Aterramento

wellrod

New Member
Olá amigos,

Como vocês tratam os aterramentos dos equipamentos? visto que hoje em dia a maioria dos equipamentos já está vindo com o terceiro pino (terra)... segundo um amigo meu que é engenheiro elétrico e trabalha na Light, o neutro já é aterrado... mas não é o que vejo na prática... já até perdi um captador de um violão APX da Yamaha por causa desse problema... ficou dando o famoso humming e quando eu disponibilizava uma fonte de aterramento no equipamento, o chiado simplesmente parou... como vocês procedem? fazem a instalação nas igrejas com o terra?
Já ouvi falar que muita gente liga o terra internamente no neutro... até mesmo projetos de equipamentos que são "inteligentes" e fazem isso automaticamente... mas já li manuais que condenam severamente essa prática...
 
Desculpe, falha minha.

Eu trabalho com informática, em especial na parte de infraestrutura. No meu ramo, aterramento é importante. Às vezes (muitos equipamentos, rede grande é essencial. Às vezes (uso doméstico, um micro+impressora) nem necessário é. Mas as particularidades do meu trabalho são são (falta de aterramento não dá ruído...), é apenas para evitar queimar tudo.

Achei um bom site sobre aterramento de equipamentos de áudio. Veja:

http://www.byknirsch.com.br/artigos.htm

Achei o site muito interessante, estou lendo aos poucos.

Um abraço,

Fernando.
 
Valew Fernando...
mas já constatei através de vários equipamentos (instrumentos), que a ausência de um aterramento causa ruído... seja no baixo, violão, guitarra... a minha dúvida é se vocês se preocupavam em fazer essa instalação do Terra nas igrejas... se vale a pena bater o pé por isso...
 
Wellrod,

valer sempre vale, principalmente para quem tem sistema grande. Mas venhamos e convenhamos, dá um trabalhão danado.

Pior é terra mal feito. Lá no Anfiteatro em que trabalho, o fio terra se soltou e encostou na fase. Levou um Eq Ciclotron TGE e um compressor Behringer junto.

a ausência de um aterramento causa ruído... seja no baixo, violão, guitarra...

O problema também pode estar no instrumento, sabia. Na minha igreja havia um baixo que dava muito ruído quando alguém tirava as mãos das suas cordas (era só colocar a mão que o ruído parava). Levei em um luthier, que disse que o problema tinha a ver com aterramento interno do próprio baixo. Não sei o que ele fez, mas me devolvou o baixo perfeito.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan e Wellington.

A resposta está naquele link que vc disponibilizou, Bersan. Muito provavelmente o problema do ruído está relacionado com os loops de terra.

O aterramento é importantíssimo para a qualidade do som e para a segurança de quem opera. Deveria ser uma exigência, com punição severa para quem não cumprisse.

[]'s
 
Olá amigo!!!

Sobre instrumentos, é até normal que haja esse ruído... o próprio músico é quem faz o aterramento encostando nas cordas... o que muitos Luthiers fazem é um tal de aterramento usando um termo técnico chamado Gaiola de Faraday... muitos usam papel alumínio nas cavidades... mas acho que não adianta muito... tem um material metálico que usam que faz realmente a blindagem...
mas o normal é o músico aterrar mesmo com as mãos na hora que toca... ainda mais no baixo que muitas vezes trabalha com os tais captadores "single coil", que quando trabalhando isoladamente causam mesmo esse ruído... mas além da gaiola de faraday, existem formas de se aterrar o circuito individualmente... evitando o tal do loop... no meu baixo eu fiz isso... alterei o circuito que vinha de fábrica e agora os captadores funcionam independentemente sem nenhum ruído...

bersan disse:
Wellrod,

valer sempre vale, principalmente para quem tem sistema grande. Mas venhamos e convenhamos, dá um trabalhão danado.

Pior é terra mal feito. Lá no Anfiteatro em que trabalho, o fio terra se soltou e encostou na fase. Levou um Eq Ciclotron TGE e um compressor Behringer junto.

a ausência de um aterramento causa ruído... seja no baixo, violão, guitarra...

O problema também pode estar no instrumento, sabia. Na minha igreja havia um baixo que dava muito ruído quando alguém tirava as mãos das suas cordas (era só colocar a mão que o ruído parava). Levei em um luthier, que disse que o problema tinha a ver com aterramento interno do próprio baixo. Não sei o que ele fez, mas me devolvou o baixo perfeito.

Um abraço,

Fernando
 
É o que acho também...
já perdi um captador do meu APX (300 contos) justamente por causa do sistema elétrico que não estava aterrado... aí fui lá no site da Yamaha e o carinha mandou um "só lamento" mas são recomendações expressas de que todo o sistema esteja devidamente aterrado, caso contrário nem adiantaria eu comprar um novo captador, pois o ruído mais cedo ou mais tarde apareceria... :((( problema esse que só fui ler depois de ter comprado o novo captador...




