barulho de rádio nos p.a. e monitor?

G

Guest

Guest
olá pessoal...
:!: tenho uma dúvida, quando vou operar som em um teatro aqui em minha cidade com o equipamento que trabalho, ligou o equipamento ...e lá vem o barulho de fm (uma rádio aqui da cidade). O teatro fica dentro de um shopping , no terceiro andar, tenho caixas jbl eon (aquelas que serve para monitores) já fis o teste tirei o cabo de sinal input e continua o fm quero saber se um furman no parametrico e outro no ac. das potencia resolve???.
valeu
thomé [/b]
 
José Carlos,

o Furman vai atuar em problemas de ruído que venham pela energia elétrica. Mas não vai ajudar em nada em interferências que venham pelo ar.

Para saber por onde vem a interferência, faça assim:

leve um no-break (pegue emprestado, não precisa comprar) e alimente o som com o no-break, fora da tomada. Por alguns minutos está bom. Se a interferência de rádio desaparecer, é problema elétrico mesmo. Se não desaparecer.... verifique os cabos. Tente sempre que possível usar cabos balanceados e os mais curtos possíveis.

Uns amigos estão com problema parecido. Uma mesa Ciclotron CSM IS R (o modelo que tem um monte de proteções contra interferências de rádio) tá pegando o rádio de forma bem audível na saída de monitor. Como a mesa já tem proteções contra RF (rádio frequência) ... não sobrou muito o que fazer.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan e outros..


Gostaria de saber, como tirar aquele sinal de xiiiiiii (chiado), que fica saindo no monitor, quando não tem nada ligado na mesa. É assim.. eu ligo a mesa, perifericos e potencia, mas deixo todos os canais da mesa em mute, e este (xiiiiiiii) fica siando no monitor do pulputo, o sinal de chiado é baixo mas dar pra perceber quando esta muito silencio no ambiente.
Pode ser a potencia? a que estou usando no monitor é uma ciclotron DBS6000 que por falar tbm faz uma barulho enorme por causa do seu ventilador... será que dá pra desligar ele tbm? ou esse ruido do ventilador esta fazendo o chiado nas caixas monitor !! ?
 
Leonardo, poder você pode remover os ventiladores da potência, só que ela SEM DÚVIDA NENHUMA vai queimar...

É igual cogumelo... Todos os cogumelos são comestíveis, alguns apenas uma vez... :D :shock:

:wink:

Quando a esse ruído que parece ser indução, cheque seu aterramento e principalmente seus cabos; use sempre que possível cabos balanceados, e cheque todas as soldas. Há grande chance da culpa ser do cabeamento...
 
O chiado é o ruído de fundo do aparelho, e é normal. Veja só o que o Leonardo escreveu:

o sinal de chiado é baixo mas dar pra perceber quando esta muito silencio no ambiente.

É exatamente o ruído de fundo que cada equipamento adiciona ao sistema, e que ao final é amplificado pelo amp. Todo aparelho tem ruído de fundo, uns mais, outros menos, mas que existe, sempre exisitirá.

Uma coisa que pode melhorar é ter uma correta estrutura de ganhos, mas isso é um assunto complicado que ainda não foi discutido aqui. Algum aparelho com estrutura de ganhos errada pode estar introduzindo mais ruídos do que deveria ao sistema, e corrigindo isso é possível minimizar o problema (minimizar, eliminar só desligando tudo!).

Quanto ao amplificador, é isso mesmo que o Isinho falou. Os ventiladores são na verdade o sistema de resfriamento dos transistores de potência, e eliminá-los é o caminho mais curto até o prejuízo (grande, por sinal).

Mas um DBS 6000 tem 1500W de potência e em tese seria usado em PA, em ambientes onde o ruído do ventilador passaria despercebido. Já em um estúdio, um ambiente silencioso por excelência, usamos amplificadores de referência, os quais a maioria não usa ventiladores (dissipação passiva). Alguns possuem, mas são ventiladores especiais, em geral de baixa rotação e por isso silenciosos.

Mas não tem nada a ver o ventilador com o chiado nas caixas. O chiado aparece em amps até sem ventilador.

Uma pergunta? Qual o ambiente onde você usa um monstro desses (um DBS 6000 é um monstro). Medidas e quantidade de público. Talvez dê para te dar algumas dicas quanto a estrutura de ganhos.

Um abraço,

Fernando
 
Ola Bersan, Isinho...

essa DBS6000 foi comprada para usar nos PAs, que são 750w 4ohms por caixa ( 1 de cada lado em sistema fly), mas acontece que eu fique com uma potencia fraca nos monitores de pulpito (attack 1500), então conversei com o Pr. e ele me autorizou a comprar uma outra, que é da MARK AUDIO tbm de 1500w em 4ohms (750w por canal), ai então eu resolvi trocar as potencias, coloquei a nova nos PAs e a ciclotron nos monitores, foi ai que eu percebi o chiado de fundo nos monitores...

O ambiente é de :
largura 16mts
comprimento 30mts de fundo
ambiente com pessoas : 400 em dias com mais frequencia
ambiente com pessoas: 100 em dias de pouca frequencia


Ha.. mais uma coisa, eu troquei as potencias hoje para fazer teste, e notei que a Mark Audio faz um ruido (nas caixas) bem menor mesmo que a ciclotron. mas faz

ha outra coisa, cada monitor é de 300w com falates de 15" + titanium com divisor passivo interno em 8ohms, usados em paralelo com impedancia final de 4ohms, em um lado da potencia - já o outro lado da potencia é usado para side fill, com falantes de 12" 300w 8ohms + titanium e divisor passivo interno - são 2 caixas em side fill com impedancia final de 4ohms.
 
Leo,

você já descobriu as diferenças entre os aparelhos. O MarkAudio dá menos ruído de fundo. O barulho do ventilador também é capaz de ser menor, já que é um projeto novo contra um já bastante antigo (série DBS, década de 1990).

Eu lhe perguntei as medidas para saber se o ambiente é grande ou pequeno. Tenho uma igreja de um amigo que usa um DBK 3000 em um ambiente para 200 pessoas, ele teve alguns problemas por causa de estrutura de ganho errada e eu tive que consertar isso diminuindo -6dB no amplificador.

Como no seu caso você está usando o DBS 6000 para monitores, local onde essa potência toda não é necessária (as caixas de monitores ficam próximos dos usuários, não?), experimente também tirar alguns bons dB do volume dos potenciômetros do amplificador. Experimente -10dB, -6dB. Você vai ter que dar mais volume no Auxiliar da mesa, mas isso é normal.

Espero, com isso, que diminua o ruído sem atrapalhar o som. Mas a explicação porque disso fica para um artigo.

Um abraço,

Fernando
 
Ola Bersan..

Atualmente eu uso em -3db, mas vou fazer este teste que voce disse, espero que resolva..rs..rs..

Valeu pena ideia.. obrigado.
 
Back
Topo