Barulho na Potência (Com o preço do orçamento)

Br17

New Member
Olá pessoal, na igreja em que sou técnico de som tem uma das potências que está com um barulho muito estranho, gostaria da opinião de vcs para saber o que poder ser?
O negócio é o seguinte, houve um evento em que levamos essa potência (Dobsom GSA 3200), ao ligarmos na energia ela estava com a chave em 110v e a energia era 220v, até percebemos la se foram uns 10 segundos. Graças a Deus ela não queimou e funciona normal, o problema é que ao ligarmos em uma caixa, a caixa fica fazendo um barulho (Tuuuuuummmmmmmmm) contínuo, o que pode ser que aconteceu, sei que não pode ter sido o transformador, porque ela liga normal, funciona normal, mas tem esse barulho irritante. Me ajudem, pois quero levar em um técnico, mas não quero ele cobre qualquer coisa por eu não saber o que é?
E a última pergunta é vcs poderiam me chutar um preço que esse conserto poderia custar, claro uma hipótese.

Desde ja agradeço.

Um grande abraço

d7a0b2bf095fe9101eacec89c23a803a.jpg


47dd31f835e9ef181de25915efda3917.jpg


3221835c09b5e98f1ffa66bd26cec932.jpg


059181acb501b4a3b89df564199b5dee.jpg


Séra Que esse capacitor abaixo tambem estourou?

80318bb4a73d0a540f7533a8249e626e.jpg
 
Re: Barulho na Potência

Br 17,

Seja Bem Vindo ao Som Ao Vivo.

Cara não sei se estou certo (por favor, alguém que conhecer melhor me corrija), mas esse tuuuuummm que você ouve deve estar sintonizado em 60Hz, proviniente da rede elétrica. Pelo que você narrou acho que os capacitores da fonte do seu amp foram danificados. Na fonte existem dois conjuntos de capacitores. Os capacitores que retificam o sinal que fornecido pelos diodos, ou seja a grosso modo a cada pulso das senóides eles compensam os vales, todos eletrolíticos geralmente grandes e caros dependendo da potência em Watts e da classe do amplificador.

O outro conjunto de capacitores são ligados juntos a ponte de diodos em paralelo e servem para reduzir o barulho do "chaveamento dos diodos", esses são minúsculos, geralmente cerâmicos e baratos.

Mas infelizmente a primeira hipótese é a mais provável pois houve uma sobretensão e capacitores eletrolíticos tem uma tensão de trabalho fixa. Não sei até que nível você conhece então fica meio difícil indicar algumas medidas para descobrir o problema....

Abç,

Marcelo
 
Re: Barulho na Potência

Cara, vc ja abriu essa potência ? Se sim será que vc não notou alguma coisa estranha
ou fora do normal dentro dela como capacitor estourado,diodo queimado...etc ?

Cara não sei se estou certo (por favor, alguém que conhecer melhor me corrija), mas esse tuuuuummm que você ouve deve estar sintonizado em 60Hz, proviniente da rede elétrica. Pelo que você narrou acho que os capacitores da fonte do seu amp foram danificados. Na fonte existem dois conjuntos de capacitores. Os capacitores que retificam o sinal que fornecido pelos diodos, ou seja a grosso modo a cada pulso das senóides eles compensam os vales, todos eletrolíticos geralmente grandes e caros dependendo da potência em Watts e da classe do amplificador.

Concordo plenamente com a citação do nosso amigo aqui...Marcelão
 
Re: Barulho na Potência

Então, eu abri a potencia, o que achei estranho foi que havia um eu acho que seja capacitor grande e preto, que abaixo dele estava parecendo que havia realmente estourado mesmo. Farei o seguinte, abrirei novamente a potencia tirarei uma foto, ai vcs me falam, ok?

Desde ja muito obrigado

Abraço
 
Re: Barulho na Potência

...derrepente se vc ''tiver as manhas'' de fazer a substituição desses componentes
sua potência fica nova denovo...

À propósito, um eletrecista que certa vez fez um serviço na loja que eu trabalho,ligou um aparelho de fax de 110v em uma tomada de 220v...ha ha ...queimou na hora !Eu mesmo abrí o aparelho e troquei um capacitor que havia estourado e pronto, funcionou normalmente...
 