David Fernandes disse:
Bersan e Wellington.

A resposta está naquele link que vc disponibilizou, Bersan. Muito provavelmente o problema do ruído está relacionado com os loops de terra.

O aterramento é importantíssimo para a qualidade do som e para a segurança de quem opera. Deveria ser uma exigência, com punição severa para quem não cumprisse.

[]'s
 
pelo que sei é obrigatorio hoje em dia instalar um aterramento em qualquer estabelecimento, pode ser residencia o que for, tem que ter aterramento, isso claro para construcoes nova ou quando voce for fazer alguma reforma, na minha igreja tinhamos muito problema por causa de falta de aterramento, nao era somente ruidos era uns estalos estranhos que dava nas caixas, e as vezes vinha uns ruidos tb, então foi necessario fazer toda reforma da parte eletrica e ja fizeram o aterramento, alias foi exigencia da Eletropaulo. Ah pode ser que somente em SP seja obrigatorio, ai eu ja nao sei... Mas posso dizer que depois do aterramento melhorou significativamente a qualidade do som, porem de vez em quando ainda temos alguns barulhos, mas de instrumentos com problema de aterramento interno. Ah, com instrumentos eu diminui muito barulho tb com um bom direct box, eu tinha zerotron, coloquei os da behringer e melhorou 100% os ruidos que parecia ser de aterramento.
 
Olá Teo.

Teo disse:
Ah, com instrumentos eu diminui muito barulho tb com um bom direct box, eu tinha zerotron, coloquei os da behringer e melhorou 100% os ruidos que parecia ser de aterramento.

Prá isso que existe o botão GROUND/LIFT nos direct boxes. Normalmente estes ruídos são causados por loops de terra. O loop de terra é causado pelo aterramento de um ponto em dois lugares diferentes. Por exemplo, o terra do instrumento é aterrado pela caixa amplificada e pela mesa. Aí aparecem os loops de terra. O botão GROUND/LIFT desliga um destes aterramentos, eliminando o loop de terra e o ruído.

Dê uma olhada no link que o Bersan recomendou alguns posts acima. Está tudo explicadinho lá.

[]'s
 
Olá pessoal ?Sobre aterramento,convercei com um amigo eletrecista
que me disse que não devemos ligar o pino terra com o neutro pois ,ja vi
falar ate em revista de informatica que pode ser ligado,mas na pratica não funciona.
O certo mesmo é fazer um aterramento eficiente.
Ex:compre duas astes ,propria para aterramento,no passeio da rua ou no lote do lado(se for da igreja)introduza as astes aproximadamente 2.20cm uma da outra ligue-as com um fio proprio encontrado no mesmo lugar onde se compra as astes,teste com um multimetro,ponta vermelha na fase e ponta preta no terra,seu multimetro tem que marcar uns 97 volts.Lembre-se que o terreno tem que ser argiloso.

Valeu !!!
 
mas é isso mesmo, o correto é utilizar um aterramento eficiente, nao sei se ja comentei aqui mas em nossa igreja nao tinhamos aterramento, foi necessario uma reforma na parte eletrica da igreja toda, pois como ela é bem antiga e com o tempo foi crescendo, aumentando a carga e etc. entao foi necessario uma reforma geral, e foi até necessario uma autorizacao da eletropaulo e ai eles solicitaram que fosse feito o aterramento. Bom sei que depois do aterramento houve uma melhora em algumas coisas no som, eu nao sei tecnicamente porque isso pode ocorrer, mas percebi que melhorou os ruidos e alguns estalos que antes ocorria com frequencia, esses estalos eram muito estranhos, hoje de vez em quando ainda ocorre mas com frequencia muito menor.

Outra coisa importante que me informaram e que eu nao sabia é o seguinte, na maioria das cidades brasileiras a tensão é 110v com 2 fases, é importante saber utilizar essas 2 fases por ex. nao misturar na mesma fase equipamentos eletronicos com equipamentos que geram ruido na rede eletrica como alguma coisa que tenha motor, por ex. um liguidificador e algumas coisas assim, se voce ligar o seu equipamento de som em uma fase aonde estiverem usando algum equipamento eletrico que gera ruido mesmo com aterramento vai aparecer esses ruidos, existem filtros de linha que teoricamente deveria tirar esses barulhos mas na pratica eu nao vejo isso funcionar corretamente.

