Bateria de Contrabaixo Yamaha RBX 375

edi3_m4x

Member
Saudações em Cristo a todos,

Estou aqui para relatar um problema que temos na nossa igreja.

Temos um Contrabaixo Yamaha RBX 375 (que por sinal adoro o timbre), compramos há pouco mais de 1 ano,
e ele tá "comendo bateria" demais, tá um absurdo! O baixista troca a bateria praticamente
toda semana.

alguém sabe dizer qual o problema?

estou precisando resolver com urgência visto que esse fim de semana teremos um congresso
regional de jovens aqui na igreja.

desde já eu agradeço
 
Alguns instrumentos "acionam" o funcionamento da bateria quando se conecta o cabo P10.
Talvez vocês estejam deixando o baixo com o P10 enfiado o tempo todo, e fica consumindo bateria.
Nesse esquema, não dura mais de uma semana mesmo...

Se não for isso, pode ser defeito na parte elétrica mesmo.
 
gabriel_equalize disse:
Alguns instrumentos "acionam" o funcionamento da bateria quando se conecta o cabo P10.
Talvez vocês estejam deixando o baixo com o P10 enfiado o tempo todo, e fica consumindo bateria.
Nesse esquema, não dura mais de uma semana mesmo...

Se não for isso, pode ser defeito na parte elétrica mesmo.

O P10 fica nele somente durante o tempo, ensaio às 14h e fica enfiado até o horário do culto às 19:30h. rsssss

pode ser isso!?

Realmente é muito tempo pra ficar ligado.
 
Sim, é muito possível que seja isso.
É legal desconectar o cabo P10 quando acabar o ensaio.
Durante o culto, deixe desconectado durante a palavra.

Caso o sinal vá para a mesa, só não pode esquecer de mutar antes de puxar o cabo :)
 
gabriel_equalize disse:
Sim, é muito possível que seja isso.
É legal desconectar o cabo P10 quando acabar o ensaio.
Durante o culto, deixe desconectado durante a palavra.

Caso o sinal vá para a mesa, só não pode esquecer de mutar antes de puxar o cabo :)

Grande Gabriel,

obrigado pela ajuda.

QUando a mutar o som, é possível apenas pela pedaleira do baixo.

mas já liguei para o baixista usar essas dicas que vc falou.

vlw
 
gabriel_equalize disse:
Sim, é muito possível que seja isso.
É legal desconectar o cabo P10 quando acabar o ensaio.
Durante o culto, deixe desconectado durante a palavra.

Caso o sinal vá para a mesa, só não pode esquecer de mutar antes de puxar o cabo :)


Mesmo com essas dicas a bateria continua descarregando muito rápido.

O que sugerem?

obrigado
 
Pede para alguém do ramo de eletrônica olhar o circuito e vê se tem algo de errado.
Isto não é normal, na minha igreja o meu baixista tem um baixo ativo (usado 3 vezes na semana).
Ele não fica tirando a bateria, deixa direto no baixo e ela dura anos... Desde que ele comprou só trocou uma vez!
 
Vou levar num técnico em eletrônica pra ele ver.

isso começou a acontecer há pelo menos uns 4 meses, pode ser algum problema mesmo no
circuito ativo.

obrigado pela ajuda.
 
Fala Edson,

Na minha igreja utilizamos um baixo Yamaha RBX ativo também,
Sempre avisava ao baixista e quem tocava o violão para desplugarem os cabos depois de sua utilização,
pois isto consumia bateria desnecessáriamente, mas a do baixo descarregava primeiro.

cansado disto coloquei um led para indicar que o circuito estava ligado, Pronto! agora ficou difícil de ele esquecer o baixo ligado,
isso pq ele deixava o baixo ligado de 9:00hs até às 21:00hs, isso só aos domingos sem contar quando ensaiavam no sábado e ele
deixava o baixo plugado até o Domingo, aí não tem bateria que aguente...

sugestão: pede para o técnico colocar um led desses, custam R$0,80 o led alto brilho e R$0,10 o resistor de 330Ohms, pode ser na tampa traseira que dá acesso ao circuito mesmo, já ajuda a monitorar se o baixo está ligado ou não.

valew, um grande abraço!
 
