Auditorio em Universidade Publica

Tatui

New Member
Ola a todos!

É meu primeiro post! Então, não hesitem em me instruir/corrigir caso esteja errado. So tenho a agradecer.

Cheguei ao forum por meio do Google. Após ler o post que o google me apresentou, fiz uma busca no proprio forum e encontrei outros posts relacionados com o meu problema.

Sou funcionario de uma universidade publica e temos um auditorio de 12 x 13 m para 150 lugares, aproximadamente. Está zerinho e foi dimensionado por um escritorio de arquitetura quando da realizacao do projeto do predio do departamento.

Agora, precisamos por o som. Não ha recursos para se contratar um profissional da area. Na reunião que tivemos ontem, surgiu uma ideia, quase que majoritaria, de comprarmos caixas com pedestais, dessas de som de churrascaria, bares, etc, e por no fundo do auditorio e ligar os microfones direto nelas, o que eu achei um equivoco enorme. Mas fui o unico a achar isso. Assim, convenci os colegas a tentar algo melhor. Sobrou pra mim. E ai, venho aqui com dois problemas.

Primeiro problema era ter uma ideia do que iriamos precisar. Lendo no forum ja tenho a nocao de que vou precisar de:

1. Uma mesa com seis canais (três mcirofones para palco e um microfone para a plateia, em caso de perguntas, ou para o pubito). Todos sem fio.
2. Quatro caixas de som de 100 ou 150 W (duas na frente, sobre o palco, direcionadas para o fundo e duas no fundo direcionadas para a frente)
3. Duas caixas de 50W retorno para o palco (instaladas no teto, um pouco a frente do palco, direcionadas para o centro do palco)
4. Um amplificador de 700W
5. Cabos (quantidade ????)
6. Outros itens (?????)
7. No auditorio havera um datashow para apresentacao de palestras.

O segundo problema é que, por se tratar de orgao publico, esses itens terao que ser licitados via pregão. Nesse caso, uso da licitação, as descrições de cada item tem que ser muito bem feitas para poder se comprar o melhor produto pelo menor preco. Como no pregão nao pode ser inserido marca e modelo, isso se torna um problema para um leigo.

Assim, pergunto:

1. A configuração acima está boa? Adequada? O que voce mudaria nela?

2. Quais são as características mais importantes em cada um dos itens a serem adquiridos, que eu possa incluir no Edital do pregão, para selecionar o equipamento de melhor qualidade? Quanto mais detalhes puder me passar, melhor.

Muito obrigado

Marcelo
 
Tatui disse:
Quatro caixas de som de 100 ou 150 W (duas na frente, sobre o palco, direcionadas para o fundo e duas no fundo direcionadas para a frente)

Tatui não faça isso nem de brincadeira, em vez de colocar as caixas de trás virada para o frente use como Deley. :mrgreen:
 
Marcelo,

Sendo o auditorio desse tamanho, vc pode fazer alguns ajustes no eqpto que descreveu.
Acredito que sendo apenas para palestra, conferencias e video educativos não será necessario um som ROCK'N'ROLL de forma que teriamos mais ou menos o seguinte :

4 x caixas amplificadas, com potencia proxima a 500 W para graves e 100 Watts para altas (*), sendo duas em pedestal (publico) e 2 no piso como monitor
1 mesa de 12 canais, tipo 8 mono e 2 estereo (cd / dvd etc)
2 microfones com fio (palco)
2 microfones sem fio
4 cabos com 10 metros para as caixas (xlr m/f )
2 cabos com 10 metros para os mics de mão (xlr m/f)
6 cabos com 5 metros para usos diversos (xlr m/f)
4 cabos com 2 mts P10 TRS - XlR ou P10 para os receptores dos mic sem fio
4 cabos com 1 mt RCA/RCA para cd / dvd etc
2 pedestais
reguas de a/c e extensões diversas

(*) Procure nos posts do pessoal os modelos mais interessantes para essas caixas ativas, é a melhor solução para seu caso.

Não posicione as caixas como mencionou, um ambiente desse tamanho, como disse acima, um par de caixas, voltado para o publico é mais que suficiente. Aquilo que vc propos vai dar origem a um festival de microfonia entre outras coisas ...

