Bateria Eletrônica

Caros.

Gostei muito da ordem esclarecida sobre prioridades dentro da igreja quanto ao culto.
1º Agradar a Deus.
2º Agradar aos membros.
Realmente me incomoda muito participar em um culto onde eu não consigo louvor e adorar à Deus por qualquer problema técnico, realmente eu saio do meu lugar e só volto quando o problema já passou, seja uma microfonia, ressonância, instrumento muito alto, isso pertuba sim.

Mas notem que qualquer ruído gerado em nossa comunicação irá prejudicar o objetivo da mesma. Se ao assentar dentro de um templo com o objetivo de cultuar à Deus, então nada pode retirar nossa visão desse objetivo.

Se a bateria é eletrônica ou acustica, tanto faz, a diferença esta em que a executa! Claro que o baterista tem que ser bom, assim como também o contra-baixista o mesmo para os demais *istas.

Não acredito que exista uma resposta certa para a pergunta feita, qual a melhor bateria? Isso irá depender da realidade de cada templo, espaço e tipo de culto!

Em nossa igreja durante muito tempo usamos a acustica, chegou um dia que não era mais possível, nosso objetivo era deixar o "palco" na condição de multi-uso, então a solução foi uma eletrônica. Claro que o ideal era um TD-20 (ou até superior), mas não havia tanto R$ assim, então com a graça de Deus e apoio da Igreja compramos um TD-9.

Quero destacar que isso deve ser levado em conta quanto ao envolvimento da Igreja, sua participação no culto e etc.
Recomendo, faça um teste, dois teste, ... teste e depois decida !
Alugue uma eletrônica, alugue um aquario mas, tente fazer algo para criar opções e não somente trocar porque todo muito agora tem.

Veja o que aconteceu em nossa igreja, espero ter ajudado.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1793">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1793</a><!-- m -->
 
só pra mim entender,

a opção pela Bateria Eletrônica, seria somente pela facilidade de deslocar ela na hora que precisasse? mais no fim das contas o custo fica na mesma?

Aqui na igreja estão mexendo com reformas, e tem uma salinha ao lado do pulpito, e estamos pensando seriamente em colocar a bateria lá, e microfonar e bicha....
 
Aqui na minha escola por falta de espaço e viabilidade acústica peguei uma One séries e coloquei uns pads da VWS9 e rola bacana. Já usamos em uma apresentação e foi bem bacana, o volume geral ficou show de bola.
No meu caso preferia um acústica mas aqui por ser um centro comercial ficaria inviável por causa do volume.
Acho uma solução bem honesta e mesmo não sendo exatamente baterista e sim baixista e guitarrista fiquei bem fã da solução.
O baterista que dá aulas aqui no inicio estranhou mas agora confessou que tá pensando em pegar uma pra ele!!Rsss
 
JediRoquer,

A diferença entre a eletrônica e a acústica é TODA DIFERENÇA!!!
Eletrônica é uma aplicação no caso deste tópico utilizada como artificios para igrejas com acústicas não preparadas ou pequenas demais.
Sim ela é mais facil de levar.
Sim ela ja sai mixada R e L para mesa.
Não, ela não é legal para o baterista que leva a sério o estudo do instrumento!

Mais... é o jeito para muitas igrejas!
 
O sonho de todo menino é tocar bateria... assim também foi o meu... comecei comprando uma Mapex em 1987, depois de 1 ano troquei pelo modelo pro, depois de 2 anos comprei uma Pearl Expro, e em 1990 também adquiri uma Pad eletronico modelo SPD11 que coloquei junto com a Pearl, com os dois juntos dava pra fazer muita coisa, se o local era pequeno eu levava o Pad se era em congressos ou locais grandes ia de Pearl, e assim foi por uns 5 anos... até eu doar tudo para a igreja... mas hoje com novas tecnologia e recursos, tenhos que avaliar bem a situação... os dois lados são bons dependendo de quem vai pagar a conta.. claro que se o batera for bom ele saberá dosar a mão... mas se não tiver acordo a igreja costuma bancar o resultado e entra na briga... para solucionar a queda de braços...
[]'s..
 
e aii pessoal
ehh esse assunto e tensoo !! agradar a todos musicos e a "igreja"!! srsr
mas aqui deixa eu colocar pra vcs oq esta acontecendo aqui na minha igreja, oq estamos analizado as duas realidades !
aqui o som da Bateria e muito alto, e já tentamos por muitas vezes conversar para que o baterista tocase mais baixo , enfim ele msm assumiu que nao conseguia pelo constume de tocar daquele jeito !

então estamos vendo orçamento das duas opçoes, microfonar ou uma eletronica, mais acho que os 3 bateristas que temos nao vao concordar com a eletronica , e sem falar que para as duas opçoes nos termos que comprar
os sub's que nao temos e com isso mais amplificados e outra mesa que já eh uma necessidade a tempo e um equalizador behr. 3102 , aii euu pergunto nesse caso só isso resolveria para a bateria eletronica ? ficaria com um som bom para uma eletronica claro sem comparar com a acustica? Pq no caso da bateria acustica eu teria que comprar tb um bom compressor e sem falar nos mic's e no isolamento.
 
