Básico DMX

ronewdo

Member
Boa Noite galera

Bom, hoje eu decidi conhecer mais o universo da iluminação, pois temos um equipamento considerável e ninguém se habilita ou se apresenta pra aprender a mexer com ele, e sempre ficamos dependendo de outras pessoas pra resolver nosso problemas, não que isso seja ruim, mas acho que temos que aprender as coisas e andar com as nossas pernas também... Bom pois bem temos os seguintes equipamentos:

1 Mesa Avolites Pearl
20121225220553.jpg

5 movies MAC PRO 550
8 Par64
5 ribaltas FOS100 SOLO
e dois aparelhos que não sei pra que servem:
Frente deles
20121225215908.jpg

Traseira deles
20121225215924.jpg


O que esses dois equipamentos fazem? Como é ligado esses equipos na mesa, e se tem uma ordem. O que eu sei é que sae um cabo atrás da mesa e entra no primeiro aparelho e neste mesmo aparelho tem uma saída que você vai likando todos eles assim, uma atrás do outro, mudando somente o canal no aparelho mesmo. Estou certo? Tem algum site pra eu ler, baixar tutoriais pra me aprofundar mais ?? E na ligação posso ligar tudo com cabo PP 3 vias?

Desde de já agradeço a todos pela força..
Rone
 
Não cheguei a ler eles, mas uma busca no Google encontra bastante material sobre DMX (ligações, o que se pode ou não fazer, etc). Dê uma lida neles, e depois tire suas dúvidas aqui. O mesmo vale para o uso da mesa em si, na Internet tem bastante material e até um simulador da mesa.

Quanto aos equipamentos, o de cima provavelmente é um spliter, enquanto o de baixo com certeza é um dimmer. Nos materiais sobre DMX provavelmente haverá explicações sobre eles.
 
Os equipamentos misteriosos são um splitter e um rack-dimmer DMX.
Esse segundo é para ligar as lâmpadas quentes na mesa DMX, e poder dimmerizá-las.
 
Opa, legal... Muito obrigado pelas informações... Nós ultimamente estamos tendo alguns erros e não sabemos se é a mesa ou cabos, aliás desde que foi instalado esse kit de iluminação só funcionou poucas vezes perfeitamente... A mesa já está patcheada, tem dias que os movies funcionam normalmente, e tem dias que eles não funcionam, ou não obedecem aos comando que damos na mesa, tem dias que uns dos par64 (isso é aleatório) fica piscando sozinho e não obedece os comandos e o strobo acende sozinho e não obedece o comando para apagar. Como eu não sei como foi ligado, e se os cabos estão bons, pretendo fazer alguns ajustes como:

1º Mudar todos os cabos para Cabo PP 3x1, porque os cabos que estão lá não são nossos, e são meio duvidosos.
2º Ligar tudo novamente mas posso fazer igual ao desenho abaixo como esses aparelhos, usar uma saída do splitter pra ligar os movies, outra pra ribaltas e outra para os par64, ligando ele em série?
ligaoluz.jpg

3º Preciso colocar um terminador nos últimos aparelhos da série, no exemplo do desenho, no ultimo movie, último par64, última ribalta e de quantos ohms seria?

Valew galera pela força e obrigado e fiquem com Deus
 
Agora que percebi, que a 2º pergunta o Tiago já havia respondido.... rsrs Agora só preciso saber se preciso usar um "terminador" no final das séries...
 
Os "par64" de que falas são canhões de LED? Porque Par64 são canhões de lâmpada halógena, e são ligadas no dimmer (nem teria onde ligar o DMX neles...). No entanto, muitos canhões de LED são descritos como LED Par64, apesar só terem o tamanho em comum (e olhe lá), por isso a confusão.

O uso de terminador é altamente recomendado, apesar de muitas vezes ser possível ficar sem. Use um resistor de cerca de 120 ohms, embora esse valor não seja crítico.
 
Opa... Então são de led's mesmo. Eles não tem luz branca, só dimmer, vermelho, azul e verde. Eu também gostaria de saber uma coisa, esse equipamento não foi comprado pela igreja ainda, está em negociação, porém com esse problemas não sabemos se estão 100% ou não. Nós vamos trocar todos os cabos e ver se funcionam. E se fosse comprar, você tem idéia de quanto sairia cada equipamento?

Mesa Avolites......R$
Movies MAC 550 (No site fala que é produto descontinuado)...........R$
Canhão de LED (Dimmer, vermelho, azul e verde).... R$
Ribalta:.................R$
Splitter.......R$
Rack Dimmer.....R$

Se puderem ajudar, eu não sei quanto ele cobrou, vou procurar saber e falo pra vocês...

Fiquem com Deus
 
E esse terminador é fácil fazer? é só comprar os conectores xlr e soldar o resistor nos pinos? e em quais pinos?

Valew pela força galera, vocês são demais..
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.maxivolt.com.br/blog/?p=303">http://www.maxivolt.com.br/blog/?p=303</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://lmgtfy.com/?q=terminador+dmx">http://lmgtfy.com/?q=terminador+dmx</a><!-- m -->
 
Back
Topo