Qto à preparação do texto para a licitação, vc mesmo pode fazer isso, uma vez que tenha escolhidos os modelos de equipamentos que vai precisar, basta copiar as especifdicações dos mesmos SEM MODELO ou MARCA, apenas a função do aparelho e as espec. dele. Qto mais completa a lista de especificações, mais vc consegue amarrar os modelos.
Creio que não seria certo vc pedir para alguem da lista fazer isso para vc, sem haver uma remuneração adequada. Caso não queira ou não possa pagar, va fazendo os textos e colocando aqui na lista, que o povo da uma forcinha ...

Divirta-se !
 
Ullmann disse:
Marcelo,

Sendo o auditorio desse tamanho, vc pode fazer alguns ajustes no eqpto que descreveu.
Acredito que (...) teriamos mais ou menos o seguinte :

4 x caixas amplificadas, com potencia proxima a 500 W para graves e 100 Watts para altas (*), sendo duas em pedestal (publico) e 2 no piso como monitor
(...)
(*) Procure nos posts do pessoal os modelos mais interessantes para essas caixas ativas, é a melhor solução para seu caso.

Muito obrigado!

Antes, esclareço que não ha um limite maximo para gasto, mas, uma vez que estamos tratando da coisa publica, não queremos ser irresponsaveis, logo, visa um equipamento que seja suficiente, nada extravagante.

Pelas suas sugestoes, vejo que meu colega que sugeriu as caixas ativas com pedestal estava correto! Pedirei desculpas a ele por ter discordado. Eu poensava em um amplificador com caixas passivas.

Eu procurei essa caixa que voce citou e encontrei os seguintes modelos:

Caixa Selenium SPM1202a 300w+100W RMS Ativa
ou
Caixa Selenium SPM1502a 300w+100W RMS Ativa

<!-- m --><a class="postlink" href="http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=154252841_8058.jpg&v=O">http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s ... 58.jpg&v=O</a><!-- m -->

Acho que ficaria legal essa 1502a. Essas sao de 300W, vou procurar uma de 500W.

Mas, eu não queria usar os pedestais. Seria possivel fixa-las no teto, sendo duas na frente, logo acima do palco, direcionadas para o fundo, e outras duas no meio, tambem no teto, direcionadas para o fundo? Isso ficaria ruim/inadequado?

Obrigado
 
Marcelo

O lance de sugerir caixas amplificadas, ao inves de amp + passivas, relaciona-se ao fato disso dispensar instalção mais complexa (tudos, cabos etc).
Qto a torna-las fixas, creio que seria besteira, os pedestais podem ser movidos a vontade, manusei mais facil.
Essas caixas que vc quer colocar mais atras, como ja disse antes, não é necessario, use-as como monitor de piso.
Para colocar as duas caixas numa segunda linha fixa, vc precisa de mais equipamentos, no minimo um eqptos e como é um auditorio de facul ou universidade publica, e sendo ele desenvolvido na base DO MENOR CUSTO, acredito que tratamento acustico nem pensar. Assim no geral qto mais simples o sistema melhor.

Uma vez que a coisa vai a "leilão" esqueça mercado livre (custos) pois so o pessoal cadastrado pode participar bla bla bla, então os custos vão ser muito, muito diferentes. E mais o sisteminha que listei acima permite uma mobilidade muito grande, assim vcs poderiam "locar" o sistema para outros departamentos dentro da universida / escola.

Em tempo, existem outras marcas ainda .. procure com vcarinho ou peça ajuda para o povo aqui, pois confesso que não estou muito acostumado a trabalhar com esse tipo de caixas no dia-adia ...

Abs
 
Fiz um orçamento prum teatro mais ou menos do mesmo tamanho com:

4x attack mp404ti + 2 subs attack versa 1510a.
2x mics sem fio shure pg24 + 2 mics sm58
e uma mesa yamaha mg2414, mas se não tiver nenhum show de musica ao vivo com banda, dá pra usar uma yamaha 124c.
É bom também usar um equalizador pro sistema e um processador (no meu caso foi um tge2313 da ciclotron + um dcx2496 da behringer).


Acho que as mesmas 404ti podem ser convertidas em monitor, ai você compra mais duas.
 
Amigo, de onde você é???

