Bateria Eletronica com Sampler AO VIVO

Bocão

Member
Pessoal,

Acabo de comprar uma Roland TD-15K e gostaria de usar sons sampleados ao vivo. Mas sou completamente zerado no assundo. Só sei q preciso da bateria + interface + note.

Sendo assim pergunto:

1. Não gera latência pra tocar ao vivo? 
2. Qual a interface q devo comprar?
3. Qual a configuração mínima do note?
4. Qual sampler devo usar? (Sei q aqui tem muita questão pessoal)

Desde já, obrigado. 

Jessé
 
LucasAlvarenga disse:
utilizamos uma Roland TD-9KX, aproveitando o gancho da pra fazer isso nela também ? rsss

8) 80

Pois é Lucas...

Por enquanto este post só tem dúvidas. Os entendidos ainda não apareceram... kkkk

Jessé
 
Dá uma lida aí:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.org/forum/viewtopic.php?t=4498">viewtopic.php?t=4498</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.org/forum/viewtopic.php?t=4434">viewtopic.php?t=4434</a><!-- l -->
 
Completando a resposta:

1. Não gera latência pra tocar ao vivo?
A latência vai depender da capacidade do seu computador.

2. Qual a interface q devo comprar?
Qualquer interface MIDI/USB. Se possuir interface de áudio junto melhor, pois concentra tudo em um único aparelho. Afinal você precisa retirar o som do notebook e não vai querer fazer isso pela saída integrada.

3. Qual a configuração mínima do note?
Depende do que você vai usar. Eu já usei em um Core 2 Duo com 4 GB de memória.

4. Qual sampler devo usar? (Sei q aqui tem muita questão pessoal)
Ouça os timbres do ezdrummer, superior drummer, addictive drums, e tem mais alguns que não lembro agora. Veja qual se aplica melhor ao seu estilo.

E dá pra fazer na TD9 sim.
 
carlosecg disse:
Completando a resposta:

1. Não gera latência pra tocar ao vivo?
A latência vai depender da capacidade do seu computador.

2. Qual a interface q devo comprar?
Qualquer interface MIDI/USB. Se possuir interface de áudio junto melhor, pois concentra tudo em um único aparelho. Afinal você precisa retirar o som do notebook e não vai querer fazer isso pela saída integrada.

3. Qual a configuração mínima do note?
Depende do que você vai usar. Eu já usei em um Core 2 Duo com 4 GB de memória.

4. Qual sampler devo usar? (Sei q aqui tem muita questão pessoal)
Ouça os timbres do ezdrummer, superior drummer, addictive drums, e tem mais alguns que não lembro agora. Veja qual se aplica melhor ao seu estilo.

E dá pra fazer na TD9 sim.

Obrigado pelas informações.

Ficaram outras dúvidas:

1. A interface M-Audio Fast Track Pro (citada nos tópicos) seria uma boa opção?

2. Preciso d um software de gravação (tipo cubase, etc) se eu vou apenas tocar ao vivo? Não posso usar apenas o EZDrummer (ou similar)?

Jessé
 
Bocão

1. A interface M-Audio Fast Track Pro (citada nos tópicos) seria uma boa opção?
sim, qualquer uma desde que funcione, a escolha é sua.

2. Preciso de um software de gravação (tipo cubase, etc) se eu vou apenas tocar ao vivo? Não posso usar apenas o EZDrummer (ou similar)?
Claro que não. Sim pode, escolha o que melhor lhe agrade.

[].
 
Me surgiu mais uma dúvida:

Pelo q li, devo ligar a bateria na interface e a interface no PC, correto? Mas as interfaces tem apenas uma porta USB. Se eu ligar a bateria na interface via USB, como ligarei a interface no PC?
 
rafaellerm disse:
Apenas me metendo na conversa: pelo que explica a página do módulo, parece que o TD-15 dispensa o uso de interface para ligar obter o MIDI.

Eu vi isso. Da pra logar direto ao PC/notebook. Só q dai utilizaria a placa de som do PC/notebook que é onboard e ruim e geraria latência. Estou certo?
 
Pelo q li, devo ligar a bateria na interface e a interface no PC, correto? Mas as interfaces tem apenas uma porta USB. Se eu ligar a bateria na interface via USB, como ligarei a interface no PC?
O módulo não seria ligado na interface por uma porta USB, isso não faz sentido nenhum. Seria ligado pela saída MIDI.

Eu vi isso. Da pra logar direto ao PC/notebook. Só q dai utilizaria a placa de som do PC/notebook que é onboard e ruim e geraria latência. Estou certo?
Não sei se entendi direito. Estás falando sobre desvantagens de ligar o módulo direto no computador?

Se for isso mesmo: Ligando o módulo ao computador pela USB, a placa de som (qualquer que seja, onboard ou off-board) não será envolvida. Talvez tenha até uma latência menor do que usando uma interface, pois são menos coisas no caminho.

Se estás falando apenas da saída de áudio usando a placa onboard: Aí já é uma questão mais geral, mais difícil de responder. Sinceramente não sei se uma placa USB vai te dar uma latência menor do que uma onboard. Para ser prático, já que não tens uma interface, eu diria para testar com a saída onboard mesmo, e se der tudo certo, só depois tentar conseguir uma melhor.
 
Obrigadoi Rafael,

A bateria chega hj. Vou deixar ela com o meu baterista e ele q se vire, kkkk. Já combinamos q ele vai primeiro explorar ao máximo os sons do próprio módulo pra depois partir pro sampler.

Então podemos dividir em 3 fases:

1. Só a bateriq
2. Bateria + note
3. Se der latência ou algum outro problema com a placa de som, partir pra bateria + Interface + note.
 
Apenas me metendo na conversa: pelo que explica a página do módulo, parece que o TD-15 dispensa o uso de interface para ligar obter o MIDI.

If you use a commercially available USB cable to connect the TD’s COMPUTER port to a USB port of your computer, sound played back by your computer can be heard through the TD, and sounds played by the TD can be recorded on your computer.
(...)
Interface Hi-Speed USB (USB-MIDI, USB-AUDIO, USB Flash Drive)
Pelo que o manual diz, não será necessário uma interface dedicada para esse módulo, pois ele transmitiria os sinais midi para o notebook, e recebe o sinal de áudio emitido pelo sampler.
 
carlosecg disse:
Apenas me metendo na conversa: pelo que explica a página do módulo, parece que o TD-15 dispensa o uso de interface para ligar obter o MIDI.

If you use a commercially available USB cable to connect the TD’s COMPUTER port to a USB port of your computer, sound played back by your computer can be heard through the TD, and sounds played by the TD can be recorded on your computer.
(...)
Interface Hi-Speed USB (USB-MIDI, USB-AUDIO, USB Flash Drive)
Pelo que o manual diz, não será necessário uma interface dedicada para esse módulo, pois ele transmitiria os sinais midi para o notebook, e recebe o sinal de áudio emitido pelo sampler.

Deixa eu ver se eu entendi. Posso ligar o módulo no pc via usb e ligar a saida LR do módulo no PA?
Se for isso é uma maravilha!
 
Sim, só tem que ver como fazer, pois não conheço esse módulo.

Provavelmente você terá que escolher o módulo como saída nos dispositivos de áudio. Acredito que assim o som do notebook vai se misturar com o som gerado no módulo, sendo assim você terá que cortar o som do módulo, para ter somente o sinal vindo do notebook.
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.toontrack.com/products.asp?item=7">http://www.toontrack.com/products.asp?item=7</a><!-- m -->
 
Back
Topo