Bateria numa redoma de vidro

CLEBER

New Member
Queridos, aqui em minha igreja, PIB NOva Viçosa, Bahia, a bateria foi posta dentro de uma estrutura, no canto das paredes, fechada por vidros de 10mm e revestida as paredes e teto com espuma acustica "casca de ovo". O problema é que a amplificação não está boa, alguém me disse que tem que folgar, outros falam em apertar as peles de cima e resposta. Me ajudem por favor.
 
CLEBER disse:
Queridos, aqui em minha igreja, PIB NOva Viçosa, Bahia, a bateria foi posta dentro de uma estrutura, no canto das paredes, fechada por vidros de 10mm e revestida as paredes e teto com espuma acustica "casca de ovo". O problema é que a amplificação não está boa, alguém me disse que tem que folgar, outros falam em apertar as peles de cima e resposta. Me ajudem por favor.

Primeiramente tem que mandar mais longe aqueles que sugerem algo de mexer na afinacao de batera.'E essencial!
Depois voce passa para a gente COMO voce microfona a bateria.
E so depois a gente se pronuncia , OK?

Abrcs,
e com grande esperanca que o primeiro passo funcione ,
andry110
 
andry110 disse:
Primeiramente tem que mandar mais longe aqueles que sugerem algo de mexer na afinacao de batera.'E essencial!
Andry, acho que não ficou claro o que você quis dizer com essa frase.

E Cleber, seja bem-vindo ao fórum. Respondendo:
A afinação da bateria deve ser feita do modo que fica bom no ouvidômetro, microfonada ou não, no aquário ou não.
Se não há um baterista competente para fazer esse serviço, não é desperdício contratar um profissional.

Quanto à má qualidade do produto final, pode ser posicionamento dos microfones, bateria ruim, má acústica interna no aquário, qualidade dos equipamentos (microfones, mesa, PA), acústica da própria igreja, entre outras coisas.
Seria bom se você descrevesse melhor sua situação, se possível com fotos.
 
gabriel_equalize disse:
A afinação da bateria deve ser feita do modo que fica bom no ouvidômetro

opa..opa..

Gabriel...na minha opinião você está errado.

A afinação da batera não é simplesmente no ouvidômetro.
Claro que seria apropriado a ajuda de um profissional, mas na falta dele, qualquer baterista pode afinar com algumas dicas.

1º Você tem que respeitar sua bateria: EXPLICO: não tente tirar um som de um tom de 8'' num tom de 10'' apertando a pele em demasia.
2º Se você não tem a caixa aguda, perfeita dos seus sonhos, não tente tirar o som da pobre coitada da RMV de 14''! (hehe)
Digo isso porque já vi dezenas de batera esticando, apertando, até não dar mais,,,,,tentado tirar um som que não sai daquela madeira. (Possivelmente não é o seu caso)
3º Tente afinar os tambores naquela região onde o tambor soa entende?? (orientação de Kiko Freitas em entrevista)
tipo: aperte os parafusos em X, e dê leves toques com a baqueta, vá ouvindo. o tambor deve soar tummmmm e não tum.
se ele soar tum, possívelmente o tambor esta afinado fora da sua região natural de trabalho.

Na minha igreja em canoas temos uma Pearl export com 22 anos de idade, com medidas bem grandes. toms 12'',14'',16'' BB22'' em excelente estado, e agente afina ela desta forma.
Resultado: o pessoal não troca ela pois o som é muito agradável de ouvir.

Então é isso.....espero ter ajudado.
 
David, em momento algum suas orientações contradisseram as minhas. A afinação deve ser feita no ouvido SIM! Quem deve dizer que está "muito frouxo", "muito agudo", "muito seco", "muito molhado", etc, é o ouvido, e não a aparência do negócio.

Não sou baterista, mas suas orientações me parecem coerentes. Imagino que estejam corretas. Mas em momento algum tornou errado meu comentário.
 
Ok, amigos.

A coisa ta começando a ficar clara pra mim. Vou tirar algumas fotos e postar.