Re: Barulho na Potência

Bem para falar a verdade, não tenho muito as manhas disso, pelo menos nunca troquei nada disso, mas tirarei a foto e postarei aqui amanha, ai pela foto vc pode ir me dando as dicas ser for o caso. Pq hj liguei em uma assintência técnica e pelo que o cara me falou nao iria ficar muito barato o conserto, pelo menos pela hipótese dele.
 
Re: Barulho na Potência

...Vc tem prática com ferro de solda?Se sim ,não se esqueça da polaridade do capacitor...
 
Re: Barulho na Potência

Br 17,

Ao abrir a potência você notou se havia algum destes capacitores com a tampa mais alta? um pouco estufada que seja? Ou se havia derramamento de algum líquido na placa eletrônica?

Abç,
 
Re: Barulho na Potência

Marcelo pelo que eu vi, havia na verdade havido um derramamento de um liquido preto na placa.
 
Re: Barulho na Potência

Esqueci de dizer, próximo as capacitores?

Provavelmente estouraram, meu caro faça o seguinte:

1. Antes de abrir o amplificador nunca ligue-o na tomada, pois isso carregará os capacitores e você pode tomar um baita choque, só siga adiante se estiver certo do que está fazendo, tome sempre muito cuidado.

2. Solte a placa da carcaça da potência, identifique quais são os pontos de solda dos capacitores, pegue um multímetro com as respectivas pontas de provas separadas e ligue-o na escala de 2kohms ou mais, você verá que ele baterá em fundo de escala ficará aceso um número 1 do lado esquerdo do visor (multímetro digital).

3. Una as pontas do multímetro e você verá que os dígitos vão chegar a 0 (o multímetro está testado).

4. Agora na mesma escala enconte as pontas de prova nos pontos de solda de um dos capacitores uma em cada ponto, sem se preocupar com a polaridade. Se o multímetro começar em 0 e ir aumentando os números devagar e gradativamente até chegar no mesmo fundo de escala o capacitor está bom, se o multímetro não sair do fundo de escala é sinal que o capacitor está estourado.

5. Repita a etapa para cada um deles e identifique os que estão comprometidos depois é trocar ou pedir para alguém trocar.

Abç,
 
Re: Barulho na Potência

Marcelo, pelas dicas que vc me deu, eu acho que não serei capaz de fazer isso, pelo fato de nao ter o equipamento necessário. Outra coisa será que só por "olhometro" nao é possível ter noção de qual ou quais capacitores foram danificados? E eu ja liguei a potência na tomada, por quanto tempo os capacitores retêm essa energia.
Obrigado
 
Re: Barulho na Potência

Então leve a um técnico da região, não é bicho de 7 cabeças parecer ser uma potência simples:

Características:.
Dupla turbo-ventilação (ventilação independente por canal)
Retardo de acionamento das saídas
Proteção eletrônica contra curtos ou baixas impedâncias na saída
Proteção térmica eletrônica
Saídas com bornes

Dados técnicos:.
Potência em 4 ohms: 800W RMS (400W por canal)
Potência em 8 ohms: 535W RMS (267W por canal)
Resposta em frequência: 15Hz a 100KHz
Relação S/N: >90dB
Impedância de entrada: 20Kohms
Sensibilidade de entrada: 0,775mV p/ a máxima potência em 4 ohms
Tempo de retardo de acionamento das saídas: 5 seg. ao ligar
Acionamento da proteção térmica em 80ºC
Consumo máximo: 1100W
Dimensões (LxAxP): 482 x 135 x 447mm (3UR)
Peso: 15,6Kg

http://www.dobsom.com.br/

Você está onde? Pelo que vi eles tem assistencia técnica em todo o país, é bem melhor pois dão garantia.

Abç,
 
Re: Barulho na Potência

Marcelo, me encontro em Uberlândia. Como disse antes vou tirar uma foto amanha e postarei aqui, ai com ajuda de vcs eu decidirei o que irei fazer.
 
Re: Barulho na Potência

Br17...se vc tiver um amigo que faz esse trabalho pra vc será ótimo,pois vc só gastará
com componentes eletrônicos,dependendo do técnico vai te cobrar ''o olho da cara'' por coisa simples,vc sabe como é !

