Aquela "pegada"

ivan.freitas

New Member
Pessoal ... solicito a ajuda dos mestres para resolver uma dúvida mesmo.

Não sei se já ouviram os grupos "Coral Kades", "Coral Resgate" e "Maranata Black Choir".

O pessoal consegue um timbre de Bumbo e Baixo ao vivo que vc fica abismado. É uma pancada, vc sente no estomago, e detalhe que é ao vivo.

Alguém aí sabe como extrair um timbre desses? É equalizador insertado direto no bumbo e no baixo? Compressores no Bumbo, tons e surdo?

Aguardo, se caso alguém possa ajudar.

Abraços
 
É muito fácil.
É só ter um bom músico, tocando um bom instrumento, bem microfonado, processado por uma boa mesa, com bons periféricos, regulados por um bom técnico, e um bom PA para falar tudo isso.
E é claro, um show num local de boa acústica.
 
Ok Gabriel, isso ele sabe. Não ajudou muito assim.

Ivan.
Pelo que entendi você quer saber aqueles macetes para uma boa equalização da batera.

Sugiro que você aguarde os amigos, Thiago Borges / David Fernandes / isinho e etc te ajudarem.
ou mande um Mp pra eles.

Sempre tem uma dica especial que a galera experiente tem pra tirar aquele
Punch bala do bumbo.

Uma coisa o Gabriel tá certo. Sem um equipamento decente, nunca vai funcionar direito. Todavia você pode ter o melhor equipamento que sem saber usar é muito pior.

Não tente tirar sonzeira de um bumbo mal afinado, microfone mal posicionado, mesa ruim e um P.A deficiente.
 
David, quis mostrar que a qualidade que ouvimos em algumas bandas são fruto de investimento, grana, money, bufunfa.
Não dá pra aprender a fazer tudo direitinho na teoria, mas não ter equipamentos de nível compatível. É impossível ter o mesmo resultado.

Agora pergunta quem tá disposto a pagar R$10k numa bateria, R$1.400 no microfone, R$150k na mesa, R$400k num sistema de PAs...
 
150000 em uma mesa??!!??
400000 em uma sistema de P.A

Tá viajando alto ein !!!

Tudo bem considerar que exista empresas/bandas que invistam isso.

mas... Por favor né....

É perfeitamente plausível uma ótima batera com ótimos mic´s e ótimos equipamentos
com bem, bem , bem menos que isso.

Acho que é desta realidade que o Ivan tá falando.
 
David, não sei qual sua experiência com áudio, mas os valores que falei não são nem um pouco exagerados no meio profissional.

Criei um tópico há uns meses, sobre um show em que operei PA para o Renascer Praise, aqui em BSB.

OgAAAPMMPjphciCX6FIEu815c7G9Qr0MH46A2wnAx6_qQHrZcFuDl_3Th8ekHT9iu5dGXLLLICYTZipqL985HD2zxRYAm1T1UJiugoR1X_pIRqEbR8Skt2YTd8Bw.jpg


Quanto você acha que há de equipamentos nessa foto?
Só no cubo de guitarra aí tem R$20k. Só de microfone de bateria vai mais uns R$5k.
Dá uma pesquisada no preço de 1 LS9-32 pro monitor, 1 Venue SC48 no PA, PA Norton de 12 elementos + 6 subs por lado, processador Norton...


E quando falo "profissional", não estou falando do Rock'n'Rio, do show do Paul McCartney ou da Madonna. To falando do Renascer Praise fazendo um show GRATUITO para 3.000 pessoas em Brasília.
 
Você viu/leu/entendeu o que eu escrevi???

David Guimarães disse:
Tudo bem considerar que exista empresas/bandas que invistam isso.


Estou dizendo que muito possivelmente esta não é a realidade ($$$) do nosso amigo Ivan.
nem de 90% dos usuários aqui do SAV Gabriel.

Por isso eu acho que os conselhos/ajudas/dicas/orientações, devem ser bem dimensionadas.

Apesar de frisar que entendo o que esta dizendo, pois qualquer padrão de calibração elétrica/acústica (Que é o meu ramo)
é 50000, 130000, 150000. Uma paulada!!!
E pra calibrar tudo no INMETRO é outra jamanta de grana!!!
 
ivan.freitas disse:
O pessoal consegue um timbre de Bumbo e Baixo ao vivo que vc fica abismado. É uma pancada, vc sente no estomago, e detalhe que é ao vivo. Alguém aí sabe como extrair um timbre desses?