Adianto que, o som do bumbo ta show, a caixa tive que fazer um insert pra dar uma pequena melhorada, o tom 1 e 2 é onde está o meu maior problema. A bateria aqui é uma pearl, eu só não tenho certeza das medidas, mas verei ainda hoje e postarei. Adianto, não sou baterista, ajudo na sonoplastia.

Abraços
 
Bateria pearl na minha opinião é show de bola pelo preço (pelo menos as novas), quanto a sonorização, amigo 50% de chance de ser acustica, resolve de nada caixa de ovo, baterista mão pesada e acustica ruim é tragédia.

É o seguinte um aquario de bateria tem que ser composto por esses elementos, sacos de areia (sim!),madeira, vidro 8mm ou acrilico 6mm (depende do nivel de isolamento),carpete,lã de vidro e uma espuma especial acustica, faz o tablado de madeira entre os espaços coloque os sacos de areia, na parte de cima coloque lã de vidro no espaço livres, no vidro de 50cm para baixo é espuma acustica, vi um projeto desse jeito, otimo.

Agora pode ser afinação mas depende, quando eu fazia aula de Bateria o professor me ensinou uns truques de afinação, que o bumbo sem muito quick mais com grave, afroucha, que o surdo mais grave ,afrouxa, que a caixa sem som de lata afrouxa um pouco,não muito.

Alias qual microfone vocês usam na batera? não é possivel que é aqueles leson de 99R$.
 
gabriel_equalize disse:
David, em momento algum suas orientações contradisseram as minhas

Contrariaram sim....pois afinar no ouvidômetro como tu falou, é diferente de considerar os harmônicos de cada pele, ponderar os limites do tambor
e da pele, isto sim é diferente de ouivir e dizer: Acho que tá legal!!! é como ouvir um cd por ouvir, gostar da musica e pronto, outra coisa é ouvir cada instrumento, considerar o que foi feito em cada canal, os efeitos utilizados,a equalização e etc. Analisar entende?

Abraço...
 
A tem as peles, ia me esquecendo, pele simples tem mais harmonico,pele dupla tem menos, pele hidraulica quase mata os harmonicos, pele muda preciso nem falar. :mrgreen:
 
Exatamente.

Eu gosto muito da Pinstripe da Remo nas batedeiras dos tons e a HD Dry da Evans na caixa. ou a Ambassador Watherking da REMO na batedeira da caixa.

Se o caixa tá meio apertado: Vai de deep performer da RMV nas batedeiras.

Só não coloca nenhuma aquela pele Encore!!!.
2º linha da Remo. Realmente não gosto desta pele.

Abraço.
 
gabriel_equalize disse:
Tá explicado então =)

Vi leson na hora que el postou a mensagem (tava no cel), só não postei porque meu navegador não quiz entrar no meu login.

Mas que está explicado está bem, ai não adianta pele,afinação,caixa de som, equalizador de mesa ciclotron.

Alias meu amigo, pode passar o nome dos equipos que voce usa na igreja?
 
Jhames, se é local pequeno, e você quer matar o som da bateria, deixando-o controlável pela mesa, tem que fechar tudo.

Se o objetivo é diminuir a bateria no palco, principalmente quando o local é grande, para não atrapalhar os outros músicos, pode deixar aberto em cima.
 
Grande parte do problema está no aquário de vidro, pois vidro reflete som, e isso atrapalha muito a sonorização e o tratamento.

Outro problema que muitos usam é caixa de ovo, que só serve mesmo para acumular ninhos de barata, pois não trata em nada o som.

Se quiser conhecer um aquário de verdade, que solucionará seus problemas com o som de sua bateria visite o site:
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.isoacustic.com.br">www.isoacustic.com.br</a><!-- w -->

Orçamentos somente pelo site ou pelo e-mail:
<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Atenciosamente!

DANIEL BATERA®
Marketing Isoacustic
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.isoacustic.com.br">www.isoacustic.com.br</a><!-- w -->
 
Back
Topo