Behringer UB2442FX Pro e ligação de retornos.

rafaelvieirarj

New Member
A Paz do Senhor aos amigos e irmãos em cristo!

Amigos, gostaria de uma pequena ajuda, vou tentar ser breve. Poré acredito que seja o problema e dúvida de muitos que visitam este site.

Estou pesquisando equipamentos novos para a nossa igreja que, passou de utilizar playback para utilizar instrumentos no louvor. E, devido a isso, estamos tendo pequenos problemas com volume geral dos instrumentos e retorno para o pessoal do vocal.

Então, vendo todo este problema, toei a frente por ter uma pequena experiência, porém não muita, e estamos fazendo uma campanha para efetuar a troca de todo o material de som. Mixer, caixas, aplificadores, microfones. E com isso, melhorar a dinâmica, retorno e tentar abaixar o som geral de todo mundo. Já que com retornos, o pessoal do vocal não vai mais reclamar de não estar se ouvindo. assim como os instrumentistas serão obrigados a tocar mais baixo.

Bem. O material que estive pesquisando, que tem um bom custo x benefício e, que a principio vejo nos ajudar seria o seguinte:

Mixer Behringer UB2442FX PRO ou Xenix 2442FX PRO Respectivamente encontrados por 1220,00 e 1400,00
Amplificador Oneal de 700w (350w por canal) por 875,00 para PA.
Amplificador ciclotron de 500w (250w por canal) - já temos na igreja e irá ficar para os retornos
4 Caixas Antera TS700P 350w - 2 para PA e 2 Para retorno. por R$1255,00 (Não entendi muito bem se é por caixa ou por Par de caixas)
6 Microfones Samson Q7 encontrados por R$ 130,00 cada.

Gostaria que os amigos opinassem e me dissessem o que acham do material decsrito acima

Mas a grande dúvida é:

Como ligar todo este equipamento e, até mesmo, como, posteriormente ligar Equalizador, módulo de efeitos, compressor...

Principalmente os retornos:

Qual saida eu devo utilizar desta mesa para ligar no amplificador de retorno?

Sei que eu tenho que utilizar o pré out. mas neste mixer, quem é o pré out ou pré fader? Há alguma maneira de mandar para o retorno a voz já com o efeito? dei uma lida no artigo sobre prés, entendi a funcionabilidade, mas ainda resta a dúvida de, como fazer as ligações fisicas.

Agradeço desde já a ajuda e Muito Obrigado por tudo.
 
Rafael, vamos por partes...

Então, vendo todo este problema, toei a frente por ter uma pequena experiência, porém não muita, e estamos fazendo uma campanha para efetuar a troca de todo o material de som. Mixer, caixas, aplificadores, microfones. E com isso, melhorar a dinâmica, retorno e tentar abaixar o som geral de todo mundo. Já que com retornos, o pessoal do vocal não vai mais reclamar de não estar se ouvindo. assim como os instrumentistas serão obrigados a tocar mais baixo.

Isto é uma ilusão. Os músicos não vão tocar mais baixo por causa dos retornos... vc vai ter problemas com excesso de volume vindo dos monitores. Se vc quer baixar o volume, a solução é usar monitoração por fones. Veja o artigo Acabando com a guerra de volume no link http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92.

Mixer Behringer UB2442FX PRO ou Xenix 2442FX PRO Respectivamente encontrados por 1220,00 e 1400,00

A série Xenix é melhor que a UB. Entre as duas, eu ficaria com a Xenix 2442FX PRO.

Amplificador Oneal de 700w (350w por canal) por 875,00 para PA.

Acho que vc poderia procurar os Machine... são bem mais confiáveis e não creio que a diferença de preço seja tão grande.

4 Caixas Antera TS700P 350w - 2 para PA e 2 Para retorno.

Não gosto muito das caixas da Antera... acho o som delas meio ardido. A Alto tem uma série de caixas chamada Elvis que é muito legal e o preço excelente.