O Ivan perguntou "como eles fazem isso?" Eu respondi.
Ele não perguntou: "como posso fazer igual com minha mesa Staner e caixas Antera?"
Se ele tivesse perguntado como chegar nesse resultado (ou o mais parecido possível) na sua realidade, eu responderia.
Eu respondi a pergunta dele: como eles fazem para ficar bom.
 
A questão é que tudo que lemos aqui no forúm deve/pode ser utilizado
para melhorarmos os nosso sistemas em nossas igrejas.

me desculpe mas, Você dizer que utilizaram uma bateria de 10000 e uma mesa de 150000, não contribui em
nada pra ele/nós melhorarmos o som de nossas bateras.

O forúm é pra construir melhoras eficazes em nossos sistemas e não para divulgação de preços altos de caros equipamentos.

Como foi você que operou o P.A naquele evento "Renascer Praise", pq não nos conta como foi equalizada/processada a batera, pra gente ter uma idéia.
Que mic´s usou?
Quais efeitos em quais canais?
Como foram limitados/comprimidos/processados os canais?
 
O Gabriel respondeu exatamente o que foi perguntado.
ivan.freitas disse:
já ouviram os grupos "Coral Kades", "Coral Resgate" e "Maranata Black Choir".

O pessoal consegue um timbre de Bumbo e Baixo ao vivo que vc fica abismado. É uma pancada, vc sente no estomago, e detalhe que é ao vivo.

Alguém aí sabe como extrair um timbre desses?
gabriel_equalize disse:
É muito fácil.
É só ter um bom músico, tocando um bom instrumento, bem microfonado, processado por uma boa mesa, com bons periféricos, regulados por um bom técnico, e um bom PA para falar tudo isso.
E é claro, um show num local de boa acústica.
A pergunta deveria ser melhor elaborada.
 
Galera,
Acho bem interessante que haja uma discução para respondermos a pergunta do colega, todo mundo sabe do quão caro são os equipamentos em nosso meio, até o mais porco muitas vezes tem o preço elevado...

mas a duvida do colega é a mesma que a minha e muitas vezes aqui no fórum fico perdido, não só nesse tópico, mas em muitos outros, pois muitas vezes fugimos do foco do tema para mostrar o quão longe esta da nossa realidade esses temas, não queremos saber se é caro ou não, mas sim como fazer aquele determinado trabalho com qualidade!

Custa falar o que a pessoa tem que fazer para tirar um som de qualidade, não importando o preço!
 
Ei Gabriel, tudo bem que equipamento de qualidade é essencial, mas também há de se considerar o "nivelamento máximo". Nem todo mundo precisa de uma Midas, de maneira alguma desprezando, mas porque simplesmente é demais. E só por isso não pode fazer som de qualidade? E a habilidade do operador entra onde? Bastaria trocar os operadores por bons vendedores então(EU EXAGERANDO PRA SER DIDÁTICO)?
Estamos todos aqui na luta contra as gambiarras, mas vamos combinar que existe um mínimo aceitável com o que já se pode tirar um bom resultado sem que você precise vender sua mãe pra comprar...
 
bruno,
sobre habilidades do operador, olhe a primeira mensagem do gabriel. Alias olhe a pergunta do autor e a resposta do gabriel, que não esta nada errada.

acho que vou dormir, meus dedo já não me obedecem mais... :mrgreen:
 
OK então ...
Deluna ... me desculpe pela pergunta mal formulada. Eu estou apenas a 4 posts do início ... acho que compreensão é bom também, mas tá bom ... foi mal ... na próxima vou me policiar para escrever melhor.

Peço desculpas também aos que trocaram farpas. Nos foruns que participo também tem isso ... mas deixa pra lá.

A minha pergunta é a seguinte:

Como conseguir um timbre "violento" de bumbo e tons de bateria com os equipamentos:

- Mesa Ciclotron CMC 40 XLX (com possibilidade de inserts em todos os canais)
- Compressor Alesis 3630
- Equalizador 31 bandas
- Efeito Alesis Microverb4
- Kits de microfone LeSon KM120

Sei que os equipamentos não são nem de perto melhores, mas os temos na mão e temos que trabalhar com ele.

Tenho ciência também que para um som bom,é necessário equipamentos ótimos.