Outra coisa q me falaram que tb pode ocorrer ruidos no som é voce ligar 2 equipamentos de som em fases diferente e o som passar pelos 2 equipamentos, ex. uma mesa de som e um equalizador, se voces ligarem eles em fases diferentes pode ocorrer ruidos no som. Uma pessoa tentou explicar para mim porque isso pode ocorrer mas é muito complicado tem haver com ondas da rede eletrica q em cada fase elas sao diferentes, eu sei que fiz um teste na igreja e realmente isso resolveu um problema que eu tinha, o equipamento de som era ligado ao computador que gravava tudo, mas o audio que era gravado tinha um ruido muito chato, depois que liguei na mesmo tomada do equipamento de som o ruido sumiu.

Bom acho que isso ajuda um pouco pra quem esta tendo esses problemas, pelomenos da pra fazer o teste neh!!!
 
duvidas

Qual e o melhor cabo que eu devo colocar no meu aterramento?
 
Raimundo,

o cabo deve ser verde e/ou verde com listra amarela, por padrão. Além disso, teoricamente deveria ter a mesma bitola do condutor fase do sistema.

Mas dependendo da distância, a bitola pode ser menor. Mas é caso de consultar um engenheiro, pois há cálculos a fazer.

Um abraço,

Fernando
 
lim disse:
Olá pessoal ?Sobre aterramento,convercei com um amigo eletrecista
que me disse que não devemos ligar o pino terra com o neutro pois ,ja vi
falar ate em revista de informatica que pode ser ligado,mas na pratica não funciona.
O certo mesmo é fazer um aterramento eficiente.
Ex:compre duas astes ,propria para aterramento,no passeio da rua ou no lote do lado(se for da igreja)introduza as astes aproximadamente 2.20cm uma da outra ligue-as com um fio proprio encontrado no mesmo lugar onde se compra as astes,teste com um multimetro,ponta vermelha na fase e ponta preta no terra,seu multimetro tem que marcar uns 97 volts.Lembre-se que o terreno tem que ser argiloso.

Valeu !!!

Depende...

Existem vários tipos de aterramentos, e um dele é você aterrar o neutro no painel, e aí você faz o seguinte:

Você traz a fase e o neutro para a tomada, e do quadro, onde você ligou o aterramento no neutro, você puxa um outro cabo, que é o de aterramento, e liga no pino de aterramento da tomada. Ou seja, você ligou o terra do equipamento no neutro, mas não na tomada, e sim no painel.

Mas se os fios estão partindo do mesmo ponto, pra que dois cabos separados?

Em teoria, neutro é utilizado para retorno de corrente. Condutor de proteção (o terra) não é para ter corrente cirulando por ele em condições normais.

Esse tipo de sistema é chamado TN-S. Lembrando, você aterra o neutro no painel, e trás dois cabos para a carga, do mesmo ponto, um é o neutro e outro é o condutor de proteção.

O sistema TN-C é quando você aterra o neutro no painel, e trás somente um condutor, funcionando com neutro e terra ao mesmo tempo. Aí você liga esse condutor no pino de neutro e terra na tomada. É o menos recomendado, mas na impossibilidade de se fazer o anterior, este ainda é válido (por exemplo, não tem como passar mais um fio pelas tubulações).

Tem o sistema TT, que é aterrar o neutro na fone, e ter um sistema de aterramento próprio para o equipamento/sistema.

Tem também o sistema IT, onde você aterra o neutro mas em série coloca uma impedância para limitar a corrente de fuga que possa circular pelo terra. Mas isso é voltado para aplicações industriais.

Um link para o que falei, as bobinas representam a saída de um transformador de rua, cada saída dela é uma fase, e do meio delas sai o neutro. Aquele traço mais grosso é o aterramento.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.labre-pr.org.br/aterra1.pdf">http://www.labre-pr.org.br/aterra1.pdf</a><!-- m -->
 
Pessoal.

Estou pensando em trazer o Joel Brito, que é engenheiro eletricista e o presidente da AES Brasil, para fazer um workshop em Vitória sobre aterrmento em igrejas. O que vcs acham?

[]'s
 
Interessante, mas poderia ser mais abrangente:

- sistemas elétricos para áudio (envolvendo desde os problemas gerais, filtragem, estabilização, etc) e aterramento.

Aí não só para o pessoal das igrejas, mas também para as locadoras.

Fernando
 
Boas tarde,

David se voce conseguir isto já será maravilhoso, pois em geral este é um item que praticamente generalizado é deixado de lado quando se fala em instalação elétrica.

A PAZ

Heriberto
 
Sim, é verdade. Arrisca-se milhares de reais em equipamento por desleixo na parte elétrica.

É igual a ter um carro e abastecer com qualquer combustível.

Um abraço,

Fernando
 
Pois é pessoal.

Mas prá fazer um evento deste, só com patrocínio... tem as passagens aéreas, hospedagem e cachê do profissional... esta é a grande dificuldade... mas vamos ver o que consigo.

[]'s
 
Back
Topo