Postando fotos aqui vc só tem a ajudar a outros membros do SaV como tambem a resolver o seu problema...

Estamos aqui para te ajudar no que for preciso...
 
Re: Barulho na Potência

Ok Hélio, amanha sem falta colocarei as fotos aqui. Espero que eu mesmo consiga resolver este problema,pois como vc mesmo disse os técnicos metem a mao mesmo.
 
Re: Barulho na Potência

Amigos como faço para postar a imagem aqui, não estou achando nenhum modo, poderiam me ajudar?
 
Re: Barulho na Potência

Br17 disse:
Amigos como faço para postar a imagem aqui, não estou achando nenhum modo, poderiam me ajudar?
é so vc upa suas fotus pra esse site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://somaovivo.freevar.com/">http://somaovivo.freevar.com/</a><!-- m -->
depois copiar "link direto pro forum"
 
Re: Barulho na Potência (Agora com as fotos)

Br17 Boa tarde tudo bem?

Veja, suas fotos demonstram claramente que seu amplificador foi ligado em 220V estando com a chave de comutação em 110V.

Normalmente, além de mandar todos os capacitores diretamente acoplados a fonte para o céu dos eletrolíticos, manda junto a saída e os drivers entre outras coisas...

Troque todos os capacitores eletrolíticos vazados e estufados, até os próximos a eles. O correto nesse caso é a troca de todos mas, isso pode ficar um pouco caro!

Mas na fonte você não pode usar capacitores de marcas e valores diferentes. Então aqui todos devem ser trocados.

Os capacitores na fonte quando vazam exibem esta característica de 60Hz acompanhados de alguns "estalidos" na saída mesmo, não ligue ele sem a boa e velha lâmpada de teste pois o prejuízo pode ser ainda maior. (Uma lâmpada em série com a entrada de AC do aparelho, uma de 60Watts já é o suficiente para o seu ampli).

E atente-se ao fato da tensão de operação, sempre antes de ligar o aparelho!!!

Aqui fica uma dica: Todo aparelho que trabalhe em sistema de comutação de tensão (chave 110/220V) deve ser comutado para 220V no ato do transporte. Uma atitude simples e que não causa prejuízo e nem susto.

Pode ser que a referida empresa, na tentativa de baratear o custo do aparelho, fez uso de capacitores de marca duvidosa, as fotos mostram isso. E por este motivo um simples surto de tensão causou este prejuízo todo, o que demonstra uma economia porca na linha de produção!

Uma alternativa para o conserto seria você entrar em contato com a fábrica e, depois de identificar quais componentes precisam ser trocados, comprar diretamente com eles. Pode ser que não queiram te vender, mas fazendo dessa forma você preservaria a originalidade do aparelho.

Comprando material certificado, com procedência, o custo de sua distração não sairá mais do que R$100,00, sem a mão de obra.

Espero que tenhamos te ajudado, se precisar estamos à diposição.

Um abraço e boa sorte.
 
Re: Barulho na Potência (Agora com as fotos)

Olá Paulo, obrigado pelas dicas, eu achava que consegueria arrumar esse problematic que ela está apresentando, mas pelo que vc me diz não é Tao facil assim. Uma Coisa que eu acho que talvez seja melhor para mim é que a potência continua funcionando, portanto creio que a fonte não esteja danificada. Obrigado
 
Re: Barulho na Potência (Agora com as fotos)

Oi, veja que quando falamos de fonte existem divisões num único ponto do aparelho: São 3, Transformador, Retificadores e Capacitores.

Retificadores, ou diodos, dificilmente apresentam problema com este cenário apresentado no seu caso, sobram 2.

O transformador é normalmente quem vai pro espaço primeiro, mas no seu caso ele está OK, ótimo por isso pois é a parte mais cara de seu amplificador.

Sobrou apenas os capacitores, e estes já apresentam problemas visiveis, quanto mais de condições de trabalho.

Não use seu amplificador até o mesmo estar arrumado, você irá queimar o que está bom nele, e ai o prejuízo certamente será muito maior. Ou use por sua conta e risco!

Conclusão; sua fonte não está boa, está com problemas que precisam ser resolvidos. Não é nada grave mas precisa ser arrumada!

Um abraço.
 
Back
Topo