Bom dia Fabiano Peçanha,

Cara sub é necessidade em falta de graves, se sua igreja realmente tem deficiência nos graves ai sim compre o SUB.
Quanto ao EQ, pesquisa melhor e compra uma marca melhor, já que o EQ será usado no PA não economize tanto compre uma qualidade superior.
CASO compre o SUB de preferência a um EQ com saida para o SUB, isso vai facilitar e MUITO sua vida =P

Vamos a batera.

aii euu pergunto nesse caso só isso resolveria para a bateria eletronica ? ficaria com um som bom para uma eletronica claro sem comparar com a acustica? Pq no caso da bateria acustica eu teria que comprar tb um bom compressor e sem falar nos mic's e no isolamento.

Se você tem um som equilibrado no seu PA, boa mesa, boas caixas e até hoje não sentiu necessidade de um EQ, não precisará para eletrônica, bateria não é sinônimo de equalizador.

ficaria com um som bom para uma eletronica claro sem comparar com a acustica?

Isso vai depender da bateria que você vai comprar! E dependendo da sim para comparar com uma acústica.

Pq no caso da bateria acustica eu teria que comprar tb um bom compressor e sem falar nos mic's e no isolamento.

Na minha igreja gastamos:
* +/- 6.000 em isolamento.
* +/- 1.800 com mics.
* +/- 1.130 com AR.
* +/- 1.000 com EQ's e Compressor
Total = +/- 10.000

Uma Roland TD-20 custa em média 19.000 ou seja, a relação tramento x bateria eletrônica vai depender diretamente da bateria eletrônica que vocês vão adiquirir e do tipo de isolamento (ou tratamento) que vocês vão precisar.

Mixar uma eletrônica é muito mais facil, mais NADA como uma boa e "velha" pele vibrando no "pé do ouvido" do mic :lol:
Defina suas necessidades irmão e veja o orçamento da igreja =P



graça e paz!
[]s
 
vlw aqui eu uso um alesis M-EQ 230 euu acho ele muito bom !! eh mais pelo oq vc me disse e oq estou vendo aqui com os instrumentistas vamos pensar em microfona msm !! pq pelo oq eu vi nao vamos gostar do resultado final da eletronica, pois nao vamos poder investir em uma Roland !!
e ai oq vcs me indicam para esse caso ? um set bom para bateria e um equalizador, eu pensei no behringer 3102 mais aii eu vi que o preço do 6200 ta só um pouco acima do outro .


Abraço
 
eu acho ele muito bom

O pessoal fala muuuito mal dele, pelo jeito, é pouca coisa pior que meu Q2031B...

Quanto ao equalizador Behringer, porque não fazer um esforço e pegar um melhor? Acho que compensa...
 
A PAZ

Uma vez vi na audiolist falando assim: não encana, para PA um de 10 ou 15 frequencias é o suficiente, agora o de 31 é o ideal para retornos.
Não sei se é o certo, mas bate com o que o Dênio sempre fala, "se voce tiver que mexer em mais de 4 frequencias tem algo errado.


Heriberto
 
se voce tiver que mexer em mais de 4 frequencias tem algo errado

É...

Concordo em partes, afinal, não usamos sistemas top de linha tão pouco o usuário "final", quem está usando o sistema o é. Sempre existem timbres problemáticos, problemas com acústica, etc...
 
heriberto disse:
Uma vez vi na audiolist falando assim: não encana, para PA um de 10 ou 15 frequencias é o suficiente, agora o de 31 é o ideal para retornos. Não sei se é o certo, mas bate com o que o Dênio sempre fala, "se voce tiver que mexer em mais de 4 frequencias tem algo errado.

A razão disso é a seguinte: no PA geralmente não temos necessidade de ser muito precisos. Um filtro com largura de banda maior não é tão problemático, uma vez que o que queremos é mais contorno.

Já no monitor, a conversa é outra. É no retorno que ocorrem os maiores problemas com microfonia. É tb o sistema que serve aos músicos, que são mais exigentes que o público. Então necessitamos de mais precisão no monitor que no PA. Precisamos tirar a frequencia específica, que está causando problemas, sem alterar demais as vizinhas.

Em todos os clientes que atendi onde havia um EQ de 15 bandas no monitor e um de 31 no PA, pedi que invertessem. O controle no monitor ficou muito melhor e o PA praticamente não sentiu diferença.

isinho disse:
Concordo em partes, afinal, não usamos sistemas top de linha tão pouco o usuário "final", quem está usando o sistema o é. Sempre existem timbres problemáticos, problemas com acústica, etc...

Isinho, isto não tem relação com a qualidade do equipamento. Os timbres problemáticos e problemas com acústica, aos quais vc se referiu, é o "alguma coisa errada". Por isso usamos nossos EQ's sempre tão "entortados"... prá tentar consertar algo que não se conserta assim. Na verdade, desta forma, criamos mais problemas do que soluções.
 
A PAZ


David concordo, embora não tenha uma mesa assim (muito pelo contrário) há possibilidade de insertar o equalizador nos auxiliares e existe esta necessidade?


