Bass na 01v96i

Marcel Cornetta

New Member
Boa tarde a todos do SAV!
Já faz um tempo que sou cadastrado, mas nunca precisei abrir um fórum, pois todas as informações que precisei, sempre encontrei aqui. Parabéns a todos que fazem deste local uma Escola livre e aberta a todos que tem duvidas de tantos assuntos!!

Abri este tópico,porque não achei nenhum problema parecido com o meu. Então vamos lá:

Em minha Igreja,trabalhamos com o vertical array da attack.
São 8 (4L e 4R) versas 206a e no chão, 2x versa 1810. O mixer é uma yamaha 01v96i.

Tudo funciona muito bem, com exceção do baixo. Nos Subs (que eu controlo em através de um monitor ou bus) o som é definido e agradável. Mas nas altas, tenho a impressão que tem sinal de mais, ou algo do tipo, e o problema não é o volume, porque independente da posição do fader, eu consigo escutar este zunido. Assim que o baixista da a nota, as caixas reproduzem algo parecido como que um som saturado. um chiado. Não consigo explicar com clareza o que parece aquilo...
Como informação adicional:
-Eu calibro a entrada em -20db (conforme explica o David Fernandes neste link <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=21&t=4019&start=45#p44232">viewtopic.php?f=21&t=4019&start=45#p44232</a><!-- l --> )

-Ninguém usa amplificador, por ser tudo monitorado por fones.

O que posso fazer??

Não sou profissional, e tenho muito a aprender.

Espero que possam me ajudar.

Deus os abençoe!!!
 
Primeiramente bem vido!
Segundamente, hahaha... O tópico “acústica” não é o local adequado para esta dúvida, mais tudo bem!

Vamos La agora, como você liga o baixo na mesa?
Qual a marca do baixo?
Que cabos vocês usam?
 
está usando DI? é obrigatório para baixo e guitarras, outro detalhe a saber é qual o corte que usa nos subs e qual distância eles estão das torres, no caso do Baixo se não houver uma coerência no que diz respeito ao delay entre as vias você realmente percebe o baixo deslocado entre as duas vias principalmente se o corte do sub for alto...
 
Pode ser corda atingindo o captador, experimente usar outro Contrabaixo. O sistema de PA usa algum processador? Essa Versa o corte é em 125hz/12db por oitava no crossover dela.
 
pTjz disse:
Primeiramente bem vido!
Segundamente, hahaha... O tópico “acústica” não é o local adequado para esta dúvida, mais tudo bem!

Vamos La agora, como você liga o baixo na mesa?
Qual a marca do baixo?
Que cabos vocês usam?


Me Desculpe pelo local inadequado...

O baixo é um Cort A6
Cabos e Conectores Santo Angelo
 
Gabriel SNZ disse:
Baixo ativo ou passivo? Tá usando um Direct Box para mandar o sinal do baixo para a mesa?? Abçs

É ativo. Um Cort A6. Uso DI quando são dias de encontro, pois nesse dias faço com multicabo, mas quando é ensaio ligo no line, conforme orientações aqui do SAV.
 
arleypol disse:
está usando DI? é obrigatório para baixo e guitarras, outro detalhe a saber é qual o corte que usa nos subs e qual distância eles estão das torres, no caso do Baixo se não houver uma coerência no que diz respeito ao delay entre as vias você realmente percebe o baixo deslocado entre as duas vias principalmente se o corte do sub for alto...

Arley,
Da caixa mais baixa da torre e o alto do Sub tem altura entre 2,5 a 3,0 m. Mas meu problema não é "deslocamento", e sim um sinal elevado.
 
Independente do local e distância, sempre que possível use o DI para interligar o instrumento a mesa.

Eu conheço bem os corts, meu baixista já teve um A5, tem um B5 e um fender.
É mal dos cort’s um zumbido e um sinal bem alto no sistema ativo.
Faça um teste com a chave no modo passivo, se mesmo assim chiar pode ser problema nos captadores (ele teve no primeiro B5 dele que foi trocado pela loja)
Atenue -20 no DI também e veja como fica.
Se isso tudo não resolver, não deixe nenhum knob em 100%, deixe eles no máximo com 90% isso deve resolver.
 
Eliabe, Deus te abençoe!

Por incrível que pareça, nunca usamos outro baixo no sistema, e é interessante seu comentário de isso acontecer no sistema ativo, pois quando monitoro com retornos passivos ou até mesmo nos fones, isso não acontece.
Consigo um jazz bass, vou testar amanhã, e venho aqui postar os resultados!

Obrigado
 
Quando digo “no sistema ativo” digo no sistema ativo do BAIXO.
Ele tem uma chavinha que liga e desliga o PREAMP da baixo, com a chave ligada ele é um baixo ativo, logicamente desligada ele é passivo.

Se o baixo chia somente nas caixas ativas você já achou o problema, deve ser os cabos do PA ou a rede elétrica.
Teste ligar o baixo direto na caixa.
 
isso que parece com um som saturado é um o mais óbvio um som saturado mesmo, o problema que falei do deslocamento, afeta a percepção do músico e ele pode pesar nos controles de equalização do baixo vindo a saturar o sinal no pré do instrumento...
O mesmo vale para ligar sem casar impedância, sabe a lenda de que Baixo queima caixa do PA, o instrumento por si só não faz isso mas ao ligar sem DI o musico e o operador tende a pesar a mão nos fader, para poder ouvir direito as frequências que estão faltando por falta de casamento de impedância, vindo a saturar e queimar drives por distorção harmônica...
 
Boa tarde!

Peço desculpas por demorar a trazer o resultado deste tópico. Tenho usado o DI sempre, alem disso pedi pro baxista tirar um pouco do gain do baixo, e o problema foi Resolvido.

Obrigado a todos pela compreensão!
 
Back
Topo