Quem sabe poso dar uma mão... (Vai ver é de Tatuí mesmo...)
 
isinho disse:
Amigo, de onde você é???

Quem sabe poso dar uma mão... (Vai ver é de Tatuí mesmo...)

Eu morava em Itapetininga... O motivo do apelido Tatui vem .... Bom, é uma longa estoria. Hoje moro em Diamantina, MG. Obrigado por se dispor a ajudar.

Com as dicas dos colegas, já aprendi um bocado a respeito de som e, acredito, ja consigo alguma coisa.

Eu vou escrever as descrições dos itens, detalhadamente, como se fosse para o Edital, e vou postar aqui. Ai, conto novamente com a ajuda de voces para criticar.

Muito obrigado por enquanto e, se houver mais dicas, melhor!
 
Hummm

Interessante

Montei um setup pra uma igreja aqui e acho que cairia redondinho pra você ein. Caixas RCF, amplificação ETELJ e mesa yamaha.
Acho que é uma possibilidade

Qual o limite desse orçamento e pra que servirá esse som?

Abraços
 
isinho disse:
Montei um setup pra uma igreja aqui e acho que cairia redondinho pra você ein. Caixas RCF, amplificação ETELJ e mesa yamaha.
Acho que é uma possibilidade

Com certeza vai ajudar!

Qual o limite desse orçamento e pra que servirá esse som?

Como sera uma licitacao, nao tem um valor maximo, a priori. Sera comprado aquilo que for adequado. Nem a mais e nem a menos.

Abracao e obrigado

Tatui
 
Prezados,

Depois de alguns dias pesquisando e lendo a respeito, fiz uma descricao dos itens para por no pregao. Por favor, caso seja possivel, gostaria que fosse corrigido, excluido, acrescentado informacoes nas descricoes de modo que nós possamos colocar no pregao somente as descricoes que forem necessarias e suficientes para comprarmos o produto com uma certa qualidade. Nao podemos por marca/modelo e nem devemos por descricoes desnecessarias.

Eis:

Código:
4 Caixas de som amplificadas com as seguintes especificações:
2 Vias múltiplas (titânio)
Potência (minima): 400 W
Ativa Bi Amplificada (graves igual ou maior que 300 W e agudos igual ou maior que 100 W)
Amplificador: classe TI (ou AB?), com indicadores de sinal, Limiter (clip) e temperatura/mute. Ventilação forçada inteligent system cooler com proteção térmica
Pré-Amplificador: Controles de Volume- High-Mid-Low com corte em ±15dB, com filtro subsonic em 40 Hz(Butterworth filter)12dB/oitava, filtro ultrasonic em 40 Khz (Bessel filter) 18 dB/Oitava e IRF filter
Equalização de 3 Vias (Grave, Médio, Agudo)
Woofer de 12" ou maior
Driver de 1" (ou maior) de Titânio
Cob. angular (minima): Falante 90°H e 90°V; Drive: 90°H e 40°V
Resposta em frequência (Hz) 40-20.000
Impedância: 8 ohms
Conexões entrada/saída P10/P10; XLR
Entradas/Saídas (minimo): 4 paralelas (2 XLR IN/OUT e 2 P10 IN/OUT) balanceadas (pino 1GND, pino 2+, pino 3-) com chaveamento para MIC ou LINE
Entrada MIC
- Impedância de Entrada 8 K
- Sensibilidade de Entrada 3 mV
- 1 Conector XLR Fêmea
Entrada LINE
- Impedância de Entrada 130 K
- Sensibilidade de Entrada 775 mV
- 1 Conector P10 1/4
- 1 Conector XLR Fêmea
Sistema de Ventilação Inteligente (ICS)
Circuito Clip Limiter Inteligente (CLP)
Sistema Auto Ramp de Acionamento (ARP)
Proteção Térmica (ETP)
Proteção Contra Curto (SCP)
SPL (Nível de pressão sonora) (1w@1m) = maior ou igual a 90dB
Saída p/Falante Externo: Para conexão de caixa passiva (8 Ohms) com conector Speakon (pino 1+ pino 1-)
Controle de volume (Master, MIC e LINE)
Massa (Kg) = menor que 40 kg
Dimensões (cm) máximas (AxLxP) = 70 x 48 x 45
Alimentação: 127/230V
Gabinete: MDF (15 mm, no mínimo)
Acabamento: Pintura em resina especial de alto impacto, tela de aço com pintura epoxi alça compartimento, flange para suporte de caixa e engates rápido para sistemas fly. A pintura pode ser branca com verniz protetor. Base para tripé.
2 pedestal tipo tripé compatível com as caixas com as seguintes especificacoes minimas: Tripé; Preto; Com sistema telescópico permitindo melhor acondicionamento e manuseio do produto; Capacidade: suficiente para suportar uma caixa de som acima descrita; Acabamento Preto em Epóxi; Material produzido em Aço Carbono; Altura Mínima 120Cm; Altura Máxima 240Cm.
2 suportes para fixar caixas na parede com as seguintes especificações:
4 regulagens de inclinação na vertical (0º, 10º, 20º e 30º);
Rotação da caixa;
Capacidade: suficiente para suportar uma caixa de som acima descrita;
Cor preto