Heriberto
 
heriberto disse:
David concordo, embora não tenha uma mesa assim (muito pelo contrário) há possibilidade de insertar o equalizador nos auxiliares e existe esta necessidade?

Heriberto, é exatamente assim que se faz. Vc conecta a saída do auxiliar na entrada do EQ e a saída do EQ na entrada do amp do retorno.

Em muitas situações onde eu só tinha um EQ, deixei o PA sem e o coloquei nas vias auxiliares. Fiz isso recentemente no retiro de carnaval da igreja. O monitor sempre é mais crítico.

[]'s
 
Pessoal,

Neste final de semana consegui emprestada uma bateria eletrônica com um amigo meu. É uma bem simples STAFF DRUM com o módulo ALESIS DM-5.

Neste domingo usamos ela no culto da noite e foi maravilhoso! Nosso Sub tocou um bumbo espetacular! Deu para sentir os graves no corpo. Nada muito "pancadão", mas foi um grave gostoso demais da conta!!

Senti um pouco a falta de "brilho" nos pratos e na caixa, mas acredito ser por causa da falta de conhecimento em manusear o processador e pela batera não ser das melhores.

A igreja, no momento da primeira música, já sentiu a diferença. Vários irmãos comentaram como o som geral melhorou, ficou mais limpo, com as vozes mais claras, etc.

Quanto ao baterista, vale aqui dizer que nós temos um ótimo beterista, ele adorou! Me disse que tinha um certo preconceito com as eletrônicas, mas que depois de hoje não tinha mais (foi a primeira vez que ele tocou uma). Disse que precisará de algum tempo para se adaptar melhor as diferenças claras entre a eletrônica e a acústica (rebote, sensibilidades, etc) e também para dominar o processador.

Enfim, estou sugerindo a aquisição da ROLAND TD-4K, que vai ser levado a votação na próxima assembléia, mas que certamente será aprovada por unanimidade.

Fica aí a experiência: o baterista entendeu o que era melhor para a igreja, topou fazer o teste, conseguimos um instrumento emprestado e a igreja toda adorou ao Senhor de uma forma mais light e concentrada.

Agradeço a todos do fórum pelas dicas, em especial ao Eliabe, que embora defenda o uso das acústicas, soube dar ótimas dicas sobre as eletrônicas.

Abraços,

Eduardo.
 
Iae edlopessilva,

TD-4 é bem legal só perde nas que citei antes no hit-hat :/
Mais se seu batera gosto da Staff+DM5 ele vai amar a Roland.

Uma coisa legal que vocês podem pesquisar é usar a batera eletrônica junto com o EZdrummer.
Usei um tempo para sair com o ministério uma Staff+MS1+EZdrummer (Kit Funk Master + Lite).
Tocava com um latency de 3.2 mili segundos, dava pra levar muito na moral... e a sonoridade é MUITO mais legal =P

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.toontrack.com/ezd_lite.asp">http://www.toontrack.com/ezd_lite.asp</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.toontrack.com/ezx.asp#funkmasters">http://www.toontrack.com/ezx.asp#funkmasters</a><!-- m -->

Mais deixa isso mais pra frente.
Abraços.
[]s
 
Olá galera,

bem o funcionamento é simples.
O módulo da bateria tem um MIDI out, então pego um cabo MIDI/USB e ligo no notebook.
A partir dai o notebook enxerga a MIDI/IN e quando você bate na batera é enviado um sinal para o notebook.
Então eu faço o seguinte.

> Abro o nuendo
> Crio um midi track
> Abro o VST do EZdrumer
> Defino como INPUT do midi track o MIDI/IN (Sinal que vem da bateria)
> Defino como OUTPUT o EZdrummer.
> Define como "R" o track de RealTime

Pronto a partir dai quando você bate na batera sai o som do EZdrummer.
Ai saio da minha placa para a mesa "e pronto" :D

O básico é isso, agora a luta é conseguir um latency baixo...
Eu uso minha interface M-AUDIO e os drivers dela como placa de som, consigo sem configurar NADA 5 milisegundos com ela, o que já é bem baixo, configurando o ASIO consigo 3.2 milisegundos SEM distorcer o som :wink:

Para os que usam placa on-board utilizem o software ASIO4ALL nunca parei para configurar na placa on-board mais vocês devem achar tutos no google de como fazer.
E quem acha poste aqui no fórum :p
 
Re: Bateria eletronica é 10

rodrigookumura disse:
Então, nos aqui usamos uma rolando TD-20KS, o chimbal e o pedal duplo é da pearl, e usamos um monitor PM-30 com o jogo de speaker satelite, muito bom!!!! o som é tremendo, simula muitos tipos de caixas etc....
Fizemos um congresso esses dias atras e ligamos ela em estéreo, o som ficou tremendo!!!!!

Rodrigo, SACANAGEM...rsssss

Eu só não deixaria o batera com MONITOR dava para ele um excelente fone de ouvido e deixava ele ficar surdo sozinho!!!.

Mas parabéns a TD-20 (e sua linha) é o bicho!.
 
Back
Topo