6 Microfones Samson Q7 encontrados por R$ 130,00 cada.

Os Q7 são bem legais e vc estaria bem servido com eles. Mas dê uma olhada na série Midnight Blues, da Audio-Technica. Veja o modelo MB-1k. Este modelo custa algo em torno de R$ 170,00 e é bem melhor que o Q7.

Mas a grande dúvida é:

Como ligar todo este equipamento e, até mesmo, como, posteriormente ligar Equalizador, módulo de efeitos, compressor...

Principalmente os retornos:

Qual saida eu devo utilizar desta mesa para ligar no amplificador de retorno?

Sei que eu tenho que utilizar o pré out. mas neste mixer, quem é o pré out ou pré fader? Há alguma maneira de mandar para o retorno a voz já com o efeito? dei uma lida no artigo sobre prés, entendi a funcionabilidade, mas ainda resta a dúvida de, como fazer as ligações fisicas.

O equalizador vc conecta à saída master da mesa. Fica assim: mesa - EQ - amps - caixas. Os módulos de efeito e compressores, vc inserta num canal ou num subgrupo. Prá isso vc vai precisar de cabos especiais chamados cabos Y para insert. Normalmente cada canal tem seu insert e os subgrupos tb. Mas confira no manual da mesa.

Os retornos vc liga nas saídas auxiliares pré-fader. Normalmente os aux 1 e 2 são pré, mas confira no manual. O manual identifica direitinho quais auxiliares são pré e quais são pós. Conecte a saída auxiliar no EQ de retorno e depois no amp. Fica assim: AUX - EQ - amps - monitores.

[]'s
 
Muito Obrigado amigo.

Já tinha uma pequena noção de que o volume iria acabar aumentando mesmo e o que eu falei talvez fosse uma besteira, mas as vezes temos que errar para aprender.

Existem os homens sábios e os prósperos. Os sábios aprendem com os seus próprios erros. Os Prósperos aprendem com os erros alheios. rs.

Mas Quanto a melhoria de qualidade sonora.. não temos como discutir que vai haver uma melhora considerável...

Hoje temos uma mesa ciclotron de 8 canais, 1 amplificador que não tenho a minima ideia de potência... ainda não tive tempo de parar para ver qual o modelo e marca... uns 6 microfones de "camelô", não chegam a ser nem os aclamados le-son sm48 e sm58... e duas caixas que devem chegar a uns 150W, sendo que uma delas já está queimada... os cabos são cabos adaptados... Quer dizer... reaproveitando apenas o amplificador que, apesar de ser antigo, ainda está em perfeito funcionamento, teremos que montar tudo do zero... Incluindo cabos.

É, irmãos e o dever agora é meu. rs...

Sei que economizar nem sempre é o ideal. Mas... infelizmente tenho que dar graças a Deus pelos dirigentes chegarem a conclusão de que com o equipamento que está, não há condições de fazer um trabalho melhor... Devido a isso tenho que fazer uma economia considerável. Quem sabe futuramente eu venha a trocar gradativamente o restante do material e até mesmo do que eu estou querendo adquirir.

Quem sabe até lá eu tenha aprendido mais, feito alguns bons cursos e adquirido mais experiência? Hj estou começando a meter a mão mesmo.

Trabalhei por mais ou menos 1 ano e meio com um estudio de ensaios e gravações. Comecei a pegar uma noção de equipamentos, mixagem, gravação, lá. mas, Hoje o trabalho é um pouquinho diferente por estar montando tudo do zero.

De qualquer maneira vou estar cotando o material acima indicado.

Agora me tira duas pequenas dúvidas.

As caixas da leacs são boas?
Me ofereceram uma VTX300 por R$ 600,00

Pois como já mencionado o orçamento é meio curto e eu precisaria de 4 Caixas...

Outra. No caso explicado acima, então, eu deveria ter 2 equalizadores?
1 para retorno e outro para master?

A paz do Senhor.
Muito Obrigado pela ajuda!
 
Olá Rafael,

o David já lhe deu excelentes explicações. Vou acrescentar algumas coisas só.