Os falantes de baixas (graves) devem ter as seguintes especificacoes minimas:
Impedancia = 4 ohms
Frequency response: 46-8,000 Hz
Vas (Volume equivalente do falante) = 0.42
Qts (Fator de Qualidade) = entre 0.36 e 0.45
Fs (frequência de ressonância do falante ao ar livre) = 54 Hz
EBP (Efficiency / Bandwidth Product) (Fs/Qes) = maior que 100
SPL (Nível de pressão sonora) (1w@1m) = maior ou igual a 90dB
BL = maior ou igual a 23
X-max = igual ou maior que 3,5 mm

Os falantes de para altas (agudos) devem satisfazer as seguintes especificacoes minimas:
Impedancia = 4 ohms
Frequency range = 3,000-20,000 Hz
Vas (Volume equivalente do falante) = 
Qts (Fator de Qualidade) = menor que 0.4
Fs (frequência de ressonância do falante ao ar livre) = 1,5 Hz
EBP (Fs/Qes) = maior que 120
SPL (Nível de pressão sonora) (1w@1m) = maior ou igual a 90dB
BL = maior ou igual a 30

++++++++++++

1 mesa de 12 canais, 8 mono e 2 estereo com as seguintes especificacoes minimas:
Padrão Rack 19"
8 Entradas balanceadas de alto ganho (MIC mono), com conector XLR, com impedancia de entrada igual a 2k ohms e nível de entrada nominal igual a -60 dB;
8 Entradas balanceadas de linha (Line mono) com conector P10, com impedancia de entrada igual a 20k ohms e nível de entrada nominal igual a -40 dB;
3 Entradas desbalanceadas de linha (Line Stereo) com conector P10, com impedancia de entrada igual a 10k ohms e nível de entrada nominal igual a -10 dB;
1 Entrada desbalanceada auxiliar (Aux Stereo) com conector P10, com impedancia de entrada igual a 10k ohms e nível de entrada nominal igual a -10 dB; 
1 Entrada desbalanceada auxiliar (Play Stereo) com conector RCA, com impedancia de entrada igual a 10k ohms e nível de entrada nominal igual a -10 dB; 
1 saida principal balanceada (Main Stereo) com conector xlr, com impedancia de saida igual a 100 ohms e nível de saida nominal igual a +4 dB;
1 saida auxiliar desbalanceada (Aux) com conector P10, com impedancia de saida igual a 75 ohms e nível de saida nominal igual a +4 dB;
1 saida desbalanceada (Ver) com conector P10, com impedancia de saida igual a 75 ohms e nível de saida nominal igual a +4 dB;
1 saida de gravação desbalanceada (Rec Stereo) com conector RCA, com impedancia de saida igual a 600 ohms e nível de saida nominal igual a -10 dB;
1 saida para fones de ouvido estéreo (Phones) com conector P10, com impedancia de saida igual a 100 ohms e nível de saida nominal igual a 3mW@36 ohms, com volume independente;
Com equalizador de 3 vias para cada canal de entrada (mono/estereo) com ajustes de agudos (high), médios (mid) e graves (low) (80,Hz, 1KHz e 12 KHz, respectivamente) com ganho/atenuação máxima de 15dB.
Com controles: ganho (gain) com indicadores de níveis de sinais: peak level, 0 dbu e signal (-20 dB); agudos (high), médios (mid) com sweep - varredura (mid freq.) e graves (low), volumes para auxiliar 1, auxiliar 2 e auxiliar 3 pre-fader (monitor), volume para auxiliar 4 post-fader (effect), panorama e volume (fader) deslizante;
Chaves de acionamento para: phantom power, Low Cut (HPF = 100 Hz com 18 dB por oitava ), PFL e Mute.
Equalizador grafico estereo geral de sete bandas que processa, opcionalmente, o sinal geral gerado pelo mixer. Pode-ser habilitado/desabilitado;
Ajuste de volume geral estéreo;

