behringer SL2442FX

LuCaS G1

New Member
nessa mesa quando o phanton é ligado, todos os canais balanceados recebem energia.......se eu tiver uma coisa que não precisa de phanton, tipo uma base de mic, e ligar o phanton, tem algum problema??
e se eu desligar a mesa com o phanton ligado, quando eu ligar novamente vai estragar o mic que estava ligado??

valeu galera!
 
Lucas,

tudo o que trabalha balanceado (conector de 3 pinos + cabo de 3 condutores - positivo, negativo e terra) é feito para suportar Phantom Power, independente se precisa ou não do Phantom. Isso é um padrão internacional.

Aliás, o nome Phantom (fantasma) tem a ver com isso. Quem precisa vai usar a energia disponível, quem não precisa (por ex., microfones dinâmicos), vai simplesmente ignorar a existência.

Você pode ligar até Mics sem fio que não há problema - eu faço isso sempre.

O que você NÃO PODE fazer é gambiarra. Um amigo usou conectores XLR (3 pinos) com cabo coaxial (2 condutores) fazendo jumper entre o pino 1 e 3. Sem Phantom, o cabo até funciona para microfones. Com Phantom, tudo o que ele conseguiu foi queimar 3 AKG D2000.

Outro queimou um sem fio com saída P10 TS (desbalanceada, 2 pinos) porque fez uma gambiarra montando um cabo P10 - XLR, para ligar na entrada de MIC da mesa. Na primeira vez que ligou o Phantom, saiu até fumaça do sem fio. Como era um sem fio desses "baratinhos", eu falei que foi até vantagem, que dá próxima vez ele deve comprar um melhor, com saída XLR.

Outra coisa muito interessante é o seguinte: só acione o Phantom APÓS realizar todas as conexões de cabos (após fazer todas as montagens). Da mesma forma, só desmonte tudo APÓS ter desligado o Phantom, de preferência 1 minuto após (leva um tempo para os capacitores se esvaziarem).

Fazer a montagem com o Phantom ligado pode levar a ruídos (tiros, estalos, uns bem fortes) e principalmente à queima do microfone ou do canal da mesa.

E também leia isto: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
É.. eu sou prova viva desses problemas com gambiarra rsrs... Não queimei nenhum mic, mas após ligar cabo coaxial "jumpeado" em conector xlr, deu uma barulheira terrível e queimei 1 tweeter com isso =)
 
Back
Topo