Behringer Eq. Ultra Curve DEQ 2496

adeilson

New Member
Olá pessoal!!

Alguém pode me ajudar com este equipamento, ele tem um efeito cascata que estou precisando desativar, isso se for possível.


no aguardo..

Adeilson Chagas
 
Olá Adeilson,

o que você está chamando de "efeito cascata"?

Já consultou o manual?

Fernando
 
Sim, este equipamento envia o som em sequencia, o volume das caixa que vai trabalhar na frente das outras sempre vai ser mas baixo. por isso queria desativar mas no manual não consigi achar.
 
Adenilson,

tenho um Deq 2496, mas continuo sem entender o que você está falando. Aliás, o seu novo texto me confundiu mais ainda.

O problema é de volume? Há diferença entre os canais? É o delay?

Fernando
 
Pessoal eu não entendo muito, mas o que me parece é que um canal tem um volume sempre maior do que outro, quando eu olho para os leds dos amplificadores com o som ligado duas caixas vão estar acendendo 2 de 4 leds e as outras duas 1 de 4 leds...sendo assim só me confirmou o que eu estava ouvindo ....a pergunta é! tenho como modificar o volume indifidual por canal?


Adeilson
 
Olá Adeilson,

O Ultracurve é um aparelho maravilhoso, provavelmente o melhor equipamento da Behringer. Por outro lado, exige um excelente conhecimento de áudio por parte do operador.

ultracurve1.jpg


Esta foto mostra todas as telas principais dos diversos menus do Ultracurve. Temos:

- GEQ, Graphic Equalizer, de 31 faixas por canal.

- PEQ, Parametric Equalizer, onde você pode "desenhar" a curva desejada

- DEQ, Dynamic Equalizer, na verdade um tipo de compressor que atua em uma frequência (ou faixa) específica.

- WIDTH, que até hoje não sei bem como usar, me parece que altera a fase do seu falante, variando assim a "imagem" do som.

- FBD, de FeedBack Destroyer, um sistema que detecta a ocorrência de microfonias e aplica um filtro na frequência que está "sobrando". Não é sempre que funciona, mas...

- DYN, um compressor de dinâmica completo

Além de ter um METER (mede dB SPL quando conectado a um mic ECM 8000) e também de um RTA (Real Time Analiser) e também DELAY (até 2 linhas de delay). E uma infinidade de configurações de entradas e saídas.

Tudo isto por impressionantes menos de R$ 1.500,00. Um único aparelho que substitui um rack inteiro de equipamentos!!

Mas propagandas à parte, todas estas funções podem ser aplicadas de modo diferente por canal, influenciando o volume de um canal em relação ao outro, e podendo ser a causa do seu problema.

Vou lhe dar duas idéias.

1) Use a função METER para medir o sinal que entra no Ultracurve. Esta função lhe mostrará se o sinal entra em volumes diferentes no aparelho. Se entrar diferente, então o problema é ANTES do Ultracurva, e não nele.

2) Se o sinal entra igual nos dois canais, então é algum ajuste errado, em alguma das infindáveis telas do aparelho (estas acima são apenas as principais). Então, vou lhe propor dar um RESET no aparelho, mas tenha cuidado ao fazer isto, pois você perderá todas as configurações existentes. Para tanto:

- desligue o aparelho;
- aperte e segure o botão MEMORY
- ligue o aparelho enquanto segura o botão MEMORY, e permaneça assim por 5 segundos.

Pronto, reset dado e todas as funções estarão iguais entre um canal e outro. Se isto não resolver, só se for defeito no aparelho.

Um grande abraço,

Fernando
 
Muito obrigado fernando..isso vai me ajudar bastante... estou estudando o aparelho mas ele tem muitas funções... nen mesmo o tecnico que fez o projeto do som conseguil resolver este problema.

Palavras do tecnico: " Este equipamento é especifico para fazer este efeito de som cascata."

Eu achei um pouco estranho um equipamento tão bom, não dar opções de ajustes mas...

Sendo assim fico muito Grato!!!!

Que Deus ilumine a cada dia sua mente para nos ajudar nesta batalha que é sonorização em igrejas.


Adeilson chagas
 
Palavras do tecnico: " Este equipamento é especifico para fazer este efeito de som cascata."

O "técnico" que me desculpe mas é "cascata" (mentira) dele. Um aparelho só pode ter mais volume em um canal do que o outro por três razões:

- está entrando mais sinal em um canal do que o outro

- ou está com algum ajuste diferente entre um canal e outro

- ou está com algum tipo de defeito.

Isso vale para qualquer aparelho de som com dois canais. Mesa, amplificador, eq., compressor, o que for.

Como dito, com a função METER você descobre que o problema é a opção 1. Com o reset você iguala todas as configurações e descobre se a opção 2 (a mais provável, dada a enormidade de ajustes disponíveis no aparelho). Se ainda assim continuar com volumes diferentes, então é defeito.

Não tem muita história - esse "técnico" não sabe o que está falando nem configurar o aparelho.

Um abraço,

Fernando
 
Estou analizando...mas ainda não consegui identificar o problema... se eu não consegui resolver vou praparar um mapa completo de todos os detalhes ligações e cabos que estou usando no meu som, bem explicado e vou postar.. mais uma vez Obrigado!!

Adeilson Chagas
Ass. de Deus em Rio Mole - Saquarema -RJ
 
Bersan,

tenho uma duvida sobre esse feedbeck destroyer,

ele fica sempre ativo, por exemplo se eu fizer uma regulagem na função equalizador, deixar lá funfando, e durante o culto acontece alguma microfonia, ele corrige(ou tenta corrigir) na hora, ou só se eu estiver com a função rodando(tipo na hora de alinhar o PA)...
 
Hugo,

você pode dar um bypass na função, se quiser. Se não o fizer, ele tentará sim corrigir microfonias durante o evento. Ele tira "médias" de volume, e quando "sente" alguma coisa exagerada, atenua.

Um abraço,

Fernando
 
Massa,
como equalizador ele funfa legal?

Nunca testei equalizadores digitais, mas já li informações de puritanos que falam que o som fica "diferente"....

Qualk a diferença q vc sentiu desse digital para um equalizador razoavel, "analogico"?
 
Ok, Ok, Ok. Vou escrever um "Teste de Equipamentos" sobre ele logo logo.

mas já li informações de puritanos que falam que o som fica "diferente"....

Som digital é diferente do som analógico, sempre. Existem etapas de conversão AD/DA (analógico para digital e depois vice-versa) que não existem em um sistema analógico, o que realmente dá uma diferença no som.

Entretanto, talvez você note isso em um estúdio de primeira, mas em um evento ao vivo (onde se sofre interferência da acústica local, do som que vem dos retornos, do público conversando, pulando, gritando, dificilmente se percebe qualquer coisa.

Qualk a diferença q vc sentiu desse digital para um equalizador razoavel, "analogico"?

Já o comparei com um Ciclotron TGE, o top de linha da marca, um eq de Q constante. O que posso dizer é que os resultados foram muito parecidos, sendo que o ajuste do DEQ é mais preciso, enquanto um eq analógico é muito mais simples e rápido de operar.

Agora, quando você compara o preço de um TGE com o preço de um Ultracurve, e leva em conta todas as funções que o Ultracurve pode te proporcionar, bem, aí fica difícil comprar um analógico.

Um abraço,

Fernando
 
O que não gosto nos equalizadores digitais é a dificuldade de acesso aos faders. Até vc chegar na freqüência desejada, a microfonia já estourou os tímpanos de metade da igreja.

Outro aspecto interessante diz respeito aos filtros que compõem os equalizadores. Os analógicos geram atrasos de grupo, o que não acontece com os digitais. No entanto, nestes últimos, a latência é algo com o que se deve preocupar.

[]'s
 
David,
vc ainda é bonzinho, pensa na praticidade dele para uso em eventos ao vivo....
Já li em outros foruns caras massacranto equalizadores digitais, com os mais diversos argumentos.....
 
Hugo.

Todo tipo de equipamento tem prós e contras... tudo depende de como será usado. Até aquela mesa bomba da Staner UX-24 tem sua utilidade... por exemplo, a lá da igreja está servindo como um big peso de papel... rssss...

[]'s
 
big peso de papel

Se quiserem se livrar deste peso, eu posso fazer o favor... hehehe

Conheço um monte de gente que usa Ciclotreco e ia gostar de experimentar uma Staner.

Um abraço,

Fernando
 
Por falar nisso

Pro falar nisso....

A Ux24 daqui já ta começando a dar defeito, começou pelo phanton, tem hora que fuinciona tem hora que não, ( já tirei todos os cabos) , aqueles leds para medir o PFL, parecem velho, não levanta mais....

tem um canal que de uma hora pra outra o som almenta e diminui....

tomara que não pare durante o culto.....
 
Quem dera a gente ainda tivesse nossa Ux-24, quem dera...

Hugo, a mesa de vocês tem Phanton é? não lembro de ter na da gente...

modelo "novo" eh? rsss

Abs, Jaasiel
 
Back
Topo