Então ... com o equipamento que tenho, tem como tirar um som LIMPO, PESADO e DEFINIDO da bateria?

Abraços
 
ivan.freitas, o primeiro passo para conseguir esse punch é possuir equipamentos bons, isso vc ja sabe ate postou.
Qual sub e amplificador vc esta usando???
Outro problema e o kit de microfones, a leson nunca teve boa reputação.
Ai vc pensa da seguinte forma:
"Como amplificar algo que meus mics nao conseguem captar direito?"
Falo isso pq esse punch que vc quer são frequencias abaixo de 60Hz. Procurei no site da Leson o grafico de resposta do mic do bumbo e nao encontrei...


Vi em algum lugar um atendimento do suporte da Studio R falando sobre esse desejado punch no bumbo.
O resumo e o seguinte:
Um dono de locadora comprou um Studio R X5 para comprar com seus Crown para ver se agradava, caso sim compraria mais.
Ele entrou em contato com o fabricante dizendo que com o X5 ele nao conseguia o mesmo punch que o Crown.
A Studio R informou que a linha X5 possui um fitro hi-pass de 18dB/Oitava em 30Hz, e que se esse filtro fosse desativado funcionaria como o Crown.
Depois disso o cliente nao entrou mais em contato, entao acho que foi resolvido.
 
Não esquente Ivan, fórum é pra essas coisas mesmo. Enquanto ninguém misturar opinião técnica com pessoal está tudo dentro da normalidade, não importa o quanto discordemos. Aliás, se há opiniões diferentes é um bom sinal de que há gente pensando, e não apenas balançando a cabeça pra cima e pra baixo como lagartixa! hehehehehe

Agora quanto a sua pergunta, acho melhor reformular pro seguinte:

Como tirar o melhor resultado com o que eu tenho em mãos?

Sabe qual será a resposta unânime? ESTUDO

É o primeiro passo, até mesmo antes de ter equipamento bom. Porque só se compra algo de qualidade sabendo o que é de qualidade. Não há receita de bolo, porque o resultado final depende tanto de quem toca, como dos equipamentos como até mesmo da temperatura do ambiente(por estranho que pareça à primeira vista). Então o que você precisa fazer é estudar para entender cada etapa do som e ir melhorando cada uma delas. Um grande resultado é construído de pequenas atitudes.
 
Valeu galera que me respondeu ... acho que o que estou a procura é o tal do Punch mesmo!!!

E as soluções mais prováveis são:

- Primeiro de tudo ter equipamentos BONS, principalmente mics de Bateria;
- Segundo: O isolamento acústico da bateria (aquário) deve ser bem isolado;
- Terceiro, o Clima eu sei que influencia ... já ví no Anfiteatro que temos aqui em CTBA, chover de manhã e a tarde fazer sol, a eq é completamente diferente
- Quarto e mais importante: acho que se houvesse mais ensaio do pessoal que toca ficaria muito melhor (a questão de baixo x bateria com certeza, funcionando juntos, não tem equipamento que piore a situação).

Vou ver a questão de equipamentos e compras e depois aviso os srs.

Por hora muito obrigado.

Ps. Caso possam me responder, qual a ordem certa (ainda falando de um Mic no Bumbo da bateria):

Insert de equalizador no canal e depois o compressor no equalizador?
Insert do compressor após o MIC ter passado pelo equalizador?
 
Eu faço assi:

Inserto o mic do bumbo (ou os mic uma vez que costumo usar ao menos dois um pra o punch dentro do bumbo fora do eixo do pedal em distância suficiênte pra não pegar pressão em demasia, ou na pele de resposta acima do furo próximo ao aro, e outro na pele principal perto do pedal pra pegar o kick) no compressor do compressor pro equalizador, motivo dessa ordem? pra não reforçar graves aumentando a sensibilidade do compressor, e ter recurso pra alguma correção ou efeito que queira sem influência do compressor.

uso um microfone de diafrâgma grande pra dentro do bumbo, e o melhor que eu tiver pra o que coloco perto do pedal, esse de fora abuso no gate mas normalmete não comprimo, fica tipo um "over" do bumbo, pra mixar com o sinal comprimido, ao meu gosto mixando os dois sinais d pra deixar bem próximo do som acústico da bateria com recurso de poder aumentar o peso qe parece ser o que quer, quanto ao mic tem uns JTS e outros Sanson que são bem baratos e dá pra fazer alguma coisa...
 
Back
Topo