é bem simples...
O jack P10 do baixo é estéreo, pois quando colocamos um plug p10 mono neste jack estamos aterrando o "ring" do jack, ligando assim o circuito ativo, pensando nisso é só soldar o catodo (-) do led junto ao fio que vem do "ring" e o resistor que está em série com o anodo (+) do led fica soldado ao terminal positivo da bateria que alimenta o circuito. Pronto! Víu com é simples...
Eu estou respondendo via celular mas logo mais posto alguma imagem explicando melhor estas ligações...
Depois faço um furo com uma broca fina na tampa e deixo o led aparente.
Me ajudou muito, e o consumo do led gira em torno de 15 a 20 miliamperes...
Quase não interfere em nada no consumo total...
Valew...
 
ivan.freitas disse:
Amigo ... tem o esquema de ligação de LED? Adorei a idéia.

Abraços

Abaixo está um circuito ativo de um contrabaixo, e fiz pelo "PAINT" mesmo
uma adaptação mostrando onde coloquei o led,como escreví na explicação anterior

fotogsl.jpg


valew!
 
levi disse:
Fala Edson,

Na minha igreja utilizamos um baixo Yamaha RBX ativo também,
Sempre avisava ao baixista e quem tocava o violão para desplugarem os cabos depois de sua utilização,
pois isto consumia bateria desnecessáriamente, mas a do baixo descarregava primeiro.

cansado disto coloquei um led para indicar que o circuito estava ligado, Pronto! agora ficou difícil de ele esquecer o baixo ligado,
isso pq ele deixava o baixo ligado de 9:00hs até às 21:00hs, isso só aos domingos sem contar quando ensaiavam no sábado e ele
deixava o baixo plugado até o Domingo, aí não tem bateria que aguente...

sugestão: pede para o técnico colocar um led desses, custam R$0,80 o led alto brilho e R$0,10 o resistor de 330Ohms, pode ser na tampa traseira que dá acesso ao circuito mesmo, já ajuda a monitorar se o baixo está ligado ou não.

valew, um grande abraço!

Obrigado pela dica levi,

vou tentar isso!

depois trago aqui o resultado.
 
Agradeço a todos pela ajuda,

Depois de várias tentativas, descobrimos o problema.

Um dos potenciômetros "estourou" durante um culto, foi aquele barulho, que assustou todo mundo.

Na semana seguinte resolvemos levar em uma eletrônica para trocar os potenciômetros, a idéia era trocar
todos, mas como o técnico em eletrônica era meu amigo ele disse que só precisava trocar um deles.

pra nossa surpresa ele falou que os potenciômetros estavam ligados errados (foi o serviço que o Luthier fez da
ultima vez). O técnico perguntou ainda se estava arriando muita e batata, ele consertou a ligação e o o instrumento
está perfeito.

vlw a galera pela ajuda.

Podem fechar o tópico.
 
edi3_m4x disse:
pra nossa surpresa ele falou que os potenciômetros estavam ligados errados (foi o serviço que o Luthier fez da
ultima vez)

Fala Edson, que bom que conseguiu resolver, parabéns...

se estava comprando baterias desde o início do problema... gastou um bocado com baterias.

mas valeu fica a dica de revisar toda a parte elétrica do instrumento :wink:
 
Pois é,

brigadão Levi pela ajuda e as dicas.

Eu ainda não tinha implementado essa sua dica do led, mas estava disposto a fazer. ehehehe

Antes disso deu problema no potenciômetro e quando mandamos trocar, foi encontrado o problema.

fica na paz
 
Back
Topo