+++++++

3 microfones com fio com pedestal com as seguintes características técnicas:
Elemento dinâmico: Neodímio
Padrão polar: bidirecional
Resposta de frequência de 50Hz a 15000Hz;
Sensibilidade -73db ±3db(0db=1V/Pa@1KHz);
Impedância 600Ω ±30% (@1Khz);
filtro atenuador de microfonia (off-axis rejection of feedback)
Conectores XLRM com contatos resistentes a corrosão
Chave liga/desliga
Incluir: bolsa/estojo protetora/protetor

++++++++

1 conjunto de microfones sem fio duplo (mesmo receptor) com as seguintes características minimas:
frequência UHF Fixa;
Dois Microfones Dinâmicos;
Diversity com 2 antenas booster para recepção;
Baixo ruído de manuseio;
Chassis plástico;
Saída de áudio balanceada XLR e não balanceada P10;
Cada Bastão funciona com 2 pilhas AA;
Alcance médio: 100 Mts;
Reposta de frequência: 50Hz~20kHz (+/- 3dB);
Relação sinal - Ruído: 98dB;
T.H.D.: 0,1%;
Nível de saída de áudio: XLR: -30dBv / P-10: -8dBv;
Estabilidade de frequência: +/- 15kHz;
Alimentação: 110/220v - Bivolt Automatico

+++++++

4 cabos com 12 metros para as caixas (com conectores xlr m/f) com as seguintes características técnicas:
Cabo de baixa impedância com plug XLR x XLR niquelado fosco;
Bitola de 2 x 1,50mm2

+++++++

3 cabos com 12 metros para os microfones de mão (com conectores xlr m/f) com as seguintes características técnicas:
Cabo de microfone de baixa impedância com plug XLR x XLR niquelado fosco;
Bitola de 2 x 0,30mm2 (SC 30)

++++++

6 cabos com 6 metros para usos diversos (conectores xlr m/f) com as seguintes características técnicas:
Cabo de baixa impedância com plug XLR x XLR niquelado fosco;
Bitola de 2 x 1,50mm2

++++++

4 cabos com 3 mts com conectores XLR x XlR com as seguintes características técnicas:
Cabo de baixa impedância com plug XLR x XLR niquelado fosco;
Bitola de 2 x 1,50mm2

++++++

4 cabos com 3 mts com conectores P10 TRS - XlRcom as seguintes características técnicas:
Cabo de baixa impedância com plug P10 TRS x XLR niquelado fosco;
Bitola de 2 x 1,50mm2

++++++

4 cabos com 3 mt RCA/RCA
Não achei nenhuma especificacao particular para esses cabos

1 rack para periféricos com capacidade para mixer padrão 19", com capacidade mínima de 4 unidades, com uma régua A/C com 8 tomadas frontal padrão NBR 14136

2 extensões para A/C com uma tomada macho e 6 tomadas femeas padrão NBR 14136 com três fios de seção 10mm2 cada um, com 10 metros.

Dentre os diversos sites e posts que li, deixo tres, para registro:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=4683">viewtopic.php?t=4683</a><!-- l -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=79">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=79</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.htforum.com/vb/showthread.php/140280-Escolhendo-novos-drivers-para-minhas-Sublimes!!!?s=ebb2a30ea770c7e6efd20932e94d555c">http://www.htforum.com/vb/showthread.ph ... 32e94d555c</a><!-- m -->

Sera que com essas descricoes conseguiremos comprar o setup que ira suprir nossa necessidade?

Muito obrigado
 
Back
Topo