Aterramento

O uso de um cabo de aterramento conectado ao neutro, traz alguns problemas:
-Através do neutro podem circular ruídos de alta-freqüência e que passarão para o cabo de aterramento, podendo provocar interferências;
-Ao se conectar o aterramento na carcaça, o potencial dela será a do neutro e qualquer passagem de corrente interna para ela vai provocar um curto-circuito!
-Como a tensão do neutro para um terra real é diferente de zero, poderão acontecer choques elétricos se alguém tocar nas carcaças e em algum terra.
Portanto, sugiro usar um terra flutuante, onde as carcaças são interligadas, mas não há um terra físico ou usar o esquema de terra separado, isolado do neutro.
 
Edson,

Portanto, sugiro usar um terra flutuante, onde as carcaças são interligadas, mas não há um terra físico

É uma forma de ligar, com o uso de módulos isoladores. Mas não entendo muito sobre esses módulos para falar sobre eles. Alguns dizem que funciona, outros dizem que não funciona.

ou usar o esquema de terra separado, isolado do neutro.

Eu também acho a melhor das idéias. Aliás, é a idéia apresentada no artigo sobre isso:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176</a><!-- m -->

O uso de um cabo de aterramento conectado ao neutro

Por mim, isso nunca deve ser feito! É problema certo, como os que você apresentou.

Um abraço,

Fernando
 
Pessoal me da help com relação a aterramento

meus equipamentos estão dando aqueles choques tipico de falta de aterramento. No local que estou usando diariamente os equipes não é possível fazer um aterramento.

Dizem que inverter o plug de tomada as vezes ajuda, porem aqui não surtiu efeito.

O que mais eu posso fazer para contornar esse problema de falta de aterramento ?

Desde já obrigado.
 
@Yan Dias;

Sua pergunta contém uma armadilha fatal. Ela exclui a solução:
No local que estou usando diariamente os equipes não é possível fazer um aterramento.
Se lavarmos a séria o título "técnico de som" precisamos ser intransigentes na busca de soluções técnicas para nossos problemas, lembrando que esta questão de aterramento e choques podem expor a saúde das pessoas á riscos. Não dá pra brincar com isso.
Lembro tb que ás vezes a solução pode parecer impossível para nós, mas para um profissional da área pode ser bem diferente. Convide um eletricista para auxiliar na busca de uma solução. Ele pode te surpreender.
 
Back
Topo