• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Aterramento

O uso de um cabo de aterramento conectado ao neutro, traz alguns problemas:
-Através do neutro podem circular ruídos de alta-freqüência e que passarão para o cabo de aterramento, podendo provocar interferências;
-Ao se conectar o aterramento na carcaça, o potencial dela será a do neutro e qualquer passagem de corrente interna para ela vai provocar um curto-circuito!
-Como a tensão do neutro para um terra real é diferente de zero, poderão acontecer choques elétricos se alguém tocar nas carcaças e em algum terra.
Portanto, sugiro usar um terra flutuante, onde as carcaças são interligadas, mas não há um terra físico ou usar o esquema de terra separado, isolado do neutro.

bersan

Administrator
Moderador
Edson,

Portanto, sugiro usar um terra flutuante, onde as carcaças são interligadas, mas não há um terra físico
É uma forma de ligar, com o uso de módulos isoladores. Mas não entendo muito sobre esses módulos para falar sobre eles. Alguns dizem que funciona, outros dizem que não funciona.

ou usar o esquema de terra separado, isolado do neutro.
Eu também acho a melhor das idéias. Aliás, é a idéia apresentada no artigo sobre isso:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176</a><!-- m -->

O uso de um cabo de aterramento conectado ao neutro
Por mim, isso nunca deve ser feito! É problema certo, como os que você apresentou.

Um abraço,

Fernando

Pessoal me da help com relação a aterramento

meus equipamentos estão dando aqueles choques tipico de falta de aterramento. No local que estou usando diariamente os equipes não é possível fazer um aterramento.

Dizem que inverter o plug de tomada as vezes ajuda, porem aqui não surtiu efeito.

O que mais eu posso fazer para contornar esse problema de falta de aterramento ?

Desde já obrigado.

AltVan13

Well-Known Member
@Yan Dias;

Sua pergunta contém uma armadilha fatal. Ela exclui a solução:
No local que estou usando diariamente os equipes não é possível fazer um aterramento.
Se lavarmos a séria o título "técnico de som" precisamos ser intransigentes na busca de soluções técnicas para nossos problemas, lembrando que esta questão de aterramento e choques podem expor a saúde das pessoas á riscos. Não dá pra brincar com isso.
Lembro tb que ás vezes a solução pode parecer impossível para nós, mas para um profissional da área pode ser bem diferente. Convide um eletricista para auxiliar na busca de uma solução. Ele pode te surpreender.