Automotivo vs Profissional: qual a diferença?

Amigo, pra mim a principal diferença é que som automotivo os caras gastão de "barulho" o que importa é incomodar os ouvidos (dos outros), pq o SPL de fora do carro é muito maior que o que esta lá dentro.

Som profissional, o objetivo é levar o publico a entender o que esta sendo reproduzido pelo sistema.

falando tecnicamente em equipamentos são poucas as diferenças, basicamente a energia é 12vcontinua no lugar de 127/220 alternada, e os falantes de 4 ohms em sua maioria, para aproveitar melhor os amplificadores.

Fora isso não sobrou muito pra ser discutido.

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Há também o fato de os alto-falantes automotivos serem fabricados com uma sensibilidade muito menor, em relação dos aplicados em áudio profissional.
Isso faz com que se tenha números fantasiosos de potências altíssimas, mas de rendimento baixo.
 
O valor de potência não é fantasioso. O rendimento é que nunca será comparável com alto falantes voltados a som profissional.

Outra coisa, a sensibilidade é mais baixa, mas a resposta é estendida (exemplo: sub de 10" com Fs de 24hz...), e nem todo som automotivo é de baixa qualidade!
Aliás existem sistemas com fidelidade muito superior a muitos PA's em som automotivo.
 
Isinho, os valores são reais (calculados em RMS), mas são fantasiosos do ponto de vista comercial.
O rendimento é realmente baixo.
 
Esse baixo rendimento citado pelo colega Gabriel justifica a imensa quantidade de falantes (principalmente para graves) utilizada nos sistemas automotivos.

Muitas vezes, a quantidade de drivers e falantes utilizados em um som automotivo não seguem nenhum embasamento teórico, vão "de bolo", ao gosto do dono do equipamento. Trocando em miúdos, não há devida proporção em nada.

Exemplos? diversos e diversos paredões espalhados por todo o Brasil.
 
Eu recomendo quem tenha tempo procurar dê uma busca em algumas resenhas do Sollon do Vale.
Ele dá um caminho do mapa da mina sobre os amplificadores automotivos, como eles conseguem as potencias altíssimas, o tempo de sustentação, ou seja ele mostra a verdade nua e crua.
Não vou por fogo na lenha, mesmo porque os textos que eu tinha infelizmente perdi quando o meu note inventou de dar pau. E não eram poucos.
 
É possível som automotivo ter qualidade? É. Mas de longe, não é a norma. Geralmente é feito por gente que só quer fazer barulho sem a mínima consideração por qualidade. E aí se explica a grande repulsa que a maioria do povo do áudio tem por som automotivo.

Parafraseando a definição de um dos mestres de áudio (não lembro agora de foi o Walter Ullmann ou o Edu Silva): som automotivo deveria ser aquele que serve para reproduzir áudio em qualidade e volume adequados para quem se encontra dentro do veículo.
 
Eu já pensei em fazer uma experiência com amplificadores automotivos, usado-os em monitores de palco. A maioria dos amplificadores automotivos tem inversores que transformam os 12 volts em tensões por volta de 85 ~100 volts DC , isso já com simetria.

Já peguei um pequeno que a tensão após a inversão era por volta de 25 volts e coloquei um trafo já retificado após cortar o inversor. Deu certo. Toca que é uma beleza e tem um timbre sem picos notáveis na faixa de frequencia do áudio. Mas o que não gostei foi o ruido de fundo...

Outra coisa: como é automotivo, não tem entradas balanceadas e usam plug RCA. Isso é um ponto negativo também.


Quanto a diferença entre falantes profissionais e automotivos, basta olhar nesses dois documentos a curva de resposta do mesmo falante, sendo um profissional e outro automotivo da selenium:


http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/103_pdfManual.pdf


http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/31_pdfManual.pdf
 
Esqueçam Selenium,Bravox,Bomber...
Tem som automotivo,que só o kit 3 vias vale uma LS9,Sub de R$6.000,00 cada!!
Busquem pesquisar por Focal Utopia,DSL,Ground Zero,JL Audio...
Em suma,são propósitos diferentes amigo,ao ponto de não haver nenhuma correlação entre os assuntos que você citou,mesmo havendo componentes com nomes iguais,porém a aplicação e objetivo são bem diferentes.
 
Me desculpe os que não entenderem a minha observação: Mas quem investe e amplificação em som automotivo não gosta de musica e sim de "Buf Buf"
 
A principal diferença, a meu ver, é que SOM PROFISSIONAL NÃO EXISTE. Pelo menos não no conceito que estamos acostumados a ouvir falar no Fórum. Para mim, equipamentos de som profissional são os que se prestam para fins profissionais, aqui entendido como aqueles que sejam úteis à prestação de serviços de sonorização e que se enquadrem dentro de certos requesitos mínimos de qualidade, durabilidade, confiabilidade e aceitabilidade (marca, modelo, aplicação, peso, etc). Bom, dai vão perguntar: "então como se classifica um equipamento como realmente profissional?". Não se classifica, eu responderia. Esses "certos requisitos mínimos" são conceitos subjetivos e variam de pessoa para pessoa. Uns vão achar que produtos Behringer se enquadram nessa categoria, já outros não.
 
isinho disse:
O valor de potência não é fantasioso. O rendimento é que nunca será comparável com alto falantes voltados a som profissional.

Outra coisa, a sensibilidade é mais baixa, mas a resposta é estendida (exemplo: sub de 10" com Fs de 24hz...), e nem todo som automotivo é de baixa qualidade!
Aliás existem sistemas com fidelidade muito superior a muitos PA's em som automotivo.

Mim desculpa por minha pergunta conflitante, porque não se usa som automotivo para ao vivo sairia mais barato já que tem tanta fidelidade ou ate mais que em PA profissional como se refere... ???
 
Os (raros) sistemas automotivos de boa fidelidade geralmente têm baixa potência e sensibilidade, não servem para escalas maiores. São feitos para que os ocupantes do veículo possam ouvir bem dentro do mesmo. Da mesma forma, existem sistemas residenciais com alta fidelidade.

Já os sistemas de maior "porte" tem potências altas, baixa sensibilidade (rendimento), e qualidade ainda mais baixa. São feitos para incomodar a vizinhança e/ou vender pamonha.
 
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