fez do louvor e ficou tudo muito bacana, parabens e que Deus te abençoe cada dia mais...
 
gabriel_equalize disse:
olaeusouobob disse:
Acrílico (.......) , tira bastante a reverberação dentro do aquário, porque absorve o som, não prejudica a microfonação.

Só gostaria de complementar o comentário do colega, para não gerar entendimento errado pelos menos experientes.
TODO aquário prejudica a microfonação, principalmente os que costumamos ver nas igrejas, que são apertados, completamente fechados e projetados sem nenhum conhecimento acústico.
O ambiente fechado e pequeno, somado ao instrumento com muitas peças e com forte pressão sonora, geram inúmeras inversões de fase, ondas estacionárias e vazamentos exagerados na captação.

É óbvio que, quanto menos profissional a instalação for, mais prejudiciais serão os problemas...
Mas é importante dizer que só o fato de colocar um acrílico mais caro não resolve o problema. O acrílico próprio para esse uso é só uma das etapas para ter um aquário decente.

Aproveito para comentar que nunca vi um aquário bem feito.

wills2ka disse:
montar um aquario fechado ou somente colocar o acrilico na frente?
São 2 instalações diferentes, para usos diferentes.
O aquário todo fechado tem o objetivo de atenuar o som do instrumento no ambiente, podendo assim fazer a captação por microfones e projetar o som pelos PAs, no volume que julgar adequado.
(Como dito acima, nem tudo são rosas... É algo muito difícil de se fazer bem-feito. Uma bateria eletrônica boa é muito mais barato.)

A colocação de um acrílico na frente e/ou laterais da bateria tem como objetivo diminuir a captação indesejada da bateria pelos outros microfones do palco. Justamente por isso é muito usado em gravação de DVDs.
Uma curiosidade legal é um DVD da Amy Winehouse (não sei qual, exatamente), onde os instrumentos de metal tem um pequeno acrílico em sua frente... Naquela situação é bem fácil imaginar que estavam tendo problemas de metais vazando nos microfones vocais; já que ficavam no fundo do palco, logo atrás dos vocais.

Tambem voce me ajudou bastante gabriel..vamos pensar melhor para isso...
 
Pois é, como o Gabriel disse, todo o acrilico prejudica a microfonação, e sobre nunca ver um acrilico bem feito é porque nunca vamos ter o resultado que queremos, no ultimo evento que microfonei aqui, eu simplismente tirei o acrílico, como era um evento em que eu podia tocar com uma pressão maior, e monitoramento é todo por fones de ouvido, nao me prejudicou muito, até pelo contrário, a microfonação da bateria melhorou muito, só que tive realimentação nos mic over e do bumbo(que corrigi na eq). Só que ao mesmo tempo se eu tivesse tocado em menos que 80db (mais ou menos) o som acústico da bateria teria invadido muito o templo, prejudicando o todo.
Eu creio que sempre vamos sofrer com esse dilema, mais essas discussões nos ajudam a ampliar nossos pontos de vista.

Sobre montar o acrilico fechado ou só uma placa na frente. Como ja disseram acima, quanto mais voce fechar a bateria com acrilico, mais vai prejudicar a microfonação, pela reverberação, cancelamento, etc... Mais quanto menos acrílico tiver, mais o som vai vasar pra fora... sendo assim eu deixo pros mais experientes o veredito kkk
Obrigado todos ai que ajudaram!
 
Meu que treta viu kkkkkk...

Cada vez mais fica complicado essa questao de microfonar e fechar a bateria....

Creio que o ideal seria dar a cara para bater e fazer os testes, e com os teste tentar melhorar sempre né...

Na igreja onde congrego querem fechar a bateria, mas somente na frente dela com acrilico e não fechar ela toda... Vamos fazer o teste dependendo fechamos tudo e assim tiramos nossa conclusao...
 
Olha só essa igreja como fizeram Willian, é igreja de um amigo meu, segundo ele o resultado nao poderia ter sido melhor.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-frc1/45546_10200360520757526_1615180728_n.jpg">http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-a ... 0728_n.jpg</a><!-- m -->

Difícil é fazer isso depois de uma estrutura montada.
 
Back
Topo