Você não falou sobre tamanho da sua igreja, público estimado, nem sobre quantidade de mics/instrumentos que serão ligadados na mesa.

A Xenix 2442 é muito boa, são 10 canais para mic e mais 2 estéreos. Se estiver muito em cima da quantidade de canais que você vai utilizar, você pode partir logo para a Behringer SL2442FX-PRO (16 canais para mic + 4 canais estéreo), um show de mesa de som http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=1. Você encontra-a por 1.600,00 no Mercado Livre. Dê uma pesquisada.

Estou te sugerindo isso porque você não falou a quantidade de canais no seu setup e é terrível comprar uma mesa e depois de algum tempo ter que trocar novamente por causa de mais canais.

--------------------

Os amplificadores Oneal e Machine são ambos bons. Outra sugestão é o Studio R Z-700 (700W RMS), na faixa de 950,00. Um pouco mais caro, mas a marca é considerada a melhor do Brasil, o aparelho tem somente 5kg e 3 anos de garantia. http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=9

Aqui fica um detalhe: a potência do amplificador deve ser MAIOR que a das caixas que ele alimenta, de forma que o amplificador trabalhe com folga. Para usar caixas de 300W RMS você deveria usar um amplificador mais potente que isso. Os profissionais trabalham com o dobro da potência no amplificador.

Como você não comentou sobre o tamanho do local nem a quantidade de pessoas atendidas, é bom ter cuidado com a potência, para não ter que trocar o amplificador depois.

--------------

As caixas Antera, Oneal e Leacs todas usam os mesmos falantes, da Oversound, tendo pequena diferença. A escolha deve ser feita por você mesmo: vá lá e ponha-as para tocar músicas bastante conhecida por você. A escolha se dará nesse quesito.

As Leacs VTX 300 estão no preço para caixas passivas. São menores e mais simples de som que as TS-700.

Qualquer que seja sua escolha, você pode comprar caixas ativas/passivas em vez de um amplificador. Uma caixa ativa alimenta uma passiva idêntica, mas são mais caras. Você poderia comprar uma TS-700A (ativa), que alimentaria ela própria e uma passiva (TS-700). Uma idéia a se pensar, cada caso é um caso.

--------------------
2 equalizadores seria sim interessante. Isso lhe permite fazer alinhamentos distintos para monitor e PA. Mas se você optar por fones de ouvido para os músicos, o equalizador pode ser necessário ou não.

Se você usar um Behringer Powerplay, por exemplo, pode ser interessante equalizar o som. Já se você usar Powerclick, Megaclick e outros individuais, não seria necessário equalizador, já que nos próprios aparelhos há um pequeno ajuste de tonalidade. Que tal em vez de gastar no equalizador investir é em fones de qualidade melhor? Koss Porta Pró para o baixista e baterista, pelo menos.

Um abraço,

Fernando
 
Olá de novo, Rafael.

Bersan escreveu:

Você não falou sobre tamanho da sua igreja, público estimado, nem sobre quantidade de mics/instrumentos que serão ligadados na mesa... Estou te sugerindo isso porque você não falou a quantidade de canais no seu setup e é terrível comprar uma mesa e depois de algum tempo ter que trocar novamente por causa de mais canais.

O Bersan tem razão. Se vc tem 6 microfones, guitarra, violão e teclado, só aí são nove canais... mais um CD player, dez. Vc já está no limite. Se vc receber uma banda visitante, que tenha dois violões ou dois teclados, já vai ficar difícil de atender.

Bersan escreveu:

Outra sugestão é o Studio R Z-700 (700W RMS), na faixa de 950,00.

Realmente a melhor opção. Vale o investimento.

[]'s
 
Bersan,

A Xenix 2442 é muito boa, são 10 canais para mic e mais 2 estéreos. Se estiver muito em cima da quantidade de canais que você vai utilizar, você pode partir logo para a Behringer SL2442FX-PRO (16 canais para mic + 4 canais estéreo), um show de mesa de som <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=1">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=1</a><!-- m -->. Você encontra-a por 1.600,00 no Mercado Livre. Dê uma pesquisada.

