Automação para projetores

Johnson

Member
Olá,

Estou com um projeto novo, e desta vez meio complicado.
Estou montando um sistema que automatize o desligamento do projetor que vai ficar no teto. A idéia é desligar o projetor pela chave On/Off que fica na sonoplastia e o sistema ira aguardar o tempo do arrefecimento do projetor e só depois cortar a energia para evitar que se desligue diretamente e danifique o projetor.
Há quem defenda essa prática, mas é só dar uma olhada neste tópico do HtForum
http://www.htforum.com/forum/threads/desligando-o-projetor.13978/#post-6375269

Bem, vamos relembrar as aulinhas de eletromecânica!
O projeto é colocar um rele temporizado com retardo na desenergização "RTD" explicação como ele funciona aqui http://www.pivolt.com.br/produtos/rele-de-retardo-de-tempo-na-energizacao e seria ligado antes do disjuntor geral da igreja.
Colocaria duas lampadas tipo led e uma botoeira On/Off

Funcionando seria assim, o operador iria chegar ligar o botão On, isso iria acionar o rele RTD e já iria ligar o projetor normalmente. Na hora de ir embora ele iria desligar o projetor pelo controle remoto e desligar o botão Off e ir embora. Isso iria desacionar o rele e ele iria aguardar o tempo do projetor e desligar.
Sendo assim, mesmo que alguém desligasse a chave geral ainda assim ele iria continuar.

Alguém já fez esse tipo de automação?
Existe algo mais específico no mercado?

IGREJA.JPG
 
Olá CleitonJohnson,

Interessante a ideia. Eu não conhecia esse RTD. Para meu uso, apenas o "extensor de controle remoto" já cobre o que eu acho necessário para a automação de projetores.

Lí o artigo do HTForum (tenho uma inscrição lá também, rs). Mas sempre deixo o projetor em stand by. Quando há queda e retorno de energia nenhum projetor meu ligou até hoje. Sempre voltaram em stand by. Já trabalhei com várias marcas (Mitsubishi, Epson, Optoma, BenQ, Sony, dentre outras) e nenhuma delas voltava a ficar ligado após uma queda de energia.

O que eu acho interessante é que, em caso de falta de energia, deveria ter algum modulo de proteção que desligasse a força por completo e só voltasse a energia ao projetor se premido um botão. Dá para fazer isso com um rele com dois contatos separados e um push botton, mas o relê é lento em certos transientes muito curtos. Legal se fosse uma proteção eletrônica para este fim. Mas isso é outra proposta.

Vamos dar corpo à essa sua ideia, se realmente achar viável, eu instalo aqui também.
 
Valeu pela força Vanderson,

O problema do retorno da energia é a sobre-tensão, a maioria das vezes ela vem com pico. E também quando ela acaba, em algumas vezes a tensão vai lá em baixo, menos de 100v. Colocamos uma régua de tomadas da Nexxt com monitor de voltagem na sonoplastia e dá pra ver como a energia é bem instável.
Então a nossa solução foi criar algo que pudesse dar agilidade no desligamento é proteção contra esses problemas, já que o projetor teria que ficar ligado direto como eu acho que está na igreja do Vanderson.

Como vocês estão fazendo Vanderson? Aguardando o tempo do projetor e desligando o geral?
Desligando direto sem aguardar o tempo?
Ou deixando energizado direto, todos os dias sem desligar o geral?
 
O topico que vc citou no HTForum é de 2005. As lampadas de projetores melhorou muito, não é mais como antigamente.
Já foi epoca que se preocupava com resfriamento devagar, ventoinha ligada apos desligamento.
Lembro que antigamente pessoal usava ate nobreak com medo que durante o uso ocorre uma queda de energia e não tivesse como manter a ventoinha ligada apos desligamento.
Hoje em dia a ventoinha só fica ligada quando o projetor se encontra em uso, quando desliga o aparelho a ventoinha para de funcionar e o resto do calor é resfriado de forma passiva com o ambiente.
Hoje em dia um professor por exemplo precisaria do datashow esfriar a lampada x minutos antes de liberar a sala de aula para o proximo professor? Ele já desliga e joga na bolsa de transporte quente mesmo e sai para a proxima palestra. E mesmo assim tem projetor para a vida inteira.

Na minha opinião não tem necessidade de todo esse mecanismo temporizado para desligamento.
 
Olá pessoal,

Como vocês estão fazendo Vanderson? Aguardando o tempo do projetor e desligando o geral?
Desligando direto sem aguardar o tempo?
Ou deixando energizado direto, todos os dias sem desligar o geral?

Aqui na Igreja e nas salas que eu automatizei profissionalmente os projetores ficam ligados direto. Desligamos o projetor pelo controle remoto e ele esfria sozinho ou desligamos via módulos programados da CRESTRON - uma solução caríssima, inviável para Igrejas.

Apenas um local eu usei isso profissionalmente. É lindíssimo dá para automatizar muita coisa. Fica futurístico. Se eu tivesse grana, muita grana mesmo, eu teria em casa. Mas se eu tivesse grana, muita grana mesmo, eu deixaria isso de lado e investiria mais em missões. FikaaDika...

Hoje em dia a ventoinha só fica ligada quando o projetor se encontra em uso, quando desliga o aparelho a ventoinha para de funcionar e o resto do calor é resfriado de forma passiva com o ambiente.
Hoje em dia um professor por exemplo precisaria do datashow esfriar a lampada x minutos antes de liberar a sala de aula para o proximo professor? Ele já desliga e joga na bolsa de transporte quente mesmo e sai para a proxima palestra. E mesmo assim tem projetor para a vida inteira.

Na minha opinião não tem necessidade de todo esse mecanismo temporizado para desligamento.

Prezado Sandro_Alves, concordo que com o passar do tempo as lâmpadas dos projetores melhoraram, porem desconheço o fato de que "a ventoinha só fica ligada enquanto o projetor fica ligado". Ja trabalhei com vários projetores e com vários fabricantes e ainda não tive a oportunidade de ver este fato ou ter lido isso em algum manual. Tenho dois casos com marcas diferentes: Projetores BenQ, tive de fazer manutenção em dois deles, inclusive com a adição de radiadores de calor maiores no setor de alimentação por conta do arrefecimento ineficiente de fábrica, troca de ventoinhas e limpeza geral. As ventoinhas fazem o arrefecimento do projetor após o desligamento. Adquiri recentemente um projetor DELL, modelo 4320 (pode checar o manual no site do fabricante) e o mesmo permanece com a ventoinha ligada após o desligamento também. Incluindo todos os outros projetores de fabricantes diferentes que já tive contato, todos, eu lhe afirmo TODOS permanecem com as ventoinhas ligadas após o uso para resfriamento interno. O resfriamento passivo do ambiente eu ainda não vi funcionando.

Minha opnião: Eu ainda não vi e nem li essa instrução no manual, por isso não tenho como afirmar que algum fabricante afirme que seja possível desligar um projetor e guarda-lo a quente. Pode até ser que eventualmente, uma vez ou outra mesmo, eu possa colocar um projetor quente em uma bolsa de transporte, MAS sabendo que realmente isso reduz a vida útil não só da lâmpada como do projetor. Não é uma situação normal.Eu procuraria deixar ele arrefecer calmamente para então desliga-lo ou retira-lo da tomada. SEMPRE.

Quanto à solução para a sobre ou sub tensão, teríamos de pensar em algo a respeito.

Johnson, Eu fiz um projeto para a minha Igreja e nesse projeto eu adicionei um gerenciador de energia da Pentacustica, o PM1.2:
http://www.pentacustica.com/produto/pm-1-2-gerenciador-de-energia-pentacustica/

Veja como ele funciona e talvez seja uma solução interessante porque além de ser um modulo processador que gerencia eletronicamente sub e sobre tensões, monitora a energia e podemos programar o tempo ligar e desligar das tomadas de forma sequencial e independente. Seria um RTD anabolizado e digital, ;-). É mais caro que um RTD, sim, é bem mais caro, porém é uma solução mais completa que pode dar um UP no gerenciamento de energia de TODOS os seus equipamentos na sua Igreja. Aqui no Fórum na parte de Eletrônica tem vários tópicos de pessoas que usam e falam bem dele e de outros gerenciadores de energia. dê uma pesquisada e procure saber mais por aqui:

https://www.somaovivo.org/forum/index.php?search/20762/&q=Pentacustica&o=date

Bom há diversas soluções para diferentes perfis, podemos escolher à vontade.
 
Faça o teste nos Epson PowerLite pode ser linha S, X ou W.
Para esse tipo de uso: igrejas, professores e locação. acho os modelos de entrada Epson insuperaveis. São duraveis, baratos, otima qualidade. excelente custo-beneficio. Já tive um Benq mas prefiro os Epson.
E creio que a maioria dos usuarios usam do jeito que mencionei (sem cuidado algum), mesmo assim vc percebe mais elogios do que relatos de problemas.
Tenho aqui um X10+ já usei em eventos mais de 8 horas direto e quando clico no botão desligar (direto no aparelho ou controle remoto), desliga tudo, inclusive a ventoinha.
Deixo esfriando enquanto vou guardado outras coisas, mas já aconteceu raras vezes de guardar e transportar quente mesmo.

O projetor esquenta bem, o bafo quente que sai da para assar um frango e a ventoinha gera ruido.
Acho que seria impossivel eu desligar no controle e a ventoinha permanecer ligada e eu não perceber.

Posso testar depois e postar o resultado.
 
Olá boa tarde! Sou novato no site.
Trabalho em uma Universidade de Ensino a Distância e temos dez salas de aulas via satélite. Atualmente disponibilizo os controles para o professor ligar e desligar o projetor, porém, tenho vários problemas devido a configuração indevida que eles acabam fazendo. Gostaria de saber se existe alguma solução para ligar o projetor automaticamente ao ligar o estabilizador. Facilitaria muito meu trabalho e o uso por parte dos professores.

Tenho 8 projetores Epson S4+ e 2 Projetores LG BE320-SD.

Agradeço desde já pelo apoio.

Att.

Moisés
 
Olá amigos, posso estar falando besteira pois não tenho tanto conhecimento em projetores como vocês. Mas se a ideia é proteger contra sobretensão, tem alguns reles que funcionam instalados no quadro de energia que protegem contra subtensão, sobretensão, falta de fase etc ....
Essa solução não seria mais viável ?? E nem são tão caros assim ...

Por exemplo esse : http://www.weg.net/pt/Media-Center/Noticias/Produtos-e-Solucoes/Novos-reles-RPWSS-e-RTW
 
Olá Moisés, eu também sou novo no site.

Sobre o projetor tenho 4 ligados em locais diferentes e, por eles possuirem entrada de rede, configurei um IP nos equipamentos e controlo tudo pela rede. Inclusive alguns modelos possuem até software para administração.

Abraço.

Adriano Sóstenis


Olá boa tarde! Sou novato no site.
Trabalho em uma Universidade de Ensino a Distância e temos dez salas de aulas via satélite. Atualmente disponibilizo os controles para o professor ligar e desligar o projetor, porém, tenho vários problemas devido a configuração indevida que eles acabam fazendo. Gostaria de saber se existe alguma solução para ligar o projetor automaticamente ao ligar o estabilizador. Facilitaria muito meu trabalho e o uso por parte dos professores.

Tenho 8 projetores Epson S4+ e 2 Projetores LG BE320-SD.

Agradeço desde já pelo apoio.

Att.

Moisés
 
Back
Topo