Realmente, Você e o David tem razão quanto a isso.

Mas a Grande questão é que a igreja está em um salão pequeno e alugado. A mesa realmente, para nós, a ideal seria a SL2442FX-PRO pois em um futuro próximo iremos para um templo maior e próprio. Isso nos possibilitaria microfonar os demais instrumentos.

Mas no momento, bem, eu não tenho as medidas em mãos, mas posso lhes assegurar que o salão é pequeno e todo revestido em azulejo.... Bem atipico. Lá, hoje, nós utilizamos uns 5 microfones e a guitarra eu joguei do line out que tem na caixa amplificada, direto para mesa...

Os demais instrumentos não passam pela mesa. temos um baixo e uma bateria.

Talvez as caixas da Leacs para nós no momento, não apenas pelo valor, mas até mesmo pela potência, sejam o essencial. Mas visando o crescimento. Acho que o essencial seriam as caixas ativas mesmo da maneira que você falou.

Poderia comprar duas ativas e duas passivas.

Para o templo atual eu utilizaria as passivas como retorno e as ativas como master...

Posteriormente colocaria todas para master e investiria em retornos por fones de ouvido.

Quanto ao equalizador. acho que de cara, vou comprar apenas um e, para o retorno, o pessoal vai ter que se ouvir sem equalização mesmo. rs.

Quanto ao equipamento. aqui no Rio eu estou encontrado a SL2442FX-PRO a uns R$ 2300,00

Minha proposta inicial vai ser a seguinte:

SL2442FX-PRO
1 Equalizador Behringer - Vi alguns que não me recordo o modelo porém na faixa dos R$ 450,00
2 TS700A - ou alguma outra dentre as três citadas nestas configurações
2 TS700P - ou alguma outra dentre as três citadas nestas configurações
1 Studio R de acordo com o especificado pelos amigos - o dobro da potência das caixas.
6 Samson Q7 ou Behringer XM8500 - O que estiver mais barato. rs.

Bem, Corrijam-me por favor se eu estiver errado em algum quesito.

Infelizmante aqui no Rio é dificil encontrar equipamentos bons e com um peço em conta.

Liguei para diversas lojas e quando uma tem alguma coisa, está mais caro do que em todas as outras que não tem. e vice versa.

Estou pensando em recorrer ao ML. coisas como o XM8500 lá está entre 99,00 e 110,00 enquanto nas lojas mais baratas vc não o encontra por menos de R$ 140,00.

Assim como a SL2442FX-PRO que está uns R$1700,00+Frete contra os R$ 2300,00 encontrados nas lojas por aqui.

Pena que no ML é dificil encontrar caixas por preços em conta. Porém o meu maior medo é o envio do material. Não chega nem ser o vendedor. pois os que pesquisei tem entre 95% e 100% de qualificações positivas.

Mas o material é realmente fragil...

Ah, e a TS700A está por volta de R$ 1950,00 nas lojas aqui do Rio...

Bem. Vou fazer o relatório. Vou imprimir, Orar bastante e entregar a liderança da igreja e vamos ver o que vamos conseguir.

Muito Obrigado.
Que Deus os abençoe Rica e Abundantemente!

Abraços

Rafael
 
Rafael.

Vc escreveu:

Quanto ao equalizador. acho que de cara, vou comprar apenas um e, para o retorno, o pessoal vai ter que se ouvir sem equalização mesmo.

Bom, se vc vai usar quatro caixas, duas para PA e duas para retorno, use um canal do EQ para cada aplicação desta. Por exemplo: canal esquerdo do EQ faz o PA, canal direito faz o monitor.

Mas se vc tiver que deixar alguém sem EQ, deixe o PA. O monitor é muito mais crítico e difícil de controlar sem o auxílio de um EQ. Vc vai estar trabalhando num ambiente com espaço físico menor, com mais reflexões etc.

No entanto, acho que dá prá trabalhar, pelo menos por enquanto, do jeito que te falei.

Deus abençoe vc e te oriente na tarefa.

[]'